paineis solares dedução de 30% IRS não está garantida!!!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: paineis solares dedução de 30% IRS não está garatido!!!

Mensagem por lrds »

paulol Escreveu:viva!

como também sou associado da deco, há muitos anos, devo dizer que já por algumas vezes me ajudaram em reclamações
boas

já ouvi em algum lado que a deco só ajuda os associados!
Inté

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

lrds Escreveu:
paulol Escreveu:viva!

como também sou associado da deco, há muitos anos, devo dizer que já por algumas vezes me ajudaram em reclamações
boas

já ouvi em algum lado que a deco só ajuda os associados!
boas!

já viu alguém ganhar a lotaria sem jogar nela?
é claro que estou a brincar, mas é evidente que o associado deve ter tratamento preferencial, agora quanto ao seu "só" sinto aqui algo de injusto... mas tem solução!

chimico
Membro
Membro
Registado: quinta mai 17, 2007 5:40 pm

Mensagem por chimico »

eu vou usar o valor do painel da declaração de 2009!!

paguei em 2009, tenho provas como o €€ saiu da conta em 2009 e apesar da factura só chegar em 2010 não posso ser prejudicado!
não sei como funcionam as multas no caso de mau preenchimento da declaração mas penso que qq pessoa percebe o que acontece e o que é justo.

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

chimico Escreveu:eu vou usar o valor do painel da declaração de 2009!!

paguei em 2009, tenho provas como o €€ saiu da conta em 2009 e apesar da factura só chegar em 2010 não posso ser prejudicado!
não sei como funcionam as multas no caso de mau preenchimento da declaração mas penso que qq pessoa percebe o que acontece e o que é justo.
boas
é melhor não facilitar. eu vou fazer o seguinte: pego no certificado da transferência bancária e vou a uma repartição de finanças e exponho o caso. e depois mediante o que me fôr dito é o que faço. não queiram ter as finanças à perna, são piores que carraças.
eles quando detectam um erro qualquer guardam-no bem guardadinho durante 5 anos, e depois enviam uma carta ao contribuinte a penhorar-lhe os bens. digo isto por experiência própria, tive um caso com eles que dava um filme, de comédia.
Inté

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

lrds Escreveu:boas
é melhor não facilitar. eu vou fazer o seguinte: pego no certificado da transferência bancária e vou a uma repartição de finanças e exponho o caso. e depois mediante o que me fôr dito é o que faço. não queiram ter as finanças à perna, são piores que carraças.
eles quando detectam um erro qualquer guardam-no bem guardadinho durante 5 anos, e depois enviam uma carta ao contribuinte a penhorar-lhe os bens. digo isto por experiência própria, tive um caso com eles que dava um filme, de comédia.
e por experiência própria, tentaram penhorar-me o ordenado e no fim de contas, ainda me deviam 500€! dava um bom filme indiano!
depois reporta qual a informação dada pelas finanças!
sergiomms

alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Mensagem por alen »

bom dia a todos

como referi anteriormente adquiri dia 15/12/2009 um sistema aqs.
nesse mesmo dia saiu-me da conta os eurozinhos (2.006,30€) para a conta 0035000102xxxxx03 pertencente a s g p i c e - s a
após ter telefonado para o 707 200 636 várias vezes e ter efectuado por escrito no dia 23/12/2009 conforme o supervisor me pediu a exposição do meu caso, invocando a lei (art. 36 civa), até ao presente momento, nem à fava me mandaram.
factura nem vê-la, nem com data de 2009, nem de 2010.
desloquei-me hoje à repartição de finanças e fui-me informar de que iniciativas posso fazer.
após explicação detalhada, o chefe de serviços de finanças deu-me razão, ou seja realmente confirma que para cumprirem a lei terão que emitir a factura com a data até ao dia 22/12/2009.
se até à altura de efectuar o irs não receber qualquer factura ou se a mesma vier com datada de 2010, voltarei ao serviço de finanças para elaborar a competente partipação da empresa que recebeu o dinheiro e que não efectuou a emissão da respectiva factura dentro do prazo legal.
mas uma coisa é certa a dedução fiscal vai ser efectuada no ano de 2009 que foi o ano em que eu investi os meus eurozinhos no sistema.

darei noticas quando as tiver.

