Prova Oral Antena3 Dia 6-4-2010 19h

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Prova Oral Antena3 Dia 6-4-2010 19h

Mensagem por serges »

houve uma coisa que me fez confusão um ouvinte disse que o vw faz 88g/co2?!?

fui verificar e o que encontrei foi:
Anexos
Mas será que o outro Sr fez confusão ou está simplesmente a ser ignorante!
Mas será que o outro Sr fez confusão ou está simplesmente a ser ignorante!
Capturar.JPG (81.84 KiB) Visto 3551 vezes
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

e fui claro fazer contas com ajuda de uma migo da edp:

um renault clio eléctrico antigo com baterias de niquel gasta x kwh para fazer 100km

fazendo as contas:

renault clio: ( 20kwh x 0.12€) 2.40€ emissões co2 (não directas) -> 217.68 x 20kwh = 4353.6 g/co2 (100kms percorridos)
vw polo: (4.2lt x 1.17€) 4.91€ emissões co2 (directas) -> 109g x 100kms = 10900 g/co2 (100kms percorridos)

será que fiz bem as contas???

o polo gasta mais de 2x mais em € e polui mais de 2 vezes mais...
Anexos
Capturar.JPG
Capturar.JPG (43.66 KiB) Visto 3543 vezes
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

mas tu ainda fazes caso dos comentários intoxicados, a dele era aquela, nem que passes um dia a tentar explicar a tua, no dia a seguir tá nos 88 outra vez.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

mauri Escreveu:a venda de motas até 125cc subiu 388% em fevereiro de 2010 e julgo que não se referem às eléctricas!
fonte:http://www.autoportal.iol.pt/motos/gera ... -fevereiro
e no que diz respeito aos carros não ficam atrás: só em fevereiro ao todo, foram vendidos 211.371 automóveis de passeio e veículos comerciais leves. deste total, 48.704 carros, ou 23% do montante, saíram de concessionárias fiat.
não me consta que sejam eléctricos! aqui no fórum só constam 2!!no total.
fonte:http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=4865
isto só queria animar e não desanimar.
queiram enviar o link da mota ou carro para actualizar a lista dos carros em http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=12334
de qualquer maneira estão de parabéns pela prova oral conseguida.
é necessário mais informação sobre os eléctricos!
se fores ao autoinforma.pt, verás que só houve 6 motas eléctricas, que foram nossas e estão na marca jonway, vendidas em fevereiro, isto é , 0,9% do mercado das 125cc
http://www.autoinforma.pt/index.php?mit ... 36458,,,0,
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

epá fui apanhado de surpresa que acreditei que tinha os ditos 88g co2 agora que faço as contas nem o smart que é o menos poluente consegue tal... nem memso os hibridos... enfim...
Mapa dos pontos de carga

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

jmal Escreveu:mas tu ainda fazes caso dos comentários intoxicados, a dele era aquela, nem que passes um dia a tentar explicar a tua, no dia a seguir tá nos 88 outra vez.
é verdade, serges, ouve o jmal.
ouvi só hoje a emissão (que horror ouvir-me) e digo-te, nós tivemos bem, percebe-se perfeitamente que o homem ia ficando sem argumentos e era 100% idiota!
e a nossa intervenção não se resume ao cinismo e aos comentários daquele energúmeno!
a mensagem passou, meus amigos!

_________

só foi pena a teresa guilherme não ter percebido que era só pra nos tirar uma foto e não ficar na foto!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Mensagem por lopesviii »

posso dizer k o novo polo bluemotion tem niveis de c02 inferiores a 109 gr
no entanto o carro electrico é melhor =)
Imagem

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

o homem era a favor da poluição sonora nas cidades... incrível...

