Prova Oral Antena3 Dia 6-4-2010 19h

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Prova Oral Antena3 Dia 6-4-2010 19h

Mensagem por serges »

luimio Escreveu:sérgio! não quero defender o senhor que ligou para a prova oral.
mas o dito senhor até que está bem informado:
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/g ... io-de-2010
esquece o site da siva. está sempre desactualizado

existe um polo que só emite 87g/km

ainda não vi nenhum na estrada, mas sei que já andam por aí!

imaginem quando vier o e-up!
luis, os protótipos não contam!?!

polo com 87g/co2
não existe está para breve e é falso continuam todos a espera desses veículos com co2 abaixo das 100gr

quanto ao que se disse mais mesmo que o veiculo a combustão tivesse a mesma emissão de co" na sua locomoção o eléctrico continua a zero pois só depende de como é produzida a sua electricidade, ao que o caso do a combustão temos de rezar que o petróleo seja bem extraído de uma plataforma aquática que não tenha matados peixinhos, que o petroleiro não bata em nenhuma barreira de coral que as refinarias sejam altamente eficientes e não poluam mais pelas suas más politicas dos resíduos e por fim esperemos que os camiões ao transportar tal não sejam maçaricos para não terem um acidente em nenhuma reserva natural e derramem...

temos muitas atenuantes o eléctrico só depende de como é fabricada a electricidade!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

sim luimio, mas esse consumo é mostrado pelo carro, feito por pessoas pagas pela marca, calculado por um método pouco eficaz, se bem que nalguns casos até tá perto da verdade, seria bom teres a média daquilo que pagas na bomba, por vezes ficamos de boca aberta. não estou a falar do teu ou de outro carro em particular, mas desde que os carros incluem cb, o consumo neles baixou muito, no entanto os kms por depósito são muito idênticos, logo algo de estranho se passa.

passando à frente, o sr não está nada informado, está sim equivocado com todas as asneiras que se dizem pela internet, o vw polo ainda não existe à venda, e já há muito tempo se ouve falar do lançamento dele, estranho não !!.
dizer que um hummer é menos poluente que um prius, enfim.... o outro sr que diz que o bmw m3 consome menos que um prius, enfim...... nesse programa da top gear consegui ver o ridículo que o jeremias consegue ser com os híbridos e chegar a esse ponto, tanto que conseguiu meter um bmw m3 a consumir menos que aquilo que a marca afirma que ele faz em estrada, quando normalmente ninguém consegue fazer o consumo anunciado, isto é de longe um feito muito grande. mas a conversa pega, claro que um carro com mais força se esforça menos para atingir a mesma velocidade , só não entendo porque não metem um motor de por exemplo 1000cv num polo, provavelmente ia crescer combustível no depósito com a ausência de esforço do motor.

bom, quanto ao co2 emitido é simples;

1 polo bluemotion emite 87 gramas co2 / km,

1 tesla roadster precisa de 53 kwh para fazer 400 kms

o tesla só faz estes kms a andar devagar, mas o polo também só emite 87 gramas a rolar devagar.

quanto ao co2 por kwh de energia tenho visto muitos valores entre 100 e 400 gramas, sendo assim vou utilizar o maior, os 400 gramas co2 / kwh

para carregar o tesla precisamos de 53kwh nas baterias e fazer com eles 400 kms, mas existe uma perda de eficiência das baterias, que não chega a 10 %, mas a malta gosta disto e é confiante, podemos usar os 10 % (que são numa carga rápida, em carga lenta será menos de 5%)

53 kwh = 90 %

carga total = 58.9 kwh incluindo a ineficiência das baterias
co2 = 400 * 58.9 kwh = 23560 gramas co2

g / km = 23560 / 400 = 58.9 gramas co2 / km.

ou seja, o tesla a rolar como o pólo, lança (através da central eléctrica) 58.9 co2 / km para a atmosfera.

por outro lado o pólo lança no escape (volto a dizer que o diesel não se cria nas árvores) 87 gramas co2/km, agora se quiserem comparar os 2 a acelerar dêem-me o consumo que o pólo faz à velocidade máxima, e eu faço as contas a quanto gasta o tesla a essa velocidade (temos no site da tesla esses dados), assim por alto, estes valores vão descer exponencialmente a favor do tesla.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Mensagem por joaquimdelisboa »

eu ouvi o programa!

metade directamente na internet e outra metade no rádio. há um desfasamento entre as duas emissões mas nada de grave.

parecia que os que faziam as chamadas telefónicas eram...encomendados!!!

ainda tentei ligação mas não tive sorte!

parabéns à malta que lá se deslocou.

migjac
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mar 20, 2008 5:28 pm

Mensagem por migjac »

jmal Escreveu:
quanto ao co2 por kwh de energia tenho visto muitos valores entre 100 e 400 gramas, sendo assim vou utilizar o maior, os 400 gramas co2 / kwh

uma central de cogeração emite cerca de 180g/kwh de co2.
alem disso a maior parte das nossas centrais térmicas são a gás natural, logo a percentagem de enxofre é muito reduzida, praticamente nula, as emissões de so2 são desprezáveis.

olhando para os as origens da energia eléctrica no mês de janeiro temos:

20,3% gás natural
43,8 eolica
9,6% carvão
.....

na página da edp vem a seguinte informação:

impacte ambiental:

co2 (g/kwh) - 217,68
so2 (g/kwh) - 1,09
nox (g/kwh) - 0,64
resíduos radioactivos (?g/kwh) - 197,63

por esta razão as contas foram feitas com valores muito elevados de co2 provenientes da energia eléctrica.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sim, mas como viste eu sou um gajo porreiro.

