upac 1500w - consumos excessivos

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro
Registado: domingo jan 29, 2017 2:46 pm

upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por paulosaints »

Boa tarde, no fim de setembro de 2016 instalei uma upac com as seguintes características:

6 x 250w - Eoplly EP156P_60-250W
inversor Omega PMS 5K
baterias UP-TFS250-12

A comunicação prévia foi feita uns dia depois, e assumi que a DGEG informou a EDP Distribuição sobre a upac.
O meu contador é um Sagemcom CX1000-6S, instalado á 14 meses +-, devido a alteração de potência contratada.

Sem referir medições, pois não tenho nenhum aparelho para medir valores, quer de produção, quer de consumo, tem acontecido que, desde a data da instalação os consumos verificados no contador aumentaram significativamente. Por exemplo, eu pagava em média 90€ por mês, e desde a instalação subiu para os 150€.

Tenho feito alguma pesquisa sobre estes "fenómeno" e umas das causas poderá ser o contador.
Desde 10 de janeiro que tenho andado em telefonemas, quer para a EDP Comercial (meu operador) quer para a EDP Distribuição. Ambas dizem o mesmo, que o contador é compatível e que já está parametrizado para a upac, não havendo o risco de o contador contabilizar o excedente como consumo.

Comprei no ebay uns medidores:

http://www.ebay.com/itm/AC-80-260V-100A ... 3d2f94dd99

Para tentar despistar o problema do contador.
Ainda não tive disponibilidade para despistar em casa, ou seja, desligar o quadro de casa, observar toda a energia produzida nos painéis e não consumida, a ser injectada na rede, esperar umas 2 horas e verificar o contador para ver se houve incremento na leitura.

O comportamento de consumo em casa não alterou desde a montagem da upac..

Não sei que mais factores poderão levar a isto, exceptuando o contador ou algo mal montado pela empresa.

Obrigado

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por Ricardo_Santos »

Olá!

Bem-vindo. Posso perguntar quem foi o instalador? Já se queixou à empresa para uma eventual instalação errada?

Esse inversor devia isolar completamente o sistema solar do sistema da EDP! A única maneira de ter consumos excessivos é se estiver a usar a rede para carregar as baterias. Mesmo assim não devia haver tanta diferença...
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro

O instalador é uma empresa do Pinhal Novo. Já tive uns telefonemas com eles após verificar estes consumos, mas ainda não pedi para virem verificar a instalação, mas será o próximo passo.

No primeiro mês tive a rede a carregar as baterias, mas depois alterei esse setting para apenas os painéis carregarem as baterias.

No mínimo, poderia não haver poupança... agora, haver mais consumo desafia a lógica..

masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Mensagem por masterchief »

Ricardo tiraste me a ideia

Eu quando começei a ler e sendo um leigo nabo nisto, surgiu-me logo a ideia de isso mesmo

Quem te instalou isso, deixou isso ligado e provavelmente estás a carregar baterias com energia da rede... é que só pode

E mais, é literalmente impossivel a meu ver tu pagares mais luz agora que tens paineis, pois eu processou-se o oposto como seria esperado!

Algo de errado tens ai!
Chuta o nome da empresa instaladora.

Entao tu com 1 ano de instalação pagaste ainda mais energia... muito estranho e mais estupido é nao teres nada para contabilizar o que produzes, entao a empresa nao disponibilizou como opção algo?!
Imagem
imagem da produção de hoje... não é que seja algo de espectacular ter dados graficos, mas acho que pode ajudar a despistar algum problema que possa surgir no inversor e eu nunca iria me aperceber... Essa marca de inversor nao tem opção nenhuma para transmitir dados?!

Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro

A opção para carregar as baterias com a rede está desligada. Isso já foi confirmado com o instalador e verificado nas definições. O inversor traz software, mas não exporta tabelas nem gráficos. Essa imagem acima é de que sistema?

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Eu aposto no contador da EDP...

jpc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm

Mensagem por jpc »

Desconfiamos todos do mesmo, toda a produção que injetas está a ser contabilizada como consumo no contador ou então as baterias continuam a ser carregadas pela rede.

Faz 2 testes, o primeiro como já tinhas referido tirar as contagens e injetar na rede os 1500w e ao fim de 2h ir novamente ao contador ver se a contagem se mantém.

O segundo teste é gastar um bocado das baterias e ver se elas carregam pela rede.
O meu inversor hibrido também não carrega as baterias pela rede mas se a tensão chegar a valores críticos ele anula essa ordem e carrega até ficarem ao maximo e mantém a carga até 2h depois de carregadas.

