Apoio solar para 2010

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Hugo RSF
Membro
Membro
Registado: domingo mai 25, 2008 1:29 pm

Apoio solar para 2010

Mensagem por Hugo RSF »

se já existe um tópico sobre isto peço desculpa, mas procurei e não encontrei!

afinal como está o apoio do estado este ano de 2010 para colectores solares de aqs?
é que até no próprio site do governo está informação desactualizada (uma vergonha na minha opinião)!!!
´
pelo pouco que consegui perceber pesquisando pelo google, parece que a comparticipação na compra terminou e apenas se pode deduzir 30% até 750€ no irs, é assim?

e a factura pode ser até final de 2010? é que também já li que tinha de ser até julho...

afinal em que ficamos?
obrigado!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Re: Apoio solar para 2010

Mensagem por PaulOL »

hugo rsf Escreveu:se já existe um tópico sobre isto peço desculpa, mas procurei e não encontrei!

afinal como está o apoio do estado este ano de 2010 para colectores solares de aqs?
é que até no próprio site do governo está informação desactualizada (uma vergonha na minha opinião)!!!
´
pelo pouco que consegui perceber pesquisando pelo google, parece que a comparticipação na compra terminou e apenas se pode deduzir 30% até 750€ no irs, é assim?

e a factura pode ser até final de 2010? é que também já li que tinha de ser até julho...

afinal em que ficamos?
obrigado!
boas!

na verdade, para o ano de 2010 a dedução para as energias renováveis é de 30% da importância despendida até ao limite de 803€.
esta dedução só pode ser feita de 4 em 4 anos.

a factura é do ano civil (2010), a comparticipação do estado na compra acabou em 31 dezembro de 2009!

até

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

nem mais, grande paulo. é isso mesmo.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Kami
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

Mensagem por Kami »

boas

essa dedução de 4 em 4 anos sempre foi assim ou é a partir de 2010?

é que adquiri em 2009 um termossifão da norquente por cerca de 600 euros (programa de ajuda do estado)... se eu em 2010 adquirir um recuperador de calor ou outro painel solar não posso colocar em irs?

cumps

Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am

Mensagem por Vespita »

ora aí está uma questão que para mim tem interesse.

instalei um ts 200l vulcano, entretanto a familia vai crescer e tenho de equacionar comprar outro ts 200 e liga-lo em serie e não sei até que ponto o posso colocar em despesas.

se alguém souber ficava agradecido.

cumprimentos desde ílhavo

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

não sou expert, mas duvido que seja retroactiva... ou seja, as restrições só começam a partir de 2010...

joaoabs
Membro
Membro
Registado: quinta jul 22, 2010 2:30 pm

Mensagem por joaoabs »

boas,

já agora gostava de colocar a seguinte questão, pode ser que alguém esteja na mesma situação.

ainda este ano (2010), mudei as janelas velhas da minha casa por outras em pvc com vidros duplos, e ao que parece, como se trata de uma medida de eficiência energética, posso também beneficiar das tais vantagens fiscais, que podem ser apresentadas na declaração de irs de 4 em 4 anos.

no entanto, estou de momento a considerar a compra de um sistema de aquecimento de águas sanitarias (aqs), e obviamente que gostaria de "jogar" com a possibilidade de obter alguns beneficios fiscais... tenho de esperar 4 anos para comprar este sistema, ou como são produtos de natureza diferente posso comprar já (ou talvez só para o próximo ano)?

a minha questão prende-se com a seguinte dúvida: do ponto de vista fiscal, a mudança de janelas e a implmentação de um sistema aqs podem ser vistas como medidas de eficiência energética e como tal, "ficam dentro do mesmo saco". por outro lado, são medidas de natureza completamente distinta e faria todo o sentido "separar as águas"...

alguém tem conhecimento de situações semelhantes?

obrigado,
joao silva

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

saiu na proteste há dois ou três meses... até um veículo eléctrico vai cair no mesmo saco dos sistemas aqs... não tens hipótese. são mesmo 4 anos. eu bem gostava de estar enganado... se alguém souber mais do que eu, chegue-se à frente.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

boas

não há nada como ir à fonte limpa, dirigir-se a uma repartição das finanças e perguntar.
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”