alen

chimico
Membro
Membro
Registado: quinta mai 17, 2007 5:40 pm

Mensagem por chimico »

alen Escreveu:bom dia a todos

nesse mesmo dia saiu-me da conta os eurozinhos (2.006,30€) para a conta 0035000102xxxxx03 pertencente a s g p i c e - s a
após ter telefonado para o 707 200 636 várias vezes e ter efectuado por escrito no dia 23/12/2009 conforme o supervisor me pediu a exposição do meu caso, invocando a lei (art. 36 civa), até ao presente momento, nem à fava me mandaram.
desloquei-me hoje à repartição de finanças e fui-me informar de que iniciativas posso fazer.
após explicação detalhada, o chefe de serviços de finanças deu-me razão, ou seja realmente confirma que para cumprirem a lei terão que emitir a factura com a data até ao dia 22/12/2009.
se até à altura de efectuar o irs não receber qualquer factura ou se a mesma vier com datada de 2010, voltarei ao serviço de finanças para elaborar a competente partipação da empresa que recebeu o dinheiro e que não efectuou a emissão da respectiva factura dentro do prazo legal.
mas uma coisa é certa a dedução fiscal vai ser efectuada no ano de 2009 que foi o ano em que eu investi os meus eurozinhos no sistema.

alen
eu apenas fiz o pedido no dia 31/12. tenho direito à factura ainda em 2009?

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Mensagem por c_s_amaral »

lrds Escreveu: eles quando detectam um erro qualquer guardam-no bem guardadinho durante 5 anos, e depois enviam uma carta ao contribuinte a penhorar-lhe os bens. digo isto por experiência própria, tive um caso com eles que dava um filme, de comédia.
já somos 2
os juros e a penalização normalmente acabam por custar mais do que o valor em divida.

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

lrds Escreveu:
chimico Escreveu:eu vou usar o valor do painel da declaração de 2009!!

boas
boas
ontem fui às finanças informar-me acerca dessa situação, e disseram-me o seguinte.
se a factura for de 2010 não podemos pôr no irs de 2009. para eles o documento comprovativo é unica e esclusivamente a factura. o comprovativo da transferência não vale de nada, até porque lá não diz a que se refere a transferência.
o fulano das finanças disse-me que em caso de inspecção, o que pode acontecer é muito relativo e depende de quem a faz. resumindo, o melhor é jogar pelo seguro e pôr no irs de 2010.
Inté

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

se a factura for de 2010 não podemos pôr no irs de 2009. para eles o documento comprovativo é unica e esclusivamente a factura. o comprovativo da transferência não vale de nada, até porque lá não diz a que se refere a transferência.
o fulano das finanças disse-me que em caso de inspecção, o que pode acontecer é muito relativo e depende de quem a faz.

boas!

por acaso no meu comprovativo de transferência até diz para que se refere, tem nº. encomenda, o nome do bem a pagar e obviamente o nib da pmelink, será que também não vale nada?
agora uma inspecção, por parte das finanças ser muito "relativo e depende de quem a faz", isto até parece, ou é mesmo o país das bananas! cada um faz o que bem lhe apetece, pois quando até a pmelink não cumpre as leis portuguesas a esta gere um programa do governo português, já dá para acreditar em tudo!!!!!!!!!!!!

é muito importante por parte de quem está prejudicado nesta questão da factura, não cruze os braços e faça valer os seus direitos de alguma forma, a minha acção vai passar pela deco, da qual sou associado, e pela disponibilidade desta organização em me ajudar.
a conselho da deco, uma primeira acção para exigir o cumprimento da lei, é a de solicitar a emissão da factura referente à compra efectuada, por escrito, mediante envio de carta registada com aviso de recepção. se não der qualquer resultado positivo, então irei dar carta verde para me representarem e tomarem as acções que julgarem mais apropriadas para resolução deste diferendo.
não sei quais os frutos que vou recolher, mas não me vou dar por vencido, pelo menos facilmente.

um abraço a todos e... muuuiito sol

alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Mensagem por alen »

chimico Escreveu:
alen Escreveu:bom dia a todos

alen
eu apenas fiz o pedido no dia 31/12. tenho direito à factura ainda em 2009?
boa tarde chimico

primeira questão, que tenho de lhe colocar é se efectuou o pagamento em 2009. se não efectuou não tem qualquer hipotese de ter a factura em 2009, pois no caso de ter recorrido ao credito a factura somente lhe será emitida em 2010, pois você não cumpre nenhuma das duas condições que expliquei nos meus posts mais a traz (entrar na posse do bem antes do fim do ano ou ter pago o bem no ano de 2009 (para ser mais preciso 5 dias uteis antes do fim do ano)).

a segunda, que já respondi na primeira, é se efectuou o pagamento a pronto e se foi pelo menos antes de faltarem 5 dias para o fim do ano.

pode portanto ter até pago a pronto, mas se não faltavam pelo menos 5 dias uteis, está a dar hipotese à pmelink dentro da lei lhe facturar somente no ano de 2010.

embora a lei lho permita, acho que deveriam emitir a factura no ano de 2009 a todas as pessoas que ou tiveram o sistema instalado no ano de 2009 ou que tenham pago o mesmo no ano de 2009.

alen

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

boas! alen

parabéns pela sua explicação, está claríssima.

agora o pessoal só tem de verificar se pagou a pronto e até 5 dias antes do final do ano, ou se pagou a credito e nesta situação o ts ou cf só é pago pelo banco à pmelink depois da instalação, se não foi instalado até final do ano nada feito.
mesmo que tenha sido aplicado até final do ano é necessário confirmar com o banco a data efectiva que este pagou à pmelink e salvaguardar os 5 dias, isto para dar a tolerância de tempo mencionada na lei.

estou inteiramente de acordo com o seu ultimo paragrafo, seria até muito sensato da parte da pmelink e lhes fica bem, mas sinceramente não me parece...

vamos aguardando os novos episódios...

