VE's para viagens longas

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Re: VE's para viagens longas

Mensagem por rocker_pt »

souzal Escreveu:estou a ver que não dá para o que eu quero, arrisco a ficar sem carga na bateria do carro ao fim da viagem.
obrigado pela ajuda.
outra coisa: o alternador do carro foi feito para pequenas cargas, o necessário para repor a carga da bateria e não para fazer alto débido de energia....teria o risco de queimar....em regime contínuo.

deve ser respeitado para não passar de 150w quando se retira energia da bateria, mesmo com o motor do carro ligado. e retirando 150w já se sente o motor a "aninhar" um pouquinho.
se forem retirados 150w de uma tomada de esqueiro, ou mesmo da tomada de reboque atrás aquecerá a respectiva tomada de certeza. por isso, para retirar 150w de modo permanente antes vale colocar um cabo directamente da bateria.

e atenção a outra coisa:
quem tiver conhecimentos de corrente alternada, sabe que é necessário entrar com o factor de potencia (cos fi), para determinar o valor da corrente real.
os carregadores habituais consomem uma dada potencia activa. seja por exemplo 300w de potencia activa (dependendo do carregador pode ter outros valores mas a conta é a mesma). tem um baixo factor de potencia (cos fi=0.5). para saber a potencia aparente (real) deve ser dividido por 0.5.
s=300/.5 = 600va.
i=600/230= 2.6a
no caso do meu carregador que tem 300w, a corrente na tomada de 230v anda pelos 2.6a.
o valor do cos fi é aproximado em todos os carregadores, por isso para saber o valor da corrente na tomada de 230v, pode ser feito uma regra de 3 simples:

300w---------------------2.6
(outra potencia)w---------x

na minha tomada de 16a, eu conseguia ligar até 5 motas iguais com carregadores iguais.

abraço a todos
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

ruimegas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 26, 2009 2:25 pm

Mensagem por ruimegas »

jmap Escreveu:
souzal Escreveu: desculpem a minha ignorância.
confirmam que as "scooter´s" têm cargas rapidas de 60 minutos que dá para fazer mais 100kms?
não tem que pedir desculpa. as novas baterias de litio suportam carregamentos rápidos mas é preciso que o veiculo tenha um carregador que o faça. por exemplo o nissan leaf pode carregar totalmente em 30 minutos, o que supostamente dará para 160km. mas há vários tipos de baterias, umas têm maior capacidade de "absorver" a energia que outras mas daqui a uns anos deverá ser normal um carregamento completo em 10 minutos. não conheço ainda nenhuma scooter que tenha carregamento rápido mas o tesla e leaf já o fazem.
só uma pequena correcção, segundo a nissan o leaf carrega 80% da carga da bateria em 30 minutos quando está toda descarregada nos carregamentos rápidos o que corresponde a cerca de 128 kms de autonomia. claro que se a bateria ainda tiver alguma autonomia de sobra penso que demorará muito menos a atingir os 80%, dai considerar um sistema muito aceitável para arriscar a fazer algumas viagens de média distância sem grandes preocupações desde que estes carregadores estejam disponíveis nomeadamente nas bombas de combustível já existentes como está previsto.
NISSAN LEAF. Entrega 09JUN2011. 87.000 kms a electrões. A revolução da mobilidade eléctrica chegou Imagem

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

ruimegas Escreveu:
jmap Escreveu:
souzal Escreveu: desculpem a minha ignorância.
confirmam que as "scooter´s" têm cargas rapidas de 60 minutos que dá para fazer mais 100kms?
não tem que pedir desculpa. as novas baterias de litio suportam carregamentos rápidos mas é preciso que o veiculo tenha um carregador que o faça. por exemplo o nissan leaf pode carregar totalmente em 30 minutos, o que supostamente dará para 160km. mas há vários tipos de baterias, umas têm maior capacidade de "absorver" a energia que outras mas daqui a uns anos deverá ser normal um carregamento completo em 10 minutos. não conheço ainda nenhuma scooter que tenha carregamento rápido mas o tesla e leaf já o fazem.
só uma pequena correcção, segundo a nissan o leaf carrega 80% da carga da bateria em 30 minutos quando está toda descarregada nos carregamentos rápidos o que corresponde a cerca de 128 kms de autonomia. claro que se a bateria ainda tiver alguma autonomia de sobra penso que demorará muito menos a atingir os 80%, dai considerar um sistema muito aceitável para arriscar a fazer algumas viagens de média distância sem grandes preocupações desde que estes carregadores estejam disponíveis nomeadamente nas bombas de combustível já existentes como está previsto.

exactamente. cargas rápidas normalmente só vão a 80%. normalmente porque há excepções
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

o_volt Escreveu:já chegaram o xavier chevrin e a géraldine gabin depois de 14 000 kms, ligando shanghai à paris, por causa da expo shanghai 2010, com um citroën berlingo eléctrico « powered by venturi »
link

uma boa questão para debater neste tópico... qual a capacidade das baterias? como fizeram com os carregamentos? quantas cargas rápidas terão feito durante toda a viagem?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”