Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Shrek »

c_s_amaral Escreveu:antes de der adquirido os painéis, já tinha em casa uma redutora de pressão que por vários motivos nunca tinha sido instalada.
o problema é que a redutora é uma "treta" (custou 10€...) e realmente reduz a pressão mas não permite definir um limite máximo e quando a pressão da rede esta um pouco baixa a redutora ainda reduz mais e fico sem poder ligar o sistema de rega e mesmo nas torneiras noto diferença.

estou a pensar comprar uma da serie 5350 ou 5360, da caleffi.

acham que vale a pena ou existem outras marcas melhores?
em novembro, tive de meter uma 5360 pois tinha a pressão de rede a cerca de 10bar. isto provocava que a valvula de pressão do ts disparasse e estava a desperdiçar muita água. além disso, sem saber, corria um risco sério de que as torneiras, as bichas ou qq ponto mais frágil da canalização pudesse rebentar. ou até danificar os electrodomesticos.
optei por este modelo pela pressão excessiva e porque a coloquei logo após o contador.
se não tivesse pressão tão elevada e fosse para a colocar antes do ts, se calhar optava pela série 5330 que é bem mais barata (custa pouco mais de 1/3)...
desde aí não tive mais problemas. quanto a outras marcas, não conheço.

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Mensagem por c_s_amaral »

vou instalar a redutora da caleffi, mas estou desconfiado que antes do verão vou ter de instalar um vaso de espansão.

alguém sabe fazer o calculo da pressão adicional que fica no deposito quando a temperatura atinge os 70 graus?

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 09, 2009 10:03 pm

Mensagem por juikiuj »

para quem instalou painel termo sifão em superfície plana/terraço uma pergunta.
o instalador diz-me que não é necessário fixar a estrutura ao pavimento.
é um sistema de 300l da solahart e dizem-me que cheio de água a estabilidade está assegurada.
tem a vantagem de não furar impermeabilizações, mas será seguro, resistente a ventos fortes?
moro em zona desprotegida e ventosa junto ao mar.
obrigado desde já a quem me possa informar.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

juikiuj Escreveu:para quem instalou painel termo sifão em superfície plana/terraço uma pergunta.
o instalador diz-me que não é necessário fixar a estrutura ao pavimento.
é um sistema de 300l da solahart e dizem-me que cheio de água a estabilidade está assegurada.
tem a vantagem de não furar impermeabilizações, mas será seguro, resistente a ventos fortes?
moro em zona desprotegida e ventosa junto ao mar.
obrigado desde já a quem me possa informar.
boas!

não tenho experiência pessoal, mas tenho algumas horas de leitura de experiências postadas no forum e nesse sentido, tenho reparado que muitos optam por fazer sapatas em betão nos apoios da estrutura em contacto com a placa, evitando assim fazer qualquer furação nesta, pessoalmente também não recomendo.
mas se fizer uma pesquisa no forum em outros tópicos, vai com certeza encontrar muita matéria sobre a sua questão. vou-me dar-lhe uma pista muito recente, pesquise no tópico "programa energia solar - norquente" página 27, vai encontrar um relato, com fotos de um membro do forum o berto, e daí pode tirar as suas ilações.

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

ok vou passar por lá, obrigado.
escapou-me esse tópico.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

c_s_amaral Escreveu:
rastaparta Escreveu:...
aquele quadro electrico ja deve ter uns 20 anos, o diferencial, o disjuntor e o relogio parecem ser recentes, mas nao arranjavam um quadro mais jeitoso? o cabo que sai por de baixo do mesmo, todo sujo. mas pronto, a inclusao destes elementos nao deixa de ser positivo, ja que muitos instaladores simplesmente nao o instalam, pondo em perigo tanto cablagem como pessoas!
ainda hoje estive a falar com um eng. da área e segundo ele não há necessidade de ter um diferencial exclusivo para sistemas de aquecimento solar com apoio electrico

boas

realmente o quadro já se fabrica há mais de 20 anos mas ainda está no mercado, e isso é tudo uma questão de gosto, porque se formos a ver tambem podiam meter um relógio só de um modulo em vez de dois modulos, mas o importante é que esteja bem ligado e a funcionar,
quanto ao isolamento (ou ao pouco que tem é que deveria ser reclamado e exigir que todos os tubos sejam isolados tanto os de agua fria como os de agua quente, a torneira termostatica tambem não é para ser usada constantemente e quanto mais perto estiver do depósito menor são as percas, quanto as pinturas só se forem para proteção dos uv , e o instalador como pintor deixa muito a desejar
eventualmente poderá não ser necessário um diferencial exclusivo para o sistema de aqs, desde que se tenha um interruptor diferencial com uma sensibilidade de 0,03amp no circuito de alimentação da resistência do depósito, porque caso não haja é conveniente e mesmo obrigatório essa instalação, porque imaginem o que é estar a tomar banho de chuveiro e a resistência furar.

bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Mensagem por bracara »

viva,

finalmente tenho água quente de borla.
na outra semana, finalmente ficou instalado o meu ts 300l (se estiver bom tempo no fim-de-semana, subo ao telhado para tirar umas fotos e colocar aqui no fórum).

realmente, com estes dias de sol (apesar do frio), tenho água bem quente - até vou ter de baixar a regulação da termoestática, para evitar que a água venha tão quente.
apesar de estar contente com o sistema, estou com a 'pulga atrás da orelha': por vezes, quando abro a torneira de água quente, ouve-se bastante barulho na tubagem e a àgua vem um bocado aos soluços (e nota-se que varia um bocado a temperatura com estes 'soluços').

