é chegado finalmente o momento de mim mesmo aderir também à "benesse solar". depois de dar uma volta aqui pelo fórum, pelo site do socras e por algumas páginas dos fabricantes, e tendo a noção que nada pesco de solar térmico, reduzi a minha escolha a estes 3 fabricantes: aosol, solargus e vulcano.
neste momento e se não tivesse a possibilidade de discutir isto com mais alguém (vocês ), a minha escolha era aosol. e porquê?
para começar os 3 fabricantes são portugueses (ou quase), e o preço para o sistema que desejo (ts200, zona de sintra) é exactamente o mesmo (quando olho para o pdf comparativo de marcas e vejo os preços, até me vêm à cabeça expressões como "price fixing" (um à parte: acabei de sentir o maior sismo que já senti aqui em lisboa, brutal, parece que o prédio levou um puchão repentino, mas os solavancos desapareceram rapidamente)).
em valores de kwh, o melhor é o aosol (1.89kwh) depois vulcano (1.75kwh) e depois solargus (1.68kwh). pelo que li por aqui, estas diferenças (cerca de 200wh do melhor para o pior) não serão significativas.
o aosol tem a menor área de paineis, com 2.22m^2, seguido do vulcano com 2.23m^2 e finalmente o solargus com 3.24m^2 (em 2 paineis). o pdf do site do socras indica "enganadoramente" que a área do aosol é de 1.99m^2, só que esta área é a "área útil".
temos aqui no fórum experiências contadas acerca dos vulcano e solargus, e nada sobre o aosol. tanto vulcano como solargus têm bas opiniões sobre o equipamento, conclui-se que o sucesso depende sobretudo do instalador que nos calhar. temos que nos informar e avaliar bem a instalação, reclamar se for preciso.
então comecei a olhar para alguns detalhes das especificações, e os seguintes despertaram-me mais a atenção, embora reconheça que em alguns items não temos toda a informação necessária para avaliar se a comparação é válida:
espessura do isolamento do depósito: aosol 55mm, vulcano 50mm, solargus 40mm a 50mm
peso aproximado do kit em funcionamento: aosol 313kg, vulcano 350kg, solargus 435kg
juntado os principais dados que referi acima "decidi-me" pelo aosol que parece ser tecnicamente o melhor e de reduzidas dimensões, embora não tenha ainda nenhum feedback de alguém que os tenha escolhido; mas como o principal factor para o sucesso parece ser o "instalador que nos calhar", penso que não ficarei pior servido com aosol do que com qualquer outra marca. a não ser, claro, que alguém tenha algo a acrescentar...
AOSOL vs SOLARGUS vs VULCANO - em TS200
-
Njay
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
AOSOL vs SOLARGUS vs VULCANO - em TS200
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: AOSOL vs SOLARGUS vs VULCANO - em TS200
olá njay
boa decisão! não te esqueças de decidir antecipadamente sobre a orientação e inclinação que vais dar aos colectores porque daí depende a decisão sobre o tipo de estrutura que vais encomendar. explicando melhor, a alguns dos nossos membros foi-lhes indevidamente cobrada a estrutura de suporte. o que sucede é que essa estrutura está incluída quando o telhado é plano por isso é necessário ponderar bem entre os factores técnicos e estéticos antes de preencher o quadradinho sobre o tipo de telhado.
também o tipo de apoio e o módulo solar requerem ponderação.
boa decisão! não te esqueças de decidir antecipadamente sobre a orientação e inclinação que vais dar aos colectores porque daí depende a decisão sobre o tipo de estrutura que vais encomendar. explicando melhor, a alguns dos nossos membros foi-lhes indevidamente cobrada a estrutura de suporte. o que sucede é que essa estrutura está incluída quando o telhado é plano por isso é necessário ponderar bem entre os factores técnicos e estéticos antes de preencher o quadradinho sobre o tipo de telhado.
também o tipo de apoio e o módulo solar requerem ponderação.
Porreiro, pá!
-
c_s_amaral
- Membro Dedicado

- Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am
os téncicos que instalaram o meu sistema (solahart) trabalham com muitas marcas e gabaram muito o sistema "aosol".
pelo contrario fartaram-se de dizer mal de algumas marcas, pelo trabalho que dão a montar.
da vulcano e da solargus não disseram nada.
pelo contrario fartaram-se de dizer mal de algumas marcas, pelo trabalho que dão a montar.
da vulcano e da solargus não disseram nada.
-
Njay
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
obrigado pelas respostas! uma coisa que mais me "impressiona" é a diferença de peso, e diz-me o meu sentido lógico-prático que objectos mais leves são mais fáceis de montar, de montar bem e não me fazem tanta pressão na cabeça .
quanto à orientação, acho que basta ver a orientação dos paineis de alguns meus futuros vizinhos:

até calha bem pois a cozinha, onde ficará o esquentador (o meu apoio) é mesmo por baixo daquela zona onde por exemplo a casa no canto superior esquerdo tem o painel. estou a pensar adquirir com o módulo solar, depois mais tarde poderei eventualmente ter outras ideias, mas para já vou ter esquentador.
agora inclinação do painel é que já não faço ideia, mas provavelmente não é preciso eu saber.
quanto à orientação, acho que basta ver a orientação dos paineis de alguns meus futuros vizinhos:

até calha bem pois a cozinha, onde ficará o esquentador (o meu apoio) é mesmo por baixo daquela zona onde por exemplo a casa no canto superior esquerdo tem o painel. estou a pensar adquirir com o módulo solar, depois mais tarde poderei eventualmente ter outras ideias, mas para já vou ter esquentador.
agora inclinação do painel é que já não faço ideia, mas provavelmente não é preciso eu saber.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
não. os técnicos sabem tudo sobre essa matéria.
Porreiro, pá!
-
Kad
- Membro Dedicado

- Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
boas, só a nivel de curiosidade, e se não estou em erro assim de cabeça (tenho 99.8% certeza), inclinação do teu painel em sintra será de 38º ...