Portugal pode dar 5000 Nissan Leaf por ano

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Portugal pode dar 5000 Nissan Leaf por ano

Mensagem por O_volt »

,

sem querer entrar em demagogia, fiz algumas pesquisas e eis os meus resultados.

tudo começou quando fui ao portal autoinforma à procura de saber quanto % representam as motas eléctricas no mercado português. cheguei à conclusão, na parte das 125cc, que apenas cifram os 0,9%, isto graças a duas marcas (não vou citar marcas). http://www.autoinforma.pt/index.php?mit ... =,,,,,0,,, e pensei: bolas podiam tão bem dar apois como fazem com os carros. estamos a falar de 8 a 10 motas por mês.

depois lembrei-me de ver quantos carros tinham sido vendidos no primeiro trimestre. http://www.autoinforma.pt/index.php?mit ... =,,,,,,,,,
são vendas anormais, pois nota-se crescimento por vezes de 50%. o ano passado foram vendidos quase 170000 veículos, foi muito mau. mas os valores deste ano são semelhantes a outros anos, isto é, no primeiro trimestre foram vendidos cerca de 63000.
mas não se sabe quanto aproveitaram o abate. ora sabendo que há marcas que chegaram aos 50% de vendas, no final de 2009, graças ao abate (mais uma vez não posso dizer marcas), fiz umas contas. mas não quero que estas sejam um paradigma, são apenas uma curiosidade.
ora se dos 63000 ci vendidos neste primeiro trimestre, 35% foram com abate, dá 22050 veículos.
se cada um teve direito a um apoio em média de 1250€, dá 27.56.500€ neste trimestre.
logo 4 trimestres dá 110.250.000€.
então se dividirmes essa quantia pelos 5000 automóveis eléctricos que o governo promete apoiar dá 22050€.
ou seja, para os primeiros 5000 ve's em portugal poderiamos ter um apoio de 22.050€! e assim poderíamos ter todos um nissan à borla! ou então apoios de 10000€ para cerca de 11000 veículos!
tirem as vossas ilações.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Re: Portugal pode dar 5000 Nissan Leaf por ano

Mensagem por rocker_pt »

aqui em jeito de
dou os meus parabéns ao o_volt, pois em cerca de 1 ano conta com mais de 800 mensagens (e já me passou a mim, mais antigo)
sempre com informação actualizada, relevante, e notícias fresquinhas. uma muito boa contribuição enriquecendo este fórum.
pessoalmente, quando quero saber notícias novas venho aqui ao novaenergia.....
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

nada de ilusões. o estado vive dos impostos. os carros eléctricos vivem de subsídios.
o que dá lucro ao estado são os convencionais. do barril de crude até gasolina vejam quanto fica para o estado e façam as contas!
e quando acabarem os convencionais, não deve ser tão depressa, o estado irá buscar os mesmos impostos aos eléctricos. não se iludem!
aproveitem enquanto o estado tira dos convencionais para os eléctricos.
numa entrevista com um ministro, sobre o aumento da gasolina e que faria o governo se todos os carros parassem, onde iria o governo buscar os impostos, a resposta veio logo: não se preocupem que ele (estado) saberia logo onde encontrar receita!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

mauri Escreveu:nada de ilusões. o estado vive dos impostos. os carros eléctricos vivem de subsídios.
o que dá lucro ao estado são os convencionais. do barril de crude até gasolina vejam quanto fica para o estado e façam as contas!
e quando acabarem os convencionais, não deve ser tão depressa, o estado irá buscar os mesmos impostos aos eléctricos. não se iludem!
aproveitem enquanto o estado tira dos convencionais para os eléctricos.
numa entrevista com um ministro, sobre o aumento da gasolina e que faria o governo se todos os carros parassem, onde iria o governo buscar os impostos, a resposta veio logo: não se preocupem que ele (estado) saberia logo onde encontrar receita!
touché, mon ami! evidentemente que sabemos isso!
trata-se aqui de elucidar e denunciar a hipocrisia crónica e banal de estados europeus que se vangloriam com apoios aos ve's, mas não falam de todos os apoios absurdos directos e indirectos à indústria colossal automóvel sedenta de €, transpirados por todos nós!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

nem mais mauri, esta coisa dos 5000 euros para os 5000 primeiros são promessas politicas, isso não deve estar escrito em lado nenhum, é fácil oferecer um incentivo a algo que não se tem, quando existirem essa promessa vai ser arrumada por um pec ii ou pec iii, não se deixem levar pela conversa politica, se tivessem algum interesse em incentivar esta área já o tinham feito nas motas.

tirar o incentivo do abate dos ci para pagar eléctricos, deves andar a sonhar muito.

Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

jmal Escreveu:nem mais mauri, esta coisa dos 5000 euros para os 5000 primeiros são promessas politicas, isso não deve estar escrito em lado nenhum, é fácil oferecer um incentivo a algo que não se tem, quando existirem essa promessa vai ser arrumada por um pec ii ou pec iii, não se deixem levar pela conversa politica, se tivessem algum interesse em incentivar esta área já o tinham feito nas motas.

tirar o incentivo do abate dos ci para pagar eléctricos, deves andar a sonhar muito.
o que é necessário é verbalizar ideias para elas serem transcritas e existirem, nem que seja na via cibernética. às vezes, ninguém diz o óbvio!
mas, eu sei que sou um valente idiota!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

o_volt Escreveu:
jmal Escreveu:nem mais mauri, esta coisa dos 5000 euros para os 5000 primeiros são promessas politicas, isso não deve estar escrito em lado nenhum, é fácil oferecer um incentivo a algo que não se tem, quando existirem essa promessa vai ser arrumada por um pec ii ou pec iii, não se deixem levar pela conversa politica, se tivessem algum interesse em incentivar esta área já o tinham feito nas motas.

o que é necessário é verbalizar ideias para elas serem transcritas e existirem, nem que seja na via cibernética. às vezes, ninguém diz o óbvio!
mas, eu sei que sou um valente idiota!

ena, menos, não disse nada disso, as tuas ideias são as minhas e as de todos por aqui, mas não sejamos tão ambiciosos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

eu sei que todos lutámos por "um", tal como os mosqueteiros.
no entanto, é importante repetir ideias elucidativas e informações credíveis porque todos os dias temos novos foristas que passam por aqui e desconhecem a realidade dos factos!
claro que não estou a falar da tese da conspiração , mas de tudo o que se passa à nossa volta e é fácil de alterar, bastando pressionar.
aposto que mais de 80 a 90% das pessoas que passam por aqui não estão registados. apesar disso, gostam de saber e de se manter críticios em relação a tudo o que se passa. e depois há aqueles "boys" que passam por cá só para saber o que devem e como devem reagir a determinadas ideias e grupos coesos e fortes. porque forums como estes, assustam uns poucos "boys".
ora o meu verdadeiro sonho é este forum ser assim: coeso e forte! porque sendo os portugueses um povo de brando costumes, nunca irão se revoltar contra injustiças, só se lhes mostrarem a justiça!
e no mundo só há uma coisa que me assusta: é a "estupidez" do homem!

todos por um e todos pelos ve's!
ainda hoje enchi meio depósito no meu carro a diesel e foram 36€. tou farto disto. vou mas é guardar uns tostões para fazer a minha conversão...se pelo menos houvesse apoios que dessem para pagar o "motor", fazia-o já!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

eu acho engraçado, que as pessoas fazem do estado o vilão, e fazem todo o possível e imaginário para esquivarem-se aos impostos, mas depois quando é para pedir subsídios, lá vem a conversa do estado, esquecem-se que o estado somos todos nós.

o estado precisa de impostos, o problema é como os governantes os aplicam. deviam aplica-los na saúde, educação, conforto, justiça e segurança de todos os cidadãos, e não em pagar bónus aos gestores que já auferem salários mensais que um simples funcionário público por melhor que seja, mesmo que tenha 4 empregos e trabalhe até ao limite das suas capacidades nunca conseguirá alcançar. mas o estado precisa de impostos, precisa de contribuição de todos, para beneficio de todos (se isto acontece ou não já é outra história, e ai temos que por em causa os governantes e não a instituição estado). fala-se muito de competitividade entre pessoas e empresas, mas esquecem-se que o mantém uma sociedade é a solidariedade, quando ela deixa de existir, a sociedade também o deixa.

eu não acredito nos governantes que nos governam, até porque são sempre os mesmo neo-liberais, que metem o interesse de poucos à frente do interesse da maioria da população, acredito sim, na sociedade civil, e se as coisas estão mal, compete aos cidadãos fazer por as melhorar, por isso é que estou com o intuito de criar uma empresa de ves que os venda a preços decentes. pois parece-me que ao preço a que são vendidos actualmente, os vendedores gostam muito de verde, mas só se for o verde das notas.

