Solução da Solar project

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
cdc
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jun 21, 2010 11:25 am

Solução da Solar project

Mensagem por cdc »

olá a todos, o meu nome é carlos, vivo na zona de vila franca de xira e estou a pensar em instalar um painel solar lá em casa. infelizmente para mim e para as empresas do ramo, o "programa do estado" acabou ( embora exista alguns incentivos como o iva a 12% e a devolução do irs).
tenho seguido os vossos comentários/experiências, os quais contribuiram tb para esta tomada de decisão.

pedi vários orçamentos a empresas daqui da área (maioria trabalha com a marca vulano). mas estaria mais inclinado para a solahart. o grande senão é o preço.
face à minha relutância, uma das empresas a quem solicitei um orçamento propôs-me um sistema "alternativo":
colector solar unisol 60 plus
com um acumulador aqs lapesa de 300l (descobri por portas e travessas que o modelo é o cv-300-h). eu gostaria de saber
a opinião dos entendidos, posso dizer-vos que a diferença de preços é bem atractiva.

segundo as tabelas do site do governo, o colector tem um bom rendimento (tb tem maior área de captação - 2,06m2 em relação aos solahart).

plano de acção: utilização de painéis solar com sistema de apoio a resistência eléctrica. relembro-vos que sou um leigo na matéria.
cumprimentos
cdc

Hugo RSF
Membro
Membro
Registado: domingo mai 25, 2008 1:29 pm

Re: Solução da Solar project

Mensagem por Hugo RSF »

também estou para montar um sistema de aqs e também estou indeciso. solahart veêm-se muitos realmente...

das 3 uma:

- ou são realmente bons
- ou são baratos
- ou são as 2 coisas

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

hugo rsf Escreveu:também estou para montar um sistema de aqs e também estou indeciso. solahart veêm-se muitos realmente...

das 3 uma:

- ou são realmente bons
- ou são baratos
- ou são as 2 coisas
pelo que tenho investigado, os solahart,sao muito bons, é uma excelente opçao.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am

Mensagem por Kad »

boas, realmente, se existem muitos solahart por algum motivo será, mas tb digo-vos desde já que hoje em dia já existem muitas outras opções no mercado tão boas ou melhores e talvez mais baratas.

nos solahart só vos digo para não comerem gato por lebre, pode ser solahart mas cuidado com o tipo de colector que optam!

modelo j - tinta preta
modelo k - selectivo

qq coisa apitem

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

eu meti wikora e estou super satisfeito desde 01/03/2010 que não gasto um tusto em gaz.
Inté

Autor do tópico
cdc
Novo membro
Novo membro

Mensagem por cdc »

olá a todos, já decidi pela marca e modelo e inclusivamente já se encontra instalado.
instalei o 302 kf free heat da solahart. posso dizer-vos que estou extremamente satisfeito.
água a "escaldar" a qualquer hora do dia (inclusive os primeiros banhos do dia - 06h da manhã).
cumprimentos
cdc

jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Mensagem por jcaiado »

cdc Escreveu:olá a todos, já decidi pela marca e modelo e inclusivamente já se encontra instalado.
instalei o 302 kf free heat da solahart. posso dizer-vos que estou extremamente satisfeito.
água a "escaldar" a qualquer hora do dia (inclusive os primeiros banhos do dia - 06h da manhã).
cumprimentos
cdc
viva,

1 - vem vindo aos banhos green, se for como eu, agora nem apetece sair do banho e a filhota delira com a banheira cheia , o reves da medalha é aumento do consumo de agua embora que ainda reduzido que no meu caso é da companhia e faz-se pagar!

2 - mau era se assim não fosse nesta altura do ano até o meu ts de 500€ faz isso, agora quando o sol começar a escassear, aí é que as diferenças se devem começar a notar... mas pelo preço estou super hiper mega sastisfeito, e pode ser que no inverno ainda tenha uma agradavel surpresa, ou não, a ver vamos.... como tenho excesso de produção, estou a pensar em utilizar a mesma para a maquina de lavar roupa, é que para o consumo que faço, nestes meses de sol, raramente tenho agua a menos de 70º e fiz uma montagem para dar priorirade ao inverno, imagino se tivesse instalado com menos inclinação

cpts,
jc

Autor do tópico
cdc
Novo membro
Novo membro

Mensagem por cdc »

viva jc,
pois poupa-se no gás mas gasta-se + água. eheheh
quanto ao preço do equipamento, pois, foi um bocadinho. o que pesou na decisão foi a fiabilidade e a garantia que a marca/modelo dá, e tendo em conta que o agregado familiar aumentou.
pensei a longo prazo.

quanto à temperatura da água, sinceramente pensei que em determinados períodos do dia a água "não saísse" tão quente,
tendo em conta que, na zona onde vivo as noites costumam ser "frias". mas tal como dizes, as diferenças só se vão notar quando sol começar a escassear.

fiquei curioso com o que disseste "fiz uma montagem para dar prioridade ao inverno" isso tem a ver com a exposição solar, certo?

uma pergunta, como é que se faz a ligação à máquina de lavar?

cumps
cdc

jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Mensagem por jcaiado »

cdc,

quando digo prioridade ao inverno, tem a ver com a inclinação dos paineis, o meu ficou montado a 45º (46 para ser mais preciso), desta forma o sol nesta altura do ano como anda "alto", não bate tão perpendicular no painel e este acaba por produzir menos energia (o que acaba até por ser benefico para o equipamento, quando se tem excesso de produção), se estivesse por exemplo instalado com uma inclinação de 35º agora produzia mais energia, mas no inverno é o inverso, para aproveitar ao maximo o pouco sol que anda "baixo" convem trabalhar com inclinações maiores de forma a que sol bata o mais perpendicular ao painel. isto das inclinações tambem é varia consoante a latitude da zona onde é feita a instalação. na minha zona (aveiro) a latitude é 40, mas em lisboa acho que é 38, pelo que o mesmo painel com as mesmas condições de sol em lisboa para produzir o mesmo que o meu em aveiro, só necessitava de estar instalado com uma inclinação de 43º. esta tematica já foi bastante discutida aqui no forum, sendo que uns defendem latitude-5 para e desta forma é como o painel consegue produzir mais no acumulado do ano, outros defendem latitude+5 para dar prioridade ao inverno. esta orientação só faz sentido quando temos excesso de produção de verão, como é o nosso casso. agora se a produção é defecitario o ano inteiro, então sim devemos ir para a latitude-5. cada um é soberano e decide por si, foi o que fiz depois de ler o que por aqui se vai dizendo...

em relação à utilização da agua para a mlr, existem aqui varios topicos que discutem esse assunto, é uma questão de procurar, mas não é nada de complicado. só tem que fazer chegar a agua quente junto da maquina de lavar, garantir que a mesma não entra muito quente (misturar com agua fria através de uma valvula termostatica) e pronto! bem é capaz se ser necessario mais alguma coisita... a proposito, tambem pode utilizar agua do painel para a mllouça, desta forma é sempre a rentabilizar o investimento.

jc

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”