uma ajuda dos mais experientes por favor!
-
hrachao
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: quarta mai 12, 2010 11:07 pm
uma ajuda dos mais experientes por favor!
olá a todos!
recentemente decidi-me a comprar um ve mas sou uma completa novata e estou com algumas dificuldades na decisão.
em regra a mota será utilizada para me deslocar ao trabalho, cerca de 10km por dia.
mas não queria fazer este investimento e depois ficar limitada a este uso, sem acesso a vias rápidas.
assim, lancei-me à pesquisa de ve que permitissem este uso ocasional nas vias rápidas, não querendo ultrapassar um orçamento de €2.000.
da pesquisa resultaram as seguintes opções:
1ª ecoglady ecorider (3000w)
2ª ecoway v3000 (3000w)
entretanto já fiz um test drive de pendura na primeira (não me deixaram conduzir porque a mota ia para uma exposição), em modo high, e adorei!
mas pronto, sem conduzir eu mesma não tenho grande noção...
quanto à ecoway, já contactei um importador da marca no sentido de marcar test drive e estou a aguardar.
a ajuda que vos pedia era se conhecem mais opções dentro das condições que referi - uso frequente para 10km dia, mas com possibilidade de entrar em vias rápidas ocasionalmente, à volta de €2.000 - e testemunhos/opiniões acerca destes modelos, pois da minha pesquisa nos fóruns não encontrei diários de bordo nem nada sobre estes modelos.
obrigada desde já pela ajuda!
recentemente decidi-me a comprar um ve mas sou uma completa novata e estou com algumas dificuldades na decisão.
em regra a mota será utilizada para me deslocar ao trabalho, cerca de 10km por dia.
mas não queria fazer este investimento e depois ficar limitada a este uso, sem acesso a vias rápidas.
assim, lancei-me à pesquisa de ve que permitissem este uso ocasional nas vias rápidas, não querendo ultrapassar um orçamento de €2.000.
2ª ecoway v3000 (3000w)
entretanto já fiz um test drive de pendura na primeira (não me deixaram conduzir porque a mota ia para uma exposição), em modo high, e adorei!
quanto à ecoway, já contactei um importador da marca no sentido de marcar test drive e estou a aguardar.
a ajuda que vos pedia era se conhecem mais opções dentro das condições que referi - uso frequente para 10km dia, mas com possibilidade de entrar em vias rápidas ocasionalmente, à volta de €2.000 - e testemunhos/opiniões acerca destes modelos, pois da minha pesquisa nos fóruns não encontrei diários de bordo nem nada sobre estes modelos.
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: uma ajuda dos mais experientes por favor!
hrachao Escreveu:olá a todos!
2ª ecoway v3000 (3000w)
olá
antes de mais bem vinda!
agora o assunto principal não quererias talvez uma usada, experimenta passar nos classificados pois existe umas quantas a preços simpáticos!!!
quanto as ditas motas parecem me bem mas sem o test drive!!!!...
a escolha de ires pelas eléctricas é bestial, começa a averiguar a possibilidade de pontos de carga proximos de ti...
boa sorte!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
hrachao

olá!
quando falas nos classificados, são aqui no fórum? em que zona do fórum estão? só consigo encontrar o "mercado livre"...
de qualquer das formas, muito muito dificilmente vou optar por usada, não percebo grande coisa da mecânica destes veículos pra isso, ainda calha mal...
quanto a pontos de carga, pelo que já andei a pesquisar vai ter de ser só a minha casa... :/
realmente criam-se os incentivos fiscais - não me estou a queixar - sem primeiro tratar do mais importante, as condições de uso!
mas como o uso diário da mota vai dar prai 10km/dia e autonomia destas motas que vi no pior dos cenários (usar sempre em high) é 30km, não há problema. dá pra carregar sempre aos 50% da capacidade sem abusar das baterias.
quando falas nos classificados, são aqui no fórum? em que zona do fórum estão? só consigo encontrar o "mercado livre"...
de qualquer das formas, muito muito dificilmente vou optar por usada, não percebo grande coisa da mecânica destes veículos pra isso, ainda calha mal...
quanto a pontos de carga, pelo que já andei a pesquisar vai ter de ser só a minha casa... :/
realmente criam-se os incentivos fiscais - não me estou a queixar - sem primeiro tratar do mais importante, as condições de uso!
mas como o uso diário da mota vai dar prai 10km/dia e autonomia destas motas que vi no pior dos cenários (usar sempre em high) é 30km, não há problema. dá pra carregar sempre aos 50% da capacidade sem abusar das baterias.
1040km com 0 emissões!
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
hrachao Escreveu:olá!
o mercado livre é o local para tal!
lembro me logo de 2 hipoteses uma ecoglady racer e uma evader... verifica por lá pois os preços são simpáticos
quanto a problemas baterias novas e toca a rolar com ela!
as condições de uso, podes sempre ver os mapas de pontos de carga para ve's na minha assinatura e se conseguires aliciar mais uns são todos bem vindo!
qualquer coisa apita! bem vinda!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
BE-COOL
- Membro Silver

- Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm
olá.
essas scooters com motores de 3000w são ciclomotores equiparados a 50cc, não podem entrar em vias rápidas ou auto-estradas, só a partir de 4000w é que são consideradas motociclos equiparados a 125cc, e podem circular em qualquer via.
se é só para fazer 10km, acho que a e-mo era uma boa opção, custa 1790€ e tem baterias de lítio, que duram muito mais tempo do que as restantes.
se comprares uma scooter sem baterias de lítio, tens que começar logo a poupar para passado não muito tempo, substituíres as baterias.
para comprar uma scooter com motor superior ou igual a 4000w com baterias de lítio por menos de 2000€, só comprando directamente na china, em portugal custam quase o dobro
bem-vinda ao fórum.
essas scooters com motores de 3000w são ciclomotores equiparados a 50cc, não podem entrar em vias rápidas ou auto-estradas, só a partir de 4000w é que são consideradas motociclos equiparados a 125cc, e podem circular em qualquer via.
se é só para fazer 10km, acho que a e-mo era uma boa opção, custa 1790€ e tem baterias de lítio, que duram muito mais tempo do que as restantes.
Código: Selecionar todos
http://www.sismelv.com/para comprar uma scooter com motor superior ou igual a 4000w com baterias de lítio por menos de 2000€, só comprando directamente na china, em portugal custam quase o dobro
bem-vinda ao fórum.
PushEVs.com
-
hrachao

obrigada pelos conselhos.be-cool Escreveu:olá.
no entanto, o que me foi indicado com segurança é que a ecorider é um motocilo e circula nas vias rápidas:
http://www.veiculoselectricospt.com/ecorider/"esta scooter eléctrica está homologada como motociclo, podendo assim viajar também nas auto-estradas e vias rápidas."
depois contactei os importadores da ecoway que me indicaram que a ecoway v3000 é equivalente à ecorider.
parece-me que estes modelos com esta versatilidade são bastante recentes, deve ser por isso que alguns utilizadores do fórum ainda não os conhecem e não existem diários de bordo destes modelos!
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
se for comprada nova , a empresa vendedora na altura do pedido de matricula pode optar por matriculá-la como motociclo e assim já pode andar em vias rápidas.
eu tenho uma 50cc que é motociclo (matricula branca) e posso circular em auto-estradas.
eu tenho uma 50cc que é motociclo (matricula branca) e posso circular em auto-estradas.
-
e_bike
- Membro Gold

- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
também tens a bereco 2.5, custa 1763€ só que é com baterias de gel. se quiseres gastar mais um pouco a flash já tem baterias de litio.
vê aqui: http://www.bereco.pt/
mas olha que andar em ae a 60 km/h não é nada aconselhável, a menos que seja em área urbana como os acessos a lisboa e porto. podes apanhar grandes sustos com camiões e automóveis que passem a grande velocidade.
vê aqui: http://www.bereco.pt/
mas olha que andar em ae a 60 km/h não é nada aconselhável, a menos que seja em área urbana como os acessos a lisboa e porto. podes apanhar grandes sustos com camiões e automóveis que passem a grande velocidade.
- Anexos
-
- scooter_bereco2500W_branca_small.jpg (79.66 KiB) Visto 3617 vezes
-
hrachao

uma senhora que vende as evader tinha-me dito que se quiser matrícula branca é só dizer antes de comprar para eles retirarem a limitação electrónica da velocidade e tratar da papelada - passando assim a poder andar um pouco acima dos 50km.tavares Escreveu:se for comprada nova , a empresa vendedora na altura do pedido de matricula pode optar por matriculá-la como motociclo e assim já pode andar em vias rápidas.
mas lá está, não me ia sentir à vontade a andar tão devagar quando entro nessas vias:
estas opções das 3000w que mencionei no primeiro post têm dois modos de condução - low e high. no low não passam dos 30km/h e no high chegam a 70km/h (não funciona como boost, tem de se encostar e mudar o botão).e_bike Escreveu:mas olha que andar em ae a 60 km/h não é nada aconselhável, a menos que seja em área urbana como os acessos a lisboa e porto. podes apanhar grandes sustos com camiões e automóveis que passem a grande velocidade.
para ocasionalmente atravessar a ponte da arrábida para matosinhos acho que já me sinto bem.
gostava mesmo de encontrar um conhecedor destes modelos!
1040km com 0 emissões!
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
atenção que, para andar em ae, o veículo tem de conseguir atingir 60kph!!!
ps: podem ver no código da estrada...
ps: podem ver no código da estrada...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
hrachao

