Noticias de Eléctricos!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por O_volt »

recarregamento sem fios, hummm!

Código: Selecionar todos

a evatran, uma empresa ligada a tecnologias verdes e que produz soluções de carregamento para veículos eléctricos, anunciou que pretende iniciar a produção em massa e comercialização do plugless power, um sistema de carregamento por proximidade.

este sistema é o primeiro sistema de carregamento sem fios para veículos eléctricos e apresenta-se como uma solução universal e segura para o carregamento de veículos de forma mais facilitada.

neste sentido a empresa contactou já uma consultora nas áreas de desing e desenvolvimento de produto, a syncroness, para auxiliar na produção e comercialização deste produto.

a parceria entre as duas empresas prevê que durante os próximos 9 vezes o produto e processo de fabrico sejam desenvolvidos de modo a que este esteja disponível no mercado no último trimestre de 2010.

funcionamento do plugless power

o plugless power liga o carregador das baterias do veículo eléctrico inductivamente à energia eléctrica. este princípio de funcionamento da indução magnética tem já mais de 100 anos e esta na base do funcionamento do transformador eléctrico. colocando-se um fluxo de corrente num circuito primário, irá provocar um fluxo de corrente também no circuito secundário. com o plugless power a corrente passa de uma fonte para outra sem usar um cabo, permitindo o carregamento sem manusear qualquer tipo de equipamento. é como um transformador em que um dos circuitos está instalado no carro e outro na estação fixa.

são dois os componentes principais do sistema:

1. um adaptador para o veículo, desenhado pelos engenheiros da evatran especificamente para cada modelo de automóvel, dependendo das suas características eléctricas das baterias. este sistema é permanentemente montado no veículo que usar o sistema.

2. uma base fixa que será colocada numa garagem ou parque de estacionamento, que alinha automaticamente com o veículo e que inicia o carregamento sempre que esteja na proximidade do veículo.

não acontece nenhum fluxo de electricidade entre a base fixa e o veículo, permitindo assim uma segurança adicional, mesmo tendo em conta os grandes níveis de tensão a que funcionam estes sistemas de carregamento.

o carregamento dos veículos eléctricos torna-se mais simples, especialmente se considerarmos que em muitas situações os veículos terão que ser postos a carregar em parques lotados, ao ar livre com neve ou chuva ou em outras situações adversas. neste caso o utlizador deixa de se preocupar em ter que carregar o carro todas as noites ligando-o à corrente, bastando estaciona-lo no local onde esta o sistema montado.

o grande inconveniente do sistema são algumas perdas de energia adicionais no processo, mas que não se traduzem num maior tempo de carregamento mas sim num gasto maior de energia da rede. a evatran indica que o sistema tem uma eficiência de 90%.

o preço ainda não foi referido, no entanto a empresa apresenta este sistema como competitivo face a outros sistemas de carregamento convencionais existentes no mercado.

mais informações sobre o sistema pode ser obtida em http://www.pluglesspower.com
fonte: http://www.veiculoselectricospt.com/plu ... -sem-fios/
Anexos
3.png
3.png (50.62 KiB) Visto 5377 vezes
2.gif
2.gif (5.06 KiB) Visto 5377 vezes
1.gif
1.gif (2.21 KiB) Visto 5377 vezes
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

da maneira como falam até parece bem, os 90 % de eficiência até parecem simpáticos, mas de facto 10 % de perda ainda é muito, imaginem que estão a carregar um miev, tem 16kw, logo são necessários 17.77 kwh para o carregar, são apenas 1.77 kwh perdidos nessa carga, são 0.23 euros por cada carga 100 % ou neste caso por cada no máximo 130 kms.

