jmlflorencio Escreveu: ↑sábado dez 14, 2019 8:02 pm
Imaginemos quem tenha o aquecimento central por bomba de calor. Vai gastar mais do que quem o tenha a lenha ou gás natural, tendo no entanto emissões mais baixas...
Pois eu devo de ser um daqueles enormes poluidores pois tudo em casa (excepto corta relvas de terreno, mas tenho um elétrico para jardim) é elétrico incluindo:
- Carregamento BEV (battery electric vehicle);
- Aquecimento central;
- Aquecimento águas sanitárias (aqs);
- Preparação comida (indução, forno e m.ondas);
Não é difícil (no inverno) gastar 250 EUR/mês eletricidade (casa c/200m2 - 2 pés altos (r/c e 1º andar) de 4m cada)... mas pronto, sou rico pois minha família merece ser aquecida e não andar a "fumar" pela casa com frio que ficava antes de ter aquecimento... pelos vistos devia queimar pellets ou gasóleo ou gás natural que é melhor para Portugal!
Qualquer dia somos como os outros que não acreditam no aquecimento, nem na poluição dos oceanos, nem em nada... que não lhes interesse!
Não é linear que IVA variável consoante consumo sem ter em conta muitos outros fatores (# de pessoas agregado, tipo de aquecimento/arrefecimento da casa, carregamento carros, etc...etc...) penalize apenas os consumidores ineficientes...mas leis são normalmente demasiado cegas (para não dizer outras coisas). Quero dizer, meu EV é eficiente (gasta menos de 15kwh/100kms), tenho uma bomba de calor com COP4, tenho paineis solares fotovoltaicos, tenho preparação comida por indução, tenho casa isolada (janelas aluminio c/corte térmico e vidro duplo, lã de rocha no isolamento, etc), mas afinal SOU APENAS UM GRANDE GASTADOR!
Basicamente esta é uma lei "populista", como tantas outras... dá-se uma migalha aqui, tira-se o pão todo ali...enfim...sem comentários.
Abraço dum gastador de energia...