Regressei à Vectrix!
Depois de várias tentativas falhadas, de comprar um carro, decidi voltar a pensar em comprar uma Mota eléctrica.
Acabei por dar de caras com um anúncio antigo desta Vectrix.
Comprei-a na 3.ª f, dia 13 de Março e para o efeito, fui de Lisboa até Castelo Branco numa agradável viagem de comboio.
Depois de tratar de todas as papeladas e de um almoço muito agradável com o vendedor, num restaurante muito bom em Castelo Branco, fiz-me à estrada.
A Mota vem com uma série de equipamentos que tornavam a viagem exequível:
Autonomia em barda, 8,6KW
Novo BMS Vectrix
Carregador de 3,3KW
Cobre-Pernas (Este está por colocar)
Cabos e adaptadores de todos os formatos
E um aspecto muito cuidado.
Ainda sem conhecer bem a Mota, arranquei para a A23. Segundo o Electromaps, existiam 3 hipóteses de carregamento até Torre Novas (120 kms de Castelo Branco). A A23, durante a tarde, não tem praticamente trânsito, por isso coloquei o Cruise Control (Versão de bloqueio de Amperes) aproximadamente nos 80kmh.
Ao fim de 40 kms parei numa estação de serviço, procurei umas tomadas, mas nada.
Voltei à estrada, à mesma velocidade e parei na Estação de Serviço de Abrantes. Estive a ver o PCR, procurei umas tomadas, mas nada também.
Olhei para o guessometer, e até Torres Novas, tinha uma margem de 15kms. Como me disseram que estes novos firmware/BMS são muito certinhos, arrisquei.
Baixei o ritmo para os 60/70Kmh, acelerando um pouco sempre que havia tráfego.
Cheguei a Torres Novas com uma última barra e 15Kms no guessometer!
![Imagem](http://uploads.tapatalk-cdn.com/20180316/6ac9b0be872c12711a11e6019b365ad6.jpg)
Dirigi-me ao Torres Shopping, onde tem um posto Magnum Cap, no parque gratuito, com 2 tomadas Menekes de 21KW, coloquei a potência do carregador no máximo, 3500W e fui encher chouriços para o centro comercial!
Após 2 horas, fui espreitar a Mota, que já tinha umas 14 barras e tinha um renault Zoe à espera que eu saísse, pois afinal, uma das tomadas estava avariada.
Estive na conversa, pedi um pouco de paciência, pois ainda tinha 120kms para fazer até Lisboa. Espreitei o Electromaps e mais umas outras apps de carregamento e verifiquei que em Aveiras haveria uma tomada de 3,6KW para além do PCR. Como a A1 tem muito mais tráfego, decidi ir francamente mais depressa e voltar a colocar em carga em Aveiras!
Assim, ainda com 2 barras por encher, decidi fazer-me novamente à estrada.
Desta feita, a 100kmh.
Sem grandes problemas, cheguei à estação de serviço de Aveiras, mas o Guessometer dizia-me que aquela velocidade, ficava a 10kms de Lisboa e carregar era obrigatório!
Andei às voltas à procura da tomada e nada!
Uma ou outra nos WC, mas não tinha os 10 metros de extensão necessários. Vi algumas tomadas industriais trifasicas, mas nenhuma das azulinhas!
Já a ver a vida a andar para trás, perguntei ao pessoal da bomba se a tal tomada existia, mas simpaticamente, disseram-me que devia ser algum engano, que não existia...
No entanto, disponibilizaram-se para falar com a gerente, que autorizou que carregasse nas tomadas trifasicas, mas eu não tinha nenhum adaptador...
Enquanto engendrava esquemas na minha cabeça, ao sair da loja, dei de caras com uma tomada azul, junto à porta automática! Pedi dramaticamente, para me deixarem carregar uns minutos, afim de ganhar os 15 kms que me faltavam a 90/100kmh.
Mais uma vez, muito simpaticamente, falaram com a gerente, que me permitiu ligar a Mota.
Coloquei-a à carga, mas reduzi a potência de carregamento para 2000W, não fosse mandar abaixo algum disjuntor...
Voltei de imediato à loja e comprei coisas que precisava e não precisava, de forma a demonstrar o meu agradecimento!
Uma hora depois, agradeci novamente e arranquei directo a Lisboa, mais uma vez a bom ritmo! Apenas durante uns minutos, porque pouco mais à frente, estava um camião TIR capotado e apenas uma faixa de rodagem disponível... Um cenário devastador.
Sem muito mais história e entre alguma chuva às portas da capital, cheguei a Lisboa são e salvo, com 2 ou 3 barras que não me permitiriam ir para o trabalho no dia seguinte!