energiadiesel Escreveu:pelo que ouvi, o programa foi bom na exposição do assunto a um público mais vasto, já o tinha sido num anterior realizado com um painel de membros do fne não me recordo em que canal da rádio mas na vertente do bd e afins,
neste tipo de programas há que ter algum sentido objectivo nos argumentos apresentados aos ouvintes, que até podem ter acesso a informação, mas por vezes é a leitura desta e sua apresentação algo difusa que por vezes levam a uma interpertação errada dos factos.
uma questão, nas motorizadas ditas eléctricas há limite de potência/kw para se poder conduzir com a categora b/lei das 125cc?,
a lei diz que o limite é 125cc ou 11kw. acho que o máximo que se encontra à venda em pt, no que diz respeito a motociclos eléctricos é 5 ou 7 kw.
em relação ao programa, todos estiveram bem, e penso que foram muito esclarecedores.
apenas acho que ficou muito por dizer. a conversa centrou-se muito na autonomia, e baterias ou seja o ponto mais fraco destes veículos neste momento. aliás, é um pouco comum na prova oral se divagar um pouco nos temas, e não ir mais ao âmago das questões.
com isto, não se falou muito das vantagens:
* manutenção muito reduzida, limitada praticamente à lubrificação da suspensão, afinação de travões, e cuidados com as baterias.
* inexistência de ruído e vibrações provocadas pelos motores ci, o que melhora a experiência de condução. neste ponto, só se falou na falta de ruído como algo negativo para os peões. acho rídiculo este argumento, se excluirmos os invisuais, todos devem olhar antes de atravessar uma estrada! os surdos que o digam...
* eficiência do motor eléctrico na ordem dos 80% a 90% se não mais nalguns casos.
* o facto de o motor não ter practicamente qualquer tipo de desgaste! este ponto é importante. se as baterias podem ter um limite de vida, trocando-as o veículo fica quase como era em novo.
* possibilidade de declarar 30% até cerca de 800€ do valor do veículo para efeitos do irs.
entre outros...