Hidrocopper - Águas quentes sanitárias

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Hidrocopper - Águas quentes sanitárias

Mensagem por ffbento »

ora vivam,

estou muito inclinado para comprar uma hidrocopper ou uma cantina super para substituir a poluente e problemática caldeira a gasóleo que tenho em casa. li num site de um representante que estas podem fazer aqs instantâneas e que se trata de um opcional. liguei para a empresa em causa mas o comercial não me conseguiu explicar o que de facto isso significa. só me dizia que se tenho painel solar então "é ligar directo à caldeira...não precisa de mais nada". a única justificação que encontro para esta resposta, é o referido vendedor assumir que tenho um depósito acumulador e aí de facto era só ligar a caldeira. contudo, não é o caso, o meu painel é complementado pelo esquentador (que não me importava de dispensar deixando de usar gaz em casa).

mais tarde falei com outro distribuidor que não me recomendou a utilização dessas caldeiras para aqs. segundo ele o custo incremental não justifica o investimento pois nunca se obtem o retorno e era necessário um "projecto" para colocar a caldeira a fazer ambas as funções, sendo que os custos eram muito diferentes.

alguém aqui usa ou conhece alguém que use uma hidrocopper também para aqs? funciona com depósito acumulador ou em instantâneo? alguém sabe o custo dessa "opção" como descrito no site em causa?

qual é a vossa opinião em relação à utilização destas caldeiras também para aqs?

muito obrigado e um bom ano para todos.

ffb

mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Re: Hidrocopper - Águas quentes sanitárias

Mensagem por mtavares »

ola!

penso que deve ser um permutador de placas que realiza o aquecimento .

qual a diferença de preço?

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

também pensei utilizar a minha hidrocooper para aqs mas deixei a ideia de lado quando o técnico me explicou como ela funciona.
tinha (e ainda tenho ) pré-instalação para uma caldeira na minha garagem para esta fazer aquecimento central e aqs. então pedi orçamento para ligar a hidrocooper nas duas funções.
o técnico explicou-me que para aqs é necessário um depósito acumulador com serpentina. logo não são aqs instantâneas. pelo que percebi a caldeira aquece a água comutando entre o aquecimento e as aqs. só o depósito ficava perto de 1000€.
"mais tarde falei com outro distribuidor que não me recomendou a utilização dessas caldeiras para aqs. segundo ele o custo incremental não justifica o investimento pois nunca se obtém o retorno e era necessário um "projecto" para colocar a caldeira a fazer ambas as funções, sendo que os custos eram muito diferentes."
acho que este distribuidor tinha razão. os 1000€ do depósito estragam o retorno do investimento.

agora se o seu aqs solar for um circulação forçada e tiver um depósito com dupla serpentina instalado, aí tem a situação perfeita para ligar uma caldeira a pellets para aqs.

mas pela sua conversa parece-me que tem um termossifão, e assim, azar...

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ffbento »

ola e muito obrigado pelas respostas.

de facto o meu painel sonal funciona em termosifão. logo, não tenho o depósito acumulador (por opção). já na altura achei que o custo de instalação da cf não justificava e o retorno era muito difícil.

aquilo que me chamou a atenção no site da larinox foi o texto:

"sistema de permutadores de cobre, sistema de limpeza externo e produção de água sanitária instantânea (opcional). disponível em bordeaux e antracite"

água sanitária instantânea!!!!!

bom, a julgar pela feedback que tenho (vosso e de outros instaladores) deve tratar-se de publicidade "enganosa". a verdade é que o comercial quando inquirido sobre o assunto, enrolou a conversa mas não me conseguiu clarificar.

já avançei com a encomenda da minha hidrocopper. espero voltar ao fórum para dar feedback sobre o seu comportamento, a partir do próximo fim-de-semana. a problemática e poluente diesel deu o berro ontem e já decidi que não gasto nem mais um cêntimo com ela...agora espero é que a semana não seja muito fria...senão vou aturar o agregado familiar todo a queixar-se a semana inteira.

agora vou ler os tópicos dos pellets para decidir onde comprar uns sacos.

obrigado,

ffb

Slow_Hands
Membro
Membro
Registado: quarta nov 11, 2009 10:13 pm

Mensagem por Slow_Hands »

boas ffbento
já agora quanto lhe ficou a hidrocopper e onde a comprou?
é que tembém estou a equacionar comprar uma. já tenho uma vigo (apenas aquecimento ar) noutra casa e estou 100% satisfeito.

cumprimentos

PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Mensagem por PedroPinheiro »

eu adquiri a minha ecoforest hidrocopper cantina super (29kw), de forma indirecta, na ecolareiras ( http://www.ecolareiras.com ) em caldas da rainha, e estou satisfeito com o serviço da empresa e do técnico que me vendeu e instalou o equipamento.
Cumprimentos,

Pedro Pinheiro

Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ffbento »

ora vivam,

eu estou a fazer negócio (isto porque já está encomendada mas ainda não está instalada) com a ap purificadores de ar: http://www.appurificadoresdear.com/. a loja (física) é no cacém.

vai ficar em 3150 + iva e só está por fechar o valor da instalação. isto porque há uma particularidade "extra" instalação para a qual pedi cotação e que ainda não me deram.

a caldeira era para ser instalada amanhã mas devido a um suposto atraso na entrega, só chega na segunda e portanto a instalação será no próximo sábado.

darei futuramente aqui feedback do meu grau de satisfação com a instalação e apoio técnico.

cumprimentos

Slow_Hands
Membro
Membro

boas ffbento
a salamandra que vai comprar é a hidrocopper 24kw ou a hidrocopper super 29kw??
é que, como estou a ponderar a instalação de uma, andei a sondar os preços e, para uma hidrocopper 24kw pediram-me 2810+iva, sem ter que regatear muito o preço, na casa onde já comprei uma vigo... isto fora a instalação claro!
estou a ver que as coisas aí para o sul andam muito inflacionadas...

Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ffbento »

pois...pelos vistos parece que sim. alguém tem preços (recentes) aqui da zona de lisboa?

e em relação à instalação? pelo que percebi vou pagar mais 100 eur pelos acessórios (chaminé, bico-de-pato, etc) e 280 pela ligação da caldeira ao colector do aquecimento central e mão-de-obra (incluindo abrir os buracos para chaminé). alguém tem valores comparativos?

obrigado,

ffb

Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ffbento »

peço desculpa mas esqueçi-me de responder à pergunta: é a hidrocopper de 24kw.

Slow_Hands
Membro
Membro

pois, para uma 24kw parece-me um bocado inflacionado, são quase 400 euros de diferença, uma vez que a instalação ronda os mesmos valores...
deixe depois aqui o seu feedback relativo à satisfação e eficiência do aparelho!

cumprimentos

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

sr. ffbento,

veja por favor a sua caixa de mensagens privadas.

atenciosamente

sugarstorm

Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ffbento »

ora vivam,

no circuito de aquecimento a água tem um liquido verde que não sei exactamente qual é a função que tem. sabem que liquidos se adicionam normalmente neste tipo de instalações? como para instalar a caldeira vão ter de purgar o circuito (amanhã), gostaria de perceber se vale a pena contemplar esse liquido quando voltar a colocar o circuito em carga ou se não.

obrigado,

ffb

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

boas ffbento,

liquido verde?
só se forem algas na água
os seus radiadores é que nunca devem ter sido usados, e a água no interior ficou "podre".
no meu caso era mais um liquido castanho
os aquecimentos centrais trabalham a água, h2o!
ponto final.
quando colocar o seu circuito em carga vai ser com água.
devido à acumulação de ar no circuito de aquecimento, de vez em quando vai necessitar de o purgar.
quando o fizer a pressão do circuito baixa um pouco.
se o fizer várias vezes, a pressão vai baixar tanto (<1bar) que vai ser necessário injectar mais água, até chegar ao 1,5 bar (mais coisa menos coisa).
vai ter algures uma torneira de água para esse fim.
o seu instalador vai ter de o ensinar a fazer isso.
boa sorte para o seu novo brinquedo.

sugarstorm

Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ffbento »

pois de facto não será por falta de uso pois só tive o sistema parado uma semana (até à semana passada tinha a caldeira a gasóleo a funcionar). eu recordo-me de que na altura em que instalaram a caldeira a gasóleo me terem dito que iam usar um qualquer liquído no sistema. e lembro-me de ter purgado os radiadores algumas vezes e ver sair "água verde" com o referido liquido.
bom pelos vistos, independentemente do que fosse não seria importante/essencial.

obrigado,

ffb

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

alguns instaladores adicionam anticongelante/anticorrosivo á água de carga, que poderá ter diversas cores nomeadamente a verde.
é colorido porque é uma mistura de etilenoglicol que poderá ser nocivo se ingerido.
nos paineis solares também se utilizam estes produtos, para evitar que a água dentro dos paineis congele e os danifique.

Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ffbento »

muito obrigado pelo esclarecimento jeanuc.

ffb

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”