Electrico de alta velocidade
-
André Santana
Autor do tópico - Membro

- Registado: quinta mai 29, 2008 9:01 pm
Electrico de alta velocidade
ola!
sou novo no forum, queria desde ja agradecer a atenção.
estou no segundo ano da faculdade e decidi construir um veiculo telecomandado, como so praticante de radiomodelismo, tenho algum material que não utilizo. tenho uma questao que queria que me ajudassem. tenho um motor de uma aparafusadora, que funciona com uma bateria de niquel de 1200 mah e 14.4 voltes, queria determinar as rotaçoes que o motor atinje com a respectiva bateria. gostaria que me podessem ajudar.
os meus sinceros cumprimentos
sou novo no forum, queria desde ja agradecer a atenção.
estou no segundo ano da faculdade e decidi construir um veiculo telecomandado, como so praticante de radiomodelismo, tenho algum material que não utilizo. tenho uma questao que queria que me ajudassem. tenho um motor de uma aparafusadora, que funciona com uma bateria de niquel de 1200 mah e 14.4 voltes, queria determinar as rotaçoes que o motor atinje com a respectiva bateria. gostaria que me podessem ajudar.
os meus sinceros cumprimentos
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Electrico de alta velocidade
pois é...
bem vindo, procura alguns videos do jmal que já fez algo parecido!
bem vindo, procura alguns videos do jmal que já fez algo parecido!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
7439914
- Membro

- Registado: sexta nov 06, 2009 10:17 pm
olá sou o jaime de braga. pretendes se me permites, medir ou regular a rotação do motor para acelerar ou desacelerar?
-
André Santana
Autor do tópico - Membro

eu queria que me podessem esclarecer relativamente aos dados do motor que tenho, mas se disponibiliza, é claro.
-
hjmrodrigues
- Membro Dedicado

- Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm
viva!
para te darmos os dados(ou algo próximo), a tensão de funcionamento não é suficiente, tens que dizer qual é o diametro exterior do motor, a marca, o consumo em vazio alimentado a 14.4volt e o consumo com o veio bloqueado a uma tensão baixa, por exemplo a 3 ou 5 volt (podes usar uma fonte de pc para fornecer correntes fortes a 3 e 5v). com estes dados talvez te consigamos informar sobre o comportamento do teu motor, rpm prováveis e potência.
para te darmos os dados(ou algo próximo), a tensão de funcionamento não é suficiente, tens que dizer qual é o diametro exterior do motor, a marca, o consumo em vazio alimentado a 14.4volt e o consumo com o veio bloqueado a uma tensão baixa, por exemplo a 3 ou 5 volt (podes usar uma fonte de pc para fornecer correntes fortes a 3 e 5v). com estes dados talvez te consigamos informar sobre o comportamento do teu motor, rpm prováveis e potência.
HR
-
André Santana
Autor do tópico - Membro

tive a procurar dados da aparafusadora que tinha.
dados técnicos rotações em vazio, 1.ª velocidade: 0 – 400 r.p.m. rotações em vazio, 2.ª velocidade: 0 – 1.250 r.p.m. amplitude de regulação do binário, mín. / máx.: 0 / 30 nm.
pelo que o jmal me dissera os motores aconselhados são os motores brushless, o problema é o orçamento limitado.
dados técnicos rotações em vazio, 1.ª velocidade: 0 – 400 r.p.m. rotações em vazio, 2.ª velocidade: 0 – 1.250 r.p.m. amplitude de regulação do binário, mín. / máx.: 0 / 30 nm.
pelo que o jmal me dissera os motores aconselhados são os motores brushless, o problema é o orçamento limitado.
-
hjmrodrigues
- Membro Dedicado

esses dados são da saida na aparafusadora, após desmultiplicação, esqueci-me de dizer que tambem tens de ver o comprimento do motor.
os motores brushless tem muito melhor rendimento e menos manutenção.
mas para efectuar testes e em orçamentos apertados o dc torna-se mais barato porque podes contruir os controladores e encontrar motores a custo zero(ou quase)
os motores brushless tem muito melhor rendimento e menos manutenção.
mas para efectuar testes e em orçamentos apertados o dc torna-se mais barato porque podes contruir os controladores e encontrar motores a custo zero(ou quase)
HR
-
André Santana
Autor do tópico - Membro

