Tenho uma duvida acerca da utilização do meu painel solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
msepulveda
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mar 24, 2010 2:43 pm

Tenho uma duvida acerca da utilização do meu painel solar

Mensagem por msepulveda »

tenho um painel solar para aquecimento de aguas sanitarias que aquece a agua num acumulador de 300l
e que é também aquecido por uma caldeira a gás. a instalação é da baxi roca e tem funcionado bem.
tenho no entanto uma duvida acerca da melhor maneira de combinar o aquecimento do acumulador entre o
painel e a caldeira.

no verão, normalmente o painel é suficiente para aquecer toda a água de que necessito e por isso,
entre os meses de maio e outubro simplesmente desligo a caldeira e a agua do acumulador é aquecida
apenas pelo painel solar. o problema é nos outros meses em que o sol não é suficiente para aquecer a
água. nestes meses tenho reparado que, se deixo a caldeira no modo de apoio ao painel solar para
aquecer o acumulador, gasto muito mais gás do que se usar apenas a caldeira para aquecer directamente
a água da rede. por esta razão, nestes meses, normalmente desligo a entrada de agua no acumulador e mudo
o modo de funcionamento da caldeira para apenas aquecer a água da rede. efectivamente, é como
se não tivesse painel solar durante os meses de inverno. isso deixa-me a pensar que não estou a
tirar todo o partido do painel uma vez que há alturas durante estes meses em que o sol aparece e podia
ajudar no aquecimento da água.

a minha questão é: como é que normalmente se deve regular este tipo de instalações ? devo deixar sempre
a caldeira em modo de apoio ao painel ? como posso evitar que a caldeira gaste tanto gás neste modo ?
existe alguma recomendação em termos de regulação dos valores de aquecimento entre o painel e a caldeira ?

muito obrigado pelas vossa sugestões

manuel sepulveda

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Tenho uma duvida acerca da utilização do meu painel solar

Mensagem por lrds »

boas
em casa da minha sobrinha passa-se exactamente o mesmo. o melhor, mas para isso deveria ter um termometro instalado, era quando tiver água quente solar desliga a caldeira, e quando não tiver, desliga o painel e liga a caldeira. que é o que eu faço com o esquentador, tudo manual. a minha sobrinha, com modulo solar, quando se deu de conta gastava 1 bilha de gaz mes. só p duches que o resto é electrico. sempre que abria a torneira a caldeira ligava, porque a água das tubagens está fria. como ela não tem termometro deixa correr a água do painel até saber se está quente ou fria.
Inté

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

eu tenho um sistema com uma caldeira da roca ( que tambem dava para funcionar assim como a sua) mas apenas a utilizo como esquentador, ou seja está ligada ao modulo solar.

assim, se a caldeira tiver chama modulante, podes e deves alterar a entrada de agua da caldeira, para que utilizes a caldeira com entrada de agua vinda do deposito.

para isto necessitas do modulo solar que não é mais que uma valvula de 3 vias e de um termoestato. se a agua vier já quente do deposito esta valvula alimenta a casa com agua do deposito, senão alimenta a caldeira que aquece apenas a diferença de temperatura para termos agua quente. assim gasta-se muito pouco gas

msepulveda Escreveu:tenho um painel solar para aquecimento de aguas sanitarias que aquece a agua num acumulador de 300l
e que é também aquecido por uma caldeira a gás. a instalação é da baxi roca e tem funcionado bem.
tenho no entanto uma duvida acerca da melhor maneira de combinar o aquecimento do acumulador entre o
painel e a caldeira.

no verão, normalmente o painel é suficiente para aquecer toda a água de que necessito e por isso,
entre os meses de maio e outubro simplesmente desligo a caldeira e a agua do acumulador é aquecida
apenas pelo painel solar. o problema é nos outros meses em que o sol não é suficiente para aquecer a
água. nestes meses tenho reparado que, se deixo a caldeira no modo de apoio ao painel solar para
aquecer o acumulador, gasto muito mais gás do que se usar apenas a caldeira para aquecer directamente
a água da rede. por esta razão, nestes meses, normalmente desligo a entrada de agua no acumulador e mudo
o modo de funcionamento da caldeira para apenas aquecer a água da rede. efectivamente, é como
se não tivesse painel solar durante os meses de inverno. isso deixa-me a pensar que não estou a
tirar todo o partido do painel uma vez que há alturas durante estes meses em que o sol aparece e podia
ajudar no aquecimento da água.

