Programa Energia Solar - Norquente
-
sleazydream
- Novo membro

- Registado: terça mai 04, 2010 11:19 pm
Re: Programa Energia Solar - Norquente
a todos agradeço as v. opiniões.
conforme referiu o fyntas e opinião com a qual concordo (eu próprio referi no meu post que me pareciam duas torneiras termostáticas, não comprendia a sua aplicação mas sendo invertido faz sentido) são ambas torneiras termostáticas.
a instalação funciona, não me agrada é as reduções de diametro de tubagem nas transições para o flexivel e a espessura do isolamento ou falta dele.
provavelmente se não tivesse optado pelo modulo solar e eu próprio comprasse uma valvula termostática e solicitado a sua aplicação ao instalador tinha sido mais económico......
sempre a aprender.......
mais uma vez obrigado
conforme referiu o fyntas e opinião com a qual concordo (eu próprio referi no meu post que me pareciam duas torneiras termostáticas, não comprendia a sua aplicação mas sendo invertido faz sentido) são ambas torneiras termostáticas.
a instalação funciona, não me agrada é as reduções de diametro de tubagem nas transições para o flexivel e a espessura do isolamento ou falta dele.
provavelmente se não tivesse optado pelo modulo solar e eu próprio comprasse uma valvula termostática e solicitado a sua aplicação ao instalador tinha sido mais económico......
sempre a aprender.......
mais uma vez obrigado
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
sleazydream Escreveu:viva a todos;
após 4 longos meses finalmente instalaram em casa dos meus pais o ts200l.
uma vez que não possuo conhecimentos aprofundados sobre a matéria pedia a v. opinião sobre a instalãçao que apresento na imagem, uma vez que a mesma me levanta dúvidas sobre a sua boa execução e se o "celebre" modulo solar é o que a mim me parece ser a "valvula termostática a verde".
nota: solicitei a montagem da valvula termostática junto do esquentador.
obrigado a todos.
ora viva,
valha-nos a santa trindade, ó amigo sleazydream, independentemente de todas a questões técnicas discutidas e não me leve a mal, mas esse trabalho a ter sido realizado por um técnico, está...como vou dizer...???... está uma situação explosiva (tomada eléctrica, tubos para cima/baixo/lados etc, água quente, gás) até arrepia...
no futuro, porque essa "obra" não vai ficar vitalíciamente a funcionar sem problemas, vai ser um bico de obra intervir aí.
julgo que deve considerar seriamente fazer um bom seguro à habitação...e boa sorte.
até
-
C.Magalhaes
- Membro

- Registado: domingo nov 01, 2009 10:19 pm
finalmente! ao fim de quase cinco meses, o meu painel foi instalado.
agora, vou ver a próxima factura da edp, e ver a diferênça,estou a contar que reduza no minimo 10€ (antes tinha cilidro eléctrico,já foi desligado). na cozinha o esquentador também já não é preciso.a agua quente vem do painel!
a instalação,o único ponto a discordar foi a instalação da misturadora ficar por baixo do depósito,ainda perguntei por que não ficava protegida do tempo disseram que era assim!
agora, vou ver a próxima factura da edp, e ver a diferênça,estou a contar que reduza no minimo 10€ (antes tinha cilidro eléctrico,já foi desligado). na cozinha o esquentador também já não é preciso.a agua quente vem do painel!
a instalação,o único ponto a discordar foi a instalação da misturadora ficar por baixo do depósito,ainda perguntei por que não ficava protegida do tempo disseram que era assim!
- Anexos
-
- Foto tirada hoje, foi instalado na quarta-feira
- 6 711.jpg (123.38 KiB) Visto 6146 vezes
-
mamilcar
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
boas c.magalhaes
bem vindo ao clube dos "banhos green".....
mais vale tarde do que nunca!!!
bem vindo ao clube dos "banhos green".....
mais vale tarde do que nunca!!!
-
alexjp4
- Membro Gold

- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
c.magalhaes Escreveu:finalmente! ao fim de quase cinco meses, o meu painel foi instalado.
boas
pensando bem até faz sentido a misturadora ficar logo debaixo do depósito porque assim há menores percas de agua quente, mas pior do que isso é a falta de isolamento nos acessórios (curvas) e no isolamento que instalaram que ao fim de 3 meses vai ficar todo gretado porque não é apropriado para estar ao sol.
de qualquer maneira tens sempre a hipotese de reclamar quando ele estiver gretado e no inverno se morares numa zona de geadas ou de neve vai pensando em ficares com os tubos do circuito da agua quente congelados, a mim já me aconteceu no inverno passado por duas vezes ficar quase sem agua vinda do ts.
parabens por seres mais um a consumir agua quente aquecida pelo sol.
-
badyto
- Membro

