Ajuda projecto solar.
-
Miguel1994
Autor do tópico - Membro

- Registado: quinta abr 22, 2010 10:08 pm
Ajuda projecto solar.
olá, sou novo aqui no forum.
tive a recente ideia de fazer um mini projecto solar para produção de energia eléctrica.
para começar tenho dezasseis anos e sou leigo neste campo, apesar de andar a estudar isto neste momento na escola (p=i*u e essas coisas).
o meu objectivo é instalar vários balastros (2 ou 3) de luzes para iluminar um armazem de máquinas agrícolas, isoladas da rede eléctica, este seria um primeiro projecto par me familiarizar e depois se tudo corresse bem avançaria para outros mais complexos.
como disse puco ou nada sei e queria a vossa ajuda para comprar o quê seja ele material ou ferramentas, que contas básicas saber fazer, etc...
tenho um orçamento algo limitado de cerca de 400€ (patrocinados pelo meu pai).
espero que me judem
tive a recente ideia de fazer um mini projecto solar para produção de energia eléctrica.
para começar tenho dezasseis anos e sou leigo neste campo, apesar de andar a estudar isto neste momento na escola (p=i*u e essas coisas).
o meu objectivo é instalar vários balastros (2 ou 3) de luzes para iluminar um armazem de máquinas agrícolas, isoladas da rede eléctica, este seria um primeiro projecto par me familiarizar e depois se tudo corresse bem avançaria para outros mais complexos.
como disse puco ou nada sei e queria a vossa ajuda para comprar o quê seja ele material ou ferramentas, que contas básicas saber fazer, etc...
tenho um orçamento algo limitado de cerca de 400€ (patrocinados pelo meu pai).
espero que me judem
-
Miguel1994
Autor do tópico - Membro

Re: Ajuda projecto solar.
ninguém ajuda ou isso é só preguiça?
-
jsm221
- Membro Dedicado

- Registado: quarta dez 23, 2009 8:59 pm
boas e bem vindo desde já
tens varias hipoteses , que secalhar nem a 50€ fica podes arranjar daquelas lanternas de jardim mais baratas , tiras lhe a placa solar a varias luzes , tambem podes mandar vir um painel solar do ebay , depende também para que queiras utilizar a energia..
cumps
tens varias hipoteses , que secalhar nem a 50€ fica podes arranjar daquelas lanternas de jardim mais baratas , tiras lhe a placa solar a varias luzes , tambem podes mandar vir um painel solar do ebay , depende também para que queiras utilizar a energia..
cumps
-
Miguel1994
Autor do tópico - Membro

muito obrigado.
o energia vai ser para acender 2 balastros de fluorescente de 18w cada uma, e queria deixar um tomada para alimentar um compressosr e um soldador de vez em qundo mas isto já não sei se é possível. que achas que devo comprar células e motnar paineis a bom preço?
isto é também mais um experiência se conseguisse depois até tentava por a vender energia num campo maninho (sem cultivar) que tenho na quinta.
queria era mesmo inciar um conehcimento acerca deste tipo de energia.
muito obrigado pela reposta porque parece que isto está difícil.
o energia vai ser para acender 2 balastros de fluorescente de 18w cada uma, e queria deixar um tomada para alimentar um compressosr e um soldador de vez em qundo mas isto já não sei se é possível. que achas que devo comprar células e motnar paineis a bom preço?
isto é também mais um experiência se conseguisse depois até tentava por a vender energia num campo maninho (sem cultivar) que tenho na quinta.
queria era mesmo inciar um conehcimento acerca deste tipo de energia.
muito obrigado pela reposta porque parece que isto está difícil.
-
jsm221
- Membro Dedicado

