Bike montanha eléctrica
-
Rui Claro
Autor do tópico - Membro

- Registado: quarta dez 23, 2009 6:22 pm
Bike montanha eléctrica
olá
tenho uma bicicleta que uso diariamente para percorrer 15km. quero instalar um motor eléctrico na roda traseira que me dê uns confortáveis 20/30km/h quando necessário. então já tenho tudo pensado. preciso de uma bateria, um potenciómetro para ajustar a velocidade (penso ser a melhor forma), um motor em dc de 300w e um interruptor para ligar/desligar o circuito.
estes componentes consigo arranjar todos, com excepção para o motor. não sei se se vendem individualmente. portanto a ideia, caso não se vendam, é retirá-lo de alguma máquina. já pensei na máquina de lavar roupa, mas esse motor é ac e enorme. o de uma ventoinha é ac e minúsculo. alguém tem ideias para onde posso encontrar um motor dc de 24v?
obrigado.
não sei se é nesta área que este tópico melhor assenta. tinha por ideia ir mostrando o evoluir da conversão da minha bike aqui.
tenho uma bicicleta que uso diariamente para percorrer 15km. quero instalar um motor eléctrico na roda traseira que me dê uns confortáveis 20/30km/h quando necessário. então já tenho tudo pensado. preciso de uma bateria, um potenciómetro para ajustar a velocidade (penso ser a melhor forma), um motor em dc de 300w e um interruptor para ligar/desligar o circuito.
estes componentes consigo arranjar todos, com excepção para o motor. não sei se se vendem individualmente. portanto a ideia, caso não se vendam, é retirá-lo de alguma máquina. já pensei na máquina de lavar roupa, mas esse motor é ac e enorme. o de uma ventoinha é ac e minúsculo. alguém tem ideias para onde posso encontrar um motor dc de 24v?
obrigado.
não sei se é nesta área que este tópico melhor assenta. tinha por ideia ir mostrando o evoluir da conversão da minha bike aqui.
-
Zerocool
- Membro Silver

- Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Re: Bike montanha eléctrica
na minha opiniao, o que queres fazer é pouco pratico, e os resultados podem não ser os esperados...
esquece o potenciómetro para regular o motor, não estas a regular o som das colunas.... precisas de um potenciómetro grande para os 300w, além de ser pouco pratico.
se queres uma coisa em condições, faz como toda a gente, arranjas um controlador(brushless ou não, depende do tipo de motor que escolhas) e um punho(para regular a velocidade).
o motor, esquece os motores das maquinas, alternadores etc(e não confundas ac com dc). tens duas opções, ou mandar vir um motor externo(ex: do ebay)(existem brushless ou brushed), e adaptas a tua bicicleta(é preciso algum trabalho neste opção). ou compras um motor hub(brushless), e apenas tens que trocar a tua roda actual pela nova(mais fácil de montar).
as baterias depende do que queres, mas 24v pode não chegar aos 30km/h, penso que a volta dos 20km/h. se estas a pensar usar baterias de chumbo/gel, o peso adicional ainda é um bocado...
o motor, controlador e punho, podes encontrar em varias lojas online, principalmente estrangeiras, como a crystalyte(tem fornecedor europeu), golden motor(chinesa), ebay, etc.. penso que também existe uma portuguesa, mas não me lembro do nome.
pensa bem o que queres fazer e principalmente quanto queres gastar.
esquece o potenciómetro para regular o motor, não estas a regular o som das colunas.... precisas de um potenciómetro grande para os 300w, além de ser pouco pratico.
se queres uma coisa em condições, faz como toda a gente, arranjas um controlador(brushless ou não, depende do tipo de motor que escolhas) e um punho(para regular a velocidade).
o motor, esquece os motores das maquinas, alternadores etc(e não confundas ac com dc). tens duas opções, ou mandar vir um motor externo(ex: do ebay)(existem brushless ou brushed), e adaptas a tua bicicleta(é preciso algum trabalho neste opção). ou compras um motor hub(brushless), e apenas tens que trocar a tua roda actual pela nova(mais fácil de montar).
as baterias depende do que queres, mas 24v pode não chegar aos 30km/h, penso que a volta dos 20km/h. se estas a pensar usar baterias de chumbo/gel, o peso adicional ainda é um bocado...
o motor, controlador e punho, podes encontrar em varias lojas online, principalmente estrangeiras, como a crystalyte(tem fornecedor europeu), golden motor(chinesa), ebay, etc.. penso que também existe uma portuguesa, mas não me lembro do nome.
pensa bem o que queres fazer e principalmente quanto queres gastar.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
jsm221
- Membro Dedicado