será falta de pressão? mas estandos os 300l no telhado, não deveria ter sempre muita pressão?
que é que poderá estar a acontecer?

obrigado
bracara

jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Mensagem por jackslater »

parabens bracara por seres mais um green.

e tens sorte que agora estão uns dias de sol, porque nas ultimas semanas aqui pro meu lado só tem sido chuva e tempo enubuado, agora sim sol.

um abraço

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

rastaparta Escreveu:... imaginem o que é estar a tomar banho de chuveiro e a resistência furar.
por isso existem resistências encapsuladas.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

por vezes, quando abro a torneira de água quente, ouve-se bastante barulho na tubagem e a àgua vem um bocado aos soluços
ar no sistema, parece-me. os termosifão dispensam a válvula de purga automática porque o ar vem pela canalização de aqs.
Porreiro, pá!

bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Mensagem por bracara »

ar no sistema, parece-me. os termosifão dispensam a válvula de purga automática porque o ar vem pela canalização de aqs.
mas posso fazer alguma coisa quanto a esta situação?

bracara

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

por vezes, quando abro a torneira de água quente, ouve-se bastante barulho na tubagem e a àgua vem um bocado aos soluços
realmente parece ser ar. é normal em depósitos novos: estão cheios de ar e a água tem que tomar o seu lugar. em princípio basta deixar correr água até todo o ar sair (algo que o instalador devia ter feito) e aí deve passar de vez.

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Mensagem por Tugamor »

caros amigos,

após alguns meses de inverno, eis que posso deixxar-vos aqui o meu relatório relativamente á utilização do painel com o apoio da resistência eléctrica.
para em situação normal 4 banhos, e mais umas aguitas quentes, tenho a resistência ligada cerca de 4 horas durante a noite das 2 ás 6 da manhã, tem sido suficiente para não faltar a água quente, apesar do inverno estar bastante chuvoso, em dias de frio mas com sol nota-se logo a água bem quente, o que para quem queira mesmo controlar a despesa da electricidade, pode dar uma folga á resistência.

cumprimentos
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

4 horas é demasiado pode perfeitamente colocar as 3 horas

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

fyntas Escreveu:4 horas é demasiado pode perfeitamente colocar as 3 horas
se não estiver a consumir, até pode deixar a noite toda porque depois da água atingir a temperatura certa a resistencia deixa de trabalhar. eventualmente, pode voltar a trabalhar uns minutos para compensar algumas perdas. durante o dia é que a resistência tem de estar desligada, porque não faz sentido gastar dinheiro para aquecer o que o sol vai aquecer de borla.

eu tenho um deposito de 300 litros e em casa há 2 banhos de manhã e pelo menos 2 à noite e posso dizer que bastam duas horas de sol (de inverno), para que nunca tenha de ligar a resistência.

se tiver a sorte de apanhar um dia de sol forte e durante muito tempo, fico com água quente durante 2 dias. claro que que isto acontece se houver alguma poupança no consumo, obviamente.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

peço desculpa sr c_s_amaral segundo as suas palavras
eu tenho um deposito de 300 litros e em casa há 2 banhos de manhã e pelo menos 2 à noite e posso dizer que bastam duas horas de sol (de inverno), para que nunca tenha de ligar a resistência.

se tiver a sorte de apanhar um dia de sol forte e durante muito tempo, fico com água quente durante 2 dias. claro que que isto acontece se houver alguma poupança no consumo, obviamente.
o sr não tem um sistema solar mas sim um milagre em cima do telhado

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

se o céu estiver limpo entre as 12 e as 14 horas o rendimento é surpreendente. agora se o céu limpar entre as 15 e as 17....
Porreiro, pá!

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

fyntas Escreveu:peço desculpa sr c_s_amaral segundo as suas palavras

o sr não tem um sistema solar mas sim um milagre em cima do telhado
quando eu digo que em duas horas fico com água quente, é porque fico.
eu não disse que tendo o deposito com água fria, com duas horas de sol a água ficava a 70º.
o que eu tentei dizer é que se não gastar toda a agua quente que tenho no deposito, bastam duas horas de sol para que a água fique quente o suficiente para tomar banho. se esta situação de pouco sol durar muitos dias seguidos vou ficando com a água menos quente de dia para dia.

além disso, vivo na madeira e mesmo de inverno quando há sol há calor

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Mensagem por Tugamor »

caros amigos,

as minhas 4 horas de resistência ligada durante a noite, apenas acontecem todos os dias de inverno, dado que, é evidente que após todos estes meses ainda existem algumas coisas a melhorar na instalação cá de casa, como por exemplo o controle da resistência vou ter de o colocar dentro de casa e não no sótão como ele se encontra, porque há dias em que se consegue verificar perfeitamente que só 2 horas seria suficiente, normalmente durante a semana, mas noutros sabemos bem que não, e isto de estar a ir ao sótão dia sim dia não, não é fácil, dado que o meu sotão ainda se encontra em estado "bruto"; mas para além desta situação tenho sentido também a necessidade de saber concretamente a temperatura a que se encontra a água no depósito para que ai sim conseguir saber da necessidade ou não de haver apoio por parte da resistência.
mas é de referenciar a minha satisfação com o equipamento, que me permitiu poupar bastante dinheiro em gáz anualmente, independentemente da conta da edp aumentar ligeiramente, sensivelmente 22,50 eur com 4 horas de ligação diárias nos 3 meses mais invernosos, dezembro, janeiro e fevereiro.

cumprimentos,
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

um pouco de sol, e temperaturas amenas fazem toda a diferença.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”