acho que este desperdício não vale o comodismo de não ligar um cabo ao carro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

depende do ponto de vista, com um sistema destes era possível as pessoas deixarem os carros a carregar durante a noite na rua, duvido que com cabos as pessoas o façam. assim nos parques de estacionamento dos bairros havia carregadores destes, para mim é um grande avanço para a massificação do uso dos veículos eléctricos. acho que ninguém vai deixar o carro na rua ligado a um cabo durante a noite para carregar, até de dia não é recomendável. depois só faltava estes carregadores serem autónomos, com recurso a geradores eólicos, ou painéis solares para usar durante o dia.
PushEVs.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

be-cool Escreveu:depende do ponto de vista, com um sistema destes era possível as pessoas deixarem os carros a carregar durante a noite na rua, duvido que com cabos as pessoas o façam. assim nos parques de estacionamento dos bairros havia carregadores destes, para mim é um grande avanço para a massificação do uso dos veículos eléctricos. acho que ninguém vai deixar o carro na rua ligado a um cabo durante a noite para carregar, até de dia não é recomendável. depois só faltava estes carregadores serem autónomos, com recurso a geradores eólicos, ou painéis solares para usar durante o dia.

bem visto, nunca tinha pensado nisso, como sempre vivi na província não me passou isso pela cabeça.
Cumps Inovadores

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

vejam o caso do eucurto. anda pelos cabelos para conseguir arranjar uma tomada.
como ele deve haver muita gente quer quer uma e não pode tê-la quando quer, onde quer!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Mensagem por Leinad1 »

mitsubishi increasing production of i-miev, intends to drop price to $22,000 by 2013
how can you tell that evs are in high demand? look no further than mitsubishi. the company has increased production expectations for its i-miev several times before and is now increasing those numbers once again.

the mainichi news is reporting that the company will increase production for 2010 from the expected 5,000 units up to a new target number of 8,500. according to the report, orders "far outstrip" expectations.

awhile back, the company increase their goal of 20,000 units in 2013 up to 30,000 units. now word is coming in that they may produced up to 30,000 units starting in 2012, a year ahead of schedule.

all of the increase in production come before the vehicle has even officially went on sale to the general public. private citizens will have their chance to buy the i-miev starting in april of this year. exports to the u.s. and europe will come soon after.

increase demand and higher production numbers mean one thing in the automotive world. reduced costs. with high demand, mitsubishi plans to lower the cost of the vehicle. a mitsubishi official told the mainichi news, " following the production hike, we want to reduce the price of the car to around 2 million yen in several years, which is about the same as gasoline vehicles."

2 million yen roughly equates to $22,000, a price that is sure to intrigue buyers, though read the quote carefully above and you'll notice it says the company "wants" to reduce the price in "several" years. whether or not the company can successfully meet those goals will not be seen for several years.
ainda nem se vê por ai, e já vão aumentar a produção e pensar em baixar os preços!!

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

para a massificação do uso dos eléctricos temos que nos "meter na pele" dos outros, e ver quais são os maiores entraves, eu tenho a possibilidade de deixar um carro com um cabo a carregar na garagem durante a noite, mas a maior parte das pessoas não, ainda por cima nas cidades e subúrbios o vandalismo e desrespeito pelos outros é habitual. por isso ter estes postos de carregamento de baterias às portas dos prédios onde as pessoas residem, é fundamental, por ser mais seguro e prático. com este sistema bastaria uma pessoa estacionar em frente do dito posto, sair do carro, e meter umas moedas ou usar o cartão de mb, e ir à sua vida, até podia receber um sms a avisar que a bateria estava completamente carregada eheh, a imaginação é o limite.
PushEVs.com

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

carro do ano 2010 nos usd
ford fusion hybrid

http://www.moniteurautomobile.be/articl ... -13482.htm
Anexos
X_13482_1_H.jpg
X_13482_1_H.jpg (10.95 KiB) Visto 5309 vezes
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

graças a um amigo forista , consegui contactar o site dos veiculoselectricospt.com/. e aqui está uma mini entrevista que penso vai dar ao mundo do ve's de 2 rodas mais brio.
sei que podia ter dito mais, tentei dar recados a quem de mérito , mas penso que a mensagem passou: queremos mais! por mim " a revolução está em marcha"!