é verdade volt!
já estive a estudar mais um bocadinho, como tal vou colocar aqui uma informação que pessoalmente gostaria de ter tido à mão no fórum e que recomendo que adicionem naquelas faq que andam a trabalhar:
a definição de motociclo e ciclomotor vem no artigo 107.º do código da estrada:
1- motociclo é o veículo dotado de duas rodas [...] com motor de propulsão com cilindrada superior a 50cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção exceda em patamar a velocidade de 45km/h.
2- ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas, com uma velocidade máxima, em patamar e por construção não superior a 45km/h.[/b] [...] e cuja potência máxima não exceda 4kw, tratando-se de motor eléctrico.
então, um ve para poder ser motociclo basta que exceda 45km/h - sem dependência de requisitos de kw.
para ser ciclomotor não pode ter mais de 4kw e tem de estar limitado por construção a andar a 45km/h.
já o acesso às autoestradas não tem nada a ver com a qualificação de motociclo ou ciclomotor, atendendo sim à velocidade que os veículos conseguem atingir.
veja-se o artigo 72.º do mesmo código quanto aos acessos às auto-estradas:
nas autoestradas é proibido o trânsito de [...] ciclomotores [...] (e) motociclos de cilindrada inferior a 50cc [...] bem como de veículos [...] insusceptíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor.
já estive a estudar mais um bocadinho, como tal vou colocar aqui uma informação que pessoalmente gostaria de ter tido à mão no fórum e que recomendo que adicionem naquelas faq que andam a trabalhar:
a definição de motociclo e ciclomotor vem no artigo 107.º do código da estrada:
1- motociclo é o veículo dotado de duas rodas [...] com motor de propulsão com cilindrada superior a 50cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção exceda em patamar a velocidade de 45km/h.
2- ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas, com uma velocidade máxima, em patamar e por construção não superior a 45km/h.[/b] [...] e cuja potência máxima não exceda 4kw, tratando-se de motor eléctrico.
então, um ve para poder ser motociclo basta que exceda 45km/h - sem dependência de requisitos de kw.
para ser ciclomotor não pode ter mais de 4kw e tem de estar limitado por construção a andar a 45km/h.
já o acesso às autoestradas não tem nada a ver com a qualificação de motociclo ou ciclomotor, atendendo sim à velocidade que os veículos conseguem atingir.
veja-se o artigo 72.º do mesmo código quanto aos acessos às auto-estradas:
nas autoestradas é proibido o trânsito de [...] ciclomotores [...] (e) motociclos de cilindrada inferior a 50cc [...] bem como de veículos [...] insusceptíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor.
1040km com 0 emissões!
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
lol não é 60km/h, para se andar na auto-estrada o veiculo tem que atingir no mínimo 60,00(...)001km/h lololol estas leis...
[[]]
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
XaYu
- Membro Silver

- Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm
sem querer desencorajar a compra, eu passo na ponte arrábida todos os dias e ui ui, é com cada rajada de vento... e olha que conduzo uma mota mais pesada do que essas que falas, então se estiveres a passar/ou ser passada por uma camião quase que páras e mudas de faixahrachao Escreveu: para ocasionalmente atravessar a ponte da arrábida para matosinhos acho que já me sinto bem.
no entanto, boa compra e boa sorte! gaienses ao poder dos ve's!!
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM
-
hrachao

pra quem já foi ultrapassada por camiões tir quando andava numa trotinete eléctrica, isso não é nada!
de qualquer das formas, como eu já disse só vou passar a ponte da arrábida praí ao fim de semana e mesmo aí se calhar faço a tour do rio que é bem mais agradável!
ps: sou matosinhense emprestada a gaia
de qualquer das formas, como eu já disse só vou passar a ponte da arrábida praí ao fim de semana e mesmo aí se calhar faço a tour do rio que é bem mais agradável!
1040km com 0 emissões!
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
vai à ambinergia, vão lá estar alguns representantes de scooters!hrachao Escreveu:pra quem já foi ultrapassada por camiões tir quando andava numa trotinete eléctrica, isso não é nada!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
hrachao

o problema é já estar solzinho de verão! dei a primeira e única voltinha numa no sábado e já a queria trazer comigo!...o_volt Escreveu:vai à ambinergia, vão lá estar alguns representantes de scooters!
já estou num estado tal que acho que não aguento esperar pela ambinergia para comprar... quero encomendar já!
1040km com 0 emissões!
-
XaYu
- Membro Silver

- Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm
ambienergia é ja daqui a menos de 2 semanas, olha que aí sim podes ver e saber mais coisas com pormenor, mas eu compreendo-te, eu quando andei a experimentar também queria logo uma, e olha que desde essa altura mudei de ideia 3x e só ao fim de 3 meses comprei a ditahrachao Escreveu:o problema é já estar solzinho de verão! dei a primeira e única voltinha numa no sábado e já a queria trazer comigo!...o_volt Escreveu:vai à ambinergia, vão lá estar alguns representantes de scooters!
já estou num estado tal que acho que não aguento esperar pela ambinergia para comprar... quero encomendar já!
mas mais importante que tudo, bem-vinda aos ve's!!
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
-
hrachao