- Registado: sexta nov 02, 2007 5:28 pm
por acaso ja alguem leu o contrato de manutenção entregue a quando da instalação, é que a mim parece-me uma bela treta, visto que a garantia nao cobre quase nada.
-
alexjp4
- Membro Gold

boasbadyto Escreveu:por acaso ja alguem leu o contrato de manutenção entregue a quando da instalação, é que a mim parece-me uma bela treta, visto que a garantia nao cobre quase nada.
por acaso eu li o contrato de manutenção mas independentemente das coberturas tenho um dos paineis com humidade, eles já cá vieram mas está na mesma e ficaram de o vir substituir há varios meses e ainda estou a espera que o venham substituir, por isso esteja escrito ou não a treta é a mesma, infelizmente quando as pessoas são vigaristas tanto faz que esteja escrito ou não porque para eles é a mesma coisa.
quando tiver tempo vou avançar para a justiça, sei que é lenta mas como os paineis vão cumprindo com as suas funções não me afecta muito.
-
mamilcar
- Membro Silver

boas “alexjp4”,alexjp4 Escreveu:boasbadyto Escreveu:por acaso ja alguem leu o contrato de manutenção entregue a quando da instalação, é que a mim parece-me uma bela treta, visto que a garantia nao cobre quase nada.
por acaso eu li o contrato de manutenção mas independentemente das coberturas tenho um dos paineis com humidade, eles já cá vieram mas está na mesma e ficaram de o vir substituir há varios meses e ainda estou a espera que o venham substituir, por isso esteja escrito ou não a treta é a mesma, infelizmente quando as pessoas são vigaristas tanto faz que esteja escrito ou não porque para eles é a mesma coisa.
quando tiver tempo vou avançar para a justiça, sei que é lenta mas como os paineis vão cumprindo com as suas funções não me afecta muito.
continuas com o teu problema no painel?! …realmente já passou demasiado tempo! …
pode ser que com o fim da “boom” de instalações do programa do estado eles normalizem a assistência… mas não deixa de ser grave o tempo de espera!
agora… estou curioso é para ver como vai ser feita a manutenção anual prevista no contrato…
era bom que os amigos aqui do fórum que instalaram nos primeiros meses dessem algum feedback sobre isto…
-
alexjp4
- Membro Gold

boas mamilcarmamilcar Escreveu:boas “alexjp4”,alexjp4 Escreveu:boasbadyto Escreveu:por acaso ja alguem leu o contrato de manutenção entregue a quando da instalação, é que a mim parece-me uma bela treta, visto que a garantia nao cobre quase nada.
continuas com o teu problema no painel?! …realmente já passou demasiado tempo! …
pode ser que com o fim da “boom” de instalações do programa do estado eles normalizem a assistência… mas não deixa de ser grave o tempo de espera!
agora… estou curioso é para ver como vai ser feita a manutenção anual prevista no contrato…
era bom que os amigos aqui do fórum que instalaram nos primeiros meses dessem algum feedback sobre isto…
como vez ainda está tudo na mesma, mas como vou tendo agua quente sem ter que ligar a resistência não me vou chateando muito mas isto só demonstra a seriedade das empresas "acm" que por sinal pertence á norquente, que não respeitam os contratos que assinam, isto é mais uma amostra do paìs em que vivemos os "espertos" é que se safam, (eles já lá têm o dinheiro), mas pode ser que tenham uma surpresa no final.
quanto á manutenção prometida no contrato deve ser para esquecer.
não tenho aqui o contrato mas penso que as ditas manutenções deveriam começar brevemente ou até já terem começado este mês.
-
C.Magalhaes
- Membro

- Registado: domingo nov 01, 2009 10:19 pm
nas condições gerais
1. a marca através dos seus serviços técnicos autorizados, levará a cabo as seguintes intervenções sem qualquer custo ( de mão-de-obra e/ou deslocaçã) para o consumidot:
uma visita ao domicilio para a manutenção anual a realizar entre abril e setembro (inclusive),de acordo com agendamento proposto pela marca e acordado com o consumidor.
fora deste periodo por motivos alheios à marca será cobrada uma taxa fixa de 10€ (iva incluido)
1. a marca através dos seus serviços técnicos autorizados, levará a cabo as seguintes intervenções sem qualquer custo ( de mão-de-obra e/ou deslocaçã) para o consumidot:
uma visita ao domicilio para a manutenção anual a realizar entre abril e setembro (inclusive),de acordo com agendamento proposto pela marca e acordado com o consumidor.
fora deste periodo por motivos alheios à marca será cobrada uma taxa fixa de 10€ (iva incluido)
-
Monforte
- Membro