Cumps Inovadores

migjac
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por migjac »

é só para reforçar mais a ideia de que os veiculos eléctricos não são poluentes como dizem os amigos do petroleo....

migjac
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por migjac »

migjac Escreveu:
jmal Escreveu:

olhando para os as origens da energia eléctrica no mês de janeiro temos:

20,3% gás natural
43,8 eolica
9,6% carvão
.....

vendo melhor os 43,8% são energia hidrica e 6,8 eolica.
as cores não são muito perceptiveis.

mas podem consultar em :

http://www.edp.pt/pt/empresas/precolivr ... orate.aspx

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

foi o que tinha descoberto!

já ultrapassamos em mais de metade as renováveis, ditas limpas, no entanto é pena no verão não ser assim!
a hídrica tem grande peso, ao que deveria se apostar na solar para compensar essa perda!
Anexos
Capturar.JPG
Capturar.JPG (30.13 KiB) Visto 3695 vezes
Mapa dos pontos de carga

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

pois a hídrica teve muito peso mas porque foi em janeiro de um ano muito chuvoso, o que não é razão para não estarmos satisfeitos pois pelo menos enquanto houver chuva metade da energia produzida já é renovável
o problema do solar é que tem um rendimento muito baixo e o investimento por kw instalado é muito superior comparativamente às eólicas e hídricas. se pensarmos que cada eólica tem uma potencia entre 2 a 3mw e já existem eólicas de 6mw, imagina a quantidade de painéis solares para igualarem a potencia da eólica, isto falando em grande escala pois numa micro produção, na grande maioria dos casos, o solar é muito melhor que eólico.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

a18260
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta abr 07, 2010 9:57 pm

Mensagem por a18260 »

acabei de ouvir o programa.
muitos parabéns às pessoas que lá foram "defender" os veículos eléctricos.
esqueceram-se de referir uma coisa espectacularmente importante que acabaria com todas essas confusões de emissões de co2, que é que por ventura se o comprador do veículo eléctrico possui painéis solares, emite 0g de co2!!! mas isso já é uma conversa que nem vale a pena falar...

quanto à publicidade dos ve's, só vos digo para deixarem andar porque a melhor publicidade para as pessoas é realmente verem ao vivo como é que funciona um ve. e quando se depararem com um veiculo que passado 1, 2 ou 3 anos se paga a ele próprio e que nenhum outro veiculo faz isso, as pessoas não quererão outra coisa...

deixem o petróleo chegar aos 200 dolars por barril que as pessoas vão acordar novamente...
O meu mundo é o vosso mundo. Ajudem-me a melhora-lo

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

a18260 Escreveu:acabei de ouvir o programa.
esqueceram-se de referir uma coisa espectacularmente importante que acabaria com todas essas confusões de emissões de co2, que é que por ventura se o comprador do veículo eléctrico possui painéis solares, emite 0g de co2!!! mas isso já é uma conversa que nem vale a pena falar...

quanto à publicidade dos ve's, só vos digo para deixarem andar porque a melhor publicidade para as pessoas é realmente verem ao vivo como é que funciona um ve. e quando se depararem com um veiculo que passado 1, 2 ou 3 anos se paga a ele próprio e que nenhum outro veiculo faz isso, as pessoas não quererão outra coisa...

deixem o petróleo chegar aos 200 dolars por barril que as pessoas vão acordar novamente...

esperemos que não chegue a tal para criar tal abre olhos, pois vai encarecer tudo o resto!
quanto ao que ficou por falar ui ui tanta coisa... tive pena de não estar 100% preparado!
Mapa dos pontos de carga

a18260
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por a18260 »

é normal serges... mas é incrível como existe pessoas tão a favor de veículos a combustão interna que até dói ouvir... falta de barulho vai aumentar o atropelamento nas cidades?!?!?!?!?!
sem comentários mesmo...

