la meti os controversos tubos de vacuo e estou maravilhado

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am

Re: la meti os controversos tubos de vacuo e estou maravilhado

Mensagem por kanyboy »

kanyboy Escreveu:
taranta Escreveu:
kanyboy Escreveu:ja agora, a agua tem andado por estes dias nos 70 graus
e hoje que está a chover e o ceu completamente nublado. como é que o sistema se comporta?
o sistema de apoio, apoio tem de estar ligado. certo?
aqui onde vivo n esteve, como tal n lhe posso dar essa resposta, mas obviamente q se n raio nenhum la vou ter de ligar a tomada, mas felizmente ate agora n tive de fazer nada, talvez tenha havido algumas nuvens mas pelos vistos n foi suficiente para ficar sem agua quente.
nem reparei q me estava a falar do dia de hoje, aqui n esta a chover e ate tem algumas abertas, neste momento tenho a agua a 42 graus, se ela n subir, coisa q me parece pouco provavel ate porq me parece q o tempo n vai piorar, mas se isso acontecer, ligo a resistencia e ela mete a temperatura q falta.

alexfilho
Membro
Membro
Registado: domingo fev 21, 2010 6:36 pm

Mensagem por alexfilho »

peço desculpa mas não sou da vossa opinião.
pois confiante destes dados em novembro de 2008 mandei colocar uns tubos (painel de 20 tubos depósito de 200l da mesma marca do painel) em sistema de circulação forçada, e só no pico de verão (2009) é que a temperatura da agua chegou aos míseros 63ºc.
neste inverno ainda está para chegar o dia para a temperatura passe os 30º. desde o final de outubro se não fosse a caldeira... não podia tomar banho de agua aquecida.
já cá vieram diversos técnicos (desde fabricantes a vendedores passando pelos innsstaladoresss) mas não tem solução (e pelo que sei não sou o único pelo menos com esta marca a ter este tipo de problemas).
outra coisa que não entendo é porque a agua do depósito baixa até ficar uma temperatura homogénea em todo o depósito e só depois é que começa a aquecer, ou seja mesmo no verão só pelo meio dia.
agora estão a perceber porque não sou da vossa opinião.

antonio

alexfilho
Membro
Membro

Mensagem por alexfilho »

mais uma vez

se por acaso alguém tiver uma ideia para melhorar o meu sistema desde já agradeço.
mais uns dados que me esqueci de introduzir na mensagem anterior: o painel está virado a sul com uma inclinação de 35º.

antonio

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

alexfilho Escreveu:peço desculpa mas não sou da vossa opinião.
pois confiante destes dados em novembro de 2008 mandei colocar uns tubos (painel de 20 tubos depósito de 200l da mesma marca do painel) em sistema de circulação forçada, e só no pico de verão (2009) é que a temperatura da agua chegou aos míseros 63ºc.
neste inverno ainda está para chegar o dia para a temperatura passe os 30º. desde o final de outubro se não fosse a caldeira... não podia tomar banho de agua aquecida.
já cá vieram diversos técnicos (desde fabricantes a vendedores passando pelos innsstaladoresss) mas não tem solução (e pelo que sei não sou o único pelo menos com esta marca a ter este tipo de problemas).
outra coisa que não entendo é porque a agua do depósito baixa até ficar uma temperatura homogénea em todo o depósito e só depois é que começa a aquecer, ou seja mesmo no verão só pelo meio dia.
agora estão a perceber porque não sou da vossa opinião.

antonio
parece que não se está a fazer a estratificação dentro do deposito... não é normal!
no seu caso eu ia por partes e se tiver conhecimentos para isso, desligava o tubo de saida e entrada do painel e instalava um auxiliar de modo a fazer a circulação por termossifão. conforme o resultado ia retirando conclusões sobre os resultados e assim por diante em todos os componentes do sistema. desde verificar deltas de temperatura, velocidade da bomba de circulação, eficiencia do isolamento do sistem, etc...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

se por acaso alguém tiver uma ideia para melhorar o meu sistema desde já agradeço.
eu tenho uma sugestão: caso ainda esteja na garantia requer rapidamente a devolução do dinheiro.
Porreiro, pá!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

manuelcar Escreveu:
eu tenho uma sugestão: caso ainda esteja na garantia requer rapidamente a devolução do dinheiro.
opsss...
retiro o que anteriormente disse e siga a sugestão do manuelcar, só depois se meta nas minhas aventuras!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

boas

se está dentro da garantia não deve mexer em nada. pode ser acusado de ter provocado alguma avaria. e depois já se sabe....
Inté

alexfilho
Membro
Membro

Mensagem por alexfilho »

obrigado pelas respostas.
após ler mais alguns tópicos aqui do forum verifiquei que a firma instaladora não colocou valvula anti-retorno na entrada da agua fria, será por isso que a estratificação não se estaja a efectuar?
como tenho uma estou a pensar colocar antes da instalação efectuada por eles (cerca de 6 mt antes do depósito) será que vale a pena?, assim não estou a intreferir com a instalação deles.

