pelo que li aqui pelo forum usar um recuperador de calor da lareira e painel solar ligados a um acumulador de agua para aquecer o piso radiante resulta, mas e para aquecer radiadores de parede ?
a que temperatura tem a agua de circular nos radiadores para ser eficaz ? é possível usar o painel solar e depois a lareira para aquecer a agua a temperatura suficiente ?
Usar recuperador de calor e painel solar para aquecimento ?
-
original
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: Usar recuperador de calor e painel solar para aquecimento ?
a resposta é sim!
mas atenção que se trata de uma caldeira a lenha e não de um recuperador de calor. a diferença está em que o dispositivo parece um recuperador mas tem uma parede lateral e superior dupla por onde circula a água. o rendimento é de tal ordem que a lenha tem que arder em lume vivo. como as paredes estão relativamente frias as brasas apagam-se com alguma facilidade.
esta caldeira pode aquecer a água de um tanque e, após atingida uma temperatura pré estabelecida, aquecer directamente os radiadores. para aproveitamento solar, o retorno dos radiadores é aquecido pelo tanque solar.
existem diversas configurações possíveis.
eu aqueço a minha casa e aqs desta maneira.
mas atenção que se trata de uma caldeira a lenha e não de um recuperador de calor. a diferença está em que o dispositivo parece um recuperador mas tem uma parede lateral e superior dupla por onde circula a água. o rendimento é de tal ordem que a lenha tem que arder em lume vivo. como as paredes estão relativamente frias as brasas apagam-se com alguma facilidade.
esta caldeira pode aquecer a água de um tanque e, após atingida uma temperatura pré estabelecida, aquecer directamente os radiadores. para aproveitamento solar, o retorno dos radiadores é aquecido pelo tanque solar.
existem diversas configurações possíveis.
eu aqueço a minha casa e aqs desta maneira.
Porreiro, pá!
-
manuelcar
- Staff Member

o joedualmar enviou a seguinte imagem:
e pretende interligar estes componentes que incluem:
1- termosifão;
2- módulo solar;
3- caldeira a gás;
4- caldeira a lenha;
5- aquecimento por piso radiante.
vamos lá ver se o conseguimos ajudar a desenhar um esquema que lhe permita reduzir o consumo de gás sem um investimento demasiado grande.
1- termosifão;
2- módulo solar;
3- caldeira a gás;
4- caldeira a lenha;
5- aquecimento por piso radiante.
vamos lá ver se o conseguimos ajudar a desenhar um esquema que lhe permita reduzir o consumo de gás sem um investimento demasiado grande.
Porreiro, pá!
-
manuelcar
- Staff Member

sr tens adquirido um sistema solar de circulação forçada teria sido perfeito porque a parte fundamental de um sistema deve ser o armazenamento de água quente para o qual todos os componentes convergem e a partir do qual saem todas as utilizações.
Porreiro, pá!
-
manuelcar
- Staff Member

aqui vai então um esquema que demonstra a lógica que preside a este tipo de instalação:
o primeiro esquema refere a lógica de armazenamento e transferência de energia: repara como o solar aquece o fundo do tanque e a caldeira a lenha aquece o topo. o controlador diferencial activa as bombas sempre que as diferenças de temperatura são de +6º nos colectores e na caldeira e desactiva sempre que esse valor caia para +2º.
o segundo esquema refere a lógica do uso de uma caldeira para o aquecimento central e do pré-aquecimento do retorno pelo solar: quando a temperatura no tanque está acima de um valor programado a válvula comuta e o fluxo passa pelo tanque. repara que no topo do tanque se mantém aqs.
o terceiro esquema inclui ainda o uso da caldeira a gás ou gasóleo como apoio para aqs: o último esquema refere a minha sugestão, caso imagines que o segundo colector que aparece desenhado é na verdade o teu fogão a lenha: é possível ainda realizar diferentes aproveitamentos do tanque que tens no telhado e gastar mais ou menos dinheiro optimizando ou não o que já tens.
espero ter ajudado.
o primeiro esquema refere a lógica de armazenamento e transferência de energia: repara como o solar aquece o fundo do tanque e a caldeira a lenha aquece o topo. o controlador diferencial activa as bombas sempre que as diferenças de temperatura são de +6º nos colectores e na caldeira e desactiva sempre que esse valor caia para +2º.
o segundo esquema refere a lógica do uso de uma caldeira para o aquecimento central e do pré-aquecimento do retorno pelo solar: quando a temperatura no tanque está acima de um valor programado a válvula comuta e o fluxo passa pelo tanque. repara que no topo do tanque se mantém aqs.
o terceiro esquema inclui ainda o uso da caldeira a gás ou gasóleo como apoio para aqs: o último esquema refere a minha sugestão, caso imagines que o segundo colector que aparece desenhado é na verdade o teu fogão a lenha: é possível ainda realizar diferentes aproveitamentos do tanque que tens no telhado e gastar mais ou menos dinheiro optimizando ou não o que já tens.
espero ter ajudado.
Porreiro, pá!
-
joedualmar
- Membro

- Registado: quinta dez 03, 2009 9:41 pm
boas. de facto se pudesse tirar mais algum proveito do deposito do telhado(painel solar), nao estou mesmo com vontade de gastar mais dinheiro, pelo menos no deposito inercia cerca de 2000€. já me disseram para desactivar o acumulador do recuperador e passá-lo apenas para aquecimento e as aqs funcionarem só com o painel solar e apoio da caldeira a gás.