a minha questão é: como é que normalmente se deve regular este tipo de instalações ? devo deixar sempre
a caldeira em modo de apoio ao painel ? como posso evitar que a caldeira gaste tanto gás neste modo ?
existe alguma recomendação em termos de regulação dos valores de aquecimento entre o painel e a caldeira ?

muito obrigado pelas vossa sugestões

manuel sepulveda
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

mas enquanto a água quente não chega ao modulo solar a caldeira liga, não é?
Inté

marrambi
Membro
Membro
Registado: quarta mai 20, 2009 9:01 pm

Mensagem por marrambi »

boa tarde
espero contribuir em alguma coisa para esclarecmento das vossas dúvidas.
tenho dois painéis com apoio de esquentadores, e o que eu observo é que quando o tempo está muito frio o chama acende-se totalmente, no entanto se há um pouco de sol e houve algum aquecimento da água a chama do esquentador é mais reduzida.
o único inconveniente que eu tenho é que podia ter esquentadores inteligentes, pois só acendem quando é necessário e não têm piloto que fique aceso ou esquecido de apagar
o meu sistema é solahart de 200 litros, um com 10 anos e o outro com 6 anos.

continuação de um bom fim-de-semana

solsombra
Membro
Membro
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Mensagem por solsombra »

boas,

estou em vias de instalar um sistema igual.

não percebo porque é que não ligou o depósito a alimentar a caldeira.

desse modo a caldeira só necessitará de aquecer água quando esta entrar a temperatura inferior

à regulada pelo termostato da caldeira, e só na proporção do diferencial de temperaturas.

claro que continua a ser necessária a termostática na saída da caldeira uma vez que,

no verão, a água vai entrar a temperatura superior à regulada no termostato da caldeira

e como vai saír a essa temperatura necessáriamente terá que ser regulada com água fria.

com esta solução vai aquecer só a água de que necessita para consumir e não os 300l armazenados.

cump

solsombra

nonuke
Membro
Membro
Registado: segunda ago 31, 2009 9:39 pm

Re: Tenho uma duvida acerca da utilização do meu painel sola

Mensagem por nonuke »

tenho exactamete a mesma instalação do sr. msepulveda. a minha solução foi ligar a sonda de temperatura superior (correspondente à serpentina superior) do tanque de 300lts. a um controlador de temperatura regulado para 45ºc. o sinal deste controlador é que vai dar sinal para ligar a caldeira, caso o painel não consiga manter a temperatura da água acima dos 55ºc no tanque pulmão. resumindo : só se a temperatura no tanque pulmão for inferior a 45ºc é que liga a caldeira. outra solução, será não utlizar a caldeira mas sim a resistência eléctrica juntamente com um termostato. caso tenha a tarifa bi-horária, poderá ligar o sitema durante a noite pois fica por metade do preço.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

se deixo a caldeira no modo de apoio ao painel solar para aquecer o acumulador, gasto muito mais gás do que se usar apenas a caldeira para aquecer directamente a água da rede
esta afirmação é uma contradição que me parece requerer uma análise cuidada dos parâmetros do controlador, porque me parece que o problema está aí.
o que dizes é o sistema absorve mais energia do que a tu gastas quando aqueces a mesma quantidade de água a uma temperatura inicial inferior.

relativamente ao uso do módulo solar, este fórum tem já bastantes contribuições desaconselhando o seu uso a quem pretende economia e eficiência.
Porreiro, pá!

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

como??? desaconselhar o modulo solar??
para utilização com esquentador é fundamental!
agora convem que o esquentador seja inteligente ou pelo menos que se ajuste a potencia do mesmo conforme a altura do ano. senão podemos ter sobreaquecimentos no mesmo quando a agua já sair parcialmente quente do deposito!

agora desafio a malta com os ts, a ter consumos da resistencia, menores que a minha instalação.
no inverno e nas estações intermedias, com agua quente 24/24 e naquantidade que for preciso.

agora utilizar caldeira como apoio à acumulação do deposito solar , não aconcelho, pois tem o mesmo problemas da resistencia: aquece quando queremos e quando não queremos,

o seu ao seu dono! soluções mal implementadas não dão bons resiltados!

manuelcar Escreveu:
se deixo a caldeira no modo de apoio ao painel solar para aquecer o acumulador, gasto muito mais gás do que se usar apenas a caldeira para aquecer directamente a água da rede
esta afirmação é uma contradição que me parece requerer uma análise cuidada dos parâmetros do controlador, porque me parece que o problema está aí.
o que dizes é o sistema absorve mais energia do que a tu gastas quando aqueces a mesma quantidade de água a uma temperatura inicial inferior.