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

pois mas nada que se compare com o que ele disse nem os híbridos conseguem quanto mais o dito blue...
Mapa dos pontos de carga

luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

sérgio! não quero defender o senhor que ligou para a prova oral.
mas o dito senhor até que está bem informado:
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/g ... io-de-2010
esquece o site da siva. está sempre desactualizado

existe um polo que só emite 87g/km

ainda não vi nenhum na estrada, mas sei que já andam por aí!

imaginem quando vier o e-up!

claro! existem glutões de combustíveis fosseis nas nossas estradas. nem todos são polos a consumir 3.3 litros aos 100 km.

sou apologista e muito do uso dos eléctricos mas nas cidades. para grandes distancias ainda não são a melhor alternativa.
o comboio sim! mas como por enquanto não existem eléctricos que combinem estas características: bonitos, com muita autonomia, rápidos, fiáveis e com o problema da reciclagem das baterias resolvidos, não devemos defender o seu uso para grandes distancias.

já pensei seriamente em ter uma scooter para ir para o emprego, mas falta os euros. para já vou de golf tdi e tem dias que gasto 3.7 l/100km

Imagem

claro que a minha média geral anda nos 4.4

tentei convencer um colega meu a comprar uma eléctrica, mas infelizmente não consegui. optou por umas das novas a quatro tempos.

talvez pelo receio da fiabilidade das baterias.

mas estão todos de parabéns! é assim que se vão abrindo mentalidades.
existem os prós e os contras.

J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am

Mensagem por J.G. »

marcopns Escreveu:o homem era a favor da poluição sonora nas cidades... incrível...
essa então é mesmo de morrer a rir.. rofl!

já tive oportunidade de ouvir o podcast e acho que este programa foi sem dúvida um marco. desde já, os parabéns pela vossa dedicação e disponibilidade!

já que não pude participar, aproveito para deixar a minha opinião:
obviamente que as condições dos actuais eléctricos não satisfazem quem necessita de fazer muito mais de 100km consecutivos e que não seja rico. contudo, essas pessoas devem ser um grupo muito restrito comparado com as pessoas que fazem apenas circuitos urbanos todos os dias e que raramente ultrapassam essas distâncias sem intervalos.

por outro lado, é pena não se admitir que já existe tecnologia que permite aumentar a autonomia e reduzir drasticamente os tempo de carga conforme foi defendido no programa. apoiar, optimizar essa tecnologia e disponibilizá-la ao cidadão comum é que seria de louvar. mas isso, conforme sabemos, está fora do interesse dos lobby instalados.

outra coisa que ajuda é não ser possível a disponibilidade imediata dos veículos tal como eles são anunciados. o sol aparece, preciso de uma mota, compro. até se pode ter a intenção mas para pessoas menos sensibilizadas faz pouca diferença, se não há ve, vai ci.

além disso, falando pela experiência na marca que tenho, devem ser poucos os que dão um sinal por um produto que não existe, a uma marca da qual não têm referências nenhumas, paciência para esperar quase 5 meses para o verem.. e acreditar que um dia ficará, no mínimo, com aquilo que lhe foi anunciado. com certeza que se fosse mais conservador e menos aventureiro já teria comprado uma ci há 6 meses atrás e já teria feito muitos quilómetros sem problemas. será que a minha paciência e os transtornos que estou a ter compensam aquilo que ainda estou para poupar!? para mim, é um risco que estou a correr pois, naquilo que me toca, estou contente com o que vejo mas ainda têm muito para provar.

podemos fazer muito para alertar para esta realidade e para sensibilizar. mas para satisfazer os requisitos de uma maioria, responder com a prontidão que é exigida pelo consumidor comum e com preços atractivos, ainda há muito para "pedalar" pelas diversas entidades que podem algo por estes assuntos.

com isto, só quero introduzir outro ponto de vista porque o assunto não é assim tão linear, só com facilidades e coisas boas que "os outros" não querem ver. de certeza que também há "os outros" cheios de boa vontade, só que nem toda a gente está a fim de ser rato de laboratório. portanto, neste momento e a meu ver, é normal não haver crescimentos no mercado de ves significativos.

contudo, que se continue a evoluir os ve, a abrir mentes para esta alternativa e a esclarecer mitos absurdos!

