Testes (de paciência) com uma FJR a 80 Km/h em AE

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
taberna29
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jun 14, 2010 9:59 am

Testes (de paciência) com uma FJR a 80 Km/h em AE

Mensagem por taberna29 »

viva!
com a intenção de considerar a alternativa eléctrica à minha actual fjr, resolvi fazer alguns testes, principalmente de paciência.
estive a fazer "medições", no google maps e reais (com a mota), e de minha casa ao trabalho são precisamente 40km.
a quase totalidade deste percurso é feito em auto-estrada.
no último encontro no jardim do príncipe real perguntaram-me a que velocidades normalmente eu circulava, ao que eu respondi que andava devagar, entre os 100/120 km/h... apesar de eu considerar que estas são já umas velocidades razoáveis e aceitáveis, a reacção foi de que para uma mota eléctrica estas velocidades ainda são muito elevadas.
assim sendo, ontem à noite, resolvi testar se aguentava fazer o percurso trabalho-casa a 80 km/h!!... penso que esta já seja uma velocidade "possível" para uma mota eléctrica. e consegui!! demorei 40 minutos a fazer os 40 km para chegar a casa (por causa de alguns semáforos nocturnos mais demorados, senão julgo que teriam sido 30 minutos quase exactos).
o principal problema foi a insegurança que senti... mesmo com uma mota grande como a fjr. é que os carros passavam depressa por mim e de vez em quando bem mais próximo do que eu gostaria. é que mesmo que os carros circulem a 120 km/h, a diferença para 80 km/h ainda são uns elevados 40 km/h...
fiz todo o percurso a olhar constantemente pelos espelhos retrovisores e a manter uma posição bem definida no meio da faixa de rodagem mais à direita para ser bem visto.

bom, a conclusão é que é possível fazer este percurso de 40 km a 80 km/h! e será ainda mais confortável se for feita quando não se está a ouvir o barulho de um motor
a combustão a trabalhar.

portanto, deve de haver por aí alguma solução de mota eléctrica que permita fazer 80 km (40 + 40 km) circulando a 80 km/h, com apenas uma carga de baterias, ou não?...
isto é o que eu vou chamar o "par 80/80"... (anteriormente o que eu procurava era o par 100/100...)

alguém tem sugestões??...
Tiago Bernardo

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Re: Testes (de paciência) com uma FJR a 80 Km/h em AE

Mensagem por O_volt »

só o grande ugga poderá responder a isto!

e consumos ?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

muito bom teste...

vou por nos eléctricos o local certo para esta constatação...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

oi, sou o gajo que no encontro encontrou uma arvore com tomadas eléctricas, e disse "olha quando encontrar uma que dê gasolina, nem penso 2 vezes".

quando à tua aventura, acho que deves testar novamente, porque acho que ganhar 10 minutos por uma diferença de 20 kmh em 40 kms é muito. o melhor exemplo que te dou, foi a viagem que fiz para casa, desde o encontro até casa, foram 94 kms a andar entre 70 e 80 kmh, com uma paragem de 3-4 minutos para necessidades fisiologicas, foram 1:30.

percurso:

-jardim principe real
-marquês de pombal
-campo grande
-a1 até st iria
-n10 até carregado
-carregado até casa, arreadores de caldas da rainha

do jardim até à a1, apanhei muitos semaforos, e na n10 também uns quantos.

quanto à paciência, quando experimentares um ve vais ver que isso não falta, também sou dono de uma grande mota ci, e no entando ela tá encostada na garagem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

e quando começares a circular de ve vais apurar o sentido auditivo , porque como não tens o barulho do motor a incomodar vais dar mais atenção ( auditiva ) ao teu redor , e isso vai-te ajudar na circulação e consegues ouvir os carros a maior distancia e conduzir com mais segurança.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

tavares Escreveu:e quando começares a circular de ve vais apurar o sentido auditivo , porque como não tens o barulho do motor a incomodar vais dar mais atenção ( auditiva ) ao teu redor , e isso vai-te ajudar na circulação e consegues ouvir os carros a maior distancia e conduzir com mais segurança.
até aposto que o ganho da paciência vem daí, da ausência de barulho constante de um motor ci.
não sei, antes não tinha paciência para andar a 70 - 80 kmh, e para o fim de semana vou fazer mais uma viagem de 2 centenas de kms.
Cumps Inovadores

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

taberna29 Escreveu:...
o principal problema foi a insegurança que senti... mesmo com uma mota grande como a fjr. é que os carros passavam depressa por mim e de vez em quando bem mais próximo do que eu gostaria. é que mesmo que os carros circulem a 120 km/h, a diferença para 80 km/h ainda são uns elevados 40 km/h...
fiz todo o percurso a olhar constantemente pelos espelhos retrovisores e a manter uma posição bem definida no meio da faixa de rodagem mais à direita para ser bem visto....
pois este foi o principal "entrave" que eu identifiquei quando testei a vectrix, é que muitas vezes acelero para me safar de situações mais "apertadas" o que implica chegar a passar largamente dos 100km/h.
e, para além da paciência necessária para andar "devagar", é efectivamente essa a limitação que me assusta!
sergiomms

Autor do tópico
taberna29
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por taberna29 »

o_volt Escreveu: e consumos ?
também estou curioso em relação a este aspecto dos consumos...
nunca antes tinha circulado a 80 km/h com a fjr.
para já só ainda fiz 80 km, mas para o final da semana quando atestar o depósito escrevo aqui a média.
o melhor que acho que já fiz, a circular a 100/120 km/h, foi 5,4lts/100km.

