Colocação de vaso de Expansão

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Colocação de vaso de Expansão

Mensagem por alen »

bom dia a todos

devido aos problemas que relatei com a instalação do sistema aqs, decidi com o instalador proceder à instalação de um vaso de expansão.
tenho a certeza de que o instalador não sabe de onde vem a origem do execesso de pressão atingido no sistema secundário (agua quente).
na conversa que tivemos quando tomamos a decisão o mesmo informou-me que iria pedir um vaso de expansão para agua quente, pelo que fiquei a pensar que o mesmo teria de ser colocado após o cilindro, ou seja receberia no seu interior agua quente.
mas com base em consulta aqui no forum obtive a informação que o mesmo pode e deve ser colocado antes do cilindro, ou seja no circuito de admissão de agua fria ao cilindro. falei novamente com o instalador e o mesmo disse-me que era possivel instalar antes do cilindro e que o efeito seria o mesmo do que instalar depois.

com os meus fracos conhecimentos somente vejo esta instalação possível se o cilindro funcionar como um "grande tubo" em que a agua tanto pode ir para a frente como voltar para traz. ou seja que se assim for o que evita o retorcesso da agua quente para dentro da canalização da fria não é nenhum sistema que esteja dentro do cilindro, mas sim uma valvula que é colocada no exterior.

o que pretendo saber é se realmente é mesmo assim se o vaso de expansão, pode ser montado antes ou depois?

se assim for, a colocação do vaso de expansão antes do cilindro (agua fria) ou depois (agua quente) tem o mesmo efeito no execesso de pressão existente na canalização da agua quente?

se a resposta for positiva porque raio estou eu à espera então de um vaso de expansão, que até é mais caro, do que existem por aí?

agradeço mais uma vez a vossa colaboração.

e, bom carnaval
alen

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Colocação de vaso de Expansão

Mensagem por lrds »

boas
pelo que tenho lido em alguns tópicos o vaso convem ser aplicado na entrada (fria) entre o acumulador e a valvula anti-retorno.
Inté

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

no meu caso foi montado logo à saida do deposito, agora não sei se foi a melohr opção!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm

Mensagem por henriquefala »

entao é assim ditam as normas que na tubagem da agua fria o seguinte material deve ser aplicado:
valvula de corte
valvula anti retorno
valvula de segurança
vaso de expansao
portanto o vaso ficara antes do deposito.

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Mensagem por Jotoli »

boas, o henriquefala e o lrds disseram tudo. vaso de expansão entre a válvula de retenção e a entrada de água fria do depósito.

cya.

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am

Mensagem por Kad »

boas, a resposta correcta já aqui foi dada, antes do cilindro. agora considerando que vai trabalhar com água fria não compreendo o porque de tar á espera de um vaso expansão quando o que não falta por ai são ofertas do mesmo.

Autor do tópico
alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Mensagem por alen »

kad Escreveu:boas, a resposta correcta já aqui foi dada, antes do cilindro. agora considerando que vai trabalhar com água fria não compreendo o porque de tar á espera de um vaso expansão quando o que não falta por ai são ofertas do mesmo.

bom dia.

olha kad já somos dois. se hoje o técnico me telefonar a informar que tem lá o vaso de expansão, vou dizer-lhe para ele vir montar que tenho aqui um. vou a um loja de equipamentos de rega e na hora compro um de 25litros até 200 e tal litros.

vamos ver. e obrigado pela participação.
alen

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a diferença que vejo está na utilização que se fará da água quente. se pretender usá-la, por ex. para pôr na panela da sopa, então as normas aplicáveis são diferentes.
convém ainda ponderar que na montagem referida (vaso logo antes do tanque) o que vai suceder é que a água vai sair do acumulador para preencher o espaço da expansão. ainda que este volume venha do fundo do tanque (temperatura mais baixa) pode suceder que não seja assim tão baixa que não supere as tolerâncias do fabricante. é só uma questão de verificar as referidas tolerâncias.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”