Projecto aldeia Solar

Responder

Autor do tópico
Pyersko
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo mai 16, 2010 2:41 am

Projecto aldeia Solar

Mensagem por Pyersko »

bem, sinceramente nem eu tenho a certeza do que venho publicar e ficam desde já à vontade para me chamar maluco. digo isto porque não sou nenhum especializado nestas matérias e tenho pensado nestes últimos tempos em fazer voluntariado em áfrica... desenvolver uma aldeia etc etc.. nestes sítios normalmente não há energia eléctrica portanto pensei em desenvolver um projecto de uma aldeia que se sustentasse (energeticamente) apenas com o sol/vento, andei a pesquisar e vi que a energia eólica nem sempre é a alternativa mais viável visto que não sei se para a região que vou tem muito vento ou não, mas sol terá concerteza, afinal é áfrica. gostaria de saber (sem ter em conta os custos que sei que são extravagantemente altos) se acham possível... mesmo que pouco provável!

espero respostas (de todo o tipo xd)
obrigado

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Re: Projecto aldeia Solar

Mensagem por Master »

e porque não o fazer cá?
de certeza que há cá também muitas pequenas aldeolas que precisariam dessa experiência.
eu vi há tempos no jornal da tv umas casas que a edp colocou a funcionar com energia solar e baterias e pelo que disseram, era mais vantajoso para a edp do que ter de passar um cabo por dezenas de kms.
penso que existem muitas casas isoladas que não têm ainda electricidade em portugal, pois simplesmente o cabo não passa lá e fica caríssimo fazer uma infraestrutura eléctrica para meia duzia de casas.
quanto a custos, penso que cá também é muito mais barato, não só na parte dos materiais, como depois na manutenção.
já agora, não tens receio que os painéis "desapareçam"???
tenho contactos que em angola por ex. o maior investimento é na segurança, com seguranças a guardar armazens, lojas, etc...
ou seja possível é de certeza, haja euros e vontade.
Dos Fracos Não Reza a História...

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Re: Projecto aldeia Solar

Mensagem por mix »

se fores para um aldeia isolada em que a maioria dos habitantes nem viu ainda uma lâmpada ligada é relativamente fácil e barato pois as necessidades energéticas são muito baixas, algo como ligar uma meia dúzia de lâmpadas (economizadoras) durante 2 ou 3 horas por noite basta um painel solar um um pequeno banco de baterias...

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Responder

Voltar para “Energia Solar”