ps: eu faço quase 500 km por semana... 2000 km por mês... uma mota eléctrica, acredito eu, é a minha solução para reduzir custos!
Tiago Bernardo

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

taberna29 Escreveu:
o_volt Escreveu: e consumos ?
também estou curioso em relação a este aspecto dos consumos...
nunca antes tinha circulado a 80 km/h com a fjr.
para já só ainda fiz 80 km, mas para o final da semana quando atestar o depósito escrevo aqui a média.
o melhor que acho que já fiz, a circular a 100/120 km/h, foi 5,4lts/100km.

ps: eu faço quase 500 km por semana... 2000 km por mês... uma mota eléctrica, acredito eu, é a minha solução para reduzir custos!
2000kms por mês é obra sim senhor!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

respondendo à tua pergunta, eu acho que 60ah cobriam essa necessidade de 80km sem recarregar, mas para ficares mais à vontade e para poderes não "esforçar" demais as baterias, 90ah ou 100ah é que seriam o ideal.

quanto ao resto, também eu faço +-40km por dia no ic19, não sei se conheces, por vezes também acho que faltaria mais um pouco de velocidade, mas eu só tenho 40ah. com 90ah já podes fazer descargas de 270a e isso já dá uma aceleração descomunal!!!

há, faltou-me dizer que falo por ter uma sw predator gti, logo os meus comentários são baseados nessa mota.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

hmgp Escreveu:respondendo à tua pergunta, eu acho que 60ah cobriam essa necessidade de 80km sem recarregar, mas para ficares mais à vontade e para poderes não "esforçar" demais as baterias, 90ah ou 100ah é que seriam o ideal.

quanto ao resto, também eu faço +-40km por dia no ic19, não sei se conheces, por vezes também acho que faltaria mais um pouco de velocidade, mas eu só tenho 40ah. com 90ah já podes fazer descargas de 270a e isso já dá uma aceleração descomunal!!!

há, faltou-me dizer que falo por ter uma sw predator gti, logo os meus comentários são baseados nessa mota.
apoiado
embora o nosso amigo uggabugga nos diga isto:
saída do oriente em direcção a vila nova da barquinha: 116 quilómetros feitos a 70 km/h.
com duas pessoas penso eu...

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

Mensagem por A_mais »

andar numa eléctrica a 80 tens mais prazer do que numa de combustão a 300km/h

na minha epopeia faraónica, quando fiz ae a 60/70, curiosamente senti-me mais seguro do que quando faço normalmente a 80/100, também sempre no meio da faixa
ponto de carga 24h para quem precisar

Autor do tópico
taberna29
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por taberna29 »

marcopns Escreveu:
hmgp Escreveu:respondendo à tua pergunta, eu acho que 60ah cobriam essa necessidade de 80km sem recarregar, mas para ficares mais à vontade e para poderes não "esforçar" demais as baterias, 90ah ou 100ah é que seriam o ideal.

apoiado
embora o nosso amigo uggabugga nos diga isto:
saída do oriente em direcção a vila nova da barquinha: 116 quilómetros feitos a 70 km/h.
pelo que tenho lido, para ficar mais descansado, também penso que a opção de 90ah ou 100ah de baterias de lítio será a melhor. é o que realmente estou a considerar.
Tiago Bernardo

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

eu não considero outra mota eléctrica (para mim) que não a vectrix pelo facto de perceber que os 100kph reais são essenciais para o meu dia-a-dia. menos do que isto, é estar sujeito a ser ultrapassado por autocarros e camiões, arriscando ficar entalado... já para não falar na estabilidade e robustez dela, pois nenhuma outra eléctrica chega aos seus calcanhares (e a ci, só de 400cc para cima).

mas eu raramente preciso de fazer mais de 50 kms por viagem. da minha casa ao estádio da luz são 40 kms, que eu faço frequentemente (mas deixo a carregar no colombo)...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
taberna29
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por taberna29 »

volt Escreveu:eu não considero outra mota eléctrica (para mim) que não a vectrix pelo facto de perceber que os 100kph reais ...
mas as outras eléctricas não dão também 100kph?... mesmo que não sendo efectivamente reais...
Tiago Bernardo

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

taberna29 Escreveu:
volt Escreveu:eu não considero outra mota eléctrica (para mim) que não a vectrix pelo facto de perceber que os 100kph reais ...
mas as outras eléctricas não dão também 100kph?... mesmo que não sendo efectivamente reais...
depende do real que se fala !!!
Cumps Inovadores

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm

Mensagem por renalte »

oh jmal então passaste pela minha casa e não disseste nada, á pois não me conheces, mas foi pena eu não saber que passavas para poder ver essa máquina infernal

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

renalte Escreveu:oh jmal então passaste pela minha casa e não disseste nada, á pois não me conheces, mas foi pena eu não saber que passavas para poder ver essa máquina infernal
he pá, alenquer, isso dá um óptimo ponto de carga, vindo do norte, tens que pensar nisso
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

renalte Escreveu:oh jmal então passaste pela minha casa e não disseste nada, á pois não me conheces, mas foi pena eu não saber que passavas para poder ver essa máquina infernal
ok, da próxima vez fazemos uma troca, eu dou-te a mostrar a mota e tu dás-me uns kwh's.

parece-me justo.

ps: por acaso em 2 semanas já passei ai 4 vezes com ela.
Cumps Inovadores

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

marcopns Escreveu:embora o nosso amigo uggabugga nos diga isto:
era só eu...
a mulher veio de combóio no sábado, logo após o encontro.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”