- Registado: quarta dez 23, 2009 8:59 pm
boas
basta saberes quantos watts precisas no total , pesquisas na internet , painéis solares com os watts necessários , arranjas um controlador de carga umas baterias e tá feito... essa parte do compressor e soldador, duvido muito que deia..
não é assim tão fácil mas é possível
cumps
basta saberes quantos watts precisas no total , pesquisas na internet , painéis solares com os watts necessários , arranjas um controlador de carga umas baterias e tá feito... essa parte do compressor e soldador, duvido muito que deia..
não é assim tão fácil mas é possível
cumps
-
guest80
- Novo membro

- Registado: sexta abr 23, 2010 9:16 pm
ola... sei que ainda és novo neste ramo e as formulas são o essencial para muita continha que se tem de fazer... mas dai á pratica vai bastante.. o que eu te sugeria era juntares dinheiro e comprares um gerador. ai ja dava para as lampadas e mediante a potencia do gerador talvez ja desse para soldar.. ag se queres por paineis solares.. não é pera doce.. primeiro o orçamento é limitado para isso e dp uma coisa é alimentar umas lampadas.. outra coisa é alimentar maquinas.. tudo tem a ver com a potencia. mas se queres uma solução simples para iluminação eu esquecia as lampadas fluorescentes e apostava em led's menos consumo, mais durabilidade.. e a iluminação é muito boa. e então isso adaptado a um painel solar com umas baterias talvez comos 400euros fizesses a festa. tb ha uma outra solução que aqui ha tempo vi e achei engraçado.. procura no youtube por lampadas de agua... pode ser que te ocorra algo ainda melhor
um abraço
um abraço
-
Miguel1994
Autor do tópico - Membro

o objectivo era mesmo com paineis solares tipo porque gosto do ramo e gostava de ficar a perceber algo mais.
as máquinas só seriam alimentadas uma vez por ano ou nem isso, só apra ocasiões exporádicas. mas não percebo com éque isso depende muito da potência. tipo seu eu tenho energia armazenada na bateria não é só converter para 220/240 v e assim já posso alimentar oq eu quiser.
as lâmpadas de leds são fracas eu queria algo potente e uma tomada para um candeeiro percebem? porque aquilo tem um tecto muito alto e com leds é como diz o meu pai ia parecer um "luze cu".
obrigado pela ajuda pessoal
as máquinas só seriam alimentadas uma vez por ano ou nem isso, só apra ocasiões exporádicas. mas não percebo com éque isso depende muito da potência. tipo seu eu tenho energia armazenada na bateria não é só converter para 220/240 v e assim já posso alimentar oq eu quiser.
as lâmpadas de leds são fracas eu queria algo potente e uma tomada para um candeeiro percebem? porque aquilo tem um tecto muito alto e com leds é como diz o meu pai ia parecer um "luze cu".
obrigado pela ajuda pessoal
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
imagina isto. tens uma máquina de soldar, esta tem uma potência de pico de sei lá... uns 3000w? se tiveres que retirar isto de uma bateria de 12v, esta teria que debitar 250a, acho que por aqui já começas a ver as dificuldades.
para teres um painel que te alimentasse isto: um painel de 200w, que custará sempre uns 500w demoraria a carregar uma bateria destas uns 5 dias com sol constante. estamos a falar de uma carga, para uns 20-30min de com o soldador, não é que seja impossível mas, só no painel já estouraste o orçamento.
para as lampadas, poderias arranjar daqueles focos que os "marroquinos" vendiam que tinham lampadas de 30cm, acho que levavam baterias de 6 ou 12v, um painel pequeno de 20-30w, um controlador de carga, e até poderias usar a bateria que vem no foco, se a autonomia não fosse muito critica.
a tomada para as máquinas ia pela ideia do gerador.
para teres um painel que te alimentasse isto: um painel de 200w, que custará sempre uns 500w demoraria a carregar uma bateria destas uns 5 dias com sol constante. estamos a falar de uma carga, para uns 20-30min de com o soldador, não é que seja impossível mas, só no painel já estouraste o orçamento.
para as lampadas, poderias arranjar daqueles focos que os "marroquinos" vendiam que tinham lampadas de 30cm, acho que levavam baterias de 6 ou 12v, um painel pequeno de 20-30w, um controlador de carga, e até poderias usar a bateria que vem no foco, se a autonomia não fosse muito critica.
a tomada para as máquinas ia pela ideia do gerador.
-
Miguel1994
Autor do tópico - Membro

