delta t
-
bigodifodi
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: domingo fev 14, 2010 12:06 am
delta t
tenhoum painel circulaçao forçada 300l 2 paineis e tenho a seguinte duvida?????
qual delta t que devo programar na central no inverno e no verao?
ja ouvi falar em 20º no inverno e 10º no verao sera este o valor ideal???
qual delta t que devo programar na central no inverno e no verao?
ja ouvi falar em 20º no inverno e 10º no verao sera este o valor ideal???
-
henriquefala
- Membro Dedicado

- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Re: delta t
ola carissimo
acho curioso quando fala na programação do delta t em função da estação do ano. eu digo curioso pois em diversas acções de formação e no curso de solar termico essa questao nunca foi abordada. quando se fala nisso poe se sempre em questao o ajuste do delta t em função das percas da tubagem e no comprimento que a tubagem possa ter. portanto o que lhe posso afirmar grosso modo e que delta t on deve ser superior as percas e o delta t off igual as perdas na tubagem de modo a que possa transportar o mais eficiente possivel o calor.
nao acha curioso que se fosse variavel consuante a estação o programador deveria ter esses ajustes de forma automatica para ele proprio os fazer sem estar a incomodar o cliente ou instalador.
acho curioso quando fala na programação do delta t em função da estação do ano. eu digo curioso pois em diversas acções de formação e no curso de solar termico essa questao nunca foi abordada. quando se fala nisso poe se sempre em questao o ajuste do delta t em função das percas da tubagem e no comprimento que a tubagem possa ter. portanto o que lhe posso afirmar grosso modo e que delta t on deve ser superior as percas e o delta t off igual as perdas na tubagem de modo a que possa transportar o mais eficiente possivel o calor.
nao acha curioso que se fosse variavel consuante a estação o programador deveria ter esses ajustes de forma automatica para ele proprio os fazer sem estar a incomodar o cliente ou instalador.
-
bigodifodi

boas tardes, antes de mais obrigado pela resposta.
o que eu disse foi por opiniao do instalador, na central nao trefere se é verao ou inverno, no fundo o que eu pretendo saber é qual a diferença de temperatura que voces dao entre a temperatura do acumolador e a tempertura do painel para fazer arrancar a bomba circuladora,pois o instalador deixou essa temperatura em 20 graus, isto é se a agua tiver a 40 graus a bomba so arranca quando no painel atingir 60 graus.
na minha modesta opiniao acho este diferencial muito grande.
abraço
o que eu disse foi por opiniao do instalador, na central nao trefere se é verao ou inverno, no fundo o que eu pretendo saber é qual a diferença de temperatura que voces dao entre a temperatura do acumolador e a tempertura do painel para fazer arrancar a bomba circuladora,pois o instalador deixou essa temperatura em 20 graus, isto é se a agua tiver a 40 graus a bomba so arranca quando no painel atingir 60 graus.
na minha modesta opiniao acho este diferencial muito grande.
abraço
-
Jotoli
- Membro Dedicado

- Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm
boas, assim á 1ª vista parece mesmo mto grande, dê mais detalhes da instalação, comprimento da tubagem paineis/acumulador, diâmetro da mesma, etc..
cya.
cya.
-
bigodifodi

ola.
tenho dois paineis, 2m2 cada um, 10 mts de tubegem entre paineis e acumulador, a tubagem é em cobre 15
obrigado
tenho dois paineis, 2m2 cada um, 10 mts de tubegem entre paineis e acumulador, a tubagem é em cobre 15
obrigado
-
Kad
- Membro Dedicado

- Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
boas, realmente existem muitos factores em jogo, sendo um dos principais a distancia entre o deposito e os colectores.
se conseguires dizer aproximadamente a distancia entre o deposito e os colectores e o tipo de isolamento utilizado por ser que o pessoal te consiga ajudar.
se conseguires dizer aproximadamente a distancia entre o deposito e os colectores e o tipo de isolamento utilizado por ser que o pessoal te consiga ajudar.
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
a bomba deve arrancar com um dt de 6º e parar com 2.
isto dito assim é controverso e discutível mas são valores padrão para optimizar em cada instalação.
uma diferença de 20º é uma alarvidade.
isto dito assim é controverso e discutível mas são valores padrão para optimizar em cada instalação.
Porreiro, pá!
-
nonuke
- Membro

- Registado: segunda ago 31, 2009 9:39 pm
eu não concordo com o valor de 6º para o delta t.manuelcar Escreveu:a bomba deve arrancar com um dt de 6º e parar com 2.
se a tubagem é comprida e/ou mal isolada, com um delta t de 6º, a intalação poderá arrefecer o tanque em vez de aquecer. acho que o delta t deverá situar-se entre 10 e 15º.
-
manuelcar
- Staff Member

se for demasiado comprida nada a fazer. se estiver mal isolada tem que se isolar melhor. na prática vão ver que quando começa a circular (+6º) a diferença sobe progressivamente porque os tubos dos colectores são demasiado estreitos para uma boa estratificação. de qualquer forma o valor das perdas pode ser determinado com um termómetro digital e ajustado o controlador para compensar.
Porreiro, pá!
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
não percebo como é que um instalador diz ao cliente para fazer alterações no diferencial, quando é algo que só quem sabe programar é que deve mexer, um parametro mal ajustado é o suficiente para que todo o sistema deixe de funcionar correctamente.
sr nonuke
sr nonuke
esta completamente enganado, o delta t não se deve alterar, se quer resolver essa situação que descreve existem parametros nos diferenciais que atrasam a paragem da bomba por tempo e não por temperatura.eu não concordo com o valor de 6º para o delta t.
se a tubagem é comprida e/ou mal isolada, com um delta t de 6º, a intalação poderá arrefecer o tanque em vez de aquecer. acho que o delta t deverá situar-se entre 10 e 15º.
-
nonuke
- Membro