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

alen Escreveu:...
a segunda, que já respondi na primeira, é se efectuou o pagamento a pronto e se foi pelo menos antes de faltarem 5 dias para o fim do ano.

pode portanto ter até pago a pronto, mas se não faltavam pelo menos 5 dias uteis, está a dar hipotese à pmelink dentro da lei lhe facturar somente no ano de 2010.

embora a lei lho permita, acho que deveriam emitir a factura no ano de 2009 a todas as pessoas que ou tiveram o sistema instalado no ano de 2009 ou que tenham pago o mesmo no ano de 2009.

alen
ok, não digas mais nada, eu fiz a encomenda/pagamento no dia 31 dezembro, vou ter que aguardar pela boas vontade da pmelink!!
sergiomms

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

sergiomms Escreveu:

alen
ok, não digas mais nada, eu fiz a encomenda/pagamento no dia 31 dezembro, vou ter que aguardar pela boas vontade da pmelink!!
boas
eu paguei em 20/10/2009 e factura nem vê-la.
Inté

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

lrds Escreveu:
sergiomms Escreveu:

alen
boas
boas!

pois...nem factura...nem instalação, não é verdade?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

lrds Escreveu: boas
eu paguei mais ou menos na mesma altura e já tenho a minha. chateia a pmelink. pede para te enviarem a 2ª via da factura para o mail. pode ser que ajude.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

volt Escreveu:
eu paguei mais ou menos na mesma altura e já tenho a minha. chateia a pmelink. pede para te enviarem a 2ª via da factura para o mail. pode ser que ajude.
boas!

quer então dizer que já tem em sua posse a 2ª. via da factura? já agora com que data? a instalação já foi executada ou não?
não me leve a mal por estas questões, pois sendo verdade há aqui uma nova postura da pmelink perante esta problemática, e então terá se ser extensiva a todos os realmente pagaram a pronto em 2009, independetemente de chatear ou não!
se nos pretender ajudar também pode acrescentar mais alguma informação que pense ser relevante nesta matéria, o que desde já, no que me toca, agradeço.

um abraço

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

boas.
paulol Escreveu: quer então dizer que já tem em sua posse a 2ª. via da factura? já agora com que data? a instalação já foi executada ou não?
não me leve a mal por estas questões, pois sendo verdade há aqui uma nova postura da pmelink perante esta problemática, e então terá se ser extensiva a todos os realmente pagaram a pronto em 2009, independetemente de chatear ou não!
se nos pretender ajudar também pode acrescentar mais alguma informação que pense ser relevante nesta matéria, o que desde já, no que me toca, agradeço.
claro que não levo a mal. estou solidário com o vosso problema. eu pensei que ia passar pelo mesmo ainda antes do ano acabar, razão pela qual insisti e liguei-lhes várias vezes. a factura chegou já em 2010, mas a data é de 2009. também paguei em 2009 (algures em outubro) e a instalação foi feita na mesma altura (penso que igualmente em outubro). chateei-os tanto que acabei por receber duas segundas vias. a última delas chegou há coisa de duas semanas.

ps: espero que não se importem, alterei o título do tópico (corrigi um erro).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

volt Escreveu:boas.
paulol Escreveu: quer então dizer que já tem em sua posse a 2ª. via da factura? já agora com que data? a instalação já foi executada ou não?
claro que não levo a mal. estou solidário com o vosso problema. eu pensei que ia passar pelo mesmo ainda antes do ano acabar, razão pela qual insisti e liguei-lhes várias vezes. a factura chegou já em 2010, mas a data é de 2009. também paguei em 2009 (algures em outubro) e a instalação foi feita na mesma altura (penso que igualmente em outubro). chateei-os tanto que acabei por receber duas segundas vias. a última delas chegou há coisa de duas semanas.

ps: espero que não se importem, alterei o título do tópico (corrigi um erro).

boas!

estava com uma pequena esperança... sendo assim, volta tudo "à estaca zero"

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

eu não estou entendendo! como se compra um artigo sem factura? a factura é obrigatória: nem é necessário pagamento, porque para pagamento há o recibo.
em qualquer transacção é obrigatório a emissão da factura no acto da entrega do artigo!
julgo que quem está em falta é quem paga, porque não deve pagar sem o recibo e a factura!
até um simples lápis é necessário o talão se for exigido!!!!!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”