URGENTE - Valvula 3 Vias

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
ZUME
Membro
Membro
Registado: terça ago 11, 2009 2:17 pm

URGENTE - Valvula 3 Vias

Mensagem por ZUME »

estou a meio de uma instalação de cf300 da baxiroca e como não tenho nenhum sistema de apoio, estive a investigar um pouco.
verifiquei que no manual de instalação do acumulador está previsto a ligação das duas serpentinas através de uma válvula de três vias comandada pela unidade central . o que permite em dias pouco solarengos aquecer menos agua a uma temperatura superior.

o problema é que o instalador não consegue arranjar uma válvula que suporte temperaturas superiores a 110ºc !! no verão o sistema deve ultrapassar isso todos os dias

alguém sabe onde posso encontrar isso? e preços ?

obrigado

HelionalPT
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta fev 04, 2010 8:18 pm

Re: URGENTE - Valvula 3 Vias

Mensagem por HelionalPT »

exmo. senhor:

queira-me perguntar o seguinte. o seu sistema têm apoio através de resistência eléctrica ou fonte de calor como exemplo esquentador?
se for o primeiro caso não necessita de valvula de 3 vias porque a instalação deve ter valvulas de segurança para garantir se o sistema entrar sub pressão as mesmas produzirem um descarga e não afectarem o sistema.

cumprimentos

Autor do tópico
ZUME
Membro
Membro

Mensagem por ZUME »

sim tem apoio por resistência electrica. mas o que me preocupa mais é o rendimento de inverno visto estar numa zona bastante fria! vila real

como o acumulador da baxi, funciona na pratica como dois acumuladores. e como a agua quente é mais leve que a fria o "deposito de cima" é o que interessa ter mais quente visto que é agua que sai primeiro. a unidade que controla todo o sistema está preparada para fazer a gestão desses dois depósitos através de duas sondas ( uma em cada reservatório ) . logicamente que tem como acumulador prioritário o de cima, depois de o acumulador de cima tiver a temperatura pretendida ele dá ordem a válvula para alimentar a segunda serpentina para aquecer a agua do acumulador de baixo.

portanto é necessário uma válvula de três vias automática que suporte as temperaturas que retornão dos painéis.

abraço

henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm

Mensagem por henriquefala »

essa situação que descreve é bastante fora do comum.pois os depositos que tenho montado normalmente sao de dupla serpentina muito semelhante ao que descreve em que a serpentina superior serve de ligação a caldeira sendo a serpentina de baixo usada para o circuito solar. ja exprimentou procurar em qualquer marca que trabalhe com o solar? as temperaturas de utilização dessas valvulas andam nos 110 ou 120 graus no maximo. devem chegar. pois se o deposito tiver uma gestao feita no controlador quando a agua andar nos 60 graus faz parar o circuito solar.

gonça
Membro
Membro
Registado: terça jan 20, 2009 9:36 pm

Mensagem por gonça »

zume Escreveu:estou a meio de uma instalação de cf300 da baxiroca e como não tenho nenhum sistema de apoio, estive a investigar um pouco.
verifiquei que no manual de instalação do acumulador está previsto a ligação das duas serpentinas através de uma válvula de três vias comandada pela unidade central . o que permite em dias pouco solarengos aquecer menos agua a uma temperatura superior.

o problema é que o instalador não consegue arranjar uma válvula que suporte temperaturas superiores a 110ºc !! no verão o sistema deve ultrapassar isso todos os dias

alguém sabe onde posso encontrar isso? e preços ?

obrigado

boa noite meu caro.há por aí qualquer coisa que não se entende muito bem: válvula de três vias,cilindro com dois depositos,etc,isto num sistema forçado de 300 litros,e mais estranho ainda é como disse,que o instalador tambem anda baralhado.aconselhava a analizar bem os catálogos tecnicos do material e em caso de duvida consulte a assistência tecnica da marca ,que no caso da anunciada ,funciona mesmo.
até eu fiquei baralhado.

Autor do tópico
ZUME
Membro
Membro

Mensagem por ZUME »

bom dia a todos,

não sei qual é a confusão!
o tipologia da minha ligação é a "ligação eléctrica: sistema 4" que está na pagina 39 do manual http://www.baxicalefaccion.com/pdfs/po/ ... 6258ip.pdf .

tenho alguma pressa nessa válvula porque o instalador vem na segunda para finalizar e eu não sei que fazer.ele disse-me que também se pode fazer é: o circuito solar entra na serpentina superior e volta a entrar na de baixo . mas parece-me que não seja tão eficiente!

bom domingo

henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm

Mensagem por henriquefala »

bons dias caro amigo.pois é logicamente que se a marca propoe esse tipo de soluçao tambem sera a marca a ter que se chegar a frente com os acessorios de montagem como valvulas etc etc. quanto a soluçao que o instalador lhe propoe nao sei que raio de rendimento tirara dessa solução alem de andar a gastar mais umas pontas de cobre que so vao aumentar o custo da instalação.

