Painel Vicoren de tubos de vácuo - opinião

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
myself11
Membro
Membro
Registado: segunda dez 14, 2009 10:24 pm

Painel Vicoren de tubos de vácuo - opinião

Mensagem por myself11 »

boas!

tenho uma moradia com 6 assoalhadas na zona de ovar, acabada de construir este ano (com bom isolamento térmico). tenho acompanhado o fórum na procura da melhor solução para aqs e, mesmo já sem os benefícios do governo, queria optar pela energia solar.

o picheleiro recomendou o seguinte equipamento:

modelo cpc 18 oem

painel solar vicoren - cpc (colector parabólico composto) de tubos de vácuo, com sistema de circulação forçada e depósito de 300 litros. a instalação contemplaria um painel de aproximadamente 3 metros quadrados, com 18 tubos de vácuo. resistência eléctrica de 2000w e termóstato.

preço - 4800 euros.

apesar de ter lido já vários tópicos neste fórum, não domino esta área, por isso queria saber a vossa opinião quanto à qualidade deste equipamento e se será a melhor opção.

o objectivo seria também complementar com uma caldeira a pellets para aquecimento central. poderá ser utilizado o mesmo depósito?

obrigado.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Painel Vicoren de tubos de vácuo - opinião

Mensagem por manuelcar »

olá
não posso ajudar no que diz respeito aos cpc. a minha experiência é com os colectores planos.
relativamente ao tanque o que posso dizer é que é imperativo adquirir um tanque que concentre a energia dos colectores e da caldeira. se vai servir também para o aquecimento central então deverá ponderar bem as características e a capacidade.
recordo que convém consultar diversos técnicos e ponderar não apenas o custo.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
myself11
Membro
Membro

Mensagem por myself11 »

tenho andado a fazer mais leituras aqui no fórum e a chatear o kanyboy e o manuelcar, que me têm ajudado a clarificar ideias.

vou manter-me nos tubos de vácuo (por terem melhor rendimento no inverno), circulação forçada, mas desistir do sistema de cpc, por ser demasiado caro. o depósito será de 300 litros e com dupla serpentina e terá também resistência eléctrica, como suporte para os dias sem sol. o colector estará separado 15 metros do depósito, embora os tubos já estejam pré-instalados por baixo do solo e bem isolados, o que diminuirá as perdas de temperatura.

relativamente ao sistema de aquecimento central (para 55 elementos de radiador), ainda não estou completamente esclarecido se posso utilizar o mesmo depósito das aqs, mas parece que tal não será possível (se fosse piso radiante, o caso mudava de figura).

alguém tem uma configuração deste tipo, que possa dar uma ajuda?

com tudo isto devo gastar mais de 7000 euros. com uma caldeira a gasóleo, arrumava as aqs e o aquecimento central por sensivelmente 6000. mas prefiro ser amigo do ambiente.

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am

Mensagem por Kad »

boas, considerando que vais optar por um deposito de 2 serpentinas e que vais usar o apoio electrico para compensar ficas sempre com uma serpentina disponivel, a qual podias usar para o aquecimento central, mas aqui aparece-te um problema (isto a meu ver!!)... é que utilizares o deposito aquecido com solar\apoio electrico para aqs + aquecimento vais ter grandes carencias de água quente, o que te fazia com que a resistencia estivesse a trabalhar a maior parte do tempo a qual te iria dar uma despesa enorme.

tu a meu ver tens duas hipoteses:

1 - compras um deposito não com 2 mas sim com 3 serpentinas, usas uma para solar, outra para um apoio (caldeira,etc) e a outra para o aquecimento.

2 - mantens o mesmo deposito de 2 serpentinas mas aumentas o numero de colectores solares, mas aqui no futuro vais ter um problema, é que nos meses de verão vais ter muita energia a precisar de ser dispersada... ou para uma piscina, ou na pior das hipoteses... esgoto

eu pessoalmente ficava pela 1ª hipotese... mas isto sou eu !!

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Kad »

boas, depois de escrever isto tudo lembrei-me de uma coisa que te fica bem mais em conta, já que estás a trabalhar com a vicoren (galécia) porque não ponderas comprar uma tower green, de cabeça não te posso confirmar o preço mas acredito que ficas muito bem servido, se quizeres ver do que falo manda pm que eu mando-te o link.

fica bem.

Autor do tópico
myself11
Membro
Membro

Mensagem por myself11 »

esqueci-me de referir um detalhe muito importante. para o aquecimento central estava a pensar comprar uma caldeira de pellets e a dúvida era se dava para associar ao depósito das aqs. que dizes kad?

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Kad »

boas, não é que não dê... mas já não é assim tão simples... mais vale deixares a caldeira só para o aquecimento... poupas muito € no deposito das aqs.

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Kad »

resumidamente.... o melhor é decidires o que queres mesmo e chateares o teu instalador para encontrar uma solução

Autor do tópico
myself11
Membro
Membro

Mensagem por myself11 »

kad Escreveu:boas, não é que não dê... mas já não é assim tão simples... mais vale deixares a caldeira só para o aquecimento... poupas muito € no deposito das aqs.
desculpa, não percebi, podes concretizar? sugeres comprar um depósito à parte para a caldeira a pellets, pois um depósito que desse simultaneamente para aqs solar e aquecimento central a pellets ficaria muito caro?

obrigado pelas dicas. sim, vou chatear o instalador, que tem mais obrigação que tu de me ajudar e vou estudar também a tua primeira sugestão.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”