boas pessoal...
aqui vai um video de um colector solar que construi reutilizando certos materiais... foi um projecto meu ha 3 anos para a disciplina de area de projecto no secundario... o video ta um bocado a "carga" mas espero que gostem
Link
cumprimentos
cédric pereira
Colector solar caseiro
-
c3dr1c
Autor do tópico - Membro

- Registado: domingo mar 14, 2010 12:37 pm
Colector solar caseiro
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."
Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke
-
Ferra
- Membro Gold

- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Re: Colector solar caseiro
eu diria que está muito bom. visualmente está agradavel! como é um projecto o facto de ter usado madeira não é muito relevante!
bom trabalho.
ps: não sei se esse termometro vai rebentar com a temperatura do painel mas um que eu tive parecido com esse (mercurio) rebentou por ter passado a escala!
bom trabalho.
ps: não sei se esse termometro vai rebentar com a temperatura do painel mas um que eu tive parecido com esse (mercurio) rebentou por ter passado a escala!
Última edição por Ferra em domingo mar 21, 2010 9:01 pm, editado 1 vez no total.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 
-
k__x
- Membro Silver

- Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm
muito bom, os meus parabens!
ja fez testes de temperatura?
cuprimentos
ja fez testes de temperatura?
cuprimentos
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
boas! c3dr1c
parabéns, adorei ver
a linha de montagem vai fazer muita inveja a grandes marcas...
o que é possível fazer com poucos custos!
até
parabéns, adorei ver
a linha de montagem vai fazer muita inveja a grandes marcas...
o que é possível fazer com poucos custos!
até
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
-
c3dr1c
Autor do tópico - Membro

- Registado: domingo mar 14, 2010 12:37 pm
gostava de ter feito mais testes pois so fiz um... o problema é que o projecto ficou na escola no meu ultimo ano que eu estudava la (12ºano)... como nunca o mais fui buscar acabaram por manda-lo para o lixo
bem mas quanto ao teste que fiz posso dizer o seguinte:
- foi feito no mes de maio, portanto que me lembre nao estava muito calor.
- o céu apresentava algumas nuvens.
- eram umas 17h quando o testei.
- o colector solar estava virado uns 50/60 graus em relação ao sol, pois estava orientado para sul.
- o deposito onde a agua estava era um taparuer e era sempre a mesma agua que circulava pelo colector. mas mal eu meti a agua a circular ela aqueceu em muito pouco tempo. consegui obter a temperatura maxima no termometro que aparece no video (deve ser uns 65/70 graus). mas a agua devia vir muito mas muito mais quente pois quando saia do circuito havia muito vapor de agua. penso que consegui atingir temperaturas perto dos 100graus isto por causa que o permutador de calor tem um grande circuito com tubos mt fininhos e portanto a agua aquece muito... além disso era sempre a mesma agua que circulava.
portanto face as conclusoes acima descritas penso que obti muitos mas muitos bons resultados... nem quero imaginar se tivesse testado o colector solar em pleno verão
mas há alguns aspectos negativos... para usar este projecto em casa para tomar banho por exemplo, se a agua fosse ligada directamente ao colector ia apresentar graves problemas de pressão... nem dava para nada basicamente.
so usando um deposito de agua e que la passasse uma serpentina com a agua corrente dentro é que se conseguia obter alguns resultados... a agua que circulava no deposito/colector era sempre a mesma... mas mesmo assim por causa do fraco caudal e pressão nao sei como ia ser :p
cumprimentos...
bem mas quanto ao teste que fiz posso dizer o seguinte:
- foi feito no mes de maio, portanto que me lembre nao estava muito calor.
- o céu apresentava algumas nuvens.
- eram umas 17h quando o testei.
- o colector solar estava virado uns 50/60 graus em relação ao sol, pois estava orientado para sul.
- o deposito onde a agua estava era um taparuer e era sempre a mesma agua que circulava pelo colector. mas mal eu meti a agua a circular ela aqueceu em muito pouco tempo. consegui obter a temperatura maxima no termometro que aparece no video (deve ser uns 65/70 graus). mas a agua devia vir muito mas muito mais quente pois quando saia do circuito havia muito vapor de agua. penso que consegui atingir temperaturas perto dos 100graus isto por causa que o permutador de calor tem um grande circuito com tubos mt fininhos e portanto a agua aquece muito... além disso era sempre a mesma agua que circulava.
portanto face as conclusoes acima descritas penso que obti muitos mas muitos bons resultados... nem quero imaginar se tivesse testado o colector solar em pleno verão
mas há alguns aspectos negativos... para usar este projecto em casa para tomar banho por exemplo, se a agua fosse ligada directamente ao colector ia apresentar graves problemas de pressão... nem dava para nada basicamente.
so usando um deposito de agua e que la passasse uma serpentina com a agua corrente dentro é que se conseguia obter alguns resultados... a agua que circulava no deposito/colector era sempre a mesma... mas mesmo assim por causa do fraco caudal e pressão nao sei como ia ser :p
cumprimentos...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."