Tal como disse no meu tópico de apresentação, já por aqui ando há algum tempo mas sempre numa de leitor, em busca de informação e também porque gosto de ganhar conhecimento (sendo a minha área eletrotecnia, mas nunca fui muito dado à parte de energia/eletrecidade

Para meter em perspectiva a minha situação:
- Vou agora mudar de casa, sendo a casa nova, portanto ainda está tudo a zeros relativo a eletrecidade/gás/água (n tenho contracto, nem contador, nem nada).
- A casa é um apartamento no 2º andar, no meio de Lisboa.
- Virado completamente a sul tenho uma varanda com ~5m^2 (5 metros quadrados). meto uma imagem da planta para se ter noção +- da varanda. A varanda é completamente desobestruída, portanto só não teria sol em dias com nuvens

A minha ideia seria colocar um painel de 250W, em princípio ligado a um banco de baterias (2 ou 3 talvez?), que por sua vez ligaria a um inversor grid-tie. Esta última parte, entre baterias e inversor grid-tie, teria um interruptor para apenas ser ligado quando alguém estivesse em casa, de maneira a acumular durante o dia e utilizar o acumulado durante a tarde/noite.
A adicionar às variáveis do possível projecto (componentes a comprar, circuito a ser utilizado para melhor desempenho, etc.), acrescenta-se também a variável da empresa que iria contratar para me prestar os serviços de energia. Isto é, valeria a pena ir para EDP em vez de GALP, no caso da EDP vender os componentes para o projecto a menor valor que os de mercado normal? (tenho ideia que a EDP tinha umas campanhas de venda de material solar).
Penso que mais que 250W não se justifica por 2 motivos:
- Espaço para colocar os paineis é reduzido (varanda);
- Queria que o sistema fosse de fácil montagem/desmontagem, para quando quisesse ter a varanda desocupada. Isto apenas conseguia com 1 painel e que nao fosse muito grande/pesado.
Finalmente as minhas dúvidas principais relativas a todo o possível projecto:
- É fazível? (sei que é fazível, mas a questão orienta-se mais a uma espécie de "faz sentido ir com isto para a frente?"

- Qual a melhor maneira de montar o projecto? (elementos a utilizar)
- Quanto iria ter que investir, em números redondos? (não conheço as lojas usadas pela malta aqui)
- Há alguma empresa específica que valha a pena contratar no caso de o projecto ir para a frente?
Sei que o tópico é um pouco extenso e peço desculpa, mas já ando em leituras e pesquisas há já algum tempo e continuo com todas estas perguntas na cabeça.... Obrigado pela ajuda desde já.