acho engraçado que toda a gente ataca o estado por não dar subsídios suficientes, mas ninguém acha entranho os vendedores de scooters eléctricas em portugal, venderem pelo dobro do preço a que os compram (e já estou a incluir todas as taxas inerentes à importação).

a assinatura de um membro aqui do fórum resume bem o meu pensamento:

"devemos ser a mudança que queremos ver no mundo" (gandhi)

o estado devia sim subsidiar a compra de veículos que reduzem a dependência externa e melhoram a qualidade de vida dos cidadãos, mas também os vendedores (se estão realmente interessados num planeta melhor) deviam rever os seus lucros...

atirar a culpa toda para cima dos outros, neste caso o estado, fica muito mal. desculpem lá o desabafo.
PushEVs.com

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

estou totalmente de acordo. bem colocada a questão. a ideia é ter o máximo de lucros e se o estado contribuir melhor. muitas vezes luta-se por uma causa, mas não pela causa em nome do que lutam mas sim para proveito próprio.

será a defesa do ambiente ou a nossa bolsa?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

be-cool Escreveu:eu acho engraçado, que as pessoas fazem do estado o vilão, e fazem todo o possível e imaginário para esquivarem-se aos impostos, mas depois quando é para pedir subsídios, lá vem a conversa do estado, esquecem-se que o estado somos todos nós.

o estado precisa de impostos, o problema é como os governantes os aplicam. deviam aplica-los na saúde, educação, conforto, justiça e segurança de todos os cidadãos, e não em pagar bónus aos gestores que já auferem salários mensais que um simples funcionário público por melhor que seja, mesmo que tenha 4 empregos e trabalhe até ao limite das suas capacidades nunca conseguirá alcançar. mas o estado precisa de impostos, precisa de contribuição de todos, para beneficio de todos (se isto acontece ou não já é outra história, e ai temos que por em causa os governantes e não a instituição estado). fala-se muito de competitividade entre pessoas e empresas, mas esquecem-se que o mantém uma sociedade é a solidariedade, quando ela deixa de existir, a sociedade também o deixa.

eu não acredito nos governantes que nos governam, até porque são sempre os mesmo neo-liberais, que metem o interesse de poucos à frente do interesse da maioria da população, acredito sim, na sociedade civil, e se as coisas estão mal, compete aos cidadãos fazer por as melhorar, por isso é que estou com o intuito de criar uma empresa de ves que os venda a preços decentes. pois parece-me que ao preço a que são vendidos actualmente, os vendedores gostam muito de verde, mas só se for o verde das notas.

acho engraçado que toda a gente ataca o estado por não dar subsídios suficientes, mas ninguém acha entranho os vendedores de scooters eléctricas em portugal, venderem pelo dobro do preço a que os compram (e já estou a incluir todas as taxas inerentes à importação).

a assinatura de um membro aqui do fórum resume bem o meu pensamento:

"devemos ser a mudança que queremos ver no mundo" (gandhi)

o estado devia sim subsidiar a compra de veículos que reduzem a dependência externa e melhoram a qualidade de vida dos cidadãos, mas também os vendedores (se estão realmente interessados num planeta melhor) deviam rever os seus lucros...

atirar a culpa toda para cima dos outros, neste caso o estado, fica muito mal. desculpem lá o desabafo.
gostei!
perspicácia e discernimento, sobretudo quando mencionas que o estado somos nós!
realmente, todos nós votamos neles, directa ou indirectamente.
por isso é que não me queixo, só constato.
boa sorte pro teu negócio!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

a ideia que eu queria passar é que não é correcto pedir esforços apenas a uma parte (estado=nós), e que todos devem contribuir (estado e os vendedores). ter proveitos com o esforço dos outros, não dando nada em troca, não me parece justo.

mesmo assim não acho muito correcto que o estado financie projectos privados com fins lucrativos, para mim a melhor solução era o estado português produzir os seus próprios ves e tratar da sua distribuição, faz-me uma certa confusão não ser o estado a assegurar acesso a bens e serviços de primeira necessidade (neste caso, energia e mobilidade), e permitir que uma minoria lucre com eles à custa do resto do população.
PushEVs.com