- Registado: quarta dez 23, 2009 8:59 pm
boas
eu também gostava de fazer isso a minha bicicleta mas o problema é que não seio onde arranjar a jante com o motor...
cumps
eu também gostava de fazer isso a minha bicicleta mas o problema é que não seio onde arranjar a jante com o motor...
cumps
-
Rui Claro
Autor do tópico - Membro

epah, obrigadão. ando há que tempos a tentar encontrar.
vi este - http://shop.crystalyte-europe.com/produ ... 255&page=2
que achas?
que achas?
-
Zerocool
- Membro Silver

esse motor é mais virado para velocidade, do que força. se o teu trajecto for maioritariamente plano, é uma boa compra.rui claro Escreveu:epah, obrigadão. ando há que tempos a tentar encontrar.
que achas?
caso o compres, e tenhas ideia de meter um aro xpto, ou aproveitar o que esta na bicicleta,compra os raios que lá estão, porque são mais curtos que os normais, caso contrario manda vir logo enraiado.
este controlador deve ficar bem ai klica aqui
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
Rui Claro
Autor do tópico - Membro

motor: 185€
controlador: 60€
bateria: 300 para cima
não há baterias mais baratas em portugal? é uma fatia enorme do bolo.
-
Zerocool
- Membro Silver

falta o punho na lista.rui claro Escreveu:motor: 185€
as baterias, acabam sempre por ser a maior fatia do bolo, se queres uma coisa barata, compras umas de gel, já se arranjam a 12v e 12a por volta dos 30€. se quiseres podes colocar umas com mais capacidade, depende dos € que queiras gastar e da autonomia que queres.
os 15km que falas, são ida e volta ou só ida?
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
Rui Claro
Autor do tópico - Membro

ida e volta. sim, o punho é fundamental. onde o arranjo? vem com o controlador de que falaste?
a ideia é ter o motor de 36v. com baterias de gel vou lá? quais os inconvenientes?
a ideia é ter o motor de 36v. com baterias de gel vou lá? quais os inconvenientes?
-
Rui Claro
Autor do tópico - Membro

encontrado o punho - http://shop.crystalyte-europe.com/produ ... 260&page=1
-
Zerocool
- Membro Silver

o controlador não trás o punho, tens que comprar a parte.rui claro Escreveu:ida e volta. sim, o punho é fundamental. onde o arranjo? vem com o controlador de que falaste?
para teres os 36v precisas de três baterias de 12v. tem que ser baterias duty-cycle, ou seja as de carro não dão. este tipo de baterias podes encontrar em lojas de electrónica.
a única vantagem das de gel é o preço, de resto não são lá grande coisa, são pesadas e tem pouca capacidade de descarga. para começar, serve perfeitamente. daqui a um tempo, quando te aperceberes que queres mais, podes começar a p€nsar em lithium.
não te esqueças de arranjar um suporte para colocar as baterias e o controlador.
esse punho é igual ao meu, pelo preço dificilmente arranjar melhor.rui claro Escreveu:encontrado o punho - http://shop.crystalyte-europe.com/produ ... 260&page=1
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
Rui Claro
Autor do tópico - Membro

isto em autonomia dá quanto? fazes ideia?zerocool Escreveu:a única vantagem das de gel é o preço, de resto não são lá grande coisa, são pesadas e tem pouca capacidade de descarga.
mais pesadas... 10kg? mais?
como me posso esquecer disso? a menos que fosse com tudo ao colo.zerocool Escreveu:não te esqueças de arranjar um suporte para colocar as baterias e o controlador.
estou a pensar em comprar uma bagageira de bicicleta numa oficina de bicicletas aqui ao pé de mim e depois ir a um serralheiro para a soldar à minha bicicleta. o controlador fica no quadro.
-
Zerocool
- Membro Silver

é um bocado difícil calcular a autonomia, porque tens muitas variáveis, terreno, velocidade, se ajudas com pedal, etc...
esse motor é muito rotativo, e gosta mais de tensão do que amperes, as baterias de 12a, devem chegar bem para os 15km.
o peso das três baterias de 12a, deve andar a volta dos 13kg.
tem cuidado com as velocidades, na tabela para roda 26" dizem que dá no máximo 67km/h, que na pratica em carga e essas baterias, apostava a volta dos 50km/h...
se tens travões v-brake de origem, tenta mudar para uns melhores(calços também) ou disco se a bike o permitir... acima dos 30km/h podem não ser suficientes, e devem derreter ao fim de poucos quilómetros....
posso dizer-te que para um conjunto(ciclista+bike) de 110kg(+/-), a velocidades na ordem dos 40km/h com travagens perto dos 0km/h, ao fim de 3 travagens, o disco(160mm) está bem quente, e as pastilhas começam a colar ao disco, isto para um sistema de disco mecânico de gama baixa.
esse motor é muito rotativo, e gosta mais de tensão do que amperes, as baterias de 12a, devem chegar bem para os 15km.
o peso das três baterias de 12a, deve andar a volta dos 13kg.
tem cuidado com as velocidades, na tabela para roda 26" dizem que dá no máximo 67km/h, que na pratica em carga e essas baterias, apostava a volta dos 50km/h...
se tens travões v-brake de origem, tenta mudar para uns melhores(calços também) ou disco se a bike o permitir... acima dos 30km/h podem não ser suficientes, e devem derreter ao fim de poucos quilómetros....
posso dizer-te que para um conjunto(ciclista+bike) de 110kg(+/-), a velocidades na ordem dos 40km/h com travagens perto dos 0km/h, ao fim de 3 travagens, o disco(160mm) está bem quente, e as pastilhas começam a colar ao disco, isto para um sistema de disco mecânico de gama baixa.
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
Rui Claro
Autor do tópico - Membro

