E depois da MST09 (/2010) acabar?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
diogonunes
Membro
Membro
Registado: quarta abr 28, 2010 6:25 pm

E depois da MST09 (/2010) acabar?

Mensagem por diogonunes »

boas.

ainda que seja novo aqui no fórum, apenas o sou porque tive dificuldades em inscrever-me, embora já venha a acompanhar alguns assuntos deste fórum há algum tempo, um dos quais é precisamente os sistemas aqs.

o meu problema neste momento é o seguinte: constactada que está a sua funcionalidade e os benefícios que se pode obter com a instalação de um sistema deste tipo, gostaria de me iniciar em termos "práticos" e proceder à instalação de um talvez por alturas de julho. no entanto, pelo que li, a medida solar térmica vai acabar a meio do ano o que impediria de usufruir das condições favoráveis que a compunham.

como a minha disponibilidade para andar com esse projecto agora é quase nula (não estou no país) gostaria de saber se alguém sabe se esse programa se irá extender, se vai haver outro, que benefícios existem para quem instala fora do programa...

se não houver nada, e considerando o elevado investimento necessário para a generalidade dos painéis fora doprograma, pondero talvez optar por explorar um sistema construído por mim que sirva como apoio, já que este tipo de sistema não é tão fiável como os restantes.

obrigado por qualquer ajuda,
diogo

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: E depois da MST09 (/2010) acabar?

Mensagem por lrds »

diogonunes Escreveu:boas.

no entanto, pelo que li, a medida solar térmica vai acabar a meio do ano o que impediria de usufruir das condições favoráveis que a compunham.

obrigado por qualquer ajuda,
diogo
boas

estás enganado amigo esta medida terminou a 31/12/2009, e pelo menos que eu saiba não está prevista mais nenhuma medida de apoio. ainda mais agora com esta crise
Inté

Autor do tópico
diogonunes
Membro
Membro

pois..já descobri o que me levou a pensar isso:
"até quando poderá ser concluída a instalação dos equipamentos?
a instalação dos equipamentos poderá ser prolongada até 30 de junho de 2010."
- paineissolares.gov.pt

relativamente ao resto do tópico, tens alguma ideia?

diogo

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

até 30 de junho 2010 a instalação. mas os contratos até 31/12/2009, a partir daqui não é possivel fazer novos contratos. e um sistema sem apoio fica caro. há kits completos em algumas casas de comércio, tipo maxmat, aki, ldl, etc... que ficam mais em conta. tens é que ser tu a fazer a montagem. tenho um amigo que comprou um montou-o e está satisfeito funciona bem.
Inté

Autor do tópico
diogonunes
Membro
Membro

tenho de dar uma olhadela a esse tipo de kits então. não estou seguro é que depois tenha habilidade suficiente para fazer a montagem. mas talvez conheça alguém que a possa fazer. de qualquer modo, será sempre possível contratar um instalador para fazê-lo não? ainda deve compensar, mesmo assim...

esses kits de que falas são comparáveis aos vendidos pelas empresas do sector, i.e., têm qualidade similar?

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

a única coisa que sei é que o meu colega está satisfeito com o funcionamento, agora se é tão bom como os outros não sei. isto é como tudo, os mercedes também avariam e por vezes os carros mais baratos não.
para tudo é preciso ter sorte!
Inté

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

há aqui um tópico «mais um aqs» de um amigo que importou da china baratucho 500,00€ ou assim e funciona bem, comunica com ele
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”