Aquecedor Solar Caseiro

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
a18260
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta abr 07, 2010 9:57 pm

Aquecedor Solar Caseiro

Mensagem por a18260 »

boas pessoal,

estou a pensar construir um colector solar caseiro para aquecimento de 500l de agua para a casa...
vou passar a explicar a minha ideia...

tenho um depósito de inox no sótão de casa de 500l. esse depósito é usado para o caso da luz falhar(a minha casa tem furo e não água da companhia) e como raramente isso acontece eu queria usa-lo como reservatório de água morna/quente para o circuito da casa. o depósito seria enchido todas as manhãs com água do furo, e gasto durante o dia...

a minha ideia seria construir uma coisa semelhante ao deste nosso colega de fórum http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=47&t=12432
só que em vez de usar o radiador de um frigorífico, estava a pensar em usar tubos de inox de 12mm.

existe algum perigo para a saúde se tomarmos banho com água aquecida assim?
que tamanho é que acham que deveria ter o colector para os 500l ficarem pelo menos morno no final do dia?

fico à espera de sugestões para o meu projecto.
O meu mundo é o vosso mundo. Ajudem-me a melhora-lo

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Aquecedor Solar Caseiro

Mensagem por mauri »

estava a pensar em usar tubos de inox de 12mm.
existe algum perigo para a saúde se tomarmos banho com água aquecida assim?
as canalizações actuais em substituição das antigas por fora das paredes, não são feitas em tubos inox?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
a18260
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por a18260 »

sim são...
a minha dúvida em relação ao perigo para a saúde é que como a agua é aquecida e arrefecida novamente várias vezes...se isso não irá criar bactérias ou algo do género que seja prejudicial para a saúde.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

sim. 500 litros é bastante água pelo que pode atingir alguma concentração de legionellas caso não seja efectuado um ciclo de desinfecção periódico. mas um permutador no topo do tanque resolve esse problema, apenas alguns litros de água não põem problemas.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
a18260
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por a18260 »

pessoal estou neste momento a por mãos à obra e surgiu-me uma dúvida...qual dos sistemas a seguir acham que aquece mais a água?
1º: caixa com base em alumínio e tubos pretos por cima como mostra este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=-xkyqg-4 ... re=related só que dentro de uma caixa.
2º: tubos no fundo e alumínio pintado de preto por cima a cobrir os tubos?

outra dúvida...qual o diâmetro do tubo aconselhado para este tipo de projecto? ou pode ser o diâmetro dos tubos de água quente da casa?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”