giles
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Mensagem por giles »

só foi pena a teresa guilherme não ter percebido que era só pra nos tirar uma foto e não ficar na foto!
nem tinha reparado que era a teresa guilherme. sinceramente até pensei que fosse um elemento feminino daqui do fórum

em relação ao programa, devo dizer que ia no meu carro para casa a ouvir o rádio quando ouço o tema do programa. foi uma surpresa para mim porque não estava mesmo à espera. e então quando me apercebi que lá estavam alguns dos elementos mais representativos desta associação, ainda mais interesse me despertou. parabéns pela v. participação.
em relação ao tema do programa já muita coisa aqui foi referida. quero no entanto deixar também aqui a minha opinião, isto sem o intuito de pretender despoletar qualquer tipo de discussão. é apenas a minha opinião...
... e na minha opinião não devemos ser fundamentalistas. eu não estou ainda muito convencido de que o futuro seja exclusivamente dos eléctricos. não deixo no entanto de manifestar o meu interesse pelo assunto. com a tecnologia actual e as infraestruturas existentes, o sucesso dos eléctricos está nos veículos de 2 rodas. muitos dos aqui presentes já o podem testemunhar e isso é incontornável. e embora já existam excelentes carros (automóveis) eléctricos, tal como o tesla, independentemente do seu custo, neste cantinho à beira-mar, certamente que se alguém se arriscasse a comprar a título particular, iria surgir algum tipo de impedimento a nível de alfândega, isto porque talvez nem haja enquadramento legal para o podermos fazer (deve dar jeito que assim seja, a menos que seja para aplicar um novo tipo de imposto). e depois, em caso de avaria, a complexidade de um desses veículos não se compara certamente ao de uma vectrix ou ao de uma bicicleta eléctrica e qualquer peça comprada seria equivalente a mais uma importação. para alem das 2 rodas, tudo o que possa existir é caro e irá demorar a chegar ao mercado de forma massiva e a preços alcançáveis. o trunfo julgo que esteja na utilização das 2 rodas no seu raio de acção possível e adaptado às necessidades de cada um. com o tempo o seu uso será cada vez mais generalizado motivando o aperfeiçoamento da tecnologia existente. depois sim, se nada diferente surgir até então, teremos o carro eléctrico do futuro

giles
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Mensagem por giles »

e como estava a ser impossível continuar a escrever no post anterior, tive que continuar aqui...
quanto à questão das emissões, penso que, bem vistas as coisas, nem seja motivo de discussão. mesmo que o nível de co entre um automóvel eléctrico e um automóvel com motor a gasolina ou diesel tenham o mesmo valor, os custos de manutenção não são nada comparáveis. uma coisa de que não se fala: quantas toneladas de co se produzem para produzir 5l de óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de ar, velas de ignição? tudo isto, elementos essenciais para que um motor de ci possa trabalhar perfeitamente e emitir o menor índice de co possível !!! pois, é que os índices de co apregoados são partindo do princípio que as revisões se fazem nos períodos requeridos.
e quantas toneladas de co são necessárias para se produzir um motor de ci ?
e para se reciclar um motor de ci ?
e quantos recursos consumimos no planeta para se produzir o mesmo motor ?

só que, ainda precisamos muito deles, apesar de todos os contras. a evolução não acontece de um dia para o outro. lembrem-se que há 100 anos ainda cá não estávamos e andava-se de burro ou a cavalo e entretanto muita coisa mudou.

termino apenas referindo que é necessário mais divulgação do tema e que fazem bem aproveitar as oportunidades que possam surgir. uma coisa que podemos fazer é muito simples: aproveitando o autógrafo do alvim, imprimam e dêem aos vossos filhos . o alvim é bastante popular. eles vão levar para a escola e comentar com os amigos...e os amigos vão comentar com os pais. é uma forma.

cumprimentos

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

giles Escreveu:e como estava a ser impossível continuar a escrever no post anterior, tive que continuar aqui...
quanto à questão das emissões, penso que, bem vistas as coisas, nem seja motivo de discussão. mesmo que o nível de co entre um automóvel eléctrico e um automóvel com motor a gasolina ou diesel tenham o mesmo valor, os custos de manutenção não são nada comparáveis. uma coisa de que não se fala: quantas toneladas de co se produzem para produzir 5l de óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de ar, velas de ignição? tudo isto, elementos essenciais para que um motor de ci possa trabalhar perfeitamente e emitir o menor índice de co possível !!! pois, é que os índices de co apregoados são partindo do princípio que as revisões se fazem nos periodos requeridos.
e quantas toneladas de co são necessárias para se produzir um motor de ci ?
e para se reciclar um motor de ci ?
e quantos recursos consumimos no planeta para se produzir o mesmo motor ?

