o petróleo português
chama-se lítio, tem cor violeta e serve para construir baterias para os carros eléctricos. portugal é já o 5.º produtor mundial deste minério.
portugal dispõe de dois milhões de toneladas de reservas de minério de lítio. quanto a reservas possíveis, a fasquia sobe até às doze milhões de toneladas. isto é o suficiente para perto de 70 anos de exploração mineira. com uma particularidade: as ocorrências de lítio estão entre os 20 e os 30 metros de profundidade, ou seja, não é necessário abrir minas subterrâneas.
finalmente vislumbra-se algo de bom por cá, temos minério, vamos ter uma fábrica de baterias em aveiro, só falta mesmo fazer o processamento do minério de lítio para obter o metal, e seremos um dos maiores produtores de baterias de lítio a nível mundial.
ora nem mais já tinha sido falado este assunto pois portugal deveria ser um dos principais interessados no projecto ve mas com tudo isto que mais precisa??? gente com massa cinzenta no governo!!!
40595 a bordo de uma Vectrix. Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me!915001177 Mapa dos pontos de carga
serges Escreveu:ora nem mais já tinha sido falado este assunto pois portugal deveria ser um dos principais interessados no projecto ve mas com tudo isto que mais precisa??? gente com massa cinzenta no governo!!!
e isso é que é altamente difícil de acontecer...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
serges Escreveu:ora nem mais já tinha sido falado este assunto pois portugal deveria ser um dos principais interessados no projecto ve mas com tudo isto que mais precisa??? gente com massa cinzenta no governo!!!
espero é que portugal não se deixe levar, e deixe as indústrias estrangeiras explorar o lítio sozinhas como bem lhes apetecer a custa de um pequeno "leasing"... devia de ser algo explorado a 100% cá, e só vendido o produto final, pois temos todos os meios necessários para isso...
mas pelo que sei em portugal está na forma de sal , logo exploração mais cara enquanto na venezuela , argentina e outros paises da américa do sul está mais perto do produto final , logo mais barato , mas com a evolução tecnológica acredito que o nosso possa vir a ficar muito mais barato .
agora somos chulados pelos árabes , qualquer dia são os árabes a ser chulados por nós.
acho que não chegamos a esse ponto... os eua invadem-nos primeiro!! já têm os açores (com a base das lajes), e mcdonalds e afins com fartura por cá... já não falta muito
tavares Escreveu:mas pelo que sei em portugal está na forma de sal , logo exploração mais cara enquanto na venezuela , argentina e outros paises da américa do sul está mais perto do produto final , logo mais barato , mas com a evolução tecnológica acredito que o nosso possa vir a ficar muito mais barato .
agora somos chulados pelos árabes , qualquer dia são os árabes a ser chulados por nós.
exactamente tavares para já a tecnologia de extração é muito mais cara que nos paises que apresentas... para já!
40595 a bordo de uma Vectrix. Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me!915001177 Mapa dos pontos de carga
só agora meto a minha dica:
parece-me que isso é como a rolha de cortiça: nós éramos (e parece ainda somos) o 1º país produtor de cortiça, mas importamos as rolhas da rússia. a rolha de cortiça não é a mesma coisa que de plástico para conservar bebidas em especial o vinho.
Associado 69 Antes de abrir um tópico utilize aPesquisa Prece
pelas noticias que se vão ouvindo, qualquer dia estamos como a nigéria. felizes porque temos bué litio, mas miseráveis e a sermos explorados pelos outros. agora uma coisa, pelo que vi nas imagens, aquilo não era uma serra que era verdejante, e depois por obra do acaso, ardeu e agora dá litio? se for assim, coitadinhas das poucas serras verdejantes!
bubas Escreveu:pelas noticias que se vão ouvindo, qualquer dia estamos como a nigéria. felizes porque temos bué litio, mas miseráveis e a sermos explorados pelos outros. agora uma coisa, pelo que vi nas imagens, aquilo não era uma serra que era verdejante, e depois por obra do acaso, ardeu e agora dá litio? se for assim, coitadinhas das poucas serras verdejantes!
se o fmi puser cá as patas, é exactamente o que vai acontecer!