- Registado: quarta set 02, 2009 3:54 pm
eu liguei hoje para a norquente para marcar a manutenção anual prevista no contracto e fui informado que as mesmas irão iniciar-se apenas em julho e serão eles a tomar a iniciativa da marcação.
fico a aguardar...
no entretanto a edp vai levando menos 10€/mês em média graças ao ts200.
fico a aguardar...
-
mamilcar
- Membro Silver

boas monfortemonforte Escreveu:eu liguei hoje para a norquente para marcar a manutenção anual prevista no contracto e fui informado que as mesmas irão iniciar-se apenas em julho e serão eles a tomar a iniciativa da marcação.
fico a aguardar...
obrigado pela "dica" relativa à manutenção... se for em função da data de instalação só lá para o fim do verão é que sou contactado...
no meu caso quem está a levar com o prejuizo é o "homem do gas" ....o consumo de gas foi reduzido em cerca de 50-60%! ...com tendência para melhorar com os meses de primavera/verão e também porque, desde março, tenho um apoio mais eficaz no aproveitamento da agua tépida (esquentador termostática com chama modulante) mas que, por coincidência, praticamente ainda não foi usado... (desde finais de março está simplesmente desligado ).....
as campanhas promocionais falam numa redução em 70-75% na redução dos custos energéticos com aqs pelo que, em termos anuais, não andarei longe disso (a minha instalação foi feita em finais de setembro).
-
mamilcar
- Membro Silver

boas,
ainda relativamente à manutenção anual informo que a norquente vem fazer a minha na proxima 3ª feira (+/- 1 ano após a instalação).
alguem aqui do forum já a fez? há algo relevante que se deva ter em conta?
ainda relativamente à manutenção anual informo que a norquente vem fazer a minha na proxima 3ª feira (+/- 1 ano após a instalação).
alguem aqui do forum já a fez? há algo relevante que se deva ter em conta?
-
lrds
- Membro Silver

- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
ligaram-me da norquente. como alguns colegas sabem eu tive lá encomendado só que espera e desespera montei wikora. pelo que percebi andam a ver se angariam clientes porque o trabalho agora é pouco. o que agora sem o subsidio era de esperar. é preciso despender de prá aí cerca de 2000 € pelo barato. explicaram-me que agora está tudo muito calmo e que as coisas são diferentes, as pessoas são melhor atendidas, blá blá blá.... que eu podia recomendar os serviços deles a quem cecessitasse, etc...... pois na altura da fartura não se lembraram que depois haveria de vir este periodo, de vacas magras.
o meu instalador disse-me que agora monta para aí 2 ou 3 por mês e diz que já não é mau!!!! é tudo em casa novas já que são obrigados a instalar.
o meu instalador disse-me que agora monta para aí 2 ou 3 por mês e diz que já não é mau!!!! é tudo em casa novas já que são obrigados a instalar.
Inté
-
alexjp4
- Membro Gold

boas
fui contactado hoje pela norquente a perguntar se podiam vir na 2ª feira fazer a manutenção anual, só que lhes disse que não valia a pena porque os paineis tinham condensação lá dentro e que já os tinha informado e que ainda não tinham vindo substituilos, então vêm na 2ª feira substituilos por outros e fazem a manutenção.
fui contactado hoje pela norquente a perguntar se podiam vir na 2ª feira fazer a manutenção anual, só que lhes disse que não valia a pena porque os paineis tinham condensação lá dentro e que já os tinha informado e que ainda não tinham vindo substituilos, então vêm na 2ª feira substituilos por outros e fazem a manutenção.
-
mamilcar
- Membro Silver

boas "alexjp4",alexjp4 Escreveu:boas
então assunto resolvido?...
tal como o amigo "lrds" diz em época de "vacas magras" já deve de haver tempo para a assistência tecnica!...
-
alexjp4
- Membro Gold

boasmamilcar Escreveu:boas "alexjp4",alexjp4 Escreveu:boas
então assunto resolvido?...
tal como o amigo "lrds" diz em época de "vacas magras" já deve de haver tempo para a assistência tecnica!...
vieram fazer a manutenção, mas não substituiram os paineis porque disseram que não é defeito é feitio os paineis ficarem com condensação dentro deles, que isso se deve a problemas com a vedação dos paineis, e que não perdem rendimento, que foram os primeiros paineis portugueses a serem certificados etc.
não fiquei convencido e vou tentar saber se na realidade não perdem rendimento nem se detioram mais rapidamente por existir agua dentro dos paineis.
porque passado pouco tempo de eles se irem embora e de lavarem os paineis um ficou com condensação no vidro.
para todos os efeitos ainda tenho 5 anos para resolver o problema.
-
mamilcar
- Membro Silver