Podes ter um banco de baterias curto para os teus gastos diários e o sistema proteger as baterias com o auxílio da rede.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Mensagem por masterchief »

paulosaints Escreveu: sexta fev 03, 2017 7:47 pm A opção para carregar as baterias com a rede está desligada. Isso já foi confirmado com o instalador e verificado nas definições. O inversor traz software, mas não exporta tabelas nem gráficos. Essa imagem acima é de que sistema?
sma

Faz lá os testes do JPC e reporta

joaogti36
Membro
Membro
Registado: domingo set 25, 2016 10:51 pm

Mensagem por joaogti36 »

alguma coisa tens ai mal......
olha a 2 dias atraz antes do temporar...
http://prnt.sc/e4gqdm

Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro

Hoje se o tempo o permitir vou fazer os testes. Esse grafico vem de que sistema? O software que vem com inversor Omega, WatchPower, é muito mau em exportar dados.

Enviado do meu GT-N8000 através de Tapatalk

Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro

Hoje efectuei um teste na tentativa de despistar o contador.

Fiz o seguinte:
- desliguei o quadro de casa. Apenas tinha 6 a 8W de consumo instantâneo, que acho que deveria ser consumo do próprio inversor
- verifiquei que tinha as baterias carregadas e a produção dos painéis andava pelos 350 a 400W. Também reparei que apesar das baterias estarem com a indicação de carga a 100%, tinha sempre uma charging current de 5 a 6 amps

Esperei 2 horas. E o contador da edp não teve qualquer alteração.

O contador é um Sagecom CX1000-6S. Nos menus, fui à página com o código 2.8.0:

Registos ->Totalizadores -> Totalizador -A e estava a ZERO. Já li neste fórum que aqui deveria estar o total de energia exportada.

Também verifiquei a pagina com o codigo 2.7.0

Valor instantâneos -> Potencia -> Potencia activa exportada Também estava a ZERO.

No fim das 2 horas, e sempre com produção entre 350 a 400w, liguei o quadro. E o valor da produção dos painéis subiu para os 900w... a casa começou a consumir 500W.

A conclusão a que cheguei, é que o sistema minimiza o excedente ao adaptar a produção á carga exigida.
Portanto, duas coisas, ou nunca tive excedente, devido ao facto de o sistema adaptar a produção á carga, ou o excedente que existe não é contabilizado, e assim não aparece na pagina 2.7.0. O problema aqui é que não consigo observar uma situação de excedente.

A partir deste ponto, só com medidores é que consigo perceber o que se passa.
Amanhã vou contactar com a empresa que me montou o sistema para reverem a instalação.
Entretanto estou á espera de 3 medidores e vou comprar um sistema para medir e criar dados e gráficos.

Obrigado

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Bom, não era do contador ;-)
Mas lá está, charging current de 5-6 A com a casa sem consumos. Se o controlador aplicar isso também quando não há produção, tem que vir da rede. E aí pode explicar uma parte do aumento... Ou não?

jpc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm

Mensagem por jpc »

So uma pergunta, o quadro ficou desligado mas os painéis ficaram ligados na mesma ao contador ou também ficaram desligado do contador?
Estranho não aparecer valores quando estás a exportar....
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Exportar!? É um inversor hibrido!

A corrente resídual de 5-6A são perfeitamente normais em fim de carga. Estamos a falar de uso ciclico.

Como estão definidos os parametros 01 e o 16?

Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro

O charging current vinha dos painéis para as baterias. A edp nunca me injectou energia em casa durante as 2 horas.

Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro

Re: RE: Re: upac 1500w - consumos excessivos

jpc Escreveu:So uma pergunta, o quadro ficou desligado mas os painéis ficaram ligados na mesma ao contador ou também ficaram desligado do contador?
Estranho não aparecer valores quando estás a exportar....
O quadro de casa estava desligado. Energia para a casa era 0. Os painéis, as baterias e o contador edp continuavam ligados ao inversor híbrido.

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro

Re: RE: Re: upac 1500w - consumos excessivos

CrOhN Escreveu:Exportar!? É um inversor hibrido!

A corrente resídual de 5-6A são perfeitamente normais em fim de carga. Estamos a falar de uso ciclico.

Como estão definidos os parametros 01 e o 16?
Os 5-6 amps eram dos painéis para as baterias. Calculo que a fazer topping/floating.

Que parâmetros são esses e onde os vejo?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Carregar no enter até entrar o menu. Depois navega pelos parâmetros com as teclas acima/abaixo.

Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro

CrOhN Escreveu: segunda fev 06, 2017 12:08 pm Carregar no enter até entrar o menu. Depois navega pelos parâmetros com as teclas acima/abaixo.
Tirei os parâmetro todos...

01 - SBU
16 - OSO

02 - 60A
03 - APL
04 - SdS
05 - AGM
06 - L|-E
07 - t|-d
09 - 50 Hz
11 - ut1 30A
12 - 47V
13 - 54V
18 - bOF
19 - EP
20 - LON
22 - AOF
23 - BYE
25 - FdS
26 - C 56.4V batt
27 - FL 54V
28 - SIG
29 - CO 42V
30 - ONE
31 SbE

Mais uma vez obrigado!!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Tudo ok. Apenas o parametro 12 e 13, estão altos, especialmente o 13. Mas ok, poupa mais as baterias.

Sendo assim, não vejo razões para ser a UPAC a causar esse aumento de consumo.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”