tavares Escreveu:pois por aqui é tal e qual , só que eu já me cansei de tentar explicar a inviabilidade, e quando vejo que estão no gozo respondo " como é que não consegui ter uma ideia tão simples? como não tenho tempo, vais tu construir uma e colocas essa inovação á qual eu não consegui chegar, e depois falamos" , obviamente a conversa acaba.
aos que perguntam mas que vejo que é pela curiosidade digo que ter um gerador acoplado a uma roda é o mesmo que correr com um guarda-chuva aberto e depois dou a explicação com um gerador desses pequenos que quase toda a gente tem ou conhece quem tem , quando se liga um compressor ou uma rebarbadora das grandes ou um betoneira o que é acontece? e toda a gente se lembra que o motor acelera , e eu digo " e acelera porquê? " e depois explico que o motor eléctrico criou uma resistencia á rotação para a qual o gerador estava calibrado e para compensar essa resistencia o motor teve que acelerar, outro exemplo que dou é o da correia da ventoinha dos carros chiar e explico que é a mesma resistencia , só que desta vez é a bateria que precisa de muita carga e está a travar muito o alternador , mas o motor continua a fazer rodar a correia e como rodam a velocidades diferentes esta fica a chiar.
e mais ou menos acho que os convenço.
é mais um mito dos ve´s , produzir enquanto gasta
para quem tem travagem regenerativa sabe bem o " travamento que isso faz ao andamento".
na maior parte das vezes já nem tento explicar, vou logo para a brincadeira, tipo;
-epá, isso é o mesmo que se faz nos ci, aproveitam o fumo para fazer combustivel novamente.
-não achas que se isso fosse possivel, tu andavas a gastar combustiveis porque gostas mesmo disso, não é, não tens mais nada onde aplicar o dinheiro.
-então e gastava-se o quê ? precisas de gastar uma energia para teres outra, não te lembras da célebre frase do lavoisier "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
-epá, esquece a palavra gerador, isso devia de desaparecer do dicionário, gerar não existe, o que existe é converter, ou seja, apenas se pode converter energia, logo para teres uma tens de gastar outra, agora pensa um pouco qual vais gastar para gerar a que falas.
entre muitos outros....