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

gostei do programa mas fiquei desiludido porque o apresentador tinha tendência para desviar a atenção para brincadeiras e piadas, algumas sem piada como o nome do sr. fevra.

depois também na 1.ª metade houve a tendência de entrar na guerra das postas de pescada. ou seja tentar levar a razão com argumentos que apesar de válidos não puderam ser desenvolvidos mais uma vez por culpa do moderador.
acho que esta 1.ª parte foi dominada pelo ataque aos eléctricos e só depois da muito feliz intervenção do sr. fevra é que a balança começou a equilibrar para os ves. só quando o vendedor pró ci falou é que realmente houve oportunidade do serges poder argumentar ponto a ponto, com calma e seriedade.

foi melhor que nada mesmo assim e valeu bem a pena ir lá. acho é que foi 30% de brincadeira e o resto de assunto sério. o alvim foi o responsável por isto.

parabéns aos intervenientes.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

lopesviii Escreveu:duvido que eles tenham oferecido electricidade a espanha à noite

o que eles fazem é o seguinte. durante a noite. as turbinas das barragens são utilizadas para bombear água para as albufeiras para armazenar água, sobre forma de energia para durante o dia. a electricidade que é utilizada para bombear essa água é das eólicas.

tenho também a dizer que existem milhares de pessoas que fazem 50km diários nas suas deslocações, e muitos de mota. eles se soubessem a poupança que podem obter através das motas eléctricas certamente mudavam. é preciso anunciar. jornais, internet. mais publicidade, principalmente nas zonas suburbanas de lisboa e porto onde existem muitas pessoas com estes requisitos.
amigo, isso foi uma informação com a qual confrontei um senhor do ministério da economia e ele não desmentiu!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ouvi não sei onde, que a media de kms por pessoa em pt não chega aos 30 kms diários.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

jmal Escreveu:ouvi não sei onde, que a media de kms por pessoa em pt não chega aos 30 kms diários.
há de haver aquele dia em que tem de fazer 1500kms num dia com ele... eu vou comprar um 4 rodas eléctrico e sim quando precisar de tal quilometragem vou alugar um fumarento ou explorar a boa vontade das pessoas para atestar!
Mapa dos pontos de carga

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

mas um ve não tem necessidade de se pagar a ele próprio, e não precisas de 3 anos! mas já que ele o faz ainda melhor! este é outro mito!
quem compra um hummer ou um fiat panda, faz exactamente a mesma coisa: anda na estrada. então mas qual é o retorno financeiro de ter um hummer? hein? nenhum!
então por que raio o ve tem a obrigação de ter retorno financeiro!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

eucurto Escreveu:gostei do programa mas fiquei desiludido porque o apresentador tinha tendência para desviar a atenção para brincadeiras e piadas, algumas sem piada como o nome do sr. fevra.

depois também na 1.ª metade houve a tendência de entrar na guerra das postas de pescada. ou seja tentar levar a razão com argumentos que apesar de válidos não puderam ser desenvolvidos mais uma vez por culpa do moderador.
acho que esta 1.ª parte foi dominada pelo ataque aos eléctricos e só depois da muito feliz intervenção do sr. fevra é que a balança começou a equilibrar para os ves. só quando o vendedor pró ci falou é que realmente houve oportunidade do serges poder argumentar ponto a ponto, com calma e seriedade.

foi melhor que nada mesmo assim e valeu bem a pena ir lá. acho é que foi 30% de brincadeira e o resto de assunto sério. o alvim foi o responsável por isto.

parabéns aos intervenientes.
não é fevra, é antónio febra!
e quem arrebatou o vendedor de ci foi o hmgp!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

a18260
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por a18260 »

o_volt Escreveu:

mas um ve não tem necessidade de se pagar a ele próprio, e não precisas de 3 anos! mas já que ele o faz ainda melhor! este é outro mito!
quem compra um hummer ou um fiat panda, faz exactamente a mesma coisa: anda na estrada. então mas qual é o retorno financeiro de ter um hummer? hein? nenhum!
o_volt acho que não percebeste o que eu quis dizer... o que eu disse é que o veiculo eléctrico (scooters pelo menos), na maior parte dos casos consegue até pagar-se a ele próprio! e que eu conheça não existe nenhum veículo que se consegue pagar a ele próprio! todos eles levam enormes quantias de dinheiro para manter ao passo que o eléctrico ainda conseguimos fazer dinheiro com ele.
acho que melhor publicidade do que isso não há...

percebeste agora o que eu quis dizer?

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

a18260 Escreveu:
o_volt Escreveu:

o_volt acho que não percebeste o que eu quis dizer... o que eu disse é que o veiculo eléctrico (scooters pelo menos), na maior parte dos casos consegue até pagar-se a ele próprio! e que eu conheça não existe nenhum veículo que se consegue pagar a ele próprio! todos eles levam enormes quantias de dinheiro para manter ao passo que o eléctrico ainda conseguimos fazer dinheiro com ele.
acho que melhor publicidade do que isso não há...

percebeste agora o que eu quis dizer?
sim, eu tinha percebido, simplesmente lembrei-me do fulano de terça e desta explicação que faltava dar.
aliás, como dizes e muito bem, o ve é o único que permite ganhar dinheiro com ele. os outros ci: compras e depois todos os dias gastas!!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”