Na altura que comprei o apartamento (2008), os nossos gastos energéticos eram em média na ordem dos 80 euros: Tarifa simples, a 10,45 kVA com A/C ligados quando estávamos em casa, lâmpadas de halogéneo e incandescentes pela casa toda, uma arca e frigorífico combinado velhos, rádios, despertadores….e muitos standbys…
Achei que era demasiado para 2 pessoas e pelo tempo que passávamos em casa. Primeiros passos – mudança para tri-horária – dinheiro poupado – fomos mudando algumas rotinas e passar as máquinas de lavar, passar a ferro e outras para o vazio. Dos €€€ poupados, fui adquirindo lâmpadas: algumas económicas (cozinha e sala) e as restantes em LED – notou-se mais uma descida para valores de 50 euros. Depois lembrei-me de monitorizar os consumos e registar…
Com os cálculos efectuados e a exorbitância de kWh desperdiçados em standbys, fomos fazendo as alterações: STANDBY - o forno com relógio gastava 6W, a placa de fogão a gás com acendedor eléctrico gastava 4W, Maquina de Lavar roupa 2,3 W, Maquina de Lavar Louça 4W, Rádio 8,3 W, 1 despertador 9W, a composição de TV+Hi-Fi (com colunas satélite)+Wii+POPCORN = 45W, 2 Meoboxs e Router, 2 switchs e um Qnap= 98W – cortei quase usando tomadas com corte de energia, e a politica da casa passou a ser usa-se e desliga-se da tomada.
Dinheiro poupado e investido numa nova arca e frigorífico novo, classe A+… em 2012, aumento de família e umas pequenas fugas ao estabelecido, no entanto voltamos a fazer mais uns investimentos e cortes para reduzir a nossa factura, nomeadamente TV LED, descida para os 5,75 kVA, Lâmpadas LED de menor consumo...
Posso afirmar que em média mensal desde 2013, temos um consumo de cheias de 54 kWh, nas pontas de 25 kWh, e no vazio de 65 kWh… Apesar do controlo todo, é impossível controlar a subida de preços do mercado. Vivo nos Açores, ilha de São Miguel e não há outra maneira senão comprar luz a EDA…
Por isso, recorro aos gurus deste forum:
Horários de uso da casa: horários rotativos da esposa com 2 dias de folga por semana (sabem como elas são menos atentas

Acham que é viável instalar para já um painel de 250W para abafar o consumo da arca + frigorífico combinado e consumos durante fins de semana???
E se sim, pretendia um sistema evolutivo, isto é que fosse possível mais tarde, adicionar outro painel ou então umas baterias… sei que são caras e demora muito tempo a pagar o investimento, mas o futuro parece que vai nesse sentido!
O que recomendam amigos?
Obrigado e Cumprimentos aos foristas
Fernando