conversa com a sw energia
publicado em 24 de janeiro | sem comentários 

para além de todo o tipo de divulgação de assuntos relacionados com os veículos eléctricos, queremos aqui partilhar com todos as opiniões e vivências de quem já lida no dia-a-dia com veículos eléctricos. enquadram-se nesta categoria utilizadores de veículos eléctricos mas também vamos dar voz às empresas que já actuam no sector em portugal.

neste sentido, endereçamos o convite à sw energy, uma empresa de leiria que comercializa veículos eléctricos e que na pessoa do sr. orlando pereira, aceitou responder às nossas questões.

vept: a primeira pergunta é se realmente conduz todos os dias um veículo eléctrico?

sw energy: quase todos os dias, pois não temos nenhum modelo específico para cada um dos sócios. as motas vão rodando por nós!

vept: quer descrever-nos a actividade da sua empresa?

sw energy: a sw energy apresenta-se num mercado emergente como uma empresa inovadora, mas sobretudo dinâmica, que pretende oferecer produtos e serviços orientados para a excelência ambiental. assumimo-nos como instrumento de divulgação das energias renováveis e eficiência energética, desde painéis térmicos aos fotovoltaicos, terminando com veículos eléctricos, nomeadamente scooters eléctricas, conversões e protótipos eléctricos.

vept: que tipo de acções de promoção têm sido feitas pela sua empresa?

sw energy: a nossa acção concentrou-se sobretudo junto do público em geral, numa primeira fase. assim, além do nosso site e publicidade em jornais, passamos o verão 2009 em algumas praias, estivemos num centro comercial, encontros de veículos eléctricos e agora vamos estar na expomoto 2010!

vept: acha que as pessoas já mostram abertura para a aquisição deste tipo de veículos?

sw energy: as pessoas demonstram sobretudo desconhecimento do que são os veículos eléctricos. não fazem ideia sequer que um ve anda e bem. pensam que são feitos de pilhas e pouco mais. mas quando experimentam ficam atónitas. a abertura começa por aí: experimentar, pois a fé é pouca no meio de tanta desinformação. posso afirmar que toda a pessoa que experimenta fica convencida que o eléctrico é realmente a alternativa.

vept: como descreve o tipo de cliente que vos procuram?

sw energy: pessoas ambientalmente correctas. podia ser quem faz contas à vida, pois o eléctrico é muito mais em conta. mas não é a questão monetária a principal. procuram mobilidade, qualidade de vida, aliados à responsabilidade cívica do nosso planeta. são pessoas muito informadas, sabem o que querem e como querem, chegam a discutir pormenores técnicos muito pertinentes, bem ao contrário do que quando compram um veículo convencional!

vept: a que características dos ve os clientes dão mais importância?

sw energy: sem dúvida a potência, o conforto, a fiabilidade e a autonomia.

vept: e qual é o principal receio ao comprarem um ve?

sw energy: a tecnologia está sempre a evoluir, num espaço de 2 anos as técnicas mudam muito. mas esta desvantagem torna-se numa vantagem do eléctrico, pois podemos alterar os ve’s com grande facilidade. outro receio são as recargas, pois a rede de carregamento está muito atrasada e é insuficiente.

vept: pode partilhar quantos veículos eléctricos já venderam no mercado nacional?

sw energy: desde outubro, já comercializamos 20 veículos, estando neste momento em ruptura de stock, pois temos encomendas já feitas e nada para entregar!

vept: o que espera relativamente à evolução do mercado em portugal?

sw energy: a evolução do mercado vai evoluir consoante a vontade das pessoas e do governo. quer queiramos quer não, não há abertura. parece que estamos adiantados, mas não! vejamos 2 exemplos:

em frança (paris), suiça, espanha, etc. há apoios directos à compra de motos eléctricas, chegam a dar apoios superiores a 1500€ e apoiam o abate. além do mais não se percebe a taxa de iva a 20%. estamos a falar de veículos eléctricos a 100%!

