GRAU DE SATISFAÇÃO VS RENDIMENTO SOLAR TERMICO

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
pintas25
Membro
Membro
Registado: segunda jul 06, 2009 7:30 pm

GRAU DE SATISFAÇÃO VS RENDIMENTO SOLAR TERMICO

Mensagem por pintas25 »

carissimos foristas venho aqui propor a todos que instalaram paineis solares nos ultimos tempos quer pelo programa de governo ou não a exporem aqui o feddback dos seus sistemas.
deste modo poderemos ter uma ideia do rendimento global dos mesmos, se compensarão o investimento em mais ou menos tempo e até trocar experiência de modo a optimizar o rendimento dos mesmos.

para começar poderemos colocar aqui em relação a cada um nomeadamente:

tipo de sistema;
data de instalação;
rendimento obtido em dias nublados e dias limpos;
quantidade de água quente disponivel e numero de vezes em que foi necessário o recurso ao apoio desde a instalação;
pouança em relação à situação anterior à instalação dos paineis.

penso ser do interesse de todos que se troquem aqui estas experiências.

agradeço desde já a todos os que possam e queiram aqui contribuir para o sucesso deste topico

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: GRAU DE SATISFAÇÃO VS RENDIMENTO SOLAR TERMICO

Mensagem por manuelcar »

o tópico tem interesse, mas creio que o rigor das informações não será grande.
o meu sistema tem uma opção de instalação de um medidor de radiação e de um medidor de caudal. estes dois dispositivos conjugados com o controlador permitem aferir com rigor o número de kw recolhidos pelos colectores. infelizmente não os instalei pelo que não posso ser rigoroso na minha contribuição.
o que posso afirmar é a minha satisfação e conforto quer ao nível das aqs quer do aquecimento central.
desde a instalação o consumo de energias fósseis restringem-se aos transportes e à cozinha (para além da iluminação, tv, etc.).
Porreiro, pá!

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

boas,

relativamente a este assunto não tenho “medidas” ou “variáveis” registadas mas posso afirmar que, até a este momento, estou muito satisfeito com o meu sistema (ts).

a consequência prática é que, apesar do inverno rigoroso aqui no norte do pais, o meu consumo de gás está reduzido a menos de metade do que era habitual, isto é, nesta altura do ano era habito gastar 1 botija de gás por mês e agora já passaram 2 meses e ainda tenho a mesma!....

notas:
-os hábitos de consumo não foram alterados com a introdução do sistema do sistema aqs (uso o gás de botija para aqs e no fogão da cozinha).
-apesar de o sistema estar a funcionar muito bem o “apoio” que tenho actualmente (esquentador tradicional) não é o ideal para optimizar a eficiência do mesmo pelo que, mesmo nesta altura do ano, a poupança no consumo de gás ainda pode ser melhorada.

alexfilho
Membro
Membro
Registado: domingo fev 21, 2010 6:36 pm

Mensagem por alexfilho »

como já descrevi aqui noutro tópico não estou muito satisfeito com o meu sistema que passa a descrever de seguida:

tipo de sistema: circulação forcada, depósito 200l, painel de 20 tubos de vácuo,
data de instalação: novembro de 2008
rendimento obtido em dias nublados e dias limpos: rendimento em dias nublados quase zero (nulo) desde outubro que funciona diariamente o apoio a gasóleo (não dá nem para um unico banho), no verão a temperatura máxima só chegou aos 63º. (nota a aqs é só para banhos - também não dá para mais)

poupança em relação à situação anterior à instalação dos painéis: a poupança só ocorreu durante o verão (abril a meados de outubro).

com estes dados não posso estar muito satisfeito pois foram cerca de 3000€ de investimento.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

deixo o meu testemunho do meu ts200l rigsun. embora ainda tenha puoco tempo de historial, estou satisfeito com o mesmo. o rendimento está dentro do que esperava, assim como a poupança esperada pelo uso do apoio.

tipo de sistema: termossifão 200l
data de instalação: agosto 2009
rendimento obtido em dias nublados e dias limpos: rendimento em dias nublados é pequeno, embora isso seja de esperar. um dia de sol, mesmo frio, temos água ao final do dia a 40-50º. como os nossos banhos são matinais, tenho mantido a resistência ligada, controlada por relógio para ligar às 4:30. isto representa desde meados de outubro até hoje, cerca de 500kw/h de energia eléctrica.

poupança em relação à situação anterior à instalação dos painéis: mesmo usando o apoio eléctrico, os custos estão reduzidos para metade em relação ao esquentador usado anterirormente. antes de outubro, o sistema era completamente autosuficiente.

nota: sublinho que o uso de um acumulador é muito mais agradável do que usar o esquentador. podemos diminuir o caudal da água sem quebras na temperatura, parar para ensaboar...

resumindo: sim, foi um bom investimento, em todos os aspectos!

