Dicas para se registar como micro-produtor

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Dicas para se registar como micro-produtor

Mensagem por Volt »

vivas.

o site: http://www.renovaveisnahora.pt.

antes de tudo, há que ter o seu login no site registado e a funcionar (com o pré-registo feito). creio que todos sabem fazer isto. se não souberem, o próprio site explica.

adenda: o pré-registo (para a candidatura ao regime bonificado) faz-se no: http://www.renovaveisnahora.pt/pre-registo.

no dia do registo, digamos que a abertura será às 10 horas, convém fazer login o quanto antes. eu optaria por fazer 2 horas antes, de forma a ainda ter o site "em cima". se o site já estiver sem responder, usem a cache de um motor de busca (google por exemplo).

depois do login feito, em princípio, a sessão cai ao fim de 20 minutos. isto quer dizer que temos de fazer algo para que tal não aconteça. aconselho que, durante estas 2 horas, façam refresh a uma das páginas do site. eu optaria por fazer refresh à página da candidatura (http://www.renovaveisnahora.pt/candidatura) de 5 em 5 minutos.

estou certo que, com o aproximar da hora de abertura, a página aparecerá muitas vezes com erros (provável timeout). não se incomodem com isso, pois a sessão deve se ter "aguentado".

eis então que chegam as 10 horas (hora de abertura dos registos). o login está feito e a página da candidatura está a carregar. daqui só podem acontecer 3 coisas: ou dá erro, ou a página carrega, ou dá erro mas a página carrega o suficiente para se ver as 3 inputbox necessárias ao registo. se der erro, temos de refrescar a página novamente. aqui, aconselho a abrirem mais do que uma tab (como o browser é o mesmo [internet explorer por exemplo], por defeito, a sessão é válida para todas as tabs (e mesmo windows diferentes) que abrirem. eu, no meu registo, optei por abrir umas 10.
não desistam! vão lendo notícias ou o meu diário de bordo enquanto o tempo passa (e são feitos mais uns refreshs). .

se a página da candidatura já nos mostra as 3 inputbox (uma é para o cpe, outra para o número do pedido, outra para meter o código de validação que está numa imagem que nem sempre é bem carregada), estamos a meio caminho. se a imagem do código de validação não apareceu, não façam refresh! façam apenas show picture (é uma opção que aparece quando carregamos com o botão direito do rato em cima do sítio onde deveria estar a imagem). repitam-no até ela aparecer. quando a imagem aparecer, metam os vossos dados e carreguem no botão de submit que despoleta a action do form (para quem não compreende isto, ignorem os termos técnicos e façam simplesmente o que eu vos digo ). o botão deve dizer "registar" ou "entrar" ou algo parecido.

depois deste último passo, o submit foi feito e é importantíssimo não voltar atrás nem fazer asneira. se a página der erro, que "se lixe", tentem novamente.
- como é que se tenta novamente?
- simples, fazem refresh ou carregam na tecla "f5".
ao "refrescar" esta página, o browser costuma perguntar se querem reenviar os dados "submetidos" na dita página. respondam sim!

mais cedo ou mais tarde, o sucesso aparecerá.

no fim disto tudo, podem vir aqui e pagar um café ao autor (eu eu eu) que não quer fazer dinheiro com os registos dos outros. .

Última edição por Volt em segunda fev 15, 2010 2:29 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Melhorias e actualizações
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dicas para se registar como micro-produtor

Mensagem por CrOhN »

obrigado pela dica volt. e parabéns pelo teu sucesso!

usei a tua técnica do login anticipado, aliás, instalei o plugin reloadevery no firefox, que funcionou até a coisa começar a congestionar. alterei à maneira de não apresentar imagens automáticamente. a verdade é que a mensagem de não conseguir apresentar página acabou por aparecer.

nunca cheguei a ver as caixas de inpust nem nada que se lhe pareça.

o que está aqui em causa, é que é um processo que acaba por dar uma imagem muito pouco transparente do que realmente está a acontecer.

bom, para mim, fica para a próxima... ou não...

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

mas depois de enviar os dados, apareceu alguma coisa a confirmar o sucesso do registo?
no meu caso, por 2x não apareceu nada!
sergiomms

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

sergiomms Escreveu:mas depois de enviar os dados, apareceu alguma coisa a confirmar o sucesso do registo?
no meu caso, por 2x não apareceu nada!
podem aparecer duas mensagens. a primeira, é "registo mp0000000000 efectuado com sucesso", que significa que correu tudo bem e nós vimos a página aparecer. a segunda, é "registo inexistente para o pedido pr0000000000 e cpe pt0000000000000000xx", que significa que correu tudo bem mas nós ainda não tínhamos reparado! .