o diametro exterior não sei se lho tinha dado, é de 35mm e o comprimento é de 57mm. se conseguir tirar a rotação do motor com a dita bateria de 14.4 e 1200mah, ficava-lhe agradecido. assim tinha um ponto de comparação quando quisesse comprar outra bateria.
cumprimentos.
cumprimentos.
-
hjmrodrigues
- Membro Dedicado

assumindo que esse motor é um johnson ou equivalente de qualidade tens aqui as características dele:
diâmetro do veio:3.175 mm
corrente em vazio:1.03a
corrente rotor bloqueado a 14.4v : 101.34a
rotação em vazio: 21762 rpm
potencia máxima: 336w a 10774 rpm
binário máximo: 596.24mnm (rotor bloqueado)
rendimento máximo 72%
se medires a corrente em vazio e for diferente pode ser outro modelo.
diâmetro do veio:3.175 mm
corrente em vazio:1.03a
corrente rotor bloqueado a 14.4v : 101.34a
rotação em vazio: 21762 rpm
potencia máxima: 336w a 10774 rpm
binário máximo: 596.24mnm (rotor bloqueado)
rendimento máximo 72%
se medires a corrente em vazio e for diferente pode ser outro modelo.
HR
-
André Santana
Autor do tópico - Membro

obrigadissimo pela informação, o eixo e cerca de 3mm. eu irei postar uma imagem se o poder ajudar.
cumprimentos
cumprimentos
-
sergio ferraz
- Membro Silver

- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
aproveito o topico para perguntar qual o melhor motor electrico e bateria para converter esta roçadoura
700w
7500rpm
700w
7500rpm
- Anexos
-
- roçadora
- roda 028.jpg (66.46 KiB) Visto 2767 vezes
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
em relação ao motor, algo que atinja a mesma rotação e não muito inferior a 700w(vai depender da força que desejas, se for para cortar relva ou mato)
a bateria vai depender do tempo mínimo de funcionamento desejado entre cargas e mais uma vez do esforço que será necessário. não é possivel uma extensão ligada a 230vac?
[[]]
a bateria vai depender do tempo mínimo de funcionamento desejado entre cargas e mais uma vez do esforço que será necessário. não é possivel uma extensão ligada a 230vac?
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
sergio ferraz
- Membro Silver

- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
sim, é mais simples
qual será o preço do motor ac 230?
já tenho uma com extençao mas so corta relva esta corta tudo mas tem muita manutençao dai querer electrica
qual será o preço do motor ac 230?
já tenho uma com extençao mas so corta relva esta corta tudo mas tem muita manutençao dai querer electrica
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
André Santana
Autor do tópico - Membro

o diametro tem cerca de 3mm, não tenho nenhuma craveira mas é por volta desses valores. obrigadissimo pela informação assim já sei com o que contar.
cumprimentos
cumprimentos
-
hjmrodrigues
- Membro Dedicado

sergio ferraz,
para a roçadora teras que usar um motor com escovas por exemplo de um berbequim ou uma outra rebarbadora ou de outra maquina com potencia suficiente mas atenção que estes motores normamente tem rotações mais elevadas, convem usar as reduções existentes e não estão preparados para trabalhar muitas horas seguidas! para usares motores assincronos(sem escovas) a rotação está limitada a 3000rpm, são maiores e mais pesados mas podem trabalhar muitas horas sem descanso.
para a roçadora teras que usar um motor com escovas por exemplo de um berbequim ou uma outra rebarbadora ou de outra maquina com potencia suficiente mas atenção que estes motores normamente tem rotações mais elevadas, convem usar as reduções existentes e não estão preparados para trabalhar muitas horas seguidas! para usares motores assincronos(sem escovas) a rotação está limitada a 3000rpm, são maiores e mais pesados mas podem trabalhar muitas horas sem descanso.
HR