- Registado: segunda ago 31, 2009 9:39 pm
sr. fyntas,
quem não percebe o que tem de especial, perigoso e de ultra secreto o diferencial (delta t) sou eu.
qualquer pessoa com uma formação académica superior em engenharia sabe perfeitamente o que é e para que serve o diferencial quer seja de temperatura, pressão, nivel etc.
a razão desta minha afirmação, é porque não gostei da sua atitude. este forum, serve para as pessoas aprenderem e darem a sua opinião, não para que alguns venham para aqui mostrar a sua arrogância. ninguem está completamente enganado excepto o sr.
quem não percebe o que tem de especial, perigoso e de ultra secreto o diferencial (delta t) sou eu.
qualquer pessoa com uma formação académica superior em engenharia sabe perfeitamente o que é e para que serve o diferencial quer seja de temperatura, pressão, nivel etc.
a razão desta minha afirmação, é porque não gostei da sua atitude. este forum, serve para as pessoas aprenderem e darem a sua opinião, não para que alguns venham para aqui mostrar a sua arrogância. ninguem está completamente enganado excepto o sr.
-
fyntas
- Membro Silver

sr nonuke
só lhe estou a tentar dizer que está errado, alterar parâmetros no diferencial qualquer um o faz mas tem de saber o que está a fazer, aliás os parâmetros vem configurados de fabrica para cada tipo de esquema existe uma programação basta escolher o esquema de funcionamento para a nossa situação em concreto. por norma a única alteração a fazer no diferencial é a temperatura
máxima do acumulador por defeito vem a 60º a qual passo para 75º.
o que quis dizer no post anterior é que o instalador nunca deveria ter dito ao cliente para alterar o parâmetro delta t (alterar o delta em função do verão e do inverno? isso só demonstra falta de conhecimento do instalador, tanto esta situação como muitas outras que aconteceram durante o protocolo, podem olhar para a instalação do sr mpl no tópico da vulcano, eu como instalador pergunto-me como é que é possível isto acontecer?)
é pena que aconteça porque o cliente tem a beneficiar com o protocolo, á muita gente satisfeita mas também há muita gente insatisfeita.
só espero que na 2ªfase este tipo de situações não aconteça
sr nonuke arrogante não sou.
só lhe estou a tentar dizer que está errado, alterar parâmetros no diferencial qualquer um o faz mas tem de saber o que está a fazer, aliás os parâmetros vem configurados de fabrica para cada tipo de esquema existe uma programação basta escolher o esquema de funcionamento para a nossa situação em concreto. por norma a única alteração a fazer no diferencial é a temperatura
máxima do acumulador por defeito vem a 60º a qual passo para 75º.
o que quis dizer no post anterior é que o instalador nunca deveria ter dito ao cliente para alterar o parâmetro delta t (alterar o delta em função do verão e do inverno? isso só demonstra falta de conhecimento do instalador, tanto esta situação como muitas outras que aconteceram durante o protocolo, podem olhar para a instalação do sr mpl no tópico da vulcano, eu como instalador pergunto-me como é que é possível isto acontecer?)
é pena que aconteça porque o cliente tem a beneficiar com o protocolo, á muita gente satisfeita mas também há muita gente insatisfeita.
só espero que na 2ªfase este tipo de situações não aconteça
sr nonuke arrogante não sou.
-
manuelcar
- Staff Member

creio que para um conceito tão simples basta a física do liceu, para não dizer as ciências do ensino básico...qualquer pessoa com uma formação académica superior em engenharia
depende largamente do controlador. no meu caso a paragem periódica serve para analisar o índice de radiação pelo valor da subida de temperatura no tempo em que a circulação parou. o objectivo é pilotar uma electroválvula para mudar para uma serpentina superior no caso de haver mais radiação.existem parâmetros nos diferenciais que atrasam a paragem da bomba por tempo e não por temperatura.
Porreiro, pá!
-
fyntas
- Membro Silver

pois o que sr manuelcar
se está a referir é um segundo relé que pode ter inúmeras funções uma das quais uma electrovalvula uma segunda bomba um simples sinalizador enfim...
mas o que me estou a referir é um temporizador que vai atrasar a abertura do relé da bomba, é um parâmetro configurado por tempo e não temperatura.
obviamente que não são todos os controladores que tem essa função mas já existem muitos.
quanto ao ser um conceito básico!!! isso já fica ao critério de cada um, quer dizer existe um pequeno botão que faz reset dessa forma podemos anular qualquer coisa que corra menos bem!!!
se está a referir é um segundo relé que pode ter inúmeras funções uma das quais uma electrovalvula uma segunda bomba um simples sinalizador enfim...
mas o que me estou a referir é um temporizador que vai atrasar a abertura do relé da bomba, é um parâmetro configurado por tempo e não temperatura.
obviamente que não são todos os controladores que tem essa função mas já existem muitos.
quanto ao ser um conceito básico!!! isso já fica ao critério de cada um, quer dizer existe um pequeno botão que faz reset dessa forma podemos anular qualquer coisa que corra menos bem!!!