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

mas se fores hoje ver, está alguma coisa no site que aparece diferente, e que denuncia o sucesso da operação?
sergiomms

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

sim. o pré-registo põe o estado "provisório" quando carregas no botão "consulta". o registo põe-no como "registo" e agora está "em análise" (acho). quando souber os estados seguintes aviso. .

ps: o botão "consulta" está mesmo por baixo do botão "candidatura dos pré-registos" em "micro-produção" e "regime bonificado".

Salomé
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 05, 2010 11:51 am

Mensagem por Salomé »

olá colega...
queria me registar como microprodutor por sistema solar fotovoltaico, nesta próxima fase, que deve ser breve.
mas sei que para isso preciso de um orçamento de uma empresa. o que dá interesse é uma empresa na qual tenhamos mais garantias de registo.
podes me ajudar e indicar qual as empresas que conseguem o registo de microprodutor, pois como dizem o sol quando nasce não é para todos.

até mais....

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

viva salomé.

creio que não há "empresas com garantia de registo" desde que a página "recebeu" esta nova actualização. o que há, é uma série de gente com mais ou menos experiência, que consegue fazer uns quantos registos.
se você não tem possibilidade de fazer o seu próprio registo, então procure uma empresa que o faça. eu fiz o meu, mas a empresa que me vai instalar o sistema também tenta registar os seus futuros (ou actuais) clientes.
posso, obviamente, fornecer-lhe por mp o contacto desta empresa. mas tenha em conta que não é o factor de sucesso no registo que deve contar na escolha do instalador, mas sim, a qualidade (e o orçamento) da instalação.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

volt, mas os registos não são feitos em nome do micro-produtor, como as empresas fazem vários registos sem terem clientes, portanto já os têm, parece-me que o sistema ainda está pouco claro e transparente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

isso é possível? é que eu para me registar tive de me "pré-registar" com os meus dados e com os dados da minha casa (morada)... ou seja, no dia da candidatura, os nossos dados já têm de estar inseridos. não estou a ver como é que uma empresa pode fazer isso sem ter os dados do cliente. só se for possível alterar a morada que colocámos no registo. vou tentar ver se isso é possível.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:isso é possível? é que eu para me registar tive de me "pré-registar" com os meus dados e com os dados da minha casa (morada)... ou seja, no dia da candidatura, os nossos dados já têm de estar inseridos. não estou a ver como é que uma empresa pode fazer isso sem ter os dados do cliente. só se for possível alterar a morada que colocámos no registo. vou tentar ver se isso é possível.

não só a morada com os dados pessoais, se for assim não foi deixado ao acaso, não acham ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

jmal Escreveu:
volt Escreveu:isso é possível? é que eu para me registar tive de me "pré-registar" com os meus dados e com os dados da minha casa (morada)... ou seja, no dia da candidatura, os nossos dados já têm de estar inseridos. não estou a ver como é que uma empresa pode fazer isso sem ter os dados do cliente. só se for possível alterar a morada que colocámos no registo. vou tentar ver se isso é possível.

não só a morada com os dados pessoais, se for assim não foi deixado ao acaso, não acham ?

boas!

para mim não só evidencia falta de transparência, como é o "prode " deste sistema, porque não fomenta a igualdade de circunstância entre os candidatos a micro produtores.
concerteza que este sistema, tal como funciona é para beneficiar alguém, quem será?....não é o cidadão comum, que tem um pc para tentar a sua sorte.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas.

eu sei que há aqui um outro tópico algures onde se colocaram algumas sugestões alternativas ao sistema actual. honestamente, não consegui encontrar uma que fosse melhor (em termos de igualdade e transparência). admito que posso estar errado.

mas, paulo, não desespere. continue a tentar e seja paciente com o computador. acredite que até as empresas (que estão a tentar vender e instalar mais sistemas), estão a ter dificuldades nos acessos aos registos. acredito que, eu, você, e todos os outros, estamos em pé de igualdade quando partimos para a tentativa de registo. é aí que está a dificuldade. somos muitos a querer.

eu consegui registar-me à primeira e em 20 minutos. provavelmente, devido à minha experiência neste ramo. talvez isso me faça um privilegiado. mas se no pusermos "na pele" do "lobo" que tem x almoços e xxxxx "crias" a pedir comida, percebemos que não é tarefa fácil... talvez a "cria" mais alta e desenvolvida acabe por ser privilegiada. nada é perfeito.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

volt Escreveu:vivas.

