Problemas causados pelo AQS
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: Problemas causados pelo AQS
ok. tens razão. estou a precipitar-me.
mas o problema que reportas foi já reportado por muitos outros desde que o governo iniciou este programa e apesar dos meus avisos e de muitos outros melhores do que eu verificamos que as pessoas continuam a investir em redutores de pressão absolutamente desnecessários (e alguns verdadeiramente dispendiosos) por sugestão dos seus instaladores que preferem atribuir as causas às condições locais da rede (que raramente são preocupantes).
eu pessoalmente atribuo as culpas ao sistema educativo nacional...
mas o problema que reportas foi já reportado por muitos outros desde que o governo iniciou este programa e apesar dos meus avisos e de muitos outros melhores do que eu verificamos que as pessoas continuam a investir em redutores de pressão absolutamente desnecessários (e alguns verdadeiramente dispendiosos) por sugestão dos seus instaladores que preferem atribuir as causas às condições locais da rede (que raramente são preocupantes).
Porreiro, pá!
-
Ferra
- Membro Gold

- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
compreendo a sua "irritação" e foi devido a ter tido um sentimento parecido que intervi! é que já parece mesmo, bater no ceguinho!...manuelcar Escreveu:ok. tens razão. estou a precipitar-me.
por isso decidi apontar uma solução em que o problema ia surgir mesmo estando independente da rede, desta forma retirava-se essa variavel e poderá ser que definitivamente "alguém" abra os olhos! o caso da bailarina é semelhante e se ler neste post na referencia ao mesmo ainda há duvidas!
não atingi onde quis chegar com "atribuo as culpas ao sistema educativo nacional" mas penso que será um pouco do reflexo da filosofia portuguesa de alguns (muitos?) em que o sistema até funciona sem isso para que é que o põem???!!! nem se apercebem que se é para pôr por alguma razão (mesmo que não evidente) é!!!
parece o caso de alguns "mecânicos" que desmontam um tablier e depois sobram anilhas e parafusos. èpah o tablier tá fixo no sitio e nem precisei de tantos parafusos, que desperdicio! o pior é passado uns km e o tablier começa a rachar e a vibrar e não se entende porquê!...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 
-
Abiliodinis
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm
boas pelo que estou a ver o seu problema não é dificil de resolver, mas a melhor maneira peça aos tecnicos da vulcano, ou directamente á fabrica, que eles explicam o vaso de expansão mais adequado para o sistema, ligue para o apoio tecnico, 21800028 das 09 as 13 e das 14 as 18 horas de certeza que lhe aconselham a melhor e mais pratico.
-
Abiliodinis
- Membro Dedicado

boa noite, caro amigo o seu problema só e resolvido com um vaso de expansão nas aguas sanitarias, que é para absorver as dilatações com o aumento de temperatura, e 10 bares é uma bomba.
ora então vamos aquilo que pede:os fabricantes dos vasos de expansão aconselham que o vaso deve ter 10 % do volume da agua, ora bem se vossê tem 300 litros vezes 10% = 30 litros, mas á mais um calculo a fazer, que é o siguinte tambem há outra regra, que a carga do vaso de expansão deve ser ajustada á pressão de entrada, o vaso trás uma precarga de 1,5bar.
muito bem, essa carga segundo regras escritas, o vaso deve ter uma carga de 2/3 da pressão de alimentação.
seponhamos se a pressão de entrada for de 3 bar (3.2/3 =6/2 =2)bar ora o vaso de expansão tem que ser ajustado para 2 bar e resolve o problema.
cumprimentos
ora então vamos aquilo que pede:os fabricantes dos vasos de expansão aconselham que o vaso deve ter 10 % do volume da agua, ora bem se vossê tem 300 litros vezes 10% = 30 litros, mas á mais um calculo a fazer, que é o siguinte tambem há outra regra, que a carga do vaso de expansão deve ser ajustada á pressão de entrada, o vaso trás uma precarga de 1,5bar.
muito bem, essa carga segundo regras escritas, o vaso deve ter uma carga de 2/3 da pressão de alimentação.
seponhamos se a pressão de entrada for de 3 bar (3.2/3 =6/2 =2)bar ora o vaso de expansão tem que ser ajustado para 2 bar e resolve o problema.
cumprimentos
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
-
Ferra
- Membro Gold

- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
o problema só será resolvido com uma válvula redutora depressão de preferência a seguir ao contador caso seja colocada na entrada de água fria do sistema ira existir um mau funcionamento na misturadora termostática e na própria mistura de água quente nas torneira da habitação, alem se não colocar uma válvula de retenção na saída da quente poder ter a mesma pressão de rede dentro do depósito devido a misturas provenientes nas misturadoras da habitação.
possivelmente só o vaso de expansão iria resolver o problema mas terá de ser carregado com a pressão equivalente á da rede, neste caso 3.5 bar se o carregamento do vaso for inferior o vaso estará constantemente a absorver essa diferença sobrando pouco espaço para o que realmente pretendemos e mantendo sempre a membrana do vaso em esforço.
possivelmente só o vaso de expansão iria resolver o problema mas terá de ser carregado com a pressão equivalente á da rede, neste caso 3.5 bar se o carregamento do vaso for inferior o vaso estará constantemente a absorver essa diferença sobrando pouco espaço para o que realmente pretendemos e mantendo sempre a membrana do vaso em esforço.
-
Melobanha
- Membro Silver

- Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
parece que se esqueceu de dizer em que parte do circuito deve ser colocado o vaso de espansão.
NovaEnergia Sócio Nº 14
-
Abiliodinis
- Membro Dedicado

bas quanto a colocação do vaso de expansão será colocado a seguir á valvula de retenção antes da entrada no acumulador da água fria.
quanto á pressão do vaso de expansão a regra e 2/3 da pressão de entrada, neste caso se a pressão e de 3.5 bares,é uma pressão normal, neste caso seria de 2,3 bares. se lhe meter 3.5 o vaso pouco vai fazer.
cumprimentos
.
quanto á pressão do vaso de expansão a regra e 2/3 da pressão de entrada, neste caso se a pressão e de 3.5 bares,é uma pressão normal, neste caso seria de 2,3 bares. se lhe meter 3.5 o vaso pouco vai fazer.
cumprimentos
.
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
boas a todos
para quem quiser aprofundar mais o tema de expanção das a.q.s pode aceder a este link alem deste tema existem outros relacionados com a energia solar.
http://www.caleffi.pt/caleffi/pt_pt/sit ... /index.sdo
já agora sr abiliodinis como pode ler na pag 12
a pressão absoluta de carga do vaso pode ser assumida igual á da rede de distribuição
para quem quiser aprofundar mais o tema de expanção das a.q.s pode aceder a este link alem deste tema existem outros relacionados com a energia solar.
http://www.caleffi.pt/caleffi/pt_pt/sit ... /index.sdo
já agora sr abiliodinis como pode ler na pag 12
a pressão absoluta de carga do vaso pode ser assumida igual á da rede de distribuição
-
mamilcar
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
boas,
ora aqui está um site com uns livrinhos muito interessantes sobre esta temática.
"fyntas" obrigado pela "dica"
ora aqui está um site com uns livrinhos muito interessantes sobre esta temática.
"fyntas" obrigado pela "dica"