Sistema autoconsumo trifásica

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Sistema autoconsumo trifásica

Mensagem por bubacar »

Boa tarde!
Vou instalar juntamente com um amigo eletricista um sistema de autoconsumo de 1500W, para ajudar nos consumos do ar condicionado, motor da piscina e outros equipamentos que tenho cá por casa...
O sistema a instalar será composto por:

1) 6 painéis de 250W;
2) 3 inversores do tipo beOn 2;

Tenho algumas questões que se me pudessem ajudar era fantástico...7

1) O cabo de cada inversor ao quadro será de 2,5mm2, mais que suficiente porque falamos no máximo de 500W certo?

2) A saída leva neutro? Ou seja, o cabo basta ser de um condutor ou necessita ser um cabo 2x2,5mm2?

3) Vou injetar cada uma das fases no quadro da casa das máquinas. Este quadro distribui para o resto dos quadros certo?

4) Para proteção dos cabos posso usar um disjuntor 3x16A ou terá de ser 3 disjuntores de 1x16A? Será melhor usar também um diferencial só para este/s disjuntor/es?

Obrigado pelas respostas!

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: Sistema autoconsumo trifásica

Mensagem por bubacar »

Ninguém com opiniões?

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Eu também estudei um sistema para injetar em trifásico por causa da bomba de água, mas podero agora mudar a bomba para monofásica pis tenho muito mais a ganhar no autoconsumo.
Vai lendo http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=19799
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bubacar »

t3lmo Escreveu: segunda jan 30, 2017 10:03 pm Eu também estudei um sistema para injetar em trifásico por causa da bomba de água, mas podero agora mudar a bomba para monofásica pis tenho muito mais a ganhar no autoconsumo.
Vai lendo http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=19799
O meu será mesmo trifasico, já que me parece mais lógico para a instalação que tenho!
Sobre as outras perguntas que fiz sabe me ajudar?

t3lmo
Moderador
Moderador

Mensagem por t3lmo »

Não sei se será assim tão lógico e entretanto fiz bem as contas durante 2 meses com a ajuda de um sensor de consumos nas 3 fases (Efergy Engage).
+60% da energia seria sempre oferecia à EDP isto porque cada fase só iria beneficiar de 350-450W sendo que as outras grande parte das vezes estão vazias de carga.
É preferivel usar os 1200-1400W numa só fase e pendurar lá todos os consumos. Mas isso só se constata depois de medir, pois os AC e restantes equipamentos são monofásicos e possivelmente ligados em um ou duas fases. Assumo que só a bomba seja trifásica.

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bubacar »

No meu caso tenho o motor da piscina e a bomba de calor de aquecimento da casa em trifasico, sendo estas os maiores consumidores de energia... depois tenho os maiores consumidores monofasico em fases diferentes, forno, fogão, microondas e repetindo as máquinas de lavar...

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bubacar »

Pessoal mais "técnico", o que me dizem a estas perguntas:

1) O cabo de cada inversor ao quadro será de 2,5mm2, mais que suficiente porque falamos no máximo de 500W certo?

2) A saída leva neutro? Ou seja, o cabo basta ser de um condutor ou necessita ser um cabo 2x2,5mm2?

3) Vou injetar cada uma das fases no quadro da casa das máquinas. Este quadro distribui para o resto dos quadros certo?

4) Para proteção dos cabos posso usar um disjuntor 3x16A ou terá de ser 3 disjuntores de 1x16A? Será melhor usar também um diferencial só para este/s disjuntor/es?

t3lmo
Moderador
Moderador

Mensagem por t3lmo »

1) 2,5 chega bem para 2A de corrente máxima produzida
2) O cabo leva F+N+T desde a saída do inversor
3) Sim, atenção em ligar tudo (F+N) do mesmo lado do diferencial senão este dispara logo.
4) 3x10A é suficiente. O dierencial trifásico da casa protege do resto.

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bubacar »

t3lmo Escreveu: terça jan 31, 2017 11:39 pm 1) 2,5 chega bem para 2A de corrente máxima produzida
2) O cabo leva F+N+T desde a saída do inversor
3) Sim, atenção em ligar tudo (F+N) do mesmo lado do diferencial senão este dispara logo.
4) 3x10A é suficiente. O dierencial trifásico da casa protege do resto.
Muito obrigado pelas respostas!
A saída do inversor BeOn também tem neutro e terra?
O cabo é ligado naqiele adaptador que tem na saída, Ou tem de se comprar outro adaptador?

t3lmo
Moderador
Moderador

Mensagem por t3lmo »

O micro-inversor já vem com a ficha de adatação e é só ligar o cabo F+N+T e estender até ao quadro.