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

boa noite.

tenho o meu ts solahart de 300l desde início de julho e não podia estar mais satisfeito. só no final de outubro é que senti a necessidade de ligar o apoio eléctrico duas horas durante a madrugada (através de um programador) e agua quente não tem faltado, sendo que não notei grande aumento na factura da electricidade, pois tenho tarifa bi-horária.
mesmo ao final do dia, após dias frios e sem sol, há água quente para o banho dos miúdos.
apesar de ser um termossifão, o isolamento é suficiente para aguentar a temperatura no depósito por longos períodos e os 300l de água quente, multiplicados pela misturadora termostática, são uma boa fonte de reserva.

após alguns meses frios de inverno, posso afirmar que o resultado ultrapassou as minhas expectativas iniciais.

deixei de usar gás pois na cozinha é tudo electrico, o esquentador nunca mais funcionou e o aquecimento central é a peletes. emissões de co2 só as derivadas do consumo da energia eléctrica.
davam jeito uns paineis fotovoltaicos. já andei a pesquisar a questão da microgeração, mas ainda é um investimento muito grande, talvez num futuro próximo, talvez os preços baixem.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

inverno com sol -> agua quente! consigo com qualquer nesga de sol, mais de 100l a mais 40/50º! que facilmente duram até à manhã seguinte!

inverno sem sol -> consigo meter 20º mas mais não. mas ao menos gasto pouco gas a reaquecer.

somos 3 ou 4 pessoas que uns tomam banho de manhã outros à noite + a mq lavar que lava à tarde!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

bywire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 02, 2009 12:28 pm

Mensagem por bywire »

boas,
instalei em junho de 2009 painéis para aqs da vulcano ,versão termosifão de 300l ao abrigo dos incentivos do estado e a conclusão é a seguinte:
-em dias nublados consigo agua de vinte e tal graus a trinta e poucos graus, e em dias de sol no inverno, consigo ter agua á volta dos cinquenta e tal graus.
-para mim , o pior é a queda de temperatura durante a noite(nas noites frias de inverno , a queda de temp. chega a 20º).
-acho que o isolamento térmico é muito fraco.
-para concluir , estou satisfeito no geral; acho que compensa.
-antigamente gastava á volta de 1500eur a 1700eur em gasóleo para aqs e aquecimento central .
-agora gasto á volta de 200 eur em electricidade por ano para aquecer a casa (ar condicionado) e gastei uma botija de 45kg e uma de 13kg para apoio dos painéis e fogão até há dois meses atrás, indo na segunda botija.
-pelos vistos o apoio a gás não fica nada barato , embora sejamos 4 a tomar banho...

cumprimentos

marrambi
Membro
Membro
Registado: quarta mai 20, 2009 9:01 pm

Mensagem por marrambi »

boas tardes
quanto à satisfação do solar térmico tenho paineis em duas casas diferentes, um à cerca de 10 anos e outro para aí com 5 anos, e estou bastante satisfeito, ambos funcionam com esquentador, e acho que é a melhor forma para aquecer a àgua quando não é possível tê-la pelo sol, e isto porque com o gás se pode aquecer a quantidade de água que quiser no momento, enquanto que com o termoacumulador isso não é possível dado que só aquece a que se encontra no depósito, e não é instantânea, tem de se esperar algum tempo que não deve de ser assim tâo pouco.
também aproveito a água do sistema para máquina da roupa e da loiça. na da roupa utilizo uma misturadora tipo da banheira, na da loiça funciona directamente do painel, com uma derivação para um lavatório, deixando correr a água até vir a quente, após o que abro a torneira de segurança da maq.loiça.
engenhocas que dão jeito
um abraço e continuação de bom f.s.

Autor do tópico
pintas25
Membro
Membro
Registado: segunda jul 06, 2009 7:30 pm

Mensagem por pintas25 »

ora desde que criei este topico nunca mais dei noticias, peço desculpa pois tenho andado muito ocupado.
enquanto não crio o tópico do meu diário de bordo de um siatema asset 300 cf em que a instalaçao ficou terminada na ultima sexta feira ao fim da tarde. tinha feito a encomenda em 31 de dezembro como bom tuga que sou deixei mesmo para o final, acabou por dar jeito uma vez que o abatimento em irs já não iria fazer jeito para 2009 e assim posso aproveitá-lo para 2010.

quanto ao sistema desde que está montado ainda não houve um unico dia de sol aberto, apenas com algumas abertas e para já de sexta até hoje conseguiu elevar a água do deposito que se encontrava toda fria, tinha sido enchido no dia anterior até uns agradáveis 50º
de referir que a serpentina superior está ligada ao retorno da caldeira que efectua o aquecimento e que ontem esteve ligado cerca de 3h

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”