eu penso que estja ainda dentro de garantia (2 anos) pois os paineis só foram colocados a funcionar em dezembro de 2008, já coloquei esta hipótese a firma instaladora e não deram muita abertura, já me fiz sócio da deco e por isso vou mudar de estratégia e dedicar-me ao livro de reclamações, talvez assim cheguem a alguma resolução.

antonio

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

isso ajuda (a reclamação).
uma cartinha escrita e assinada por um advogado a chamar a atenção para os direitos do consumidor e a exigível indemnização pelos prejuízos ainda ajuda mais.
já tivemos aqui um membro, que por muito menos, obteve uma instalação completamente gratuita.
lamento dizer que a capacidade e a determinação em reclamar e provocar prejuízos financeiros e de imagem são um factor muito ponderado pelas empresas. não vale a pena pensar em recorrer a um tribunal, mas vale a pena pagar uma consulta de um jurista para que eles pensem que estamos dispostos a tudo.

boa sorte!
Porreiro, pá!

dadlive
Membro
Membro
Registado: segunda nov 23, 2009 7:08 pm

Mensagem por dadlive »

gostaria de saber o que vao fazer a potencia calorifica emanada no verao no sistema de tubos de vacuo ou heat-pipes no inverno e mt bom eno verao o que fazem a energia chamam o instalador para retirar alguns tubos acho que em portugal nao temos clima para poder suportar tubos de vacuo pois no verao e um problema nao sera

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

dadlive Escreveu:gostaria de saber o que vao fazer a potencia calorifica emanada no verao no sistema de tubos de vacuo ou heat-pipes no inverno e mt bom eno verao o que fazem a energia chamam o instalador para retirar alguns tubos acho que em portugal nao temos clima para poder suportar tubos de vacuo pois no verao e um problema nao sera
se o sistema for bem instalado, entenda-se, inclinação e dimensionamento correctos, não vejo o porque de ir dar problemas.

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

dadlive Escreveu:gostaria de saber o que vao fazer a potencia calorifica emanada no verao no sistema de tubos de vacuo ou heat-pipes no inverno e mt bom eno verao o que fazem a energia chamam o instalador para retirar alguns tubos acho que em portugal nao temos clima para poder suportar tubos de vacuo pois no verao e um problema nao sera
eu no verao ate os tiro todos eu quero é agua quente no inverno.......

alexfilho
Membro
Membro

Mensagem por alexfilho »

ferra Escreveu: parece que não se está a fazer a estratificação dentro do deposito... não é normal!
no seu caso eu ia por partes e se tiver conhecimentos para isso, desligava o tubo de saida e entrada do painel e instalava um auxiliar de modo a fazer a circulação por termossifão. conforme o resultado ia retirando conclusões sobre os resultados e assim por diante em todos os componentes do sistema. desde verificar deltas de temperatura, velocidade da bomba de circulação, eficiencia do isolamento do sistem, etc...
está muito complicado a reclamação, tanto o vendedor como o dono nunca tem tempo para me receberem.
mas mudando de assunto "estratificação".
a velocidade da bomba de circulação é controlada automaticamente e a velocidade modula para esta manter constantes 12º entre o painel e o depósito, tem como caudal máximo 0.8l/minuto (indicador 30 no controlador), desde já informo que o indicador da velocidade nos dias encobertos situa-se entre os 15 (velocidade mínima programada) e os 22 (quando há algum sol) raramente sobe acima destes valores (a não ser num dia de sol como o de ontem e o de hoje).
divagando um pouco corrija-me se estiver errado, considerando que não existe perdas de temperatura nas tubagens, que a bomba tenha um caudal constante de 0.5l/minuto (o que penso ser a média num dia encoberto -o que penso ser muito pouco) e pelo tamanho do circuito este tiver cerca de 12l de fluido este fluido leva cerca de 25minutos a efectuar o circuito completo certo?, para o segundo ciclo outros 25minutos, entretanto já passou cerca de 1 hora e ainda não houve grande transferência de calor para o depósito.
os “deltas de temperatura” a que se refere são os valores que fazem a bomba trabalhar, certo?, se forem estes, a bomba liga quando a temperatura for superior a 5º e desliga aos 2,5º

já agora outro dado no dia de ontem (na minha zona esteve sol todo o dia) com uma diferença de temperatura de manhã entre a parte de cima do depósito (42º - devido ao aquecimento do dia anterior) e a entrada de água fria ser cerca de 25º á hora de almoço a parte de cima tinha baixado para os 32º para no final do dia o depósito estar praticamente todo com a mesma temperatura cerca de 45º (18h00), é de salientar que não existiu consumos desde os banhos do dia anterior (cerca das 18h30).
será que o funcionamento é este?
num dia de sol como o de ontem só ter chegado aos 45º?
já agora alguém que me possa dizer que valores os vossos sistemas atingiram neste dia.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

boas
eu tenho um ts 200l wikora e hoje e de há 4 dias para cá tenho água a 60º. embora tenha plena consciência que não são os 200l. mas dá para 3 duches e lavar a louça, à noite, e de manhã a água ainda está a cerca de 35º.
Inté