boas "alexjp4",
realmente continuas com um problema de infiltração de humidade no painel. como eu disse há tempos atras é um problema de defeito de fabrico pelo que a marca deveria ter o “gosto” e obrigação de o substituir. acredito que não afecte muito o rendimento do painel mas em termos de durabilidade pode ser um problema. enfim....”no melhor pano pode cair uma nódoa”....
relativamente aos meus, bem como outros da norquente que conheço aqui na minha zona, não noto a existência desse problema e estou, para já, muito satisfeito com o seu comportamento/rendimento:
-aguentaram firme e com um rendimento que me surpreendeu os rigores do inverno.
-durante o verão não tive qualquer problema com descargas, conforme já relatado por alguns dos n/ amigos aqui no forum.
o único defeito que continuo a apontar ao sistema é o facto do isolamento da tubagem exterior não ter protecção contra os raios uv ( estive para corrigir esta situação aquando da manutenção anual mas como o isolamento actual ainda estava em boas condições...fica para o ano que vem....).
em conclusão, e ao fim de um ano de utilização do meu ts200l, estou satisfeito com o investimento e com os resultados do mesmo. quanto ao futuro....veremos!....
realmente continuas com um problema de infiltração de humidade no painel. como eu disse há tempos atras é um problema de defeito de fabrico pelo que a marca deveria ter o “gosto” e obrigação de o substituir. acredito que não afecte muito o rendimento do painel mas em termos de durabilidade pode ser um problema. enfim....”no melhor pano pode cair uma nódoa”....
relativamente aos meus, bem como outros da norquente que conheço aqui na minha zona, não noto a existência desse problema e estou, para já, muito satisfeito com o seu comportamento/rendimento:
-aguentaram firme e com um rendimento que me surpreendeu os rigores do inverno.
-durante o verão não tive qualquer problema com descargas, conforme já relatado por alguns dos n/ amigos aqui no forum.
o único defeito que continuo a apontar ao sistema é o facto do isolamento da tubagem exterior não ter protecção contra os raios uv ( estive para corrigir esta situação aquando da manutenção anual mas como o isolamento actual ainda estava em boas condições...fica para o ano que vem....).
em conclusão, e ao fim de um ano de utilização do meu ts200l, estou satisfeito com o investimento e com os resultados do mesmo. quanto ao futuro....veremos!....
-
zimzurelho
- Membro Dedicado

- Registado: domingo ago 10, 2008 1:51 pm
boas.
até estes dias encobertos não tive problema com agua quente pois tinha sempre sol.
agora que não tive sol, lá fui ligar a energia electrica para aquecer a àgua... e nada, o sistema não aquece.
já confirmei que a corrente chega ao deposito do painel, liguei uma lampada e ela acendeu, portanto tenho corrente electrica à entrada do deposito.
liguei para a norquente e disseram-me que poderia ser um termostasto que disparou, que era um botãozinho pequeno que tem de estar para dentro.
já aconteceu isto a alguém?
até estes dias encobertos não tive problema com agua quente pois tinha sempre sol.
agora que não tive sol, lá fui ligar a energia electrica para aquecer a àgua... e nada, o sistema não aquece.
já confirmei que a corrente chega ao deposito do painel, liguei uma lampada e ela acendeu, portanto tenho corrente electrica à entrada do deposito.
liguei para a norquente e disseram-me que poderia ser um termostasto que disparou, que era um botãozinho pequeno que tem de estar para dentro.
já aconteceu isto a alguém?
-
BFV
- Membro Dedicado

- Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm
boas.
por acaso ontem liguei a resistencia pela 1ª vez.
o termómetro marcava 49º e tenho o termostáto na posição 2.5.
esteve bem mais de meia hora ligado e a temperatura não mexeu.
será que nessa posição e a 49º o termostáto já não liga ou estou igual ao zimzurelho?
já liguei à norquente para me informar da equivalências das posições do termóstato em graus, mas não obtive resposta.
por acaso ontem liguei a resistencia pela 1ª vez.
o termómetro marcava 49º e tenho o termostáto na posição 2.5.
esteve bem mais de meia hora ligado e a temperatura não mexeu.
será que nessa posição e a 49º o termostáto já não liga ou estou igual ao zimzurelho?
já liguei à norquente para me informar da equivalências das posições do termóstato em graus, mas não obtive resposta.