Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por c_s_amaral »

a minha termoestatica vai ser da marca solar. pelo menos é o que lá estava escrito.

supostamente será apropriada para este tipo de instalações

Duplovv
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jan 18, 2010 2:57 pm

Mensagem por Duplovv »

boa tarde!

apesar de já ter o meu sistema a funcionar desde o passado dia 26 de novembro, só agora tive oportunidade de me registar neste site, mas posso desde já agradecer a sua existencia pois foi nele que retirei muitas das duvidas que me assolavam antes de avançar com a instalação.

posso já adiantar que a instalação decorreu normalmente, tendo durado cerca de um dia e desde então, caldeira só mesmo para aquecimento central.

eu também tive alguns problemas com a pressão da rede publica, pois vivo num local bastante baixo e so para terem uma ideia, quando para cá vim morar tinha cerca de 10bares de pressão na torneira de jardim logo após o contador.

foi instalado a determinada altura um redutor de pressão logo após o contador, pois o sistema de rega estava sempre com fugas, e para prevenir o futuro esse redutor ficou regulado para 5,5bares.

assim tinha pressão dentro de casa e igualmente para a rega.

antes do sistema solar, montei um outro redutor a cerca de 3 bares que são mais do que suficientes para um bom banho de duche e assim também se poupa alguma agua.

aqui fica as fotos da instalação:

vista geral a partir da rua... tenho de me afastar cerca de 20 metros do muro da casa para ver os paineis e o deposito:

Imagem

Imagem

ponto do wc da suite onde se foi buscar a àgua e por onde entra a àgua quente para a rede da casa:

Imagem

Imagem

o redutor antes do sistema, ficou instalado dentro do sotão perto do quadro electrico com o relogio de alimentação ao sistema:

Imagem

Imagem

finalmente, fotos do sistema mais de perto, onde podem ver as várias valvulas, o isolamento, etc:

Imagem

Imagem

um abraço e continuação de bons posts.

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 09, 2009 10:03 pm

Mensagem por juikiuj »

não gosto de ver essa misturadora no exterior.

diasarmando
Membro
Membro
Registado: domingo jan 10, 2010 9:50 pm

Mensagem por diasarmando »

a mim até me arrepia o mau serviço destes instaladores. não temos onde reclamar estas más práticas?

Duplovv
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jan 18, 2010 2:57 pm

Mensagem por Duplovv »

diasarmando Escreveu:a mim até me arrepia o mau serviço destes instaladores. não temos onde reclamar estas más práticas?
juikiuj Escreveu:não gosto de ver essa misturadora no exterior.
boa noite!

obrigado pelos cometários, mas para um leigo na matéria como eu, ajudavam mais se explicassem o porque das vossas afirmações!

obrigado.
cumprimentos

jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Mensagem por jackslater »

podem me explicar, já vi 3 sistemas com as misturadoras no telhado é para ser assim?

é que a minha esta na garagem e eu quando quero regulo, agora esta frio tem estado sempre na mesma mas assim que o calor começar a voltar tenho de a voltar a regular e ir ao telhado nao dá jeito nenhum. ou estou a ver mal?

agora não que chove mas assiim que o tempo melhor tiro fotos e coloco aqui, tb devo ter lá coisas a emendar.

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

duplovv Escreveu:
boa noite!

obrigado pelos cometários, mas para um leigo na matéria como eu, ajudavam mais se explicassem o porque das vossas afirmações!

obrigado.
cumprimentos
a misturadora tem de estar num local minimamente acessivel, pois pode ser necessário fazer alguma alteração nas épocas mais quentes ou nas mais frias.

o acabamento da instalação, embora não tenha grande influencia no rendimento está muito fraco.

eu tambem vou optar por colocar dois reguladores de pressão. um logo a seguir ao contador, regulado para uma pressão mais alta e um antes de entrar no deposito do sistema solar com a pressão recomendada que julgo se de 5.

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

quando o acesso é fácil vá lá que não vá que se instale a misturadora junto do depósito, devidamente protegida, agora sobre um telhado é mesmo deixar o cliente entalado.
uma coisa ainda não percebi, o sistema fornecido pela pmelink traz misturadora e os equipamentos juntos que não sei bem o que são?
de que marca é a misturadora? em que zona foi feita esta instalação?
o depósito traz já resistência de aquecimento?
estou á espera que me instalem um equipamento igual e gostava de saber desde já com o que vou contar.
o contrato que fiz no banco é tudo muito vago.
obrigado

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

a misturadora e o redutor de pressão, não fazem parte do kit da solahart. tem de ser comprado à parte.

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

como a misturadora tem de ser comprada à parte??

então para o construtor é normal sair agua a 70 ou 80º nas torneiras???

chiça!!

(no meu sonnencraft cf que é limitado a 60º, claro que tem uma de origem!!)

falta ainda o vaso de expanção na saida, e dai talvez não porque já tens a pressão limitada...

cump,
jb
c_s_amaral Escreveu:a misturadora e o redutor de pressão, não fazem parte do kit da solahart. tem de ser comprado à parte.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Mensagem por Berto »

boas...parabens pelo painel solahart...

agora a instalaçao,a meu ver deixa algo a desejar...nao entendi o porque de pintarem os tubos!e tmb nao entendi o porque de borratarem o paine l...ate commpreendo que os instaladores nao sejam pintores,mas tmb nao custa nada limpar o que sujaram ...por ai ja se ve o brio da pessoa...