os travões são de disco. à frente e atrás. tenho de tirar os da frente para colocar o motor? se sim ponho umas pastilhas à frente e mantenho o disco atrás.
a bicicleta é pesada. sim, o peso do conjunto bicicleta+minha pessoa+baterias ficará na casa dos 110kg.
amanhã coloco aqui uma foto da dita.
a bicicleta é pesada. sim, o peso do conjunto bicicleta+minha pessoa+baterias ficará na casa dos 110kg.
-
Zerocool
- Membro Silver

agora que falas nisso, o motor parece não ter lá o sitio para fixar o disco, manda um mail para la a perguntar...rui claro Escreveu:os travões são de disco. à frente e atrás. tenho de tirar os da frente para colocar o motor? se sim ponho umas pastilhas à frente e mantenho o disco atrás.
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
Rui Claro
Autor do tópico - Membro

yap. a resposta:
"with our front wheel motor is not possible to mount a disc brake, only on the rear wheel motor.
the motor is to wide and there is no space enough to mount a disc brake in the front wheel.
but for bikes with disc brakes we propose to use a rear motor where you can mount your disc brake".
tenho mais algumas dúvidas e já agora perguntei:
"is the motor prepared to endure off-road routes? is it waterproof?"
depois posto a resposta.
"with our front wheel motor is not possible to mount a disc brake, only on the rear wheel motor.
the motor is to wide and there is no space enough to mount a disc brake in the front wheel.
but for bikes with disc brakes we propose to use a rear motor where you can mount your disc brake".
tenho mais algumas dúvidas e já agora perguntei:
"is the motor prepared to endure off-road routes? is it waterproof?"
depois posto a resposta.
-
Rui Claro
Autor do tópico - Membro

resposta:
"for this needs you need a 406 motor with a controller of 48 volt 40 amps and a battery of 48 volt 12-1- or 20 amp/hours
this combination can give you the required speed and power see enclosed graph
the motor is waterproof, but nut to be used as a submarine, but you can rune endure and off road.
the warranty is 1 year on all the parts"
achas que com este motor, eu ainda posso ir para a arrábida num dia chuvoso?
"for this needs you need a 406 motor with a controller of 48 volt 40 amps and a battery of 48 volt 12-1- or 20 amp/hours
this combination can give you the required speed and power see enclosed graph
the motor is waterproof, but nut to be used as a submarine, but you can rune endure and off road.
the warranty is 1 year on all the parts"
achas que com este motor, eu ainda posso ir para a arrábida num dia chuvoso?
-
eddy
- Membro Dedicado

- Registado: domingo nov 09, 2008 9:24 pm
oi,
em braga esta empresa comercializa tanto a crystalyte como outras marcas...
http://www.greentarget.pt/kit01.php
cuidado porque o kit tem de vir preparado para aceitar travões de disco. nem todos os kits, mesmo os da crystalyte vêm preparados para isso.
abraço
em braga esta empresa comercializa tanto a crystalyte como outras marcas...
http://www.greentarget.pt/kit01.php
cuidado porque o kit tem de vir preparado para aceitar travões de disco. nem todos os kits, mesmo os da crystalyte vêm preparados para isso.
abraço
-
Filtheskull
- Membro Dedicado

- Registado: segunda set 07, 2009 12:22 pm
alguem sabe se já há alguma empresa no norte que converta bicicletas normais em electricas?
mas sem ser apenas auxiliar dos pedais.
mas sem ser apenas auxiliar dos pedais.
-
jmvsf
- Membro

- Registado: domingo ago 09, 2009 2:08 pm
com um kit normal do tipo da crystalyte podes alterá-lo para que não seja necessário pedalar. só tens de montar o sensor da pedaleira por exemplo na roda da frente. assim que a bicicleta esteja a andar é só acelerar.
-
Filtheskull
- Membro Dedicado

- Registado: segunda set 07, 2009 12:22 pm
a minha ideia seria mesmo por o sistema na roda traseira, mas como não tenho muito jeito para este tipo de "bricolage" preferia pagar para ter algo relativamente bom com alguma garantia.