um painel de 200w para quê? no máximo meto um de 100w. eu agora no verão quase não preciso da luz lá é mias no inverno e o soldador ou compressor é para aí uma vez por ano se isso. portanto não me podieis mostrar o material que deva comprar para fazer o sistema?
tipo painel 50 a 100w bateria (o soldador é dos fracotes acho que são 2400w como muito porque é de 100a (100x220/240)) o inversor para a corrente e cabos.
olhem sbem em quanto está um sistema para aproveitamento do vento para microgeração, um sistem 3600w para aproveitar ao máximo.
sabem em quanto fica, montado mesmo por uma empresa e como está o retorno e pagamento da elécticidade?
que desvantages tens o eólico face ao fotovoltaico.
obrigado pela ajuda.
tipo painel 50 a 100w bateria (o soldador é dos fracotes acho que são 2400w como muito porque é de 100a (100x220/240)) o inversor para a corrente e cabos.
olhem sbem em quanto está um sistema para aproveitamento do vento para microgeração, um sistem 3600w para aproveitar ao máximo.
sabem em quanto fica, montado mesmo por uma empresa e como está o retorno e pagamento da elécticidade?
obrigado pela ajuda.
-
mauri
- Membro Platinium

- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
olá miguel1994
bem vindo: vieste a este fórum no dia 22, colocaste uma dúvida, insististe que não respondiam até por preguiça, mas vês que aqui há partilha de conhecimento. antes de colocares a dúvida deverias ter lido bem e encontrarias muitas respostas ao que pretendes.
seria bom teres-te apresentado em apresentações para todos sabermos um pouco mais de ti.
se pretendes investir pouco, com certeza não poderás ter o mesmo rendimento de quem investe muito. um aerogerador pequeno de que eu também ando há procura (vê em mercado livre) é o que te faz falta para começares a ter rendimento (pouco) e sem ter que estar sempre a carregar a bateria. aqui só te podem informar sobre situações técnicas. sobre o que podes comprar e onde, terás que colocar em mercado livre depois de saberes o que pretendes.
continua partilhando do fórum.
sds!
bem vindo: vieste a este fórum no dia 22, colocaste uma dúvida, insististe que não respondiam até por preguiça, mas vês que aqui há partilha de conhecimento. antes de colocares a dúvida deverias ter lido bem e encontrarias muitas respostas ao que pretendes.
seria bom teres-te apresentado em apresentações para todos sabermos um pouco mais de ti.
se pretendes investir pouco, com certeza não poderás ter o mesmo rendimento de quem investe muito. um aerogerador pequeno de que eu também ando há procura (vê em mercado livre) é o que te faz falta para começares a ter rendimento (pouco) e sem ter que estar sempre a carregar a bateria. aqui só te podem informar sobre situações técnicas. sobre o que podes comprar e onde, terás que colocar em mercado livre depois de saberes o que pretendes.
continua partilhando do fórum.
sds!
-
Miguel1994
Autor do tópico - Membro

ok obrigado, então eu pergunto lá para ver se vale a pena.
muito obrigado.
muito obrigado.
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
200w para teres uma carga razoável em tempo util. tudo depende das baterias e autonomia que pretendes.miguel1994 Escreveu:um painel de 200w para quê? no máximo meto um de 100w. eu agora no verão quase não preciso da luz lá é mias no inverno e o soldador ou compressor é para aí uma vez por ano se isso. portanto não me podieis mostrar o material que deva comprar para fazer o sistema?
obrigado pela ajuda.