COmo dimensionar fios na instalação solar.
-
Rios
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
COmo dimensionar fios na instalação solar.
olá a todos deste fórum, preciso de uma ajuda sobre como calcular dimensões de fios quanto a instalação dos módulos até o regulador, do regulador até as baterias, etc...
-
jose luis coutinho
- Membro

- Registado: quinta nov 12, 2009 10:40 pm
Re: COmo dimensionar fios na instalação solar.
boa tarde
a secção dos condutores depende das distâncias existentes, da tensão em volts e da corrente em amperes.
são contas simples e até podemos utilizar software que há por aí. mande dados.
cumps, coutinho
a secção dos condutores depende das distâncias existentes, da tensão em volts e da corrente em amperes.
são contas simples e até podemos utilizar software que há por aí. mande dados.
cumps, coutinho
-
Rios

Re: Como dimensionar fios na instalação solar.
certo mas qual é a regra de distância em metros do painel ao regulador, do regulador até a bateria, da bateria ao inversor e do inversor para o consumo final.
-
Rios

-
zointz
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
boas,
de energia solar sou quase um leigo, mas posso dizer que quanto mais baixa é a tensão mais alta é a corrente, e maior serão as perdas de transporte de energia, logo eu pensaria assim.
os painéis devem estar o mais perto possível das baterias,do regulador e do inversor, a saída do inversor como já é a 220v deverá ser a ligação mais longa até á rede onde vai ligar.
isto de transporte de energia existe uma regra de ouro.... a melhor forma é o mais perto possível
em relação à secção do cabo existe uma tabela com a corrente máxima que cada fio suporta de acordo com a sua secção, mas se queres diminuir as perdas, deverás sobre-dimensionar o cabo. ao aumentares a secção do cabo reduzes a resistência eléctrica.
p.s. estou a assumir que o regulador e as baterias trabalhem a uma tensão bastante inferior aos 220v.
de energia solar sou quase um leigo, mas posso dizer que quanto mais baixa é a tensão mais alta é a corrente, e maior serão as perdas de transporte de energia, logo eu pensaria assim.
os painéis devem estar o mais perto possível das baterias,do regulador e do inversor, a saída do inversor como já é a 220v deverá ser a ligação mais longa até á rede onde vai ligar.
isto de transporte de energia existe uma regra de ouro.... a melhor forma é o mais perto possível
em relação à secção do cabo existe uma tabela com a corrente máxima que cada fio suporta de acordo com a sua secção, mas se queres diminuir as perdas, deverás sobre-dimensionar o cabo. ao aumentares a secção do cabo reduzes a resistência eléctrica.
p.s. estou a assumir que o regulador e as baterias trabalhem a uma tensão bastante inferior aos 220v.
-
Rios

obrigado, por tirar minhas dúvidas mas sabe onde encontro está tabela de secção de fio?zointz Escreveu:boas,
-
zointz
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
boas,
google...uma ferramenta indispensável para quem pretende saber, uma pesquisa muito rápida deu este link
http://www.eletrotrafo.com/upload/download/cobre_nu.pdf
para cobre nu, com isolamento varia de cabo para cabo, e onde for comprar esse cabo com certeza que o conseguem ajudar com os amperes vs secção.
google...uma ferramenta indispensável para quem pretende saber, uma pesquisa muito rápida deu este link
http://www.eletrotrafo.com/upload/download/cobre_nu.pdf
para cobre nu, com isolamento varia de cabo para cabo, e onde for comprar esse cabo com certeza que o conseguem ajudar com os amperes vs secção.
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
Rios