eu sei que há aqui um outro tópico algures onde se colocaram algumas sugestões alternativas ao sistema actual. honestamente, não consegui encontrar uma que fosse melhor (em termos de igualdade e transparência). admito que posso estar errado.

mas, paulo, não desespere. continue a tentar e seja paciente com o computador. acredite que até as empresas (que estão a tentar vender e instalar mais sistemas), estão a ter dificuldades nos acessos aos registos. acredito que, eu, você, e todos os outros, estamos em pé de igualdade quando partimos para a tentativa de registo. é aí que está a dificuldade. somos muitos a querer.

eu consegui registar-me à primeira e em 20 minutos. provavelmente, devido à minha experiência neste ramo. talvez isso me faça um privilegiado. mas se no pusermos "na pele" do "lobo" que tem x almoços e xxxxx "crias" a pedir comida, percebemos que não é tarefa fácil... talvez a "cria" mais alta e desenvolvida acabe por ser privilegiada. nada é perfeito.

ora viva!

confesso que "ainda" não estou desesperado... pois estou à espera de fazer a minha 1ª. tentativa, quem sabe não venha a ser outro privilegiado... mas se vier a acontecer em parte devo-o a si, pelas dicas que tem transmitido no forum.
para quem está a "zero" nestas andanças, os seus apontamentos, na minha opinião e só falta a confirmação na prática, valem ouro, da minha parte o meu obrigado.

quanto há igualdade e transparência, preferia ver um sistema igual ao dos bancos, ou seja, não permitir mais de "1 login" aberto com a mesma chave, assim sim, estava-mos em igualdade!

um abraço

nota: não lhe quero "roubar" o seu recorde de 20 minutos, se conseguir em 2 horas dou-me como felizardo.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

pelo que me chegou ao conhecimento. e como os pré-registo estão suspensos. os pré-registos exixtentes, já esgotam a potência a atribuir em 2010. sendo assim, julgo que avançam os pré-registos existentes. resta saber como vai ser distribuida essa potência e quem é contemplado primeiro com a possibilidade de passar de pré a registo final.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

crohn Escreveu:pelo que me chegou ao conhecimento. e como os pré-registo estão suspensos. os pré-registos exixtentes, já esgotam a potência a atribuir em 2010. sendo assim, julgo que avançam os pré-registos existentes. resta saber como vai ser distribuida essa potência e quem é contemplado primeiro com a possibilidade de passar de pré a registo final.

boas! crohn

a ser assim, é uma boa noticia...para quem já fez o pré-registo (como eu)
vamos aguardar os próximos episodios...

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

paulol Escreveu:
crohn Escreveu:pelo que me chegou ao conhecimento. e como os pré-registo estão suspensos. os pré-registos exixtentes, já esgotam a potência a atribuir em 2010. sendo assim, julgo que avançam os pré-registos existentes. resta saber como vai ser distribuida essa potência e quem é contemplado primeiro com a possibilidade de passar de pré a registo final.

boas! crohn

a ser assim, é uma boa noticia...para quem já fez o pré-registo (como eu)
vamos aguardar os próximos episodios...

ora viva!

só mais uma acha para a fogueira!...

consta-se que devido ao facto de os pré-registos estarem suspensos, está a ser "cozinhada"
duas soluções:
1 - passar a registo definitivo os pré-registos, com abertura do site para tal a após o carnaval (quarta, quinta e sexta-feira) de manhã e de tarde, com a distribuição (instalação) respectiva pelos meses seguintes e só até agosto.
2 - fica tudo parado até setembro, altura em que vão sair alterações à lei que regem a microgeração.

atenção que isto é só "diz-se que...", mas já diz o ditado "não fumo sem fogo"

até

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas.

parece que "há fogo" e os registos vão avançar nestes três dias "pós-carnaval".
convém, na mesma, serem dos primeiros a registar, pois haverão três sessões a um "preço de venda" melhor e outras três a um preço um pouco mais reduzido...
na última sessão, todos os pré-registos se irão automaticamente "registar definitivamente" (ao "pior preço").

boa sorte a todos.

Salomé
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 05, 2010 11:51 am

Mensagem por Salomé »

olá colega.

já lhe enviei os dádos para ver a situação no portal.
agradeço toda a ajuda que me possa dar.
peço que mal possa, veja a msg que lhe enviei.

até já

salomé

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am

Mensagem por boostpt »

alguem sabe como está esta situação dos pre-registos/registos?

Responder

Voltar para “Micro-Produção”