Autor do tópico
ZUME
Membro
Membro

Mensagem por ZUME »

henriquefala Escreveu:bons dias caro amigo.pois é logicamente que se a marca propoe esse tipo de soluçao tambem sera a marca a ter que se chegar a frente com os acessorios de montagem como valvulas etc etc.
pois o problema é mesmo esse, o instalador ligou para o seu fornecedor da baxi roca e ninguém de lá sabe dessa válvula !!! muito estranho

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

zume Escreveu:
henriquefala Escreveu:bons dias caro amigo.pois é logicamente que se a marca propoe esse tipo de soluçao tambem sera a marca a ter que se chegar a frente com os acessorios de montagem como valvulas etc etc.
pois o problema é mesmo esse, o instalador ligou para o seu fornecedor da baxi roca e ninguém de lá sabe dessa válvula !!! muito estranho
boas!

também digo o problema deve ser mesmo esse, mas neste sentido, o pessoal da roca, não sabe, não quer saber ou então até tem raiva de quem sabe!

tive no passado um pequeno problema com um acessório da roca, tive azar!.. quem estava para me atender, nada sabia, ou julgava que já não se fabricava…enfim vim de mãos abanar. dirigi-me a uma casa multimarca e fui logo informado que já não havia e foi-me proposto uma alternativa.
portanto muita atenção a quem está do outro lado, como o que pretende está no catálogo, obviamente alguém com formação na área técnica da roca tem de lhe informar devidamente e no absurdo de não existir, têm obrigação de lhe sugerir a alternativa.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

uma válvula de 3 vias de qualquer fabricante, desde que adequada a instalações solares serve para o efeito.
experimenta aqui: www.resol.com
mais especificamente: http://www.resol.de/index/produkte/kate ... n#27000500

este esquema funciona bem porque, dependendo do nível de radiação, comuta para o tanque superior ou inferior.
a solução de montar em série as duas serpentinas também não é má, mas ainda assim nem se compara.

boa sorte.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
ZUME
Membro
Membro

Mensagem por ZUME »

obrigado manuelcar .
já falei com o representante da marca resol em portugal. vão me enviar preços

como é muito exclusiva ,vamos ver se não é muito cara

se souberem de mais alguma marca ... agradecia . para fazer funcionar a lei do concorrencia

abraços

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

foram eles os fabricantes do teu controlador. foi por isso que sugeri.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
ZUME
Membro
Membro

Mensagem por ZUME »

falei com o instalador sobre as duas alternativas:
suportar até 140º -> +-170 (resol/portugal)
suportar até 160º -> +-165 (inglaterra)

acabei por me decidir pelo fornecedor de inglaterra.

o meu instalador disse que para que o sistema não entre sempre em alarme no verão , vai alargar um pouco os limites definidos na centralina:

painéis desligarem a 140º , passar para 160º
agua do acumulador de 60º para 80º

penso que não deverá haver problema em mudar isso???

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

não sei se não há!!

o meu instalador não queria aumentar a temperatura maxima do deposito de 60 para 80º porque a centralina tem um dispositivo de segurança que arranca o cvircuito a temperaturas mais altas , para refrigerar os paineis em sobreaquecimento e então aumentar a temperatura do deposito, isto durtante o dia, pois à noite arranca o circuito , mas agora dissipa o calos do deposito novamente até 60º.
por isso esses 20º servem como defesa dos paineis nos dias de verão!

só os convenci a deixar aumentar essa limite, com a promessa que no verão baixava novamente para os 60. no resto do ano permite-me acumular mais um pouco, nas estações intermedias.

e a centralina do sonnenkraft é igual à sua (pelo manual)!!

zume Escreveu:falei com o instalador sobre as duas alternativas:
suportar até 140º -> +-170 (resol/portugal)
suportar até 160º -> +-165 (inglaterra)

acabei por me decidir pelo fornecedor de inglaterra.

o meu instalador disse que para que o sistema não entre sempre em alarme no verão , vai alargar um pouco os limites definidos na centralina:

painéis desligarem a 140º , passar para 160º
agua do acumulador de 60º para 80º

penso que não deverá haver problema em mudar isso???
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Mensagem por Jotoli »

boas, só hoje vi este tópico, em vez de colocar a válvula de 3 vias á entrada do depósito, pode colocar á saída, depois do calor ter sido entregue á agua do acumulador, assim a temperatura será mais baixa.
cuidado com o limite máximo de temperatura nos painéis, tem que ter em atenção a temperatura máxima suportada pela bomba.

cya.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”