Electricidade sem fios e... sem baterias

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Re: Electricidade sem fios e... sem baterias

Mensagem por tvcrabo »

boas rjsc.

a questao de deixar um cabo ligado na garagem nao tem problema nenhum. a questao é quando estamos fora de casa. este metodo se chegar a eficiencia energetica na ordem dos 80 a 85% já começaria a ser uma optima soluçao para quem, por exemplo, tem de percorrer uma autoestrada de 600km e nao pode parar para carregar. o carro carregar-se-ia pelo caminho.

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

lá anda o pessoal com o "nunca"...

e há 10 anos ou 20 anos também "nunca" iríamos ter electricidade a ser transmitida sem fios...

Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

hmgp Escreveu:lá anda o pessoal com o "nunca"...
e há 10 anos ou 20 anos também "nunca" iríamos ter electricidade a ser transmitida sem fios...
se alguém o disse há 10 ou 20 anos era muito burro.
nicola tesla fê-lo no século 19 , acendeu uma lâmpada no meio de um terreno a uns quilómetros da sua torre de transmissão. mas como é claro nunca com a mesma eficiência de um cabo.

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

rjsc Escreveu:
nicola tesla fê-lo no século 19 , acendeu uma lâmpada no meio de um terreno a uns quilómetros da sua torre de transmissão. mas como é claro nunca com a mesma eficiência de um cabo.
ena pá! então eu admito já que o burro sou eu por achar que no futuro seja possivél ter o que não se tem hoje...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
Gandhi

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

rjsc Escreveu:assim como já disse antes, eu não acho que isto seja um grande futuro em termos de eficiência energética, apenas em termos de comodismo, já que com os melhores destes sistemas, só 60% da energia é que é transmitida.
o sistema pode eventualmente ser melhorado, mas nunca vai ter os 99% a 99.8% de eficiência que tem um cabo directo.
afinal qual é o problema de ligar um cabo no carro quando o deixamos na garagem?
o problema é que também nas baterias tens um problema de eficiência energética. a energia que acumulam está longe daquela que lhes é transmitida... mais, também porque para as transportares estás a carregar um enorme peso e assim a minimizar novamente a eficiência.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

o problema é que isso vai ser usado para carregar baterias na mesma!
ou acham que o custo de ter as entradas todas com esse sistema debaixo do pavimento é minimamente comportável?
se já para se poder comportar o custo do alcatrão temos que pagar portagens, impostos absurdamente elevados nos automóveis e combustíveis, para comportar a instalação desse sistema, a estrada custará no mínimo o dobro.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

hmgp Escreveu:
rjsc Escreveu:
ena pá! então eu admito já que o burro sou eu por achar que no futuro seja possivél ter o que não se tem hoje...
pesquisa um bocadinho, ou então vai vendo o canal de história que de vez em quando aparece.
essa sua pesquisa foi no entanto "abafada" pois existiam receios na industria da electricidade que como não havia fios, toda a gente que estivesse por perto podia ter acesso à energia sem eles poderem meter um contador pelo meio.

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

rjsc Escreveu:o problema é que isso vai ser usado para carregar baterias na mesma!
ou acham que o custo de ter as entradas todas com esse sistema debaixo do pavimento é minimamente comportável?
se já para se poder comportar o custo do alcatrão temos que pagar portagens, impostos absurdamente elevados nos automóveis e combustíveis, para comportar a instalação desse sistema, a estrada custará no mínimo o dobro.
ok, é um tecnologia que só tem aplicação em ambientes devidamente controlados e especificos...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

rjsc Escreveu:
hmgp Escreveu:
rjsc Escreveu: ...

pesquisa um bocadinho, ou então vai vendo o canal de história que de vez em quando aparece.
essa sua pesquisa foi no entanto "abafada" pois existiam receios na industria da electricidade que como não havia fios, toda a gente que estivesse por perto podia ter acesso à energia sem eles poderem meter um contador pelo meio.
apesar de não teres percebido o que eu quis dizer foi que no futuro não sabes se vais ter com maiores eficiências ou não e se vai ser possivél de aplicar numa estrada ou não. não se sabe.
e se precisas que seja historicamente correcto, então eu refaço a minha frase: diriam no inicio/meio do séc xix que iriam existir aviões? não e bastou passar uns anos... compreendes o que quero dizer com as teorias do "nunca"?
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am

Mensagem por J.G. »

como isto é tão "ideia protótipo" ainda não tinha pensado na sua eficiência. mas, de facto se se perde assim tanta eficiência vai ser quase um luxo/comodidade que não é compatível com as ideias de sustentabilidade e eficiência energética actuais. se calhar inicialmente será usado apenas em casos muito específicos e não "pela casa toda".

mas com o evoluir da técnologia, quem sabe se eficiência não passa para os 95%++? até pode ser que com ajuda de materiais na construção das casa seja possível concentrar o campo magnético (ou coisa parecida) aumentando assim a eficácia.

agora ter isto pelas estradas também me parece pouco viável. já o carregamento wireless em lugares de estacionamento públicos e de shoppings, parece-me boa ideia mesmo com alguma perda de energia (à volta dos 85% acho que seria aceitável). apenas e só por causa da tranquilidade dos proprietários dos veículos. infelizmente ainda não vivemos num mundo propriamente civilizado.

entretanto pode ser que surjam melhores noticias sobre esta tecnologia.

ps.: não sabia se já se tinha falado nisto ou não. desculpem ter aberto outro tópico.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”