- Foto 3
- CIMG0626.JPG (620.99 KiB) Visto 3493 vezes
- as meninas
- CIMG0627.JPG (657.73 KiB) Visto 3493 vezes
- as senhoras
- CIMG0628.JPG (668.68 KiB) Visto 3493 vezes

mix Escreveu:em 2008 foi de aproximadamente 388g de co2 por kwh. podem confirmar aqui.serges Escreveu:pergunta idiota alguém tem o consumo de co2 para produzir um 1 kwh pois só encontro os valores mais antigos!
pois aquela do polo de forma nenhuma está correcta já que se falou e bem de todo o processo do petróleo até chegar ao nosso carro...
esses valores são do país inteiro, se quisermos saber o que realmente poluímos com o consumo em nossa casa o ideal é ver na factura da edp como já tinha dito o volt.
no meu caso que vivo perto de uma barragem (aguieira) e tenho bastantes eólicas à volta a minha "pegada" anda perto dos 150g de co2 por kwh, mas as pessoas que vivem por exemplo em sines já devem passar e bem dos 400g.
sou um pouco contra a utilização do co2 como referencia para medir a poluição de um veiculo pois um carro a diesel emite menos co2 que um a gasolina embora um carro a diesel, mesmo com filtro de partículas, seja muito mais poluente que um a gasolina.
mesmo um carro a gasolina enquanto o carro está "frio" (os primeiros 5 a 10km) e o canalizador não aquece emite resíduos da má combustão como gasolina por queimar etc, que são poluentes muito mais perigosos, basta pensar que a função do canalizador é transformar esses resíduos em co2. ora eu que faço 20km por dia 10-10, só quando estou quase a chegar ao destino é que o carro aqueceu e nem faço ideia da poluição que estou a provocar...
[[]]

eu tambem...jmal Escreveu: desculpem, mas eu estou tão farto destes comentários, que acho com piadas é que lá vamos.

lopesviii Escreveu:esse co2 na produção de energia electrica poderia baixar se tivesse-mos back uo suficiente nas eolicas para desligar um grupo termico a carvão?

pois, porque o problema de substituir uma termo é as renovaveis não serem previsiveis, e um dos metodos para salvaguardar essa imprevisibilidade é colocar uma potencia bastante superior de renovaveis em relação a esse grupo térmico a desligar?hmgp Escreveu:lopesviii Escreveu:esse co2 na produção de energia electrica poderia baixar se tivesse-mos back uo suficiente nas eolicas para desligar um grupo termico a carvão?
e felizmente já temos. a edp vai desligar uma das de carvão e vai deixar outra como backup só para manter em casos de falta grave ou picos de procura extraordinários.
graças ás renováveis porque é por elas que isso se tornou possivél.
por acaso não tive lembrança/timming para meter isso ontem no programa...

lopesviii Escreveu:eu fiquei com uma duvida
no encontro falaram que íam ao restaurante, carregavam um pouco, íam as compras, carregavam um pouco, íam ali carregavam.
isso não diminui o tempo de vida util das baterias?

hmgp Escreveu:lopesviii Escreveu:eu fiquei com uma duvida
no encontro falaram que íam ao restaurante, carregavam um pouco, íam as compras, carregavam um pouco, íam ali carregavam.
isso é outro mito...
quanto mais fizeres isso mais vida dás ás baterias de lítio dos ve's...
tratá-las mal é andar atá à descarga completa e só encher quando vazar...
p.s.: e já agora, não carregues o teu telemóvel só quando ele apitar a pedir "comida", carrega sempre que puderes e vais ver que a bateria dura, e dura, e dura...

isto é muito importante, e acho que acaba por ser muito pouco focado. a tendência é simplesmente para dizer aquele chavão de que "o lítio não tem efeito de memória", e ficamos por aí...hmgp Escreveu:isso é outro mito...lopesviii Escreveu:eu fiquei com uma duvida
quanto mais fizeres isso mais vida dás às baterias de lítio dos ve's...
tratá-las mal é andar até à descarga completa e só encher quando vazar...

ricardo_santos Escreveu:já ouvi o programa e estão todos de parabéns!
nota-se muita falta de informação do pessoal!

sugiro que coloquem um post inamovível, ou outra forma bem visível uns faqs sobre eléctricos:hmgp Escreveu:ricardo_santos Escreveu:já ouvi o programa e estão todos de parabéns!
pior que isso, existe muita informação errada que já está muito bem disseminada...
lobbys dum catano

a_mais Escreveu:sugiro que coloquem um post inamovível, ou outra forma bem visível uns faqs sobre eléctricos:hmgp Escreveu:ricardo_santos Escreveu:já ouvi o programa e estão todos de parabéns!
pior que isso, existe muita informação errada que já está muito bem disseminada...
lobbys dum catano
- vida útil das baterias (incluir os ±80% performance ao fim dos 5000 ciclos)
- produção de co2 / kw
- comparação incluindo todo o processo de produção de energia eléctrica vs gasolina/gasoleo até ao posto de combustivel
-