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Mensagem por Berto »

system32 Escreveu:como a misturadora tem de ser comprada à parte??

então para o construtor é normal sair agua a 70 ou 80º nas torneiras???

chiça!!

(no meu sonnencraft cf que é limitado a 60º, claro que tem uma de origem!!)

falta ainda o vaso de expanção na saida, e dai talvez não porque já tens a pressão limitada...

cump,
jb
c_s_amaral Escreveu:a misturadora e o redutor de pressão, não fazem parte do kit da solahart. tem de ser comprado à parte.

pelo que li,no programa solar 2009,em mais de 30 marcas ,apenas meia duzia delas é que traziam torneira termostatica....e ja digo meio duzia por alto...

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

viva! duplovv

é lamentável que um “pseudo picasso” lhe tenha feito a instalação, não hajam dúvidas, como alguém já disse “até arrepia” ver essa instalação, se não vejamos:
- isolamento (o pouco que tem) não é o recomendado para isolamento exterior, não tem a espessura recomendada e falta-lhe a protecção uv, a não ser, que a tinta seja “especial” para esse efeito!!...
- tubagem e ligações aq sem isolamento.
- tubagem a.fria também sem qualquer isolamento, pode ter sorte em a água não congelar se a instalação for para o sul.
- a misturadora termostática está em local desapropriado para uma rápida intervenção, como por exemplo alteração da temperatura regulada.

no seu caso eu exigia a correcção de tudo o que está mal feito, para não ter dissabores no futuro, aconselho apresentar reclamação à marca e à pmlink.

finalizando, temos nessa instalação (infelizmente) um exemplo de más práticas de instalação, e que não sirva de exemplo para outros instaladores ou pseudo instaladores, que sirva de amostra para quem ainda não lhe foi feita a instalação, que não permitam, que algo semelhante lhes aconteça.

um abraço

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá duplovv

parabéns pela instalação e obrigado pelas simpáticas palavras sobre este fórum. esperamos ter sido úteis antes da tomada de decisão assim como esperamos vir a ser úteis quando fores reclamar a reparação dos pequenos defeitos de isolamento apontados.
realmente a pintura destoa de tudo quanto já temos visto. porque será que a fizeram?
Porreiro, pá!

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Mensagem por rastaparta »

realmente, tambem fiquei supreendido com os tubos e isolamento pintado, nunca tinha visto tal coisa,o deposito todo besuntado entao nao se fala! at]e tenho medo de perguntar com o que taparam os buracos das telhas!
aquele quadro electrico ja deve ter uns 20 anos, o diferencial, o disjuntor e o relogio parecem ser recentes, mas nao arranjavam um quadro mais jeitoso? o cabo que sai por de baixo do mesmo, todo sujo. mas pronto, a inclusao destes elementos nao deixa de ser positivo, ja que muitos instaladores simplesmente nao o instalam, pondo em perigo tanto cablagem como pessoas!

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

e o relógio em caso de falta de energia como é? será que tem reserva?

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

rastaparta Escreveu:...
aquele quadro electrico ja deve ter uns 20 anos, o diferencial, o disjuntor e o relogio parecem ser recentes, mas nao arranjavam um quadro mais jeitoso? o cabo que sai por de baixo do mesmo, todo sujo. mas pronto, a inclusao destes elementos nao deixa de ser positivo, ja que muitos instaladores simplesmente nao o instalam, pondo em perigo tanto cablagem como pessoas!
ainda hoje estive a falar com um eng. da área e segundo ele não há necessidade de ter um diferencial exclusivo para sistemas de aquecimento solar com apoio electrico

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

finalmente tenho a minha instalação completa.

ontem à tarde instalaram o colector que faltava e uma misturadora da marca caleffi. a misturadora não ficou tão perto do deposito como seria desejavel, mas teve de ser assim de forma a ter um bom acesso. de qualquer forma o tubo do deposito até à misturadora é directo e não ultrapassa os 8 metros.
só falta isolar alguns tubos junto da misturadora mas isso será feito rapidamente.

logo que possa ir ao telhado vou tirar umas fotos e coloco aqui.

paulosoares
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 26, 2010 1:17 pm

Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por paulosoares »

boas,

como bom portugues adquiri o meu painel solar apenas no final do mes de dezembro e apenas agora me foi atribuido instalafor. como não conheço o instalador poderei colocar aqui o nome do instalador com o intuito de obter informações, ou isso será considerado publicidade?

obrigado

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

antes de der adquirido os painéis, já tinha em casa uma redutora de pressão que por vários motivos nunca tinha sido instalada.
o problema é que a redutora é uma "treta" (custou 10€...) e realmente reduz a pressão mas não permite definir um limite máximo e quando a pressão da rede esta um pouco baixa a redutora ainda reduz mais e fico sem poder ligar o sistema de rega e mesmo nas torneiras noto diferença.

estou a pensar comprar uma da serie 5350 ou 5360, da caleffi.

acham que vale a pena ou existem outras marcas melhores?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”