outra coisa: o alternador do carro foi feito para pequenas cargas, o necessário para repor a carga da bateria e não para fazer alto débido de energia....teria o risco de queimar....em regime contínuo.souzal Escreveu:estou a ver que não dá para o que eu quero, arrisco a ficar sem carga na bateria do carro ao fim da viagem.
obrigado pela ajuda.
deve ser respeitado para não passar de 150w quando se retira energia da bateria, mesmo com o motor do carro ligado. e retirando 150w já se sente o motor a "aninhar" um pouquinho.
se forem retirados 150w de uma tomada de esqueiro, ou mesmo da tomada de reboque atrás aquecerá a respectiva tomada de certeza. por isso, para retirar 150w de modo permanente antes vale colocar um cabo directamente da bateria.
e atenção a outra coisa:
quem tiver conhecimentos de corrente alternada, sabe que é necessário entrar com o factor de potencia (cos fi), para determinar o valor da corrente real.
os carregadores habituais consomem uma dada potencia activa. seja por exemplo 300w de potencia activa (dependendo do carregador pode ter outros valores mas a conta é a mesma). tem um baixo factor de potencia (cos fi=0.5). para saber a potencia aparente (real) deve ser dividido por 0.5.
s=300/.5 = 600va.
i=600/230= 2.6a
no caso do meu carregador que tem 300w, a corrente na tomada de 230v anda pelos 2.6a.
o valor do cos fi é aproximado em todos os carregadores, por isso para saber o valor da corrente na tomada de 230v, pode ser feito uma regra de 3 simples:
300w---------------------2.6
(outra potencia)w---------x
na minha tomada de 16a, eu conseguia ligar até 5 motas iguais com carregadores iguais.
abraço a todos