no caso dos carros temos a proganda do apoio. pois, então, se eu quiser comprar um carro qualquer (e não estar dependente de 1 ou 2 marcas) e transformá-lo, posso? e posso usufruir do tal apoio? parece que não, pois ao comprar como, por exemplo, um audi a4 ou um renault clio, terei que pagar todos os impostos (ivs, isv) e só depois poderei fazer a transformação, e não tenho apoio nenhum. incrível, estamos novamente a proteger a indústria automóvel! e se converter o meu carro, tenho algum apoio? não.
mas se comprar um carro poluidor até tenho um apoio ao abate, não é? e qual o custo ambiental desse abate. muito superior à conversão. estamos a incentivar ao consumo e não racionalizar bens que ainda podem dar o seu contributo.

vept: como se processa a assistência neste tipo de veículos? contam com distribuidores a nível nacional?

sw energy: neste momento, já temos alguns distribuidores a nível nacional, que depois de formação estão aptos a responder ao solicitado e a dar assistência.

vept: e a formação dos técnicos que prestam a assistência é feita pelas marcas?

sw energy: exactamente. cada marca tem produtos específicos.

vept: são conhecidas as medidas de incentivo à compra de ve implementadas pelo governo, acha que são suficientes?

sw energy: claro que não. estamos a falar dum mercado microscópico que se não for fomentado, acaba por morrer na praia. tem que haver um “choque eléctrico”, expressão para plagiar os tais choques tecnológicos e fiscais. as pme que se dedicam a este nicho não têm recursos suficientes para poder dar azo aos desejos dos clientes, que estão insatisfeitos com os produtos que estão a surgir.

algumas medidas bem-vindas: incentivo à conversão, taxa de iva reduzida, opção de escolha de veículo em novo (para depois converter) e não pagar as baterias de impostos associados a esses veículos, incentivo ao abate de motos, auto estradas e parques gratuitos paras ve’s (como na noruega), um plano nacional de recarregamentos eléctricos apto a partir de setembro (no mínimo 20 locais de recarga em cada capital de distrito, ainda não se consegue dar a volta a portugal de ve!), incentivos às empresas. há muito mais a fazer, mas já seria bom!

mais informações sobre os produtos e empresas da sw energy podem ser obtidas no site: www.swenergy.pt
http://www.veiculoselectricospt.com/con ... w-energia/
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Mensagem por joaquimdelisboa »

parabéns...

aos poucos a mensagem vai passando!

que 2010 seja o ano de um uma crescimento "eléctrico"!!!
ainda vos quero ver... cotados em bolsa!

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

o_volt a swenergy já fez alguma coisa em concreto para chamar a atenção dos políticos, e informar que para além de carros eléctricos também existem scooters?

eu acho que a maioria dos senhores que se passeiam pela assembleia da república nem sabe que existem scooters eléctricas, acho que se a swenergy fosse para a porta da assembleia da república com scooters eléctricas para test drives, ia abrir muitos olhos a políticos, que alguns até podem estar bem intencionados, mas encontram-se mais mal informados e afastados da realidade do que o público em geral.

o próximo encontro de ves até podia ser feito à porta da assembleia eheh.

espero que a swenergy não esteja sozinha nisto, e também a bereco e a batlight ajudem a divulgar as scooters eléctricas nos sítios onde é mais preciso, que para mim nem são os centros comerciais (nesta fase), são juntas de freguesia, câmaras municipais, parlamento etc e tal.

força!
PushEVs.com

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

be-cool Escreveu:o_volt a swenergy já fez alguma coisa em concreto para chamar a atenção dos políticos, e informar que para além de carros eléctricos também existem scooters?

eu acho que a maioria dos senhores que se passeiam pela assembleia da república nem sabe que existem scooters eléctricas, acho que se a swenergy fosse para a porta da assembleia da república com scooters eléctricas para test drives, ia abrir muitos olhos a políticos, que alguns até podem estar bem intencionados, mas encontram-se mais mal informados e afastados da realidade do que o público em geral.

o próximo encontro de ves até podia ser feito à porta da assembleia eheh.

