Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
ô lobão: só uma perguntinha básica:
se tu não entendes a lingua, como sabes o que está sendo dito ?
se tu não entendes a lingua, como sabes o que está sendo dito ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
vivam ...
dos diesel foram aproveitadas as caracteristicas que determinam os seus elevados niveis de torque/binario e a auto-ignição..dos otto aproveitou-se predominantemente a caracteristicade de potencia e claro o combustivel..
neste motor nada está inventado procedeu-se apenas á brilhante aplicação de técnicas que até aqui não se cruzavam nem interagiam..
para a obtenção dos objectivos deverá existir um vasto recurso á hidraulica..pelo menos foi isso que me apercebi pelo enfoque visual dado ao comando de valvulas..aliás essa é a forma mais segura de se obterem geometrias de came variaveis..para o sistema de compressão variavel tambem deverão ter recorrido á hidraulica..dada a "fragilidade" das bielas em alta rotação a variação da taxa de compressão (entre 7:1 e 14:1..um dos "segredos" para a auto-ignição da gasolina)) deverá ser obtida a partir da variação (por comando hidraulico) da distancia da mesa da cambota em relação ao topo do bloco..o que tambem implica o recurso a uma panoplia de "gadgets" para a manutenção dos valores de distribuição..seja ela comandada por corrente..correia ou varetas..
de notar tambem o recurso a uma pratica conhecida mas raramente aplicada..a do recurso a dois turbos para que a pressão nos cilindros seja o mais possivel constante em todos os regimes..para este motor essa pratica é indispensavel para a obtenção da auto-ignição..
deverá certamente ser um motor comparativamente muito mais caro de construir que um otto corrente e certamente superior ao custo de produção de um diesel actual..
abraços
[***************]
nesse video o que o dr.günter karl apresenta é um motor completamente novo na concepção já que no mesmo se juntam caracteristicas dos diesel e dos otto..
dos diesel foram aproveitadas as caracteristicas que determinam os seus elevados niveis de torque/binario e a auto-ignição..dos otto aproveitou-se predominantemente a caracteristicade de potencia e claro o combustivel..
neste motor nada está inventado procedeu-se apenas á brilhante aplicação de técnicas que até aqui não se cruzavam nem interagiam..
para a obtenção dos objectivos deverá existir um vasto recurso á hidraulica..pelo menos foi isso que me apercebi pelo enfoque visual dado ao comando de valvulas..aliás essa é a forma mais segura de se obterem geometrias de came variaveis..para o sistema de compressão variavel tambem deverão ter recorrido á hidraulica..dada a "fragilidade" das bielas em alta rotação a variação da taxa de compressão (entre 7:1 e 14:1..um dos "segredos" para a auto-ignição da gasolina)) deverá ser obtida a partir da variação (por comando hidraulico) da distancia da mesa da cambota em relação ao topo do bloco..o que tambem implica o recurso a uma panoplia de "gadgets" para a manutenção dos valores de distribuição..seja ela comandada por corrente..correia ou varetas..
de notar tambem o recurso a uma pratica conhecida mas raramente aplicada..a do recurso a dois turbos para que a pressão nos cilindros seja o mais possivel constante em todos os regimes..para este motor essa pratica é indispensavel para a obtenção da auto-ignição..
deverá certamente ser um motor comparativamente muito mais caro de construir que um otto corrente e certamente superior ao custo de produção de um diesel actual..
abraços
[***************]
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
vivam ...
abraços
[***************]
recorri ao link para uma leitura mais confortavel..apesar de não ser muito elucidativo depreendi..espero que de forma acertada..que neste caso foi adaptado um sistema de injeção suplementar já que está afirmado não ter sido alterada a estrutura original do motor..e que o arranque do mesmo terá de ser obrigatoriamente a gasoleo..lobão Escreveu:http://www.mwm-international.com.br/def ... hes&id=137(29/8/2008) - motor bicombustível para tratores é realidade
boletim autodata
um trator movido a diesel e a álcool, desenvolvido em conjunto pela delphi, massey ferguson e mwm international, será apresentado na expointer, que começa no sábado, 30, em esteio, rs. o motor com 75 cavalos de potência ainda não tem produção comercial, sua viabilidade depende da aceitação do mercado.
guilherme ebeling, gerente de desenvolvimento de produtos da mwm international, explica que a estrutura física ficou praticamente inalterada: &ldquonão mexemos na integridade do motor. apenas foi adicionado o sistema de injeção desenvolvido pela delphi&rdquo.
