Circuito primário sem pressão

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
msepulveda
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mar 24, 2010 2:43 pm

Circuito primário sem pressão

Mensagem por msepulveda »

boa tarde,

na casa onde actualmente estou a viver tenho uma instalação de aquecimento de aguas sanitarias com painel solar. é uma solução da baxi roca que já vinha com a casa.

o painel tem funcionado bem desde 2007 mas esta semana reparei que o circuito que passa pelo painel solar e aquece o acumulador de agua não tem pressão. a bomba que é accionada quando o diferencial de temperatura entre o painel e o acumulador excede 15 graus c, estava a funcionar em seco e obviamente o acumulador de agua nao estava a aquecer.

alguem me sabe dizer como posso resolver este problema ? há alguma maneira de introduzir água no circuito do painel ?

eu não sou muito técnico nestas coisas mas se o problema for de facil resolução se calhar posso resolver eu a situação e poupar uma coroas

muito obrigado
m.sepulveda

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Re: Circuito primário sem pressão

Mensagem por cblfreitas »

o meu conselho é que antes de mais esqueça as coroas que quer poupar.
é que o facto de ter perdido a pressão pode ser de si um já mau sinal. o circuito primário deve conter um fluido anticongelante e anticorrosivo e se o enche com água, corre o risco de congelar nos dias mais frios e fracturar a tubagem do colector solar. esta é uma das origens possíveis para a sua perda de pressão, pois não é normal que a pressão caia abruptamente (pode, no entanto, haver outras causas possíveis).

assim, o conveniente é procurar primeiro a causa da perda de pressão, elimina-la e depois recolocar a instalação à pressão, enchendo-a com uma solução de propilenoglicol de concentração adequada à região em que vive (não aceite etilenoglicol, devido à sua toxicidade).

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am

Mensagem por Kad »

boas, basicamente, concordo com tudo o q o sr. cblfreitas disse.

Autor do tópico
msepulveda
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mar 24, 2010 2:43 pm

Mensagem por msepulveda »

muito obrigado pela resposta! de facto já contactei o instalador que irá reparar a provável fuga no circuito. suspeito que a fuga tenha aparecido com os temporais e fortes ventos que tivémos nos ultimos meses.

mais uma vez obrigado pelas sugestões.

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

não tem que agradecer. a razão deste fórum é mesmo a partilha e a interajuda .

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”