Valvulas anti-retorno?
-
system32
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
Valvulas anti-retorno?
já estou farto de ouvir falar disso, sei que apenas deixa passar a agua num sentido, mas afinal, na pratica, para que serve???
diz-se que deve levar uma na entrada de agua, mas acho que não tenho!
bem como o vaso de expanção está ligado directamente no deposito e com a entrada por cima, não tebnho percas de calor e não devia estar ao contrario??
já tenho a instalação desde o final do verão passado , e ao ler pos vossos posts começo a perceber que secalhar não está tudo como deve ser!!
diz-se que deve levar uma na entrada de agua, mas acho que não tenho!
bem como o vaso de expanção está ligado directamente no deposito e com a entrada por cima, não tebnho percas de calor e não devia estar ao contrario??
já tenho a instalação desde o final do verão passado , e ao ler pos vossos posts começo a perceber que secalhar não está tudo como deve ser!!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Re: Valvulas anti-retorno?
a valvula anti-retorno serve para fazer que a agua só passe numa direcção, n a deixa voltar para trás.
no meu caso foi preciso por causa de uma torneira termostatica que coloquei, a agua da rede (fria) e devido á pressão entrava e empurrava a agua quente para cima.
penso que hoje a maioria dos painéis já trás essa valvula antiretorno instalada, normalmente junto á misturadora.
quanto ao vaso não sei, mas o meu está igual.
no meu caso foi preciso por causa de uma torneira termostatica que coloquei, a agua da rede (fria) e devido á pressão entrava e empurrava a agua quente para cima.
penso que hoje a maioria dos painéis já trás essa valvula antiretorno instalada, normalmente junto á misturadora.
quanto ao vaso não sei, mas o meu está igual.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
Abiliodinis
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm
boas, as valvulas anti-retorno, devem ser colocadas á entrada da água de alimentação no acomulador para que este em caso de falha de abastecimento nunca fique sem água, em virtude de a água fria entra em baixo e a quente sai por cima, nos sistemas solares estas valvulas são obrigatórias.assim como as valvulas termoestacticas são obrigatórias nos ts.
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
atenção terá de ter uma valvula de retenção na entrada da fria da misturadora e uma valvula de retenção na entrada do sistema solar, só assim proteje qualquer retorno entre o sistema e a rede de abastecimento.penso que hoje a maioria dos painéis já trás essa valvula antiretorno instalada, normalmente junto á misturadora.
uma outra situação, a colocação de um redutor de presão depois da misturadora e antes do sistema solar pode desiquilibrar o funcionamento da misturadora devido á pressão superior na entrada da fria da misturadora.
-
system32
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
o meu problema é saber se é obrigatória, especialmente se tem de vir no kit do socrates!!, pois acho que a minha instalação sonnencraft não tem isso!! deveria ter?
pelo que percebi, se não tiver e faltar a agua, vou gastar a agua do deposito pela agua fria e vou ficar sem agua no deposito!!
mais alguma problema grave?
como posso saber se necessito de uma ou é obrigatório ter ???
pelo que percebi, se não tiver e faltar a agua, vou gastar a agua do deposito pela agua fria e vou ficar sem agua no deposito!!
mais alguma problema grave?
como posso saber se necessito de uma ou é obrigatório ter ???
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
-
c_s_amaral
- Membro Dedicado

- Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am
não sei se é legalmente obrigatoria mas tem de existir para que nunca haja de agua quente.fyntas Escreveu:atenção terá de ter uma valvula de retenção na entrada da fria da misturadora e uma valvula de retenção na entrada do sistema solar, só assim proteje qualquer retorno entre o sistema e a rede de abastecimento.penso que hoje a maioria dos painéis já trás essa valvula antiretorno instalada, normalmente junto á misturadora.
uma outra situação, a colocação de um redutor de presão depois da misturadora e antes do sistema solar pode desiquilibrar o funcionamento da misturadora devido á pressão superior na entrada da fria da misturadora.
uma instalação de água quente, solar ou não solar, deve sempre levar essa valvula antiretorno à entrada do acumulador.
-
lrds
- Membro Silver

- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
boasabiliodinis Escreveu:boas, as valvulas anti-retorno, devem ser colocadas á entrada da água de alimentação no acomulador para que este em caso de falha de abastecimento nunca fique sem água, em virtude de a água fria entra em baixo e a quente sai por cima, nos sistemas solares estas valvulas são obrigatórias.assim como as valvulas termoestacticas são obrigatórias nos ts.
se faltar a alimentação da água (fria) também não sai quente. aliás não sai nada, não havendo alimentação não há gasto.
mas se abrirem as torneiras todas, quente e fria, acaba por entrar ar e fazer sair a água por gravidade. aí é que a valvula anti-retorno é importante, não deixa retornar a água, do acumulador, pela fria.
Inté
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
pois esse efeito é chamado de sucção vacum que provoca danos irreparaveis nos depositos dai ser obrigatório a valvula de retenção nos acumuladores bem como na alimentação das misturadoras
-
Abiliodinis
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm
boas as valvulas anti-retorno e termoestacticas ja vem nos kits da vulcano.
cumprimentos
cumprimentos
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
espero que venham em todas as marcas!!! ...em especial na norquente.abiliodinis Escreveu:boas as valvulas anti-retorno e termoestacticas ja vem nos kits da vulcano.
cumprimentos
até