relativamente ao uso do módulo solar, este fórum tem já bastantes contribuições desaconselhando o seu uso a quem pretende economia e eficiência.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

boas

não sei se o modulo solar é boa opção. já que quando abre uma torneira a água está fria dentro do tubo o esqu. acende logo até chegar a água quente ou não?

conheço pelo menos uma pessoa que tem o esqu. desligado por causa desse problema.

pessoalmente prefiro ser eu a controlar manualmente, se o solar está quente vem água de lá, se for o contrário é só fechar um e abrir o outro. coisa que desde 1 de março tem sido muito raro acontecer.
há ainda outra hipótse, se a água do solar estiver morna posso sempre ligar a resistência para complementar.
tenho ainda outro apoio que é a bailarina.
Inté

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

system32 Escreveu:como??? desaconselhar o modulo solar??
agora desafio a malta com os ts, a ter consumos da resistencia, menores que a minha instalação.
no inverno e nas estações intermedias, com agua quente 24/24 e naquantidade que for preciso.

agora utilizar caldeira como apoio à acumulação do deposito solar , não aconcelho, pois tem o mesmo problemas da resistencia: aquece quando queremos e quando não queremos,

por acaso até tens razão, cada qual a seu dono. e acho que queres comparar alhos com bugalhos.

1º- esse desafio deveria ser feito a malta com circulação forçada e não a termosifão. é conveniente que sejam ambos de 300l, já que a area de exposição solar é superior, logo, mais energia capatada no mesmo espaço de tempo.

2º - não discuto que o uso do esquentador seja o mais eficiente, agora se é o mais económico, isso será discutível.

as perguntas seguintes são um pouco fora do ambito do desafio, mas acho que tambem são pertinentes.

3º - quanto te custou o sistema circulação forçada a mais em relação a um sistema similar termosifão?

4º - qual será o periodo de amortização dessa diferença, tendo em contas as percas extra que o termosifão tem?

5º - probabilidades de avaria, e/ou custos de manutenção?

resumindo, se daqui a digamos 20 anos comparasse-mos todos os custos de um sistema termosifão e um similar circulação forçada, qual achas que será o que ficou mais económico?

flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Mensagem por flag21 »

há uma solução muito simples e barata que é
a colocação na caldeira de um relógioque só permite o arranque em determinadas alturas por nós selecionadas.

se for só para aquecimento de águas sanitárias serve perfeitamente.

durante a noite.e no inverno , por exemplo a caldeira não estará sempre a ligar durante a noite .

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

o preço por kw de energia é mais barato se for energia electrica, mas o esquentador só vai aquecer a agua a consumir e na proporção necessaria.

quanto ao ts vs cf acho que nem se deve fazer contas. sim o preço é maior no cf , mas para compensar o cf tem muito mais rendimento e muito menos percas pois o deposito dos ts fica invariavelmente no exterior , sujeito às intemperies e como não tem isolamento melhor que os do cf leva que se gaste muito mais energia a manter quente a agua (principalmente durante a noite, que é quando muitos aconselham a ligar a resistencia)

eu gastei 1/2 a 3/4 de uma bilha pequena desde o natal. para 4 pessoas mais mlr (muito usada por causa da pequenota cá de casa!

quanto às avarias a indicação que tenho é que os ts duram menos exactamente porque não são controlados, tipo no verão sobreaquecem e nas ferias mais ainda.
nos cf's (pelo menos no meu) existe uma função de refrigeração dos paineis quando necessario. limitando a temperatura maxima atingida quando já não necessitamos de aquecer mais agua.
isto é valido tambem para os depositos!
por outro lado tens razão que o sistema tem mais manutenção...

crohn Escreveu:
system32 Escreveu:como??? desaconselhar o modulo solar??

por acaso até tens razão, cada qual a seu dono. e acho que queres comparar alhos com bugalhos.

1º- esse desafio deveria ser feito a malta com circulação forçada e não a termosifão. é conveniente que sejam ambos de 300l, já que a area de exposição solar é superior, logo, mais energia capatada no mesmo espaço de tempo.

2º - não discuto que o uso do esquentador seja o mais eficiente, agora se é o mais económico, isso será discutível.

as perguntas seguintes são um pouco fora do ambito do desafio, mas acho que tambem são pertinentes.

3º - quanto te custou o sistema circulação forçada a mais em relação a um sistema similar termosifão?

4º - qual será o periodo de amortização dessa diferença, tendo em contas as percas extra que o termosifão tem?

5º - probabilidades de avaria, e/ou custos de manutenção?

resumindo, se daqui a digamos 20 anos comparasse-mos todos os custos de um sistema termosifão e um similar circulação forçada, qual achas que será o que ficou mais económico?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”