atenção aos tubos de circulação directa, pois se no inicio parecem ter um rendimento simpatico, rapidamente perdem-no. isto porque a agua a passar acumula depositos ( calcario por exemplo) no tubo, por dentro. com o decorrer do tempo eses depositos reduzem o rendimento significativamente, e não estou a falar em zonas com muito calcario, pois ai o processo é bem mais rapido.
isso é bom para os brasileiros que tem muito sol e fazem os colectores em casa, ou pelo menos muito baratos, porque por cá, dado o investimento ainda ser grande, será certamente mau negocio ao nivel da rentabilidade.
Termossifão Tubos de Vacuo
-
system32
- Membro Silver

- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
Re: Termossifão Tubos de Vacuo
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
-
joaoabs
- Membro

- Registado: quinta jul 22, 2010 2:30 pm
@jsengxx,
chegou a adquirir, montar e utilizar o sistema que mencionou? poderia partilhar as conclusões?
@kanyboy,
chegou a obter resposta do seu contacto? poderia também partilhar as conclusões?
estou a considerar comprar também um sistema semelhante de fabrico chinês, e gostaria de perguntar ao forum quais as experiências até agora.
coloquei um post onde exponho as minhas conclusões até agora ( http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=47&t=13164 )
obrigado,
joao silva
chegou a adquirir, montar e utilizar o sistema que mencionou? poderia partilhar as conclusões?
@kanyboy,
chegou a obter resposta do seu contacto? poderia também partilhar as conclusões?
estou a considerar comprar também um sistema semelhante de fabrico chinês, e gostaria de perguntar ao forum quais as experiências até agora.
coloquei um post onde exponho as minhas conclusões até agora ( http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=47&t=13164 )
obrigado,
joao silva
-
flag21
- Membro Dedicado

- Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am
boasjsengxx Escreveu:ola,
já alguém tem termossifão de tubos de vácuo com circulação directa, não pressurizado?
ando a ponderar a compra dum painel com tubos de vácuo de 200l/24 tubos. falei com o fabricante e da para instalar este sistema com baixa pressão de agua. isto quer dizer que antes de a agua fria entrar no deposito e colocado um redutor de pressão e regulado para 1,2bar. a válvula que regula o enchimento do deposito e anulado e o tubo de evacuação e fechada com uma válvula de segurança de 1,5bar + balão de expansão. assim e criado um sistema pressurizado de baixa pressão.
segundo o fabricante destes painéis, o acumulador e testado em fabrica com uma pressão de 1,5bar.
desta maneira evito de colocar uma bomba para puxar a agua quente para as torneiras da casa. a solução da bomba balão num sistema de aquecimento de aguas não funciona la muito bem porque no balão ficam sempre alguns litros de agua por isso ao abrir a agua quente temos que sempre desperdiçar uns bons litros de agua antes de ter agua quente.
já alguém tem um sistema não pressurizado instalado desta maneira?
p.s. o preço deste painel ronda os 600 euros.
mas um 1,5 de pressão tambem não é suficiente uma vez que a pressão nomal em casa e superior.
e como é a mistura da agua fria uma vez que a quente tem de ser misturada para uma temperatura confortavel ?
qual a pressão a que funciona a bomba balão da agua fria? se tiveres torneiras misturadoras ou monocomando a pressao passa para o circuito quente se a pressao for inferior a fria
-
kanyboy
- Membro Dedicado

- Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am
existem aqui algumas coisa que foram faladas q me levaram a nem me preocupar mais com a questao, estou super satisfeito com o material que tenho e por isso deixei a questao cair por terra ate porque mesmo que tivesse sido "roubado" nunca poderia voltar a tras.joaoabs Escreveu:@jsengxx,
@kanyboy,
obrigado,
joao silva
quanto ao material ser chino, é como tudo há bons e há maus, os bons podem crer que n estao a tras de absolutamente ninguem, eles quando querem fazer bem e bom fazer e ponto final, quanto ao fazer mau tambem sao expert's.