espero que a swenergy não esteja sozinha nisto, e também a bereco e a batlight ajudem a divulgar as scooters eléctricas nos sítios onde é mais preciso, que para mim nem são os centros comerciais (nesta fase), são juntas de freguesia, câmaras municipais, parlamento etc e tal.

força!

meu caro be-cool e foristas discretos!

só para teres uma noção do que faço e não me gabo!
em outubro enviei mail a todas as televisões e nada!
enviei aos principais jornais, ditos diários, e nada!
enviei à visão e nada!
em novembro, enviei email ao primeiro ministro e nada!
este mês, já enviei 2 emails ao secretário de estado da energia e nada!
achas pouco!?
qto aos outros não sei o que fazem a bereco e batlight, mas sei que esta última pertence a uma pessoa influente no seio político!
abraço
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jornalistas só querem saber quando a noticia se vende, já repararam que desde o triste acontecimento do sismo a gripe desapareceu, erradicou-se, e já agora vejam bem o que eles movem, todo o mundo se está a unir para os ajudar, não acho mal, antes pelo contrário, mas sem os jornalistas duvido que tivessem a ajuda que estão a ter.

Cumps Inovadores

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

o_volt espero que a falta de respostas não te desmotive, até agora a swenergy é das empresas que comercializa ve com que mais simpatizo pela atitude que tem tido.

jmal isso da gripe a, foi uma grande fantochada, todo o alarmismo que se criou foi apenas para servir os interesses da industria farmacêutica, quem anda por dentro dos sistemas de saúde, sabe bem a corrupção que por lá anda, muitos médicos metem os interesses das industrias farmacêuticas à frente dos doentes. os delegados de propaganda médica deviam ser banidos dos hospitais, andam sempre à volta dos médicos para saber se eles receitaram os medicamentos/vacinas das marcas deles como ficou acordado, é nojento mesmo.

voltando ao tópico:

plano de mobilidade eléctrica de beja estará concluído em março
o plano de mobilidade eléctrica de beja, que vai definir a rede de abastecimento e os benefícios municipais a conceder aos proprietários de veículos eléctricos, deverá estar concluído em março.
segundo o presidente da câmara municipal, o plano está a ser elaborado pela universidade do minho e vai definir a quantidade e os locais dos pontos de carregamento lento e rápido de veículos eléctricos a instalar em beja, um dos 21 municípios que aderiram à rede nacional para a mobilidade eléctrica (mobi.e).
trata-se de uma rede "pioneira a nível internacional" e "uma das primeiras da europa", frisou o autarca, referindo que a mobi.e "vai permitir a beja e a portugal posicionarem-se na vanguarda da mobilidade eléctrica".
o plano, indicou, vai também analisar a "intenção" da câmara de substituir as actuais frotas do município e da rede urbana de transportes públicos, constituídas por viaturas a gasóleo e gasolina, por veículos eléctricos e os benefícios municipais para "incentivar" particulares e empresas a utilizarem veículos eléctricos.
entre os benefícios, o autarca destacou "facilidades de estacionamento na cidade, através da criação de lugares preferenciais para veículos eléctricos", e a atribuição de "carregamentos gratuitos nas primeiras horas".
os benefícios municipais, frisou, juntam-se aos incentivos financeiros e fiscais já aprovados pelo governo para "incentivar a compra" de veículos eléctricos por particulares e empresas.
a câmara quer também incluir no plano uma rede de bicicletas eléctricas, através da recuperação e renovação do sistema que "já existiu e foi abandonado" de bicicletas, algumas eléctricas, que eram disponibilizadas pelo município para visitas ao centro histórico de beja, explicou o autarca.
o município vai também "estabelecer parcerias com várias entidades", como o instituto politécnico de beja, para "potenciar a investigação e o desenvolvimento" e "identificar as oportunidades de negócio" na área da mobilidade eléctrica.
a câmara quer "envolver toda a comunidade" na mobilidade eléctrica, sobretudo a escolar, para "sensibilizar e informar a população sobre as vantagens ambientais e económicas" dos veículos eléctricos, disse.
através da mobi-e, prevê-se instalar este ano 320 postos de carregamento de carros eléctricos em portugal, que poderão chegar a 1.350 em 2011.
a rede piloto nacional, que será compatível com todas as marcas de veículos eléctricos, vai incluir pontos de carregamento lento (com duração de seis a oito horas a partir de energia eólica produzida durante a noite) e pontos de carregamento rápido (feitos durante o dia e com duração de 20 a 30 minutos).
os pontos irão ser instalados em locais de acesso público, como parques de estacionamento, postos de abastecimento de combustíveis, centros comerciais, hotéis, aeroportos e vias públicas dos municípios que aderiram à rede piloto.
fonte:

http://correioalentejo.com/?diaria=4190
PushEVs.com

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

autocarro eléctrico que garante transporte gratuito em adelaide, cidade na austrália. o autocarro é carregado numa estação de carregamento solar.

Imagem

tindo solar bus

environment tindo largethe world's first solar electric bus

the adelaide city council has raised the standard in international sustainability with the introduction of the world's first solar-powered electric bus that is recharged using 100% solar energy. the bus named tindo, the kaurna aboriginal word for 'sun' is the newest addition to the adelaide city council's adelaide connector bus service, a free service for the people of adelaide.

manufactured by new zealand company designline international, the bus doesn't have a combustion engine which makes it a very quiet, zero emissions vehicle. other features of the vehicle include a regenerative braking system, saving up to 30% energy consumption.

tindo solar panels

it features high quality, state-of-the-art components sourced from some of the world's leading transport and technology companies including man and siemens. this system is the largest grid connected solar photovoltaic system in the state, and means the bus is also carbon neutral.

tindo is air-conditioned and can carry up to 40 passengers, with 25 standard seats, 2 seats especially designed for disabled passengers and room for 13 standing passengers. the bus has covered over 55,000 kilometers since february and saved the council over 14,000 litres of diesel and saved the environment over 70,000kg of co2-e in its first year. tindo is able to travel about 200 kilometres between recharges under typical urban conditions. it also has wireless internet capability making it possible for passengers to easily access the internet for free during travel time.

tindo has had the privilege of carrying people from all walks of life, people of different ages and cultures and some special guests such as the prime and deputy prime ministers' of australia. it has also been involved in several events such as heritage bus tour, solar city convention spirit festival and global green challenge.

tindo charging close upthe solar-electric bus is recharged using a solar photovoltaic system supplied by bp solar which is installed at the adelaide central bus station. the solar installation was funded by the adelaide city council and the australian government through the adelaide solar city program.

this initiative is a significant investment by the adelaide city council into a sustainable future for the city of adelaide, while providing leadership in sustainable public transport options for cities around australia.
fonte:
PushEVs.com

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

icar 101

um carro voador eléctrico sim leram bem, voa!!!
são 2 motores de hélices!!!
310km/h, e 800kms de autonomia.

http://www.icar-101.com

facebook.com/pages/icar-101/134927829627
Anexos
iCar-101-voiture-volante.jpg
iCar-101-voiture-volante.jpg (49.87 KiB) Visto 5070 vezes
iCar-101.jpg
iCar-101.jpg (83.91 KiB) Visto 5070 vezes
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

lol o que é isso? um helicóptero com rodas? quero saber mais sobre este "carro"!
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm

Mensagem por Edu_Rod »

boas,

provavelmente tem por base esta tecnologia...

http://www.fanwing.com/
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

boas pessoal!

não sabia bem onde por isto, por isso se algum admin achar um sitio melhor esteja à vontade de o mudar.

como muita gente procura isto, aqui vai:

medidor de energia do lidl

http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c. ... de_energia
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

ia postar mas antecipaste te!

eu tenho este e uso o no condomínio... já que aceitam como mais verídico pois é o típico contador!
Anexos
01022010.jpg
01022010.jpg (85.04 KiB) Visto 4961 vezes
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”