já a tempos pensava em aproveitar o solo mais frio para conseguir climatizar pavilhões. será que esse conceito vai resultar?
medi o solo a 1 metro e deu +-21 graus enquanto o ar ambiente estava a 32 graus, já o interior do pavilhão deu 35,4 graus.
pelos calculos que troquei com outros entusiastas, conseguirei +-25 graus com o borbulhamento, talvez superando o obtido
em sistema de climatizador por aspersão de colmeia.
http://img163.imageshack.us/img163/2639/borbulhador.jpg
Climatizador geotermico
-
fabiogiehl
Autor do tópico - Membro

- Registado: domingo fev 07, 2010 11:01 am
-
semionovas
- Membro

- Registado: quarta mai 19, 2010 2:33 pm
Re: Climatizador geotermico
fabiogiehl ,
o meio mais economico para abaixar a temperatura de seu galpão e com climatizadores evaporativos
veja como funcionam os climatizadores evaporativos
o resfriador de ar possui um ventilador que aspira ar externo através de um painel evaporativo especial, sobre o qual água é circulada continuamente por uma pequena bomba. a água que evapora é reposta por uma bóia que mantém nível constante no reservatório. o painel evaporativo do resfriador de ar é o mais moderno e eficiente meio evaporativo existente. , é composto por camadas de papel kraft de alta qualidade, ondulado, poroso, impregnado com uma resina que lhe confere grande rigidez e durabilidade. uma vez coladas, as camadas formam blocos ou colméias de área superficial muito grande, que oferecem baixa resistência ao fluxo de ar. o resultado é um equipamento de grande eficiência, compacto, simples, durável e de baixa manutenção que produz ar limpo de excelente qualidade, não saturado e resfriado em até 12°c abaixo da temperatura do ar externo.
moderno sistema de climatização que reduz a temperatura, limpa e hidrata o ar. projetado para resfriar grandes ambientes, o climatizador agrega vantagens e diminui custos, quando comparado a aparelhos semelhantes.
comparado a um ar condicionado equivalente a economia de energia de 90 a 95%. custo da adequação do ambiente ao sistema de climatização por resfriamento evaporativo também é muito baixo porque, ao contrário do que ocorre com sistemas de ar condicionado, o espaço a ser climatizado não precisa ser fechado.
veja os sites
http://www.ecobrisa.com.br/funcionamento.html
http://www.rotoplast.com.br/funcionamento.php
http://www.catermo.com.br/#
semionovas
o meio mais economico para abaixar a temperatura de seu galpão e com climatizadores evaporativos
veja como funcionam os climatizadores evaporativos
o resfriador de ar possui um ventilador que aspira ar externo através de um painel evaporativo especial, sobre o qual água é circulada continuamente por uma pequena bomba. a água que evapora é reposta por uma bóia que mantém nível constante no reservatório. o painel evaporativo do resfriador de ar é o mais moderno e eficiente meio evaporativo existente. , é composto por camadas de papel kraft de alta qualidade, ondulado, poroso, impregnado com uma resina que lhe confere grande rigidez e durabilidade. uma vez coladas, as camadas formam blocos ou colméias de área superficial muito grande, que oferecem baixa resistência ao fluxo de ar. o resultado é um equipamento de grande eficiência, compacto, simples, durável e de baixa manutenção que produz ar limpo de excelente qualidade, não saturado e resfriado em até 12°c abaixo da temperatura do ar externo.
moderno sistema de climatização que reduz a temperatura, limpa e hidrata o ar. projetado para resfriar grandes ambientes, o climatizador agrega vantagens e diminui custos, quando comparado a aparelhos semelhantes.
comparado a um ar condicionado equivalente a economia de energia de 90 a 95%. custo da adequação do ambiente ao sistema de climatização por resfriamento evaporativo também é muito baixo porque, ao contrário do que ocorre com sistemas de ar condicionado, o espaço a ser climatizado não precisa ser fechado.
veja os sites
http://www.ecobrisa.com.br/funcionamento.html
http://www.rotoplast.com.br/funcionamento.php
http://www.catermo.com.br/#
semionovas
-
fabiogiehl
Autor do tópico - Membro

bom, o que ninguém fala é do custo de reposição da colmeia+- rs800,00... a cada 4 5 anos. esse sistema foi idealizado por aluna do colégio libertato, no rs a umidade é alta, de 55 a 90%, na media 75%. assim a aspersão por climatizador tem rendimento menor, sendo que o custo de aquisição ainda é alto. achei interessante e fiz o desenho para ela, é mais por troca de calor do que aspersão. note que há uns dentes no borbulhador, mal encosta as pontas na água, dando vazão e ao mesmo tempo trocando calor.
vantagens:
não precisa trocar colméia, pois não usa.
os canos de alumínio trocam calor com o solo.
sistema com boia para o nível, não precisa bomba.
o reservatório é enterrado ocupando menos espaço.
com as exigencias dos bombeiros de grandes reservatórios de água para incêndio, pode-se usar esses reservatórios, vi um de 40.000litros esses dias.
minha dúvida é se os calculos que foram feitos resultam em 24ºc na saída do duto com temperatura externa a 32ºc?
quanto aos climatizadores por colmeia, gosto do ecobrisa. mas como poderia reduzir custos de implementação com o borbulhador, se resultar. fica aternativa para região úmida. o que me diz? estou ansioso para ver esse protótipo.
vantagens:
com as exigencias dos bombeiros de grandes reservatórios de água para incêndio, pode-se usar esses reservatórios, vi um de 40.000litros esses dias.
minha dúvida é se os calculos que foram feitos resultam em 24ºc na saída do duto com temperatura externa a 32ºc?
quanto aos climatizadores por colmeia, gosto do ecobrisa. mas como poderia reduzir custos de implementação com o borbulhador, se resultar. fica aternativa para região úmida. o que me diz? estou ansioso para ver esse protótipo.
-
fabiogiehl
Autor do tópico - Membro

prototipo em pequena escala(250 litros) ficará pronto na sexta-feira, farei video e tirarei e tirarei medidas da temp do ar externo e da saída do aparelho. gosaia de cmentários pois o conceito vem desde 2006 e só agora acho que acertamos o borbulhador, que pelo que parece, acelerou a toca de calor. comentarios?fabiogiehl Escreveu:bom, o que ninguém fala é do custo de reposição da colmeia+- rs800,00... a cada 4 5 anos. esse sistema foi idealizado por aluna do colégio libertato, no rs a umidade é alta, de 55 a 90%, na media 75%. assim a aspersão por climatizador tem rendimento menor, sendo que o custo de aquisição ainda é alto. achei interessante e fiz o desenho para ela, é mais por troca de calor do que aspersão. note que há uns dentes no borbulhador, mal encosta as pontas na água, dando vazão e ao mesmo tempo trocando calor.
vantagens: