A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

contrariamente ao que se possa à primeira vista esperar, a vectrix vai mais de encontro ao espirito motard, aquele que eu pelo menos considero o mais fiel, ou seja, ao espirito que detém o pessoal das choppers, que andam de mota pelo prazer de sentir a montada e o que os rodeia. a vantagem da vectrix é que possibilita esse prazer com uma menor interferência no meio pois não polui e é mais silenciosa.

quem quer aceleração e velocidade não deve para já procurar as eléctricas.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:contrariamente ao que se possa à primeira vista esperar, a vectrix vai mais de encontro ao espirito motard, aquele que eu pelo menos considero o mais fiel, ou seja, ao espirito que detém o pessoal das choppers, que andam de mota pelo prazer de sentir a montada e o que os rodeia. a vantagem da vectrix é que possibilita esse prazer com uma menor interferência no meio pois não polui e é mais silenciosa.

quem quer aceleração e velocidade não deve para já procurar as eléctricas.

não concordo, e tenho a prova disso, existe alguma scooter do tamanho da minha, com a mesma potência a ter as performances da minha ? não, não existe, isto porque é impossível nas rivais a gasolina, isto porque para terem a performance dela têm de ter mais do dobro da potência, e não o conseguem meter numa scooter tão pequena.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

na semana passada, devido a necessidades de formaçao, fui forçado a circular (e abastecer) numa zona diferente de lisboa. como a formaçao era perto do campo pequeno, liguei para o parque do centro comercial. atendeu-me o responsavel que, simpaticamente, lamentou o facto de nao ter possibilidade de "dar carga ah miuda", visto que nao ha tomadas no parque, mas disse-me que um dia iria ter um ponto de abastecimento. segui para outra. o ponto wattdrive da edp mais proximo ficava a 400 metros (segundo o google maps), na praça de londres. problema resolvido. quer dizer, ainda faltava fazer um fio (uma extensao) com uma entrada femea normal (domestica) e uma saida femea industrial (anormal, portanto ). preciso deste fio porque queria deixar a ligaçao feita "dentro" do banco da mota (para que nenhum infeliz e menos civilizado habitante tivesse ideias de mexer e apanhar uma esticadela)... como nao estava com muito tempo livre para o fazer, resolvi cravar o barrocas. . agora sim, problema resolvido. .

no primeiro dia (terça-feira), tive a milagrosa sorte de conseguir estacionar num dos dois lugares reservados aos veiculos electricos em carga!!! - [foto 1 "o milagre"] - assim, almocei com vista para a zev (na esplanada da mexicana) enquanto gastavamos os primeiros 2kw ah edp. .

nos seguintes dias (quarta, quinta e sexta-feira), arranjar lugar jah nao foi tao linear. na quarta e quinta, ainda me safei esperando pouco tempo. na sexta, - [foto 2 "enfim"] - nao deu para esperar mais (ateh porque os ocupantes tinham colocados nos vidros o pagamento do estacionamento da emel por, pelo menos, mais uma hora!)... deixou-me chateado. acho que se devia fazer duas coisas. primeiro, pintar o chao de outra cor para que os "nao-maldosos" nao se enganem. segundo, multar os maldosos. lah tivemos (eu e a zev) de cometer a ilegalidade que ateh agora (ainda bem) nos tem sido perdoada... - [foto 3 "infracçao forçada"] -
passado uma hora, adivinhem o que aconteceu... - [foto 4 "mudança de turno"] - não demorei muito mais, mas, ainda deu tempo para mais um. - [foto 5 "mais um"] - em hora e meia, 5 carros a ocupar estes lugares reservados...

durante estes dias, muitas foram as pessoas que me faziam perguntas. como fiquei quase sempre a ler o jornal e a petiscar junto ah zev, as pessoas viam-me e, algumas com uma pequena vergonha presente, lah satisfizeram algumas curiosidades. os taxistas, eram logo os primeiros. ouvi coisas do genero "ena pah! quem diria que um motao destes era electrico".
triste, foi ver a miseria que por ali passa... desde pessoas a vasculhar no lixo, a crianças pedindo, adultos pedindo, adultos pedindo em nome de outros, enfim, vi de tudo um pouco. os politicos com responsabilidades deviam fazer o que eu fiz durante estes quatro dias (sentei-me num destes bancos de jardim e fiquei uma hora e meia a observar este pedaço da minha capital). .

[foto 1 "o milagre"]
Foto 1 "o milagre"
Foto 1 "o milagre"
10112009(001) (Small).jpg (93.55 KiB) Visto 4753 vezes
[foto 2 "enfim"]
Foto 2 "enfim"
Foto 2 "enfim"
13112009(001) (Small).jpg (47.48 KiB) Visto 4753 vezes
[foto 3 "infracçao forçada"]
Foto 3 "infracçao forçada"
Foto 3 "infracçao forçada"
13112009(006) (Small).jpg (84.96 KiB) Visto 4753 vezes
[foto 4 "mudança de turno"]
Foto 4 "mudança de turno"
Foto 4 "mudança de turno"
13112009(008) (Small).jpg (82.81 KiB) Visto 4753 vezes
[foto 5 "mais um"]
Foto 5 "mais um"
Foto 5 "mais um"
13112009(012) (Small).jpg (87.63 KiB) Visto 4753 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

e que tal passar a reclamar à emel sempre que se apanhe estes senhores estacionados indevidamente?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm

Mensagem por ricardosa »

sinceramente percebo o seu drama.

confeço que das poucas vezes que passei em lisboa ainda não vi os pontos watt drive da edp. já tenho ouvido falar neles, mas ainda não vi nenhum.

já agora, como é feito o pagamento da electricidade consumida?
peço desculpa por não saber, mas fiquei curioso.
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

ricardosa Escreveu:já agora, como é feito o pagamento da electricidade consumida?
peço desculpa por não saber, mas fiquei curioso.
essa eh uma das perguntas que mais me faziam. a electricidade destes pontos ainda nao eh paga. a reacçao que as pessoas costumam ter eh "pois... mas vai passar a ser...", o que serah (provavelmente) verdade, mas nao posso deixar de acrescentar, que eu tenho gasto 2kw por dia, o que, ao preço da mais cara tarifa actual (14 centimos de euro) me ficaria abaixo dos 30 centimos. mais do que isso pago eu para poder entrar em lisboa (portagem na ponte 25 de abril - 1,35€ para quem nao tem via verde ou via card).

tem todas as informaçoes aqui no site da edp:
http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... tdrive.htm

facilitando um pouco, aqui estao as localizaçoes dos pontos:
http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... eiculo.htm

como aderir:
http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... aderir.htm

pequena faq (onde se pode ver a minha zev logo na primeira foto/pergunta):
http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... efault.htm

ps: acho especialmente importante a resposta ah ultima pergunta da faq... vejam:

qual é o nível de poluição dos veículos eléctricos?
os veículos eléctricos não têm qualquer emissão directa de gases nocivos ou outro tipo de partículas, pois não existe nenhum processo de combustão a bordo. as emissões associadas a este tipo de transporte vêm da produção de energia. no caso em que a energia usada tem origem em fontes de energia renováveis, como é o caso de portugal que tem uma excelente capacidade nesta área, a poluição libertada em todo o processo é praticamente zero. isso quer dizer que se conseguiu a utilização apenas da energia do ambiente, para o transporte de pessoas e mercadorias, sem impactos poluentes. mesmo quando a energia utilizada, por razões de disponibilidade, é produzida em centrais que usam combustíveis fósseis como o gás natural, as emissões globais de todo o processo de produção e utilização são inferiores a 100 gc02 por cada km percorrido pelos veículos.

.

ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm

Mensagem por ricardosa »

parece-me bem ser de graça, de início para incentivar.

em relação aos +/- 0.30€ por dia (2kw) isso dá para quantos km?
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

boas no meu caso que tenho um ciclomotor eléctrico de 2500w 30cent servem-me para +/- 100km pois tenho o cuidado de carregar(com a ajuda de um temporisador) sempre à noite em que a eléctrecidade é quase a metade do preço e a probabilidade de a energia ser produzida por meios renovaveis é maior(penso eu).
em relação às emições médias podem ver aqui em que em 2008 por kwh emitiram menos de 390g de co2.
fazendo as contas muito por cima, consumindo 4kwh por 100km teria uma pegada de 15.6g de co2 por km!!!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

ricardosa Escreveu:parece-me bem ser de graça, de início para incentivar.
em relação aos +/- 0.30€ por dia (2kw) isso dá para quantos km?
os 2kw, na minha mota, alem de conseguirem ser somente 6 centimos cada (eu carrego ah noite) dao-me para fazer entre 20 a 50 kms. tudo depende do percurso, velocidade e peso que a mota levar.

.

ps: e isso, para mim, eh meio-dia.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

nas facturas da edp vem a origem da luz que consumimos, bem como o co2 que foi libertado para abastecer a nossa casa.

isto permitiu-me concluir que cada kw que consumi gerou 275g /kw, muito abaixo do valor dado pelo mix, a minha scooter emite 11g de co2 por km!!

continuo curioso em saber quanto co2 se emite, a produzir e distribuir 1l de gasolina

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

estou a ver que não perdeste tempo em dar uso à nova extensão com a ficha industrial

esses lugares estão quase sempre ocupados, apesar da sinalização bem específica (que ninguém vê, e se virem, não ligam nenhuma...)

quando vou a esse ponto de carga também tenho de estacionar no passeio como fizeste, mas aí, mesmo sendo por necessidade, somos nós os infractores

a pintura do pavimento como se fez para os parques de motos, poderia auxiliar a uma marcação mais visível, não permitindo a desculpa habitual do "ah, não reparei..." , mas o problema só será resolvido com a devida fiscalização, que actualmente não é aplicada.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

marcopns Escreveu:nas facturas da edp vem a origem da luz que consumimos, bem como o co2 que foi libertado para abastecer a nossa casa.

isto permitiu-me concluir que cada kw que consumi gerou 275g /kw, muito abaixo do valor dado pelo mix, a minha scooter emite 11g de co2 por km!!

continuo curioso em saber quanto co2 se emite, a produzir e distribuir 1l de gasolina
lá vem a mesma conversa do costume... eu não concordo nada com esta perspectiva. bem sei que tem o seu fundamento mas o que interessa é fazerem o que está ao vosso alcance e a maneira como a edp gere a coisa não vos é possível concerteza de alterar.

mesmo assim a informação disponibilizada pela edp é relativa e pode estar distante da realidade pois eles utilizam concerteza termos médios (não os estou a ver a rastrear a origem para cada consumo a cada momento). a utilização de energia à noite tem muito provavelmente uma componente muito superior de energia renovável por razzões óbvias. e relembro que o pessoal das electricas tende a abastecer no vazio.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

barrocas Escreveu:estou a ver que não perdeste tempo em dar uso à nova extensão com a ficha industrial

esses lugares estão quase sempre ocupados, apesar da sinalização bem específica (que ninguém vê, e se virem, não ligam nenhuma...)

quando vou a esse ponto de carga também tenho de estacionar no passeio como fizeste, mas aí, mesmo sendo por necessidade, somos nós os infractores

a pintura do pavimento como se fez para os parques de motos, poderia auxiliar a uma marcação mais visível, não permitindo a desculpa habitual do "ah, não reparei..." , mas o problema só será resolvido com a devida fiscalização, que actualmente não é aplicada.
sim podiam fazer o mesmo para as motas eléctricas e colocar uns pinos para os atrasados civis/mentais mais distraídos não colocarem os seus fumarentos lá. a questão é que eles já estão a querer que os lugares funcionem para os carros eléctricos, se bem que estes se contam pelos dedos... se assim for só mesmo com o reboque é que as pessoas aprendem. aí é garantido!!!

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

jmap Escreveu: lá vem a mesma conversa do costume... eu não concordo nada com esta perspectiva. bem sei que tem o seu fundamento mas o que interessa é fazerem o que está ao vosso alcance e a maneira como a edp gere a coisa não vos é possível concerteza de alterar.

mesmo assim a informação disponibilizada pela edp é relativa e pode estar distante da realidade pois eles utilizam concerteza termos médios (não os estou a ver a rastrear a origem para cada consumo a cada momento). a utilização de energia à noite tem muito provavelmente uma componente muito superior de energia renovável por razzões óbvias. e relembro que o pessoal das electricas tende a abastecer no vazio.
eu também não concordo, passarei a concordar quando souber a poluição gerada por produzir 1l de gasolina, para adicionar á poluição saída do tubo de escape. o que é certo é que este argumento tem sido usado com frequência na comunicação social. ouvi ontem isso mesmo na rubrica "terra á vista" da antena 3, infelizmente ainda não têm o podcast disponível para colocar aqui o link

deste ponto de vista, os sapatos também emitem co2
mesmo sendo uma comparação injusta, os valores obtidos sao irrisórios quando comparados com cis.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

não tenho muito a dizer. a máquina continua a comer kms. já vamos em 19 mil (13 mil com as mesmas baterias, 2 mil com o novo motor controller).

18.999,9 kms
18.999,9 kms
27112009(002) (Small).jpg (75.1 KiB) Visto 4599 vezes
ps: desculpem a fraca de qualidade da foto...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

chegámos à segunda dezena de milhar de quilómetros.
apraz-me dizer que, além de contribuir ecologicamente para um mundo melhor, também estou, economicamente, a tirar dividendos. senão vejamos: tenho a zev há menos de ano e meio e, só em gasolina, já poupei mais de 1500 euros. em termos de manutenção, os gastos superariam estes. logo, mais de 3 mil euros poupados. ou seja, num ano e meio, o que poupei, tem chegado para a mensalidade do leasing e para a entrada de 10% e, ainda sobram uns 20%, que estão a ser aplicados na minha futura micro-produção de energia solar.
para se ter uma pequena percepção da mudança (para melhor), que imperou na minha qualidade de vida, vejam que, no gráfico que aqui coloco, a despesa em gasolina (antes da zev chegar em 2009-09) só baixava nos meses das férias, enquanto que, depois disso, só aumenta nos meses das férias (e nos meses em que tive de andar com a minha viatura de substituição)...

long lives the zev.
Graph
Graph
DespGasosa (Small).JPG (40.38 KiB) Visto 4518 vezes
20mil
20mil
16122009(001) (Small).jpg (100.76 KiB) Visto 4518 vezes

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

parabéns! és o primeiro por cá, provavelmente em todas as categorias, a chegar aos 20k!!!

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

parabéns! apesar de eu não pensar que para se comprar eléctrico tenha que haver a justificação monetária (senão para quê comprar bmw e audi's, etc? kia's e fiat's não chegavam? ) é bom que as pessoas vejam que mesmo aí é fácil de se justificar a compra (sim eu sei que neste ponto especifico depende do uso).

venham mais 20000km!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

vista por dentro
vectrix
vectrix
maxscootervectrix.png (54.11 KiB) Visto 4473 vezes
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

sergio ferraz Escreveu:vista por dentro
maxscootervectrix.png
essa imagem já é muito velhinha...

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”