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bubacar »

t3lmo Escreveu: quarta fev 01, 2017 9:17 am O micro-inversor já vem com a ficha de adatação e é só ligar o cabo F+N+T e estender até ao quadro.
E o cabo consegue ligar bem nessa ficha? Não precisa de nenhuma ficha adicional?

uvo
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta fev 01, 2017 8:44 pm

Mensagem por uvo »

Boas.

Parabens pelo teu projecto bubacar, força nisso.

Se nao te importas vou só aproveitar o teu tópico para colocar tambem uma questao para nao criar outro tópico.

Tambem estou a pensar num sistema trifasico, a começar por 6 paineis 250w a 300w (crescer depois) e inversor trifásico tipo SMA TRIPOWER (para crescer nos paineis).
Os 1500w sao mesmo limite? ou posso crescer mais ?

A razao disto e seu estudo, é ter ás vezes mais consumo de dia do que noite, pois tenho um furo trifásico de 4kw e uma camera pequenina tambem trifasica de 2,2 kw.

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bubacar »

uvo Escreveu: quinta fev 02, 2017 8:17 pm Boas.

Parabens pelo teu projecto bubacar, força nisso.

Se nao te importas vou só aproveitar o teu tópico para colocar tambem uma questao para nao criar outro tópico.

Tambem estou a pensar num sistema trifasico, a começar por 6 paineis 250w a 300w (crescer depois) e inversor trifásico tipo SMA TRIPOWER (para crescer nos paineis).
Os 1500w sao mesmo limite? ou posso crescer mais ?

A razao disto e seu estudo, é ter ás vezes mais consumo de dia do que noite, pois tenho um furo trifásico de 4kw e uma camera pequenina tambem trifasica de 2,2 kw.
Alguma razão para usar um inversor único trifásico tão grande? Não lhe ficaria mais barato comprar microinversores?

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Sistema autoconsumo trifásica

Mensagem por jmlflorencio »

bubacar Escreveu:
t3lmo Escreveu: quarta fev 01, 2017 9:17 am O micro-inversor já vem com a ficha de adatação e é só ligar o cabo F+N+T e estender até ao quadro.
E o cabo consegue ligar bem nessa ficha? Não precisa de nenhuma ficha adicional?
É melhor chamar um electricista para fazer essa parte do trabalho... A eletricidade é perigosa se não se tiver noções mínimas (mesmo tendo continua a ser).

Boa sorte.

uvo
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta fev 01, 2017 8:44 pm

Mensagem por uvo »

Boas

A questão é que tenho ver se posso passar os 1500w mesmo pagando algo, já me disseram que posso passar os 1500w até aos 5000w pagando 25€ por ano. Se der para passar os 1500w, o inversor trifásico único vai sempre compensar mais a fase com mais consumo.

Mas é Claro que só para 1500w não justifica.

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: RE: Re: Sistema autoconsumo trifásica

Mensagem por bubacar »

jmlflorencio Escreveu: sexta fev 03, 2017 8:47 am
bubacar Escreveu:
É melhor chamar um electricista para fazer essa parte do trabalho... A eletricidade é perigosa se não se tiver noções mínimas (mesmo tendo continua a ser).

Boa sorte.
Sim eu sei! Mas respondendo à pergunta, é fácil ligar?

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Aquilo é facílimo de ligar... Para um electricista. Tem que se abrir o quadro, ligar os fios directamente, e tomar certas precauções para não esturricar o inversor (que também não sei quais são, mas há com certeza) ou a nós próprios...

jpc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm

Mensagem por jpc »

bubacar está visto que não vai ser um eletricista a fazer a interligação dos painéis ao quadro eletrico.
Se eu fosse a ti gastava 30€ e chamava alguém capaz de o fazer para não dar asneiras.
Se viveres relativamente perto de mim eu vou lá e faço isso....
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bubacar »

Vai ser um eletricista, estejam descansados!
A minha questão é apenas por curiosidade e não é na ligação no quadro mas sim na ligação ao inversor... isto porque eu já vi que se compram cabos já com ficha geme e descarnados na outra ponta para ligação ao quadro!
Mas a mim falaram me que seria melhor colocar um cabo xv de 1,5mm e que se colocava uma ficha fêmea na outra ponta, mas não estou a ver como se liga uma ficha tão pequena naquele cabo!

joaogti36
Membro
Membro
Registado: domingo set 25, 2016 10:51 pm

Mensagem por joaogti36 »

mete cabo de 2mm ou 4mm desde o inversor até aos dijuntores , e mesmo dos paineis mete de 2mm ou 4mm nao uses esses cabos dos chineses de 1.5mm ou inferior... e já falamos ao telefone :-D

Responder

Voltar para “Autoconsumo”