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

acertaste outra vez!

vejamos um exemplo concreto que representa um círculo vicioso da nossa sociedade. e, mas uma vez, constato. eu só queria era igualdade de oportunidades.
ora bem:
neste link poderás encontrar um artigo interessante:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=associaca ... ut=10&tm=6
neste artigo,( e já li a mesma coisa em 2 ou 3 jornais, mas ninguém fala nisso, pois parece tabú), afirma-se que a estrutura representativa das pme exige, assim, que o governo esclareça se o financiamento do projecto, com um investimento estimado em 250 milhões de euros, vai ou não ficar a cargo da caixa geral de depósitos
ora, se bem sei, vai mesmo ficar.
assim, apoia-se uma fábrica de baterias que nós pagamos para dar lucro a uma empresa estrangeira!!! lá está a tal minoria que eu crítico! eu quero lá saber se dão isto ou aquilo, mas por favor olhem e constatem que há sempre 2 pesos e 2 medidas. logo, é legítimo pedir a mesma coisa que os outros têm..ou uns são filhos e outros filhos da tia!
aliás quando se diz as "aplicações" do grupo renault-nissan "são pagas ou garantidas pelo estado", fica tudo bem esclarecido!
são, com a de sines, quase 400.000.000€ e não vejo ninguém a reclamar.
assim, fazemos as fábricas aos fulanos e ainda subsidiamos o carro deles!
e as pme portuguesas, e eu conheço uma muito bem, que gostariam de fazer os seus carros, hein?

eu só queria é que fizessem a mesma coisa com o tecido empresarial português que todos os dias dá a cara, passa dificuldades e é obrigado a contribuir para os outros. ah, é verdade, e nem te passa pela cabeça, quantos vezes essa empresa tentou produzir cá componentes, e descobriu que cá não se faz nada! mas isso é outra história!
Peugeot Ion
Vectrix Li+

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

o caso que referes está relacionado com o facto dos governos actuais estarem virados para a manutenção do poder, e não em servir os cidadãos, são governos que vivem de estatísticas, e da imagem passada pela comunicação social, por isso fazer parcerias com grandes grupos financeiros, proporcionam a oportunidade de apresentar números vistosos (normalmente errados), sobre crescimento económico e novos postos de trabalho, enfim, marketing politico, é disto que os governos vivem.

apoiar pequenos projectos, que depois não aparecem na televisão, não faz parte dos planos.

os partidos políticos são prova disto, os chamados de partidos do centro, já nem se diferenciam ideologicamente, já não lutam por causas ou ideais, mas sim pela obtenção e manutenção do poder, e a imagem é o mais importante, basta ver os debates na assembleia da república, onde não se discutem ideias, apenas tenta-se denegrir a imagem do adversário político.

para mim bastava o estado taxar as scooters eléctricas com iva de 5% ou mesmo 12% em vez de 20%, não se podia exigir mais do estado, o resto tinha que ser feito pelos vendedores desses veículos.
PushEVs.com

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

daí eu afirmar que portugal poderia dar 5000 leaf por ano, depende das prioridades!

de qualquer das formas, a proposta que tu fazes já está inserida no abaixo assinado "choque eléctrico"!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

eu concordo que o estado somos nós, mas falando utopicamente.

se portugal fosse uma democracia com uma justiça que funcionasse, nem que fosse mais ou menos, ... isto não aconteceria:

- ministros que mal saem do cargo, entram na administração de empresas privadas ou não, e querem que acreditemos que não fizeram favores enquanto estavam no governo. não esquecer a célebre frase do bagão félix: "não há melhor do que ser ex-ministro";

- subsídios da comunidade europeia que são dados para os "amigos" primeiro, o que sobra vai para avaliação;

- o representante máximo do governo ter vários casos de suspeição, até o próprio diploma do curso;

- os funcionários públicos ter direito à reforma mais cedo do que os outros, onde anda a justiça social?

- os deputados terem reforma vitalícia com apenas 8 anos de mandatos, ou seja 2 legislaturas, um deputado que entre aos 23 anos, aos 31 anos já pode “reformar-se”, onde está a igualdade de direitos?