o sistema consiste em um bico e bombas injetoras para o álcool, acompanhados de um controle de gerenciamento eletrônico. o diesel é obrigatório para a partida do motor, sendo o etanol adicionado após o início de seu funcionamento. a taxa de mistura pode chegar a 60% álcool e 40% diesel quando o trator estiver no auge de sua operação. o gerente garante que a potência não é alterada.
nas contas da companhia a economia no custo da operação para usineiros, potenciais clientes da nova tecnologia, pode chegar a 25%, considerando o litro do álcool a r$ 1, o custo dos fabricantes do combustível.
ebeling, porém, afirma que o custo pode sofrer redução ainda maior. o engenheiro consultor da delphi, luis verdinelli, concorda: &ldquoapenas provamos ser viável desenvolver aplicações desse tipo. o sistema precisa ser mais trabalhado a fim de melhorar eficiência e economia&rdquo.
verdinelli ressalta que o tempo de adequação do sistema foi recorde: quinze dias úteis. tudo feito no brasil. mas para que ele chegue ao mercado ainda são necessários mais oito a doze meses, de acordo com ebeling, da mwm international.
não é, porém, garantia de que ele esteja disponível neste período. os dois condicionam a continuidade do desenvolvimento à aceitação do mercado. mas ambos estão otimistas.
(andré barros - boletim autodata)
abraços
[***************]
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
usando um tradutor automático da parte escrita!!!!luciano Escreveu:ô lobão: só uma perguntinha básica:
se tu não entendes a lingua, como sabes o que está sendo dito ?
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
[***************], realmente é apenas uma notícia sem maiores dados técnicos, o que não me perdôo é que estive na dita exposição no estante e simplesmente não vi o motor![***************] Escreveu:recorri ao link para uma leitura mais confortavel..apesar de não ser muito elucidativo depreendi..espero que de forma acertada..que neste caso foi adaptado um sistema de injeção suplementar já que está afirmado não ter sido alterada a estrutura original do motor..e que o arranque do mesmo terá de ser obrigatoriamente a gasoleo..
um abraço!!
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
ola, amigos:
sou novo aqui e achei muito interessante a discussão.
nossa empresa ja testou uma mistura 50/50 etanol / biodiesel em um motor estacionario de irrigação, sem modificações.
utilizamos um melhorador de cetana para evitar o problema da detonação antes do tempo.
o motor funcionou normalmente, porem teve a aceleração muito alta (que teve de ser corrigida), aumentou consideravelmente o consumo e emitiu muita fumaça branca. o excesso de fumaça pode estar relacionado a uma quantidade alta de melhorador de cetano, que evitou a combustão mais do que devia.
em duas semanas, voltaremos a um novo teste, desta vez, com 75/25 etanol / biodiesel e com menos melhorador de cetano.
sds,
marcelo lopes
sou novo aqui e achei muito interessante a discussão.
nossa empresa ja testou uma mistura 50/50 etanol / biodiesel em um motor estacionario de irrigação, sem modificações.
utilizamos um melhorador de cetana para evitar o problema da detonação antes do tempo.
o motor funcionou normalmente, porem teve a aceleração muito alta (que teve de ser corrigida), aumentou consideravelmente o consumo e emitiu muita fumaça branca. o excesso de fumaça pode estar relacionado a uma quantidade alta de melhorador de cetano, que evitou a combustão mais do que devia.
em duas semanas, voltaremos a um novo teste, desta vez, com 75/25 etanol / biodiesel e com menos melhorador de cetano.
sds,
marcelo lopes
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
olá marcelo
é sempre bom recepcionar conterrâneos por aqui.
o etanol é o combustível do presente e do futuro, pois não é fruto de reservas de milhões de anos, mas de uma cultura que é plantada no verão e colhida 6 meses depois, portanto, absolutamente renovável.
quando tiveres dados para auxiliar no debate, solicito que partilhe conosco suas experiências.
além de espectadores, temos técnicos de olho nesse assunto, que poderão lhe ajudar na condução do processo.
esse forum cresce pela participação voluntária de todos, perguntando, colaborando, partilhando.
seja mais um em nosso time.
sds
luciano
é sempre bom recepcionar conterrâneos por aqui.
o etanol é o combustível do presente e do futuro, pois não é fruto de reservas de milhões de anos, mas de uma cultura que é plantada no verão e colhida 6 meses depois, portanto, absolutamente renovável.
quando tiveres dados para auxiliar no debate, solicito que partilhe conosco suas experiências.
além de espectadores, temos técnicos de olho nesse assunto, que poderão lhe ajudar na condução do processo.
esse forum cresce pela participação voluntária de todos, perguntando, colaborando, partilhando.
seja mais um em nosso time.
sds
luciano
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
luciano:
com certeza, partilharei os dados de nossa experiencia.
ja formulamos o combustivel na nova proporção de 75 etanol e 25 biodiesel e houve miscibilidade total. desta vez, utilizamos etanol hidratado e acreditamos que poderia haver imiscibilidade da fase aquosa do etanol. deixaremos a mistura repousar alguns dias para confirmar.
nosso objetivo é propor a utilização em tratores agricolas e onibus urbanos.
tive a oportunidade de ler varios trabalhos de pesquisa semelhantes na internet e parece que os resultados podem ser animadores.
com certeza, partilharei os dados de nossa experiencia.
ja formulamos o combustivel na nova proporção de 75 etanol e 25 biodiesel e houve miscibilidade total. desta vez, utilizamos etanol hidratado e acreditamos que poderia haver imiscibilidade da fase aquosa do etanol. deixaremos a mistura repousar alguns dias para confirmar.
nosso objetivo é propor a utilização em tratores agricolas e onibus urbanos.
tive a oportunidade de ler varios trabalhos de pesquisa semelhantes na internet e parece que os resultados podem ser animadores.
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
mmlopes Escreveu:luciano:
com certeza, partilharei os dados de nossa experiencia.
ja formulamos o combustivel na nova proporção de 75 etanol e 25 biodiesel e houve miscibilidade total. desta vez, utilizamos etanol hidratado e acreditamos que poderia haver imiscibilidade da fase aquosa do etanol. deixaremos a mistura repousar alguns dias para confirmar.
nosso objetivo é propor a utilização em tratores agricolas e onibus urbanos.
tive a oportunidade de ler varios trabalhos de pesquisa semelhantes na internet e parece que os resultados podem ser animadores.
essa ideia dos tractores é muito boa. aliás, penso que em frança, os grandes agricultores, semeiam o seu próprio girasol para obter óleo para utilizar nos tractores como combustível.
parabéns, força com o projecto.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
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Vectrix Li+
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
oá marcelo:mmlopes Escreveu:luciano:
com certeza, partilharei os dados de nossa experiencia.
ja formulamos o combustivel na nova proporção de 75 etanol e 25 biodiesel e houve miscibilidade total. desta vez, utilizamos etanol hidratado e acreditamos que poderia haver imiscibilidade da fase aquosa do etanol. deixaremos a mistura repousar alguns dias para confirmar.
nosso objetivo é propor a utilização em tratores agricolas e onibus urbanos.
tive a oportunidade de ler varios trabalhos de pesquisa semelhantes na internet e parece que os resultados podem ser animadores.
lá no post inicial, reproduzo uma reportagem que deu início à esse tópico. trabalho numa fazenda, e tenho especial interesse nessa forma de energia.
a mistura mostrou-se eficiente, mas precisa fazer alterações na taxa de compressão e resolver o problema da corrosão do etanol. tem ainda o problema da água, que sabemos não misturar-se com o óleo.
de nada adianta propormos uma medida que à medio prazo, representaria um dano maior em termos financeiros (perda da bomba ).
creio que a solução passe por uma mistura que mantenha a lubrificação, que não corroa o sistema e que seja fácil de fazer.
tal como o biodiesel. ou o uso de ovd.
no principio, quando o rudolf diesel propôs o uso de ovd, não pensou em sistemas de aquecimento do óleo. esses sistemas surgiram depois como forma de aumentar a eficiência.
e hoje, sem sombra de dúvida, os motores à diesel funcionam com ovd, até 100%.
a garantia de que o etanol vá se consolidar, passa pela facilidade de seu uso.
imagine utilizar um percentual de etanol que não represente uma mudança radical.
imagine se for possível intruduzir 25% de etanol no óleo diesel, em todos os veículos à diesel!
pensando só no consumo brasileiro, seriam alguns milhares de barris de petroleo economizado.
e, com a diminuição de consumo de petróleo, sabe bem onde vão parar os preços...
portanto, marcelo, conte conosco no suporte à divulgação de suas evoluções.
certamente, esse tópico agora já passa a ser monitorado por muitos foristas, que sabem a importância ecológica e econômica dessa forma de energia.
ajude-nos à manter esse tópico inflamado. considerações, fotos, relatos, fazem parte de um tópico de sucesso, que é construido por todos, cada um juntando no tópico aquilo que sabe.
veja o tópico que fizemos sobre o biodisel com banha de porco. quase 100 mil pageviews. quanta gente beneficiou-se dele ? http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =69&t=2440
somos apenas uma gota no oceano, mas sabemos que aqui, fazemos a diferença.
junte-se à nós, e faça a diferença.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
este video foi removido
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
:[/quote]
pretendemos manter a taxa de compressão inalterada pois o objetivo é não modificar o motor. para tanto, realizaremos os testes com diferentes conteudos de melhorador de cetana para evitar a detonação do etanol antes do ponto.
quanto a lubrificação, esperamos que os 25% de biodiesel sejam suficientes para tanto, evitando danos a bomba.
a agua não foi um problema ate agora e incorporou-se ao sistema, sem separação de fases.
seria interessante ver comentarios dos outros participantes deste topico, ja que vi muitas participações pertinentes, como [***************] e lobão, entre outros.
marcelo
luciano:luciano kaefer Escreveu:
olá marcelo:
lá no post inicial, reproduzo uma reportagem que deu início à esse tópico. trabalho numa fazenda, e tenho especial interesse nessa forma de energia.
a mistura mostrou-se eficiente, mas precisa fazer alterações na taxa de compressão e resolver o problema da corrosão do etanol. tem ainda o problema da água, que sabemos não misturar-se com o óleo.
de nada adianta propormos uma medida que à medio prazo, representaria um dano maior em termos financeiros (perda da bomba ).
creio que a solução passe por uma mistura que mantenha a lubrificação, que não corroa o sistema e que seja fácil de fazer.
tal como o biodiesel. ou o uso de ovd.
no principio, quando o rudolf diesel propôs o uso de ovd, não pensou em sistemas de aquecimento do óleo. esses sistemas surgiram depois como forma de aumentar a eficiência.
e hoje, sem sombra de dúvida, os motores à diesel funcionam com ovd, até 100%.
a garantia de que o etanol vá se consolidar, passa pela facilidade de seu uso.
imagine utilizar um percentual de etanol que não represente uma mudança radical.
imagine se for possível intruduzir 25% de etanol no óleo diesel, em todos os veículos à diesel!
pensando só no consumo brasileiro, seriam alguns milhares de barris de petroleo economizado.
e, com a diminuição de consumo de petróleo, sabe bem onde vão parar os preços...
portanto, marcelo, conte conosco no suporte à divulgação de suas evoluções.
certamente, esse tópico agora já passa a ser monitorado por muitos foristas, que sabem a importância ecológica e econômica dessa forma de energia.
ajude-nos à manter esse tópico inflamado. considerações, fotos, relatos, fazem parte de um tópico de sucesso, que é construido por todos, cada um juntando no tópico aquilo que sabe.
veja o tópico que fizemos sobre o biodisel com banha de porco. quase 100 mil pageviews. quanta gente beneficiou-se dele ? http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =69&t=2440
somos apenas uma gota no oceano, mas sabemos que aqui, fazemos a diferença.
junte-se à nós, e faça a diferença.
pretendemos manter a taxa de compressão inalterada pois o objetivo é não modificar o motor. para tanto, realizaremos os testes com diferentes conteudos de melhorador de cetana para evitar a detonação do etanol antes do ponto.
quanto a lubrificação, esperamos que os 25% de biodiesel sejam suficientes para tanto, evitando danos a bomba.
a agua não foi um problema ate agora e incorporou-se ao sistema, sem separação de fases.
seria interessante ver comentarios dos outros participantes deste topico, ja que vi muitas participações pertinentes, como [***************] e lobão, entre outros.
marcelo
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
desculpe, pessoal ando com pouco tempo, mas essa é uma matéria que me interssa muito!!
macelo (mmlopes), gostaria de saber qual foi o motor usado para o teste, taxa de compresão, etc... e qual o nome comercial do melhorador de cetana, se a bomba injetora é em linha ou rotiva!
quanto a lubrificação acho que até menos de 10% seriam suficientes, porque o diesel não tem tanto poder lubrificante assim!
mas gostaria de saber se motor mudou a faixa de temperatura durante a experiência, e em quanto aumentou o cosumo.
apesar do pouco tempo estarei sempre atento, para colaborar no que for possível!
um abraço!!!!
macelo (mmlopes), gostaria de saber qual foi o motor usado para o teste, taxa de compresão, etc... e qual o nome comercial do melhorador de cetana, se a bomba injetora é em linha ou rotiva!
quanto a lubrificação acho que até menos de 10% seriam suficientes, porque o diesel não tem tanto poder lubrificante assim!
esse problema da fumaça pode ocorrer também pelo ponto de ignição que devido ao novo combustível precise ser ajustado!mmlopes Escreveu:o motor funcionou normalmente, porem teve a aceleração muito alta (que teve de ser corrigida), aumentou consideravelmente o consumo e emitiu muita fumaça branca. o excesso de fumaça pode estar relacionado a uma quantidade alta de melhorador de cetano, que evitou a combustão mais do que devia
mas gostaria de saber se motor mudou a faixa de temperatura durante a experiência, e em quanto aumentou o cosumo.
apesar do pouco tempo estarei sempre atento, para colaborar no que for possível!
um abraço!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!
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- Registado: quarta jun 23, 2010 1:38 am
Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
olá! é a promeira vez que entro no forum e gostei muito do assunto, estou a muito tempo buscando informações sobre o assunto. a dúvida é a seguinte, essa tecnologia (utilizar etanol e motores originalmente movidos a diesel) é bastente antiga. não seria mais fácil encontrar motores como os do link abaixo e desenvolver o que já existe? digo isso porque em 1983 já tinhamos motores com um bom rendimento e, ao que parece, hoje em dia temos motores cada vez piores!!!
o link abaixo é bastante interessante
http://tratoresantigos.blogspot.com/200 ... lcool.html
abraços
o link abaixo é bastante interessante
http://tratoresantigos.blogspot.com/200 ... lcool.html
abraços
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- Membro Silver
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- Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
- Localização: Brasil-Pelotas-RS
Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
jchaas bem vindo ao fórum!!!!
excelente a sua participação, realmente o link não deixa duvidas tais motores já existiram, apenas são moscas brancas,acredito que pouquíssimas unidades foram vendidas a não ser para usineiros ( confesso minha ignorância, pois não conheço nenhuma unidade com essa motorização)!
quanto cbt esse foge a regra é um motor a gasolina transformado para o álcool!!!
um abraço!!!!
excelente a sua participação, realmente o link não deixa duvidas tais motores já existiram, apenas são moscas brancas,acredito que pouquíssimas unidades foram vendidas a não ser para usineiros ( confesso minha ignorância, pois não conheço nenhuma unidade com essa motorização)!
quanto cbt esse foge a regra é um motor a gasolina transformado para o álcool!!!
um abraço!!!!
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- Registado: sexta jun 03, 2011 4:35 pm
Motores originais à Diesel funcionando com ETANOL, biogas, C
senhores, passado anos desde a última mensagem, gostaria de retorná-lo e ainda estendendo às outras possibilidades de conbustível, como bio gás, gás natural, glp, álcool ou outro.
atenciosamente,
atenciosamente,
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- Novo membro
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- Registado: segunda ago 29, 2011 3:35 pm
Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
Ola, vejo que apesar de ser muito discutido ainda e um tema que gera muita duvida mas posso te assegurar que nao eh necessario se elevar tanto a taxa de compressao dos motores a diesel para que o mesmo queime o alcool, ou melhor nao eh preciso alterar mecanicamente os motores diesel para que a queima se efetue, pois hoje existe o gerenciamento eletronico que controla a maioria dos veiculos a Diesel, fato esse que facilita em muito qualquer alteracao. Digo isso por que a algum tempo tenho trabalhado neste tema e com algum sucesso. Hoje tenho um motor scania trafegando com etanol e diesel, sem que o consumo se altere de forma expressiva.Tenho tido uma alteracao de consumo na ordem de 20% mas a diferenca no preco do combustivel e expressiva. Acredito ainda que sera possivel ter um consumo identico ao diesel sem que se perca potencia do motor, o fato que ainda me preocupa seria a durabilidade de seus componentes principalmente a bomba injetora. Feito isso acredito que o sistema eh completamente viavel e seria uma solucao muito efecaz quanto ao nosso meio ambiente e a dependencia de combustiveis fosseis. Somos pioneiros no alccool combustivel, e tambem nos veiculos flex temos tecnologia de sobra para qualquer tipo desenvolvimento, basta apenas boa vontade de quem nos governa, pois vc duvida que se a coisa andar o alcool custaria o que se custa hoje. Sera que teriamos uma politica de investimentos em combustivel e precos, isso eh que desetimula qualquer desenvolvimento. Quando comecei com veiculos flex em 2000 o alcool custava R$0,30 e o que mudou no campo para que hoje chegue ao preco de R$1.90. Vale a pena pensar.
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- Membro Platinium
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- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
- Localização: Amadora
Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
Bem vindo.eduardo sucar Escreveu:Ola,
Passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
Cumprimentos.