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: la meti os controversos tubos de vacuo e estou maravilha

Mensagem por kanyboy »

alexfilho, esses gajos com quem te metes-te sao tipos de primeira, esta tua frase diz tudo, " está muito complicado a reclamação, tanto o vendedor como o dono nunca tem tempo para me receberem.", acho q para o bem de todos deves ca meter o nome dos meninos q te venderam isso, para todos ficarmos informados.
quanto ao sistema o meu funciona melhor do q os planos dos vizinhos, mas isso é o meu, n posso falar pelos dos outros, mas tambem n vou vir para aqui dizer mentiras q me funciona mal q n serve etc..., isto anda aqui uma guerra d instaladores q ate mete nojo, desculpem as palavras.....
os instaladores do sistema da energie tambem andavam ai de papo feito e agora andam escondidos e a levar com a justiça em cima, mas isso é outra questao.
quando pensei meter os tubos de vacuo tive o cuidado de ver obras ja feitas pelos vendedores e instaladores e reparei nisso mesmo, uns so servem para vender galinhas e outros trabalham com consciencia e fazem as coisas como devem ser feitas.
os tubos de vacuo n é qualquer um q os monta, requerem mais cuidados q os planos e quando se pensa q a montagem é feiuta da mesma forma da, m...
no seu caso so existem duas soluçoes ou a culpa é do materia ou do instalador, sua nao é nem nunca sera, por isso meta o nome dessa gente em todo lado, pode ser q esses se dediquem a outros sistemas em vez de andarem por ai armados em instaladores etc...
o senhor n pode ficar assim, pagou e pagou bem por um sistema q é superior, e como tal tem direito a essa mesma "superioridade" nada de contemplaçoes.

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

ainda ontem estive a falar com um dos tipos q me meteu ca o sistema e ele foi o primeiro a dizer, o vacuo é sempre descartado por quem nao o sabe por a funcionar.
" um mecanico da fiat nunca ira trabalhar para a lamborguini", uns sao feitos e montados a martelo os outros requerem mais cuidados, eu ainda tenho nas paredes as marcas do fio blue, o cobre vai em linhas direitinhas com inclinaçao ligeira sem lombas, etc, etc..., depois do sistema montado tive la um senhor de mais idade, supostamente o dono da empresa a analizar os sistema todo so para ver esse tipo de coisas.
os meus tubos de vacuo ate podem rebentar com tanto rendimento, mas de falta de rendimento felizmente n posso acusar ninguem.

essa dos tipos n o receberem da-me ca uma volta ao estomago q vou-lhe contar, da-me vontade de andar a inumerar marcas e instaladores q nos roubam.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

essa dos tipos n o receberem da-me ca uma volta ao estomago q vou-lhe contar, da-me vontade de andar a inumerar marcas e instaladores q nos roubam.
atenção que aqui podemos sempre vir a ser chamados a provar aquilo que afirmamos.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

manuelcar Escreveu:
atenção que aqui podemos sempre vir a ser chamados a provar aquilo que afirmamos.
eu nao fui roubado, mas acho muito bem que quem é lesado exponha aqui o nome das pessoas q o lesaram, por variadas razoes, e se não quiserem ver o nome deles exposto em praça publica por más razoes...
é ebvidente que a denuncia tem de ser fundada, se me sinto lesado posso escrever onde quiser desde que aquilo que escrevo seja fundado.

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

vou tirar umas fotos ao meu sistema para meter aqui, para receber um feedback por parte dos entendidos.
entretanto meto duas ou tres fotos, que a pessoa que recomendou o instalalodore x, me enviou por email, o sistema dele é para aquecimento de sanitarias e aquecimento central.
Anexos
Dr2.jpg
Dr2.jpg (109.88 KiB) Visto 6399 vezes
Dr5.jpg
Dr5.jpg (93.21 KiB) Visto 6399 vezes
Dr.jpg
Dr.jpg (123.55 KiB) Visto 6399 vezes

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

fotos do interior, estes acumuladores sao po feio, o meu ja é dos novos que sao baste mais bonitos.
Anexos
Dr81.jpg
Dr81.jpg (58.28 KiB) Visto 6397 vezes
Dr71.jpg
Dr71.jpg (43.67 KiB) Visto 6397 vezes

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”