- termos deputados que vivem em paris e o estado é obrigado a pagar bilhetes semanais de ida e volta em 1ª classe; enquanto temos professores com famílias que são colocados no extremo oposto de onde vivem e não têm direito a qualquer subsídio de deslocação;

- numa farmácia pagas 0,50 € por seringa e um drogado não paga nada;

- coloca-se uma criança a trabalhar aos 14 anos e é trabalho infantil, mas se colocares uma criança de 7 anos numa telenovela a trabalhar 8h por dia é um artista com muito talento e futuro;

- aos militares que combateram em áfrica para defender o território nacional não é reconhecido nenhuma causa nem direito de guerra, mas o 1º ministro elogia as tropas no kosovo, afeganistão e iraque.

- o fisco penhora uma empresa, ou cidadão indevidamente e demora 3 anos a corrigir o erro;

- todas as 6f´s de manhã, num local em lisboa há filas dos motoristas para atestar os depósitos dos carros de funcionários públicos de topo e outros para poderem ir passear ao fim de semana.

- um desempregado que trabalhava por conta de outrem tem direito ao subsidio de desemprego, mas um empresário que possa ter tido um azar ou que tenha a empresa na falência devido a dívidas de terceiros e que se veja falido, não tem direito a nada, apesar de ter contribuído com milhares para a segurança social e ter dado emprego a inúmeras pessoas - que descontam para a segurança social - e sustentado as suas famílias.

- o juiz de aveiro diz que há atentado contra o estado mas a lei é interpretada de maneira a que escutas legais sejam destruídas porque está em causa a protecção do 1º ministro (esta dá muito pano para mangas);

este de certeza que não sou eu e acredito que não sejamos muitos de nós, principalmente os deste fórum.

o homem evoluiu muito em tecnologia mas a nível de mentalidade pouco ou nada.

Imagem

o estado em que portugal se encontra neste momento é terrível, mas muita gente ainda vive na ilusão.

nem tudo é mau, acredito que a solução está exactamente nas excelentes pessoas que temos nas diversas áreas científicas e empresariais.

portugal apesar de tudo tem um potencial enorme na sua economia e nos seus recursos humanos que está totalmente desaproveitado.

por isso acredito que os subsídios são poucos ou nulos nas áreas em que são necessários, continuamos a subsidiar empresas que estão economicamente falidas, financeiramente e produtivamente - produtos descontinuados na sociedade e que não acrescentam mais valias - só por causa de não aumentarmos as estatísticas do desemprego quando devíamos deslocar a mão de obra e o conhecimento para as áreas fulcrais no futuro.

o futuro faz-se hoje.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

seal Escreveu: - todas as 6f´s de manhã, num local em lisboa há filas dos motoristas para atestar os depósitos dos carros de funcionários públicos de topo e outros para poderem ir passear ao fim de semana.
tou curioso, isso onde é?
também quero!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

seal Escreveu:
...

- o juiz de aveiro diz que há atentado contra o estado mas a lei é interpretada de maneira a que escutas legais sejam destruídas porque está em causa a protecção do 1º ministro (esta dá muito pano para mangas);

...
e como a constituição diz que somos todos iguais perante a lei, então já percebi porque é que querem uma revisão constitucional...
deve ser para emendar esses pequenos "erros" não vá alguém levar isso em conta e depois não se podem desculpar com as desculpas que têm feito...

sendo sério, porque o teu post também o é, a justiça em portugal é o problema central. ponto final. se pudéssemos recorrer a ela quando nos confrontamos com as situações que referes (e muitas outras mais existem) e fosse célere e realmente igual para todos, então quem brinca com o país e os portugueses já pensaria duas vezes... tudo o resto se resolveria com uma justiça forte.

e digo aqui o que digo a amigos meus que ficam a chamar-me de exagerado, não vivemos numa democracia, a democracia diz que têm que existir 3 pilares e independentes. são eles o executivo legislativo e judicial. como em portugal o judicial é tudo menos independente, então não vivemos em democracia.

só a minha opinião, claro!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

isto foi-me dito pessoalmente por um motorista, não vou poder dizer mais que isto.

de qualquer modo é num local onde só podem abastecer viaturas do estado. não querias mais nada...
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

seal Escreveu:isto foi-me dito pessoalmente por um motorista, não vou poder dizer mais que isto.

de qualquer modo é num local onde só podem abastecer viaturas do estado. não querias mais nada...
apesar de eu não querer, porque preferia carregar com electricidade..., o estado não somos nós todos? então a viatura dele também é de estado
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”