só que, ainda precisamos muito deles, apesar de todos os contras. a evolução não acontece de um dia para o outro. lembrem-se que há 100 anos ainda cá não estavamos e andava-se de burro ou a cavalo e entretanto muita coisa mudou.

termino apenas referindo que é necessário mais divulgação do tema e que fazem bem aproveitar as oportunidades que possam surgir. uma coisa que podemos fazer é muito simples: aproveitando o autografo do alvim, imprimam e dêm aos vossos filhos . o alvim é bastante popular. eles vão levar para a escola e comentar com os amigos...e os amigos vão comentar com os pais. é uma forma.

cumprimentos
este racíocinio está correcto, estou farto de dizer a mesma coisa!
só falta referir que, mesmo que todas as centrais de electricidade fossem a carvão (as + poluidoras), o kw de uma eléctrica ainda era inferior a do ci.
mais. já foi aqui dito no forum. um dos problemas das renováveis em portugal, que já representam uma grande parte da energia produzida, é o seu armazenamento, sobretudo de noite. ora em fevereiro, por causa disso, foram injectadas centenas de gw na rede espanhola à borla, por excesso de produção das barragens e eólicas. e se as nossas scooters ou carros tivessem ligados à rede, não seriam esse tal armazenamento, mas privado. o kw nocturno até podia ser a 0,01ct a partir da meia noite para incentivar ainda mais, e ainda ganhavam dinheiro! mais uma proposta de que me esqueci de pôr no choque eléctrico, não se esqueçam de assinar.http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=12243
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

bolas! faltou falar na petição!!!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

hmgp Escreveu:bolas! faltou falar na petição!!!
pois faltou....será que dá ainda para pôr lá no facebook da prova oral?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

o_volt Escreveu:
hmgp Escreveu:bolas! faltou falar na petição!!!
pois faltou....será que dá ainda para pôr lá no facebook da prova oral?
eu não sei. não tenho facebook...

sim, mea culpa, sou um alien por não ter nem facebook nem twitter
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
Gandhi

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Mensagem por lopesviii »

duvido que eles tenham oferecido electricidade a espanha à noite

o que eles fazem é o seguinte. durante a noite. as turbinas das barragens são utilizadas para bombear água para as albufeiras para armazenar água, sobre forma de energia para durante o dia. a electricidade que é utilizada para bombear essa água é das eólicas.

tenho também a dizer que existem milhares de pessoas que fazem 50km diários nas suas deslocações, e muitos de mota. eles se soubessem a poupança que podem obter através das motas eléctricas certamente mudavam. é preciso anunciar. jornais, internet. mais publicidade, principalmente nas zonas suburbanas de lisboa e porto onde existem muitas pessoas com estes requisitos.
Imagem

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

lopesviii Escreveu:duvido que eles tenham oferecido electricidade a espanha à noite

o que eles fazem é o seguinte. durante a noite. as turbinas das barragens são utilizadas para bombear agua para as albufeiras para armazenar agua, sobre forma de energia para durante o dia. a electricidade que é utilizada para bombear essa agua é das eólicas.

tenho também a dizer que existem milhares de pessoas que fazem 50km diarios nas suas deslocações, e muitos de mota. eles se soubessem a poupança que podem obter atravez das motas electricas certamente mudavam. é preciso anunciar. jornais, internet. mais publicidade, principalmente nas zonas suburbanas de lisboa e porto onde existe muitas pessoas com estes requisitos.
não, injectámos mesmo a custo 0 (zero). eu li isso. não digo que não aconteça o que explicaste, para além de lógico é uma maneira correcta de fazer o aproveitamento.

quanto aos 50km, na ue 85% das pessoas com deslocações em veículos, diariamente só necessitam de 40km e se aumentarmos para 60km passamos a ter 90% das pessoas...

o "problema" autonomia é um não-problema e que se quiserem mesmo